Autor Tópico: Uma refutação da Teoria da Evolução  (Lida 70103 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Uma refutação da Teoria da Evolução
« Resposta #375 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:27:15 »
::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #376 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:27:21 »
Oras, uma teoria que não leva em conta a massa do bioma é intuitivamente furada....

Os processos de mutação, seleção natural, e genética de populações, essencialmente independem da biomassa do bioma, e são suficientes para explicar adaptações presentes em qualquer biomassa que houver.

"Biomassa" é só um dos elementos que constitui o ambiente, e/ou o organismo/adaptação, e dessa forma, o modelo geral não é mais inerentemente cego a esse fator do que a qualquer outro. O que pode ocorrer é os pesquisadores negligenciarem esse fator (como qualquer outro) na análise, o que não deve ser comum.

Ou seja, não se tem uma conclusão como, "sem considerar biomassa, é verdadeiro que as características que conferem vantagem reprodutiva deverão se tornar mais comuns na linhagem ao longo das gerações, mas considerando biomassa, isso não acontece/o contrário acontece".

O que Gould diz, no que tange biomassa, é apenas que a evolução não corresponde à visão icônica do "menor" e "simples" inevitavelmente se tornar "maior" e/ou mais complexo. Isso não é o caso pela seleção natural estar "errada", mas apenas da noção de que características "maiores" e "mais complexas" seriam sempre mais adaptativas, o que é uma noção comum.

É equivocado se perguntar, "se a evolução é verdadeira, por que ainda existem micróbios? Eles não deveriam já ter evoluído?" A adaptação não vem de nenhum "ímpeto" evolutivo dos seres (o mais próximo disso seria mutação, que, por mais importante que seja, é no máximo só metade da história), mas depende do ambiente, do modo de vida, e o ambiente simplesmente permite vasta existência de formas de vida menos complexas. São mais raras situações/ambientes onde a complexidade é vantajosa o suficiente para ser aumentada e mantida por seleção natural.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:33:30 »
a situação que favorece especialização extrema  é comparativamente mais rara

Tudo o que citei demonstra que não é raro.

Se não é "raro", então vai se encontrar "comumente" (proporcionalmente à não-raridade) especialização extrema. Sem problema algum.

Raro é admitir que a TE pode estar errada no que se refere aos mecanismos propostos...

É que parece ser o caso mesmo que é certo o mecanismo de que variações que conferem vantagem reprodutiva vão se tornar mais comuns na população (e que estas podem incluir acréscimos de complexidade estrutural, bem como decréscimos). Não existe nada que indique que isso seja insuficiente ou que de alguma forma maluca só funcione para a perda de estruturas e complexidade.

Eu conheço mais "problemas"/complicações com a seleção natural do que você, coisas que os cientistas de fato discutem (isso é não tem nada de criacionismo no meio, e ao mesmo tempo nem se postula algo fundamentalmente diferente, ou complementar), mas prefiro nem mencionar... :biglol:

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #378 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:36:57 »
Oras, uma teoria que não leva em conta a massa do bioma é intuitivamente furada....

Os processos de mutação, seleção natural, e genética de populações, essencialmente independem da biomassa do bioma, e são suficientes para explicar adaptações presentes em qualquer biomassa que houver.

Talvez até possam haver cenários onde uma dada característica é mais ou menos adaptativa de acordo com a biomassa do bioma ou do organismo, mas o princípio de seleção natural funciona do mesmo jeito, uma vez que não postula adaptações universais (diferentemente do que você faz), uma que fosse ser mal-adaptativa no contexto errado de biomassa do ambiente ou do organismo.

Se há biomassa X no bioma, e isso implica que para o ser Y a característica Z confere vantagem reprodutiva, então a tendência é que ela seja selecionada (se existir). Pode ser diferente para outro ser, e para o mesmo ser, em outra condição ambiental de biomassa.

Em resumo, "biomassa" é só um dos elementos que constitui o ambiente, e/ou o organismo/adaptação, e dessa forma, o modelo geral não é mais inerentemente cego a esse fator do que a qualquer outro. O que pode ocorrer é os pesquisadores negligenciarem esse fator (como qualquer outro) na análise.

Ou seja, não se tem uma conclusão como, "sem considerar biomassa, é verdadeiro que as características que conferem vantagem reprodutiva deverão se tornar mais comuns na linhagem ao longo das gerações, mas considerando biomassa, isso não acontece/o contrário acontece".

O que Gould diz, no que tange biomassa, é apenas que a evolução não corresponde à visão icônica do "menor" e "simples" inevitavelmente se tornar "maior" e/ou mais complexo. Isso não é o caso pela seleção natural estar "errada", mas apenas da noção de que características "maiores" e "mais complexas" seriam sempre mais adaptativas, o que é uma noção comum.

É equivocado se perguntar, "se a evolução é verdadeira, por que ainda existem micróbios? Eles não deveriam já ter evoluído?" A adaptação não vem de nenhum "ímpeto" evolutivo dos seres (o mais próximo disso seria mutação, que, por mais importante que seja, é no máximo só metade da história), mas depende do ambiente, do modo de vida, e o ambiente simplesmente permite vasta existência de formas de vida menos complexas. São mais raras situações/ambientes onde a complexidade é vantajosa o suficiente para ser aumentada e mantida por seleção natural.

Sempre fugindo pela tangente. De novo- o que ocuparia o nicho do ser microscópico mais adaptável de todos os tempos. RESPOSTA NADA, nem na teoria, nem na prática....

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #379 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:39:58 »
Seres assexuados são definidos como espécie fenotípica e seres sexuados como genotípica, para começar.

Então o teu raciocínio está todo errado... Sinto muito...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #380 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:44:24 »
Seres assexuados são definidos como espécie fenotípica e seres sexuados como genotípica, para começar.

Então o teu raciocínio está todo errado... Sinto muito...

p. 205, O que é Evolução, Mayr....

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:45:20 »
Mas agora você já inverteu a pergunta.

Antes era "que nicho bactérias não poderiam ocupar". (Resposta geral: todos aqueles que não ocupam, ou por lhes ser absolutamente inacessível ou já ser explorado por um outro ser de forma muito eficaz)

Agora é "qual outro ser poderia desbancar as bactérias"? :biglol:

Bactérias não ocupam apenas um nicho, e não, não espero haver qualquer tendência a que os nichos de qualquer espécie de bactéria venham a ser tomados por algum outro ser (apesar de não ser impossível que isso ocorra casualmente), mas isso não é o que propõe a evolução, você não está questionando nada realmente proposto por alguém, mas uma noção particular sua.

...

...por que eu perco meu tempo?  :|

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #382 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:47:04 »
Mas agora você já inverteu a pergunta.

Antes era "que nicho bactérias não poderiam ocupar". (Resposta geral: todos aqueles que não ocupam, ou por lhes ser absolutamente inacessível ou já ser explorado por um outro ser de forma muito eficaz)

Agora é "qual outro ser poderia desbancar as bactérias"? :biglol:

Bactérias não ocupam apenas um nicho, e não, não espero haver qualquer tendência a que os nichos de qualquer espécie de bactéria venham a ser tomados por algum outro ser (apesar de não ser impossível que isso ocorra casualmente), mas isso não é o que propõe a evolução, você não está questionando nada realmente proposto por alguém, mas uma noção particular sua.

...

...por que eu perco meu tempo?  :|

É só fundamentar. Quem está perdendo o meu tempo sou eu. Minha assertiva está correta, a sua está errada...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #383 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:48:18 »
Scientific American Brasil-Edição Especial-Dinssauros e outros monstros.
Artigo: A Evolução da Vida-por Stephen Jay Gould

p. 92: “Leis ecológicas previsíveis governam a estruturação de comunidades por princípios de fluxo de energia e termodinâmica (mais biomassa na presa do que nos predadores, por exemplo).”

p. 93: “A característica mais notável da vida tem sido a estabilidade de seu modo bacteriano, do início dos registros fósseis até hoje e, com quase toda a certeza, por todo o futuro enquanto a Terra subsistir. Trata-se realmente da “era das bactérias”-como foi no início, é agora a sempre será.”

Comentando a seguir, o autor define as bactérias como “adaptáveis, indestrutíveis e diversificadas”. Refere que nenhuma ação antropogênica imaginável  pode afetá-las, embora nosso impacto atinja outras formas de vida.

É de onde tirei minhas ideias....

Não sei por que eu cito referencial em cima de referencial... para nada...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #384 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:49:59 »
a situação que favorece especialização extrema  é comparativamente mais rara

Tudo o que citei demonstra que não é raro.

Se não é "raro", então vai se encontrar "comumente" (proporcionalmente à não-raridade) especialização extrema. Sem problema algum.

Raro é admitir que a TE pode estar errada no que se refere aos mecanismos propostos...

É que parece ser o caso mesmo que é certo o mecanismo de que variações que conferem vantagem reprodutiva vão se tornar mais comuns na população (e que estas podem incluir acréscimos de complexidade estrutural, bem como decréscimos). Não existe nada que indique que isso seja insuficiente ou que de alguma forma maluca só funcione para a perda de estruturas e complexidade.

Eu conheço mais "problemas"/complicações com a seleção natural do que você, coisas que os cientistas de fato discutem (isso é não tem nada de criacionismo no meio, e ao mesmo tempo nem se postula algo fundamentalmente diferente, ou complementar), mas prefiro nem mencionar... :biglol:

Dê a honra de compartilhar a tua sapiência....

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #385 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:52:40 »
Talvez eu consiga um entendimento tangencial do debatedor que é uma cornucópia de saber arcano....

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #386 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:57:20 »

Do Henning...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #387 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:58:37 »

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #388 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:01:45 »

Todas as afirmações que indicam que um ser vivo é mais apto consumindo mais energia são um absurdo, anti-científico e de cunho ideológico.

As comprovações deste ponto de vista são dadas pelas perdas das asas e dos olhos conforme o livro O maior Espetáculo da Terra do Dawkins...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #389 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:07:17 »
Eu acho isso, eu acho aquilo não é fundamentação. São dezenas de exemplo de que a especiação tornou a população mais fixa em determinado nicho, de modo que, se esse nicho acaba, a população desaparece.

Isso os cientistas chamam "evolução"....

Então, por que ocorre uma dada especiação em um dado nicho, uma espécie não pode ser extinta? No que isto contraria a TSE?

Pode ser extinta por um evento ambiental ou substituída por outra espécie, na competitividade pelo nicho...

Mas eu mostrei para vocês DEZENAS de exemplos de perda de complexidade adaptativa, SEM ESPECULAÇÃO. Vocês trazem meia dúzia de exemplos especulativos e a teoria da evolução é baseada em SERES SEXUADOS, em detrimento dos ASSEXUADOS que são a maioria...

Mesmo que VSa realmente tivesse fornecido dezenas de exemplos de perda de complexidade, há milhares ou milhões de casos de "aumento" desta complexidade, desde os dos tentilhões e tartarugas das Galápagos até o dos ocapis hodiernamente e os do registro fóssil.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #390 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:10:27 »

Referencial que não suporta aquilo que você afirma realmente não serve para nada.

Eu posso defender qualquer coisa esdrúxula que você imaginar, e ficar postando referências semi-aleatórias que não corroboram de fato o que digo, se tomo a liberdade de interpretar só como bem entendo.

E então é claro que fica mais trabalhoso para quem se propuser a confrontar isso o fazer citando referências para cada fato largamente aceito pela comunidade científica.

De um lado é só pegar qualquer texto, inventar uma interpretação/implicação "descompromissada" com o que é afirmado (podendo até contradizer), e pronto; do outro você tem que citar apenas algo que realmente afirme aquilo que você diz. O que é no mínimo perto de inútil, se é para contestar algo que não é corroborado pelas fontes postadas pelo outro lado para começo de conversa, e mesmo tirando esse aspecto, acaba sendo um "use o google para mim", uma vez que evidentemente está apenas se tentando defender o que já é sabidamente defendido pela ciência.

"Veja só, tenho aqui todas essas provas de que a astrologia está correta", e posta umas livre-associações que simlpesmente não suportam. "Não, isso não prova a astrologia, por isso, e por isso. Isso é explicado por genética/cultura/coisas existentes de fato". "Eu fiz referências a papers científicos para minhas afirmações, você tem que embasar também cientificamente suas pretensas contestações da astrologia".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #391 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:11:09 »

Todas as afirmações que indicam que um ser vivo é mais apto consumindo mais energia são um absurdo, anti-científico e de cunho ideológico.

As comprovações deste ponto de vista são dadas pelas perdas das asas e dos olhos conforme o livro O maior Espetáculo da Terra do Dawkins...

"Científico" mesmo é afirmar, baseando-se em crença, que um deus criou todos os seres (e também os destruiu quase todos uma vez porque alguém "comeu" a mulher do vizinho).  :)  :biglol:  :P
Foto USGS

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #392 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:11:36 »
Eu acho isso, eu acho aquilo não é fundamentação. São dezenas de exemplo de que a especiação tornou a população mais fixa em determinado nicho, de modo que, se esse nicho acaba, a população desaparece.

Isso os cientistas chamam "evolução"....

Então, por que ocorre uma dada especiação em um dado nicho, uma espécie não pode ser extinta? No que isto contraria a TSE?

Pode ser extinta por um evento ambiental ou substituída por outra espécie, na competitividade pelo nicho...

Mas eu mostrei para vocês DEZENAS de exemplos de perda de complexidade adaptativa, SEM ESPECULAÇÃO. Vocês trazem meia dúzia de exemplos especulativos e a teoria da evolução é baseada em SERES SEXUADOS, em detrimento dos ASSEXUADOS que são a maioria...

Mesmo que VSa realmente tivesse fornecido dezenas de exemplos de perda de complexidade, há milhares ou milhões de casos de "aumento" desta complexidade, desde os dos tentilhões e tartarugas das Galápagos até o dos ocapis hodiernamente e os do registro fóssil.

Como diz Ernst Mayr- INFERÊNCIAS! E não é milhões, pois talvez se conheçam 20% das espécies existentes!

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #393 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:12:38 »

"Científico" mesmo é afirmar, baseando-se em crença, que um deus criou todos os seres (e também os destruiu quase todos uma vez porque alguém "comeu" a mulher do vizinho).  :)  :biglol:  :P

Estou derrotado pelo grande argumento exposto...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #394 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:13:31 »

Referencial que não suporta aquilo que você afirma realmente não serve para nada.

Eu posso defender qualquer coisa esdrúxula que você imaginar, e ficar postando referências semi-aleatórias que não corroboram de fato o que digo, se tomo a liberdade de interpretar só como bem entendo.

E então é claro que fica mais trabalhoso para quem se propuser a confrontar isso o fazer citando referências para cada fato largamente aceito pela comunidade científica.

De um lado é só pegar qualquer texto, inventar uma interpretação/implicação "descompromissada" com o que é afirmado (podendo até contradizer), e pronto; do outro você tem que citar apenas algo que realmente afirme aquilo que você diz. O que é no mínimo perto de inútil, se é para contestar algo que não é corroborado pelas fontes postadas pelo outro lado para começo de conversa, e mesmo tirando esse aspecto, acaba sendo um "use o google para mim", uma vez que evidentemente está apenas se tentando defender o que já é sabidamente defendido pela ciência.

"Veja só, tenho aqui todas essas provas de que a astrologia está correta", e posta umas livre-associações que simlpesmente não suportam. "Não, isso não prova a astrologia, por isso, e por isso. Isso é explicado por genética/cultura/coisas existentes de fato". "Eu fiz referências a papers científicos para minhas afirmações, você tem que embasar também cientificamente suas pretensas contestações da astrologia".

Quando Vª Sª for referencial teórico me avise...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #395 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:14:28 »

Estou esperando essas citações, com o devido paper, desde o início....

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #396 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:15:20 »
RESUMO: a seleção natural favorece o que utiliza melhor a energia química arrecadada das fontes de alimento. Ou seja, o menos complexo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #397 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:17:25 »

E depois poste citações de que a Terra de fato orbita o Sol, por favor.

Também quero citações sobre a COMPROVAÇÃO de que há mais "elementos" do que terra, água, ar e fogo.

E sobre a divisibilidade do átomo -- tremenda contradição da física.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #398 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:18:43 »
RESUMO: a seleção natural favorece o que utiliza melhor a energia química arrecadada das fontes de alimento. Ou seja, o menos complexo.

Ou seja, todo indivíduo aleijado se reproduz mais.

Águias que nascerem sem asas, sem penas, sem olhos, serão mais aptas. Aguardem só e confirmem.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #399 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:21:34 »

E depois poste citações de que a Terra de fato orbita o Sol, por favor.

Também quero citações sobre a COMPROVAÇÃO de que há mais "elementos" do que terra, água, ar e fogo.

E sobre a divisibilidade do átomo -- tremenda contradição da física.

De acordo com a visão tradicional, Darwin descobriu esses tentilhões, inferiu corretamente sua história e escreveu no livro de apontamentos as famosas linhas: “ Se existe algum fundamento nessas observações, a zoologia dos arquipélagos merecerá exame atento; porque tais fatos enfraqueceriam a estabilidade das espécies”. (...) Dawin certamente encontrou os tentilhões. Mas não os reconheceu como variante de um tronco comum. De fato, ele nem sequer registrou em que ilha muitos deles foram descobertos - algumas de sua etiquetas dizem apenas " Ilhas Galápagos". Tanto pior para o seu reconhecimento imediato do papel do isolamento na formação de novas espécies. E so reconstituiu a história evolutiva após seu regresso a Londres, quando um ornitologista do Museu Britânico identificou corretamente todos os pássaros como tentilhoes.
Apos comentar sobre a viagem de Darwin a Austrália, o autor continua:
Apesar disso, Darwin voltou para Londres sem uma teoria evolutiva. Suspeitava da evolucão mas nao tinha qualquer mecanismo para explicá-la.
Stephen Jay Gould, apos expor idéias inexatas sobre como originou-se a teoria da evolucão, tece o seguinte comentário:
Ao ler o relato pormenorizado de Schweber dos momentos que precederam a formulacão da teoria da selecão natural por Darwin, fui particularmente tocado pela ausência de influências decisivas a partir de seu próprio campo, a biologia. (...)

segue

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!