Autor Tópico: Uma refutação da Teoria da Evolução  (Lida 70105 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Uma refutação da Teoria da Evolução
« Resposta #425 Online: 03 de Dezembro de 2013, 17:36:32 »
A gente já teve um estudante de medicina aqui no fórum, DI, que quando estava no começo do curso veio torrar a paciência com as falácias a La Behe.

Será que é o nosso amigo?

Acho que o docdeoz é formado já há mais tempo, deve ter pelo menos uns quatro ou cinco anos que ele apareceu no RéV pela primeira vez, e acho que já era formado desde então.

Acho que esse de quem está falando, se for quem me lembro, tinha argumentos ligeiramente melhores. Essa coisa de "seleção natural nunca vai favorecer complexidade adicional" é um dos piores que já vi. Os argumentos criacionistas de modo geral ao menos partem de alguma premissa factual errada, mas a lógica que segue sendo até coerente, como "não pode haver mutação benéfica, logo a evolução não tem como ocorrer por mutação". Agora essa sugestão de que aptidão é essencialmente negativamente correlata à complexidade força muito a barra.

Até faz sentido se perguntar, como teria sido a evolução da complexidade nos estágios iniciais (ou, melhor dizendo, acima de procariotos), mas essa suposta "lei" de complexidade adicional ser sempre mal-adaptativa é algo sem o menor sentido, é negado pelo fato banal dos seres não serem mais aptos quanto mais aleijados forem. Aparentemente decorre de uma visão de seleção natural como "vantagem numérica", e não adaptativa, mas me custa acreditar que alguém sinceramente não enxergue esse erro.

Eu começo acreditando que talvez a pessoa não tenha visto isso, que vá perceber e desistir da noção... mas a coisa continua de um jeito que eu fico me vendo meio como se estivesse discutindo extensamente algo como que, calor e frio são coisas diferentes, mesmo havendo queimadura por gelo, gelo não vai entrar em combustão espontânea, nem começar incêndios, ou algo assim. Bizarro.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #426 Online: 03 de Dezembro de 2013, 17:48:45 »
Pois é... Para um desinformado, os "argumentos" podem até parecer válidos. Mas é bem raso...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #427 Online: 03 de Dezembro de 2013, 17:54:22 »
Os argumentos "clássicos" pegam desinformados, mas esse requer esforço para acreditar.

"Aqui, uns exemplos de seleção natural eliminando complexidade, então isso é tudo que ela faz, sempre, sim -- logo a seleção não pode ter sido origem das adaptações, logo evolução não existe, laalalalá, não ouço não ouço lalalá, me apresentem artigos que eu mesmo poderia buscar afirmando o status quo da ciência, mas que não vou ler mesmo se postarem aqui,  lalalá"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #428 Online: 03 de Dezembro de 2013, 17:56:48 »

Os argumentos criacionistas de modo geral ao menos partem de alguma premissa factual errada, mas a lógica que segue sendo até coerente,

Essa parte resume bem minha estranheza desde que ele começou aqui, a falta de coerência depois da premissa. Ele não parte de uma premissa errada, ele parece desenvolver um argumento falho partindo de um premissa válida, ao contrário do que a gente está acostumado.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #429 Online: 03 de Dezembro de 2013, 18:00:38 »
É por isso que em geral é mais difícil apontar o erro em um argumento DI, mas como as conclusões são o mais importante, é só ir direto nelas.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #430 Online: 03 de Dezembro de 2013, 20:04:42 »
Você já tem um paper publicado?
Sobre qual assunto?
Qualquer um...

Kops P.T. & Ebert H.D. 1995. Evolução cinemática da região à sudeste do Complexo Granítico Três Córregos. Geociências, 14(2):175-190.
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #431 Online: 03 de Dezembro de 2013, 22:29:41 »
É por isso que em geral é mais difícil apontar o erro em um argumento DI, mas como as conclusões são o mais importante, é só ir direto nelas.

Como difícil? Uma ideia que pretende provar a existência de um projetista inteligente apontando as falhas do projeto?  :lol: 

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #432 Online: 03 de Dezembro de 2013, 22:46:54 »
Os argumentos "clássicos" pegam desinformados, mas esse requer esforço para acreditar.

"Aqui, uns exemplos de seleção natural eliminando complexidade, então isso é tudo que ela faz, sempre, sim -- logo a seleção não pode ter sido origem das adaptações, logo evolução não existe, laalalalá, não ouço não ouço lalalá, me apresentem artigos que eu mesmo poderia buscar afirmando o status quo da ciência, mas que não vou ler mesmo se postarem aqui,  lalalá"

Essa tal de complexidade nada mais é do que Evolução dito de forma a tentar complicar a questão.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #433 Online: 03 de Dezembro de 2013, 23:54:25 »

Como difícil? Uma ideia que pretende provar a existência de um projetista inteligente apontando as falhas do projeto?  :lol: 

Difícil no sentido de desenrolar o exercício de sofismo que fazem, não de por conta de conteúdo...  ::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #434 Online: 04 de Dezembro de 2013, 01:00:11 »

Essa tal de complexidade nada mais é do que Evolução dito de forma a tentar complicar a questão.

Não tem nenhum problema quanto a definição precisa de "complexidade". E sim, a complexidade a que se refere é justamente o "resultado da evolução", a fauna e flora atuais, em comparação às mais primitivas (antes até dessa divisão existir). Isso não é colocado em questão, nem afeta o "debate".

O que ele coloca é que tal evolução teria sido impossível pois a seleção natural só conduziria ao contrário (algumas vezes chamam isso de "involução", variações desse argumento existem), então o que os cientistas têm por "produto final" da evolução teriam que ser pontos de partida, criados por milagre.

Ele tenta corroborar isso com uma forma um pouco mais sofisticada (ou confusa) de se perguntar, "se a vida multicelular evoluiu dos micróbios, por que ainda existem micróbios", colocando também como evidência o fato de que não só ainda existem micróbios, mas que eles são a maioria dos seres, e extremamente bem adaptados, o que pode contradizer noções equivocadas, porém comuns, de evolução como uma tendência universal ao progresso.

Em certo ponto até que acho que é possível se ter dúvidas sinceras em torno do assunto, sobre detalhes de como se deu a evolução de diversas especiallizações dos procariontes (algo que ele freqüentemente negligencia, trata bactérias como se fossem uma coisa só), da evolução de procariontes para eucariontes, e de unicelular a pluricelular, e mesmo de "o que quer que houvesse antes de bactérias e arqueobactérias" até elas.

São de fato coisas não amplamente conhecidas, alguma delas envoltas em névoa espessa, mas não assombradas por qualquer aparente impossibilidade ou improbabilidade alarmante da evolução do mais complexo, impedida por seleção natural. Inclusive ele mesmo citou algumas coisas sobre hipóteses modernas sugerindo uma tendência mais intrínseca/inevitavel à origem de "complexidade" (e aqui talvez definição viesse a ser mais importante pois de modo geral não se estaria falando de nada altamente sofisticado, que parecesse projetado, isso ainda vai geralmente requer o efeito cumulativo da seleção natural), que sugeririam que mesmo que, se por seleção natural apenas, a evolução dessa complexidade fosse inesperada, mutações poderiam estar "empurrando" a coisa adiante em algum grau.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #435 Online: 04 de Dezembro de 2013, 04:05:56 »
Você já tem um paper publicado?
Sobre qual assunto?
Qualquer um...

Kops P.T. & Ebert H.D. 1995. Evolução cinemática da região à sudeste do Complexo Granítico Três Córregos. Geociências, 14(2):175-190.

Se formou onde? Em que ano? Tem mestrado, doutorrado? Qual a sua especialidade? Vc eh professor? Tem gato, cachorro e/ou papagaio? :P
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #436 Online: 05 de Dezembro de 2013, 11:01:35 »

Difícil no sentido de desenrolar o exercício de sofismo que fazem, não de por conta de conteúdo...  ::)

Entendi. Difícil no sentido de vencer a rejeição contra a Evolução.

Não tem nenhum problema quanto a definição precisa de "complexidade". E sim, a complexidade a que se refere é justamente o "resultado da evolução", a fauna e flora atuais, em comparação às mais primitivas (antes até dessa divisão existir). Isso não é colocado em questão, nem afeta o "debate".

O que ele coloca é que tal evolução teria sido impossível pois a seleção natural só conduziria ao contrário (algumas vezes chamam isso de "involução", variações desse argumento existem), então o que os cientistas têm por "produto final" da evolução teriam que ser pontos de partida, criados por milagre.

Ele tenta corroborar isso com uma forma um pouco mais sofisticada (ou confusa) de se perguntar, "se a vida multicelular evoluiu dos micróbios, por que ainda existem micróbios", colocando também como evidência o fato de que não só ainda existem micróbios, mas que eles são a maioria dos seres, e extremamente bem adaptados, o que pode contradizer noções equivocadas, porém comuns, de evolução como uma tendência universal ao progresso.

Em certo ponto até que acho que é possível se ter dúvidas sinceras em torno do assunto, sobre detalhes de como se deu a evolução de diversas especiallizações dos procariontes (algo que ele freqüentemente negligencia, trata bactérias como se fossem uma coisa só), da evolução de procariontes para eucariontes, e de unicelular a pluricelular, e mesmo de "o que quer que houvesse antes de bactérias e arqueobactérias" até elas.

São de fato coisas não amplamente conhecidas, alguma delas envoltas em névoa espessa, mas não assombradas por qualquer aparente impossibilidade ou improbabilidade alarmante da evolução do mais complexo, impedida por seleção natural. Inclusive ele mesmo citou algumas coisas sobre hipóteses modernas sugerindo uma tendência mais intrínseca/inevitavel à origem de "complexidade" (e aqui talvez definição viesse a ser mais importante pois de modo geral não se estaria falando de nada altamente sofisticado, que parecesse projetado, isso ainda vai geralmente requer o efeito cumulativo da seleção natural), que sugeririam que mesmo que, se por seleção natural apenas, a evolução dessa complexidade fosse inesperada, mutações poderiam estar "empurrando" a coisa adiante em algum grau.

Sim, é possível haver dúvidas sinceras, mas não é o caso, a julgar pelo desenrolar do tópico. Aí, talvez, só reste dizer: esqueça tudo o que você aprendeu até agora e volte lá no começo, partindo do zero.  :wink:

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #437 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:19:24 »
Vocês entenderam a minha argumentação?

Basicamente a célula é uma máquina que consome energia solar em forma de trifosfato de adenosina, resultante em todas as reações químicas, inclusive reprodução.

Pressupondo a eficiência da SN, infere-se que a SN evitará a formação de máquinas que utilizam ineficientemente a energia.

Nas LEIS DA FÍSICA, o mais provável é o que consome menos energia, o menos organizado e o que detém menos informação. Essa é a TENDÊNCIA DA VIDA. A Teoria da Evolução e a Seleção Natural tem de seguir as leis da física.

Portanto, a SN tem de ir contra a complexidade, pois está consome mais energia de modo mais ineficiente...

Isto é intuitivo...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #438 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:23:16 »
Chapter 15Measuring Selection with Population Samples
Experimental evolution provides insight into kinetic and mechanistic aspects of parasite escape from host immunity. Such experimental studies clarify selective forces that influence change at certain amino acid sites. But experimental studies provide only a hint of what actually occurs in natural populations, in which selective pressures and evolutionary dynamics differ significantly from those in controlled laboratory studies. It is important to combine experimental insights with analyses of variation in natural populations. In this chapter, I discuss how population samples of nucleotide sequences provide information about natural selection of antigenic variation

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2379/

Como se mede seleção natural? De novo cito um artigo que demonstra que o que é estudado em laboratório é diferente da natureza...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #439 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:25:56 »
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2394/pdf/TOC.pdf

Vocês podem me refutar usando as 359 páginas do livro....

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #440 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:34:39 »
Lande, R., and S. J. Arnold. 1983. The measurement of selection on correlated characters. Evolution 37:1210–1226.
http://people.oregonstate.edu/~arnoldst/pdf_files/Lande%20&%20Arnold%201983.pdf

Using path analysis to measure natural selection
http://www.ugr.es/~jmgreyes/Path%20analysis.pdf

http://people.oregonstate.edu/~arnoldst/pdf_files/Arnold%20&%20Wade%201984b.pdf

Measuring natural selection on proportional traits:
comparisons of three types of selection estimates
for resistance and susceptibility to herbivore damage

http://labs.eeb.utoronto.ca/stinchcombe/pdf/Stinchcombe_2005EvolEcol.pdf

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #441 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:48:16 »
Nas LEIS DA FÍSICA, o mais provável é o que consome menos energia, o menos organizado e o que detém menos informação. Essa é a TENDÊNCIA DA VIDA. A Teoria da Evolução e a Seleção Natural tem de seguir as leis da física.

Seguindo essa lógica, por causa de alguma lei física do mal, água não congela.
...
Opa, pera.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #442 Online: 05 de Dezembro de 2013, 13:15:33 »
Eu sou um ser com patas não tão desenvolvidas vivendo na terra, se por acaso, geracões após a mim, ocorra uma modificacão nas patas que permita uma maior adaptacão ao meio, minha espécie vai ser extinta, por que a selecão natural vai contra complexidade.

Interessante raciocínio.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #443 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:02:03 »
Eu sou um ser com patas não tão desenvolvidas vivendo na terra, se por acaso, geracões após a mim, ocorra uma modificacão nas patas que permita uma maior adaptacão ao meio, minha espécie vai ser extinta, por que a selecão natural vai contra complexidade.

Interessante raciocínio.

Encontrem outro mecanismo para a evolução, pois não vejo nenhuma lógica em sair de um mar cheio nutrientes para andar em terra árida, a não ser que essa terra proveja os nutrientes para a criação das patas. Esse é o meu raciocínio- COMO UM AMBIENTE MAIS POBRE VAI GERAR UM SER MAIS COMPLEXO?

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #444 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:06:59 »
O que me impressiona são as coincidências, já que estamos falando de tetrápodes ....
http://www.micropress.org/stratigraphy/pdfs/Stratigraphy_1.1.47.pdf

A global hiatus in the Middle Permian tetrapod fossil record

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #445 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:14:43 »
Para haver aumento de complexidade o ambiente deve TER MAIS NUTRIENTES- ou seja o aspecto da SN referente à ambiente deve diminuir sua pressão...

EXEMPLO-o surgimento do oxigênio como explicação para a EXPLOSÃO PRÉ-CAMBRIANA!

feature=related

Não há como um cérebro perdulário como o humano desenvolver-se em um deserto. Há necessidade de riqueza alimentar.

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/alimentos_e_evolucao_humana.html
Para se compreender o papel da alimentação na evolução humana, devemos nos lembrar de que a procura pelo alimento, seu consumo e, finalmente, como ele é usado para processos biológicos são, todos, aspectos críticos da ecologia de um organismo. A energia dinâmica entre organismos e seus ambientes, ou seja, a energia despendida comparada à energia adquirida, tem conseqüências adaptativas importantes para a sobrevivência e reprodução. Esses dois componentes da aptidão darwiniana refletem-se na forma como estimamos o estoque de energia de um animal. A energia de manutenção é o que mantém um animal vivo. A energia produtiva está associada à concepção e manutenção da prole para a próxima geração. Para mamíferos, isso deve cobrir as demandas das mães durante a gravidez e lactação.

Tudo é FÍSICA... O único argumento usado aqui é que não sei ler ou interpretar textos... :o

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #446 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:18:16 »

Oras, mesmo que se use deriva gênica, mutação neutra, TUDO ISSO CONSOME ENERGIA. Ninguém armazena energia em forma de cadeia fosforilada no DNA com "MUTAÇÕES NEUTRAS", DE GRAÇA...

ESTE É O RESULTADO FINAL:

MAIS APTO--------------------------------------------------->MENOS APTO
MENOS COMPLEXO----------------------------------------->MAIS COMPLEXO
MAIOR SUCESSO REPRODUTIVO-------------------------->MENOR SUCESSO REPRODUTIVO
MENOS ENERGIA--------------------------------------------->MAIS ENERGIA
MAIOR PROBABILIDADE------------------------------------->MENOR PROBABILIDADE

ORAS, SE O MAIS APTO SURGIU PRIMEIRO, PARA QUE SERVE A SELEÇÃO NATURAL? NADA.

Há mais argumento, mas darei espaço para colocações...

Ninguém até agora refutou onde está o erro dessas afirmações acima, não minhas afirmações, mas retiradas do artigo do Stephen Jay Gould... A Evolução da Vida, no Especial Dinossauros do SCIAM BR.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #447 Online: 05 de Dezembro de 2013, 14:28:50 »

Seguindo essa lógica, por causa de alguma lei física do mal, água não congela.
...
Opa, pera.

Segunda lei
A tendência do calor a passar de um corpo mais quente para um mais frio, e nunca no sentido oposto, a menos que exteriormente comandado, é enunciada pela segunda lei da termodinâmica. Essa lei nega a existência do fenômeno espontâneo de transformação de energia térmica em energia cinética, que permitiria converter a energia do meio aquecido para a execução de um movimento (por exemplo, mover um barco com a energia resultante da conversão da água em gelo).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/termodinamica/termodinamica.php

Entendo muito pouco de física, só o básico do básico...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #448 Online: 05 de Dezembro de 2013, 15:39:11 »

ORAS, SE O MAIS APTO FOI PROJETADO, MAS NÃO SERVE COMO MOLDE, ORIGINANDO ERROS DE CÓPIA, PARA QUE SERVE O PROJETISTA? NADA!!!   :P

Por Seleção Natural, resumidamente, informalmente, de leigo para leigo, se quer dizer apenas que, no processo de reprodução, ocorrem pequenas falhas, erros de cópia ou, mais popularmente, mutações, que por sua vez, podem, acidentalmente, contribuir, direta ou indiretamente, para a reprodução, contribuindo, consequentemente, para sua própria reprodução, tornando-se assim mais frequente com o passar do tempo. Nada impede, contudo, que o vento mude. Pode também ocorrer o oposto, ou seja, em vez de beneficiar, essas falhas, erros ou mutações, como preferir, podem, acidentalmente, prejudicar de alguma forma a reprodução, contribuindo, consequentemente, para sua própria eliminação. Apenas isso. É intuitivo!  :)

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #449 Online: 05 de Dezembro de 2013, 15:44:50 »

ORAS, SE O MAIS APTO FOI PROJETADO, MAS NÃO SERVE COMO MOLDE, ORIGINANDO ERROS DE CÓPIA, PARA QUE SERVE O PROJETISTA? NADA!!!   :P

Por Seleção Natural, resumidamente, informalmente, de leigo para leigo, se quer dizer apenas que, no processo de reprodução, ocorrem pequenas falhas, erros de cópia ou, mais popularmente, mutações, que por sua vez, podem, acidentalmente, contribuir, direta ou indiretamente, para a reprodução, contribuindo, consequentemente, para sua própria reprodução, tornando-se assim mais frequente com o passar do tempo. Nada impede, contudo, que o vento mude. Pode também ocorrer o oposto, ou seja, em vez de beneficiar, essas falhas, erros ou mutações, como preferir, podem, acidentalmente, prejudicar de alguma forma a reprodução, contribuindo, consequentemente, para sua própria eliminação. Apenas isso. É intuitivo!  :)

Explicação horrível. Dou outra, mas para aumentar a COMPLEXIDADE, necessita energia e ausência de predadores= AUSÊNCIA DE SN, pelo menos em um primeiro momento. Vou montar um cenário...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!