Quer saber a minha opinião?
A atual sociedade, malévola como você a vê, NUNCA vai mudar, talvez até piorar.
E por quê?
É a Seleção Natural fazendo o seu trabalho. Os genes "bonzinhos" foram ficando para trás. O que vemos hoje é a destilação do processos seletivos belicosos da tal luta, que no passado foi mais pela sobrevivência e hoje em dia está mais relacionada ao tal "jogo de poder", o qual você tanto se refere. Quem se sobressai? Quem conquista vitórias? O gene mais apto, o mais "esperto", o mais conquistador, o mais hábil nesse jogo. Os genes que não se enquadram nesse tabuleiro são descartados pelos ventos do tempo e das gerações.
Graças a esses atributos de sobrevivência, todos chegamos aqui e todos portamos essas características de guerra. Sempre houve combates em toda a história da humanidade, sempre houve pai matando filho e primo roubando tio. Mentiras, esquartejamentos, crueldades de todas as espécies SEMPRE tiveram presença garantida em todas as instâncias de humanidade. Isso não é de hoje. Nem de 1000 anos atrás, mas vem sendo destilado desde a época das árvores, cipós e savanas.
E nesse ritmo, tende a piorar, mas ao longo de eras. Não é para amanhã.
Saia desse bordão: "Hoje em dia" está tudo muito mais violento, mais desumano. Não é "hoje em dia" ou "atualmente". SEMPRE foi assim. E eu desconfio que é graças a isso que a humanidade chegou até aqui.
Veja bem, não estou defendendo esse "status quo", essa ordem mundial, esse comportamento desumano e selvagem. Estou sendo inclinado a explicar essas coisas por aqueles motivos, Seleção Natural e adaptação às dificuldades de sobrevivência.
Um pouco do que falei acima, eu também atribuo grande parte do sucesso do Partido dos Trabalhadores. Em escala reduzidíssima, claro, eu atribuo Seleção Natural às vitórias do PT nos últimos anos. É um partido que soube se adaptar, é organizado, é disciplinado, é aguerrido, é lutador, é belicoso, é apaixonado e tem todas as características de aglomerado de pessoas com forte coesão e espírito de luta. Por esse motivo, é selecionado naturalmente a vencer e sobreviver.
E o mais inquietante de tudo é que encontrou terreno fértil aqui no país, Brasil. Tem um povo com pouca cultura, educação precária, acostumado a ter sido explorado, colonizado, que apresenta total assimilação à tal Lei de Gérson, um povo que saqueia ao menor sinal de que não há autoridade repressora, onde existiram muitos exemplos de currais eleitorais, que atribui ao Estado todas as responsabilidades e nenhuma a si próprio e mil e uma característica compatível com a recepção de um partido como o PT.
Está certo, eu misturei muitos conceitos num comentário só e posso ter feito uma tremenda salada, mas, em linhas gerais, é mais ou menos isso.
Também aceito a afirmação de que posso estar completamente equivocado em tudo o que disse. Não sou especialista, antropólogo, biólogo ou sei lá mais o quê.
(outro dia foi _tiago que postou depois de muitos drinques. Não bebo nada que não seja água, leite ou suco, nem também faço uso de qualquer droga. O que escrevi acima foi somente uma torrente de pensamentos desconexos que achei que podiam se enquadrar na persistente afirmação de JJ a respeito dos tais jogos de poder e maniqueísmos da sociedade atual. Sempre escrevo com atenção e releio tudo antes do botão "Enviar", mas, dessa vez, derramei tudo de uma vez só e não vou editar alguma frase mal construída ou erro de ortografia/digitação. Sei lá porque estou no meio de tantas explicações, mas acho que é porque hoje é sábado [Vinícius de Morais])