Algo semelhante acontece com o sobrenatural, ele não respeita leis naturais, então tudo que puder ser naturalmente explicado não será sobrenatural, mas tudo aquilo que não tem explicação natural, não necessariamente significa que seja sobrenatural. E com base na metodologia cientifica novamente não podemos provar que não existe.
Abraços!
Então, como podem ser detectados, se só dispomos de recursos naturais para capturar qualquer coisa que tenha existência?
O sobrenatural interage com o natural, o milagre é o efeito de um fenômeno sobrenatural agindo em um objeto natural. Um exemplo é a cura miraculosa, se percebe a cura, mas não se identifica uma explicação natural para ela. No entanto, não se identifica também o fenômeno sobrenatural responsável pela cura, apenas se deduz que seja ele.
Mas esta não é uma explicação satisfatória, cientificamente a ausência de uma explicação natural para um evento não o transforma em um evento sobrenatural (sobrenatural não existe no vocabulário cientifico, mas apenas em um evento até então sem explicação.
Como podemos afirmar o que quer que seja, fora do mundo natural se, para começo de conversa, seria necessário acessar o "sobrenatural" de alguma forma, mas não existe nada que permita isso? E se permitir, é porque é natural!
O natural interage com o sobrenatural, outro exemplo é a possessão demoníaca. O que não se pode é identificar a causa de um fenômeno como este com uma explicação natural, como a de uma psicose por exemplo. Desta forma tal evento nunca foi uma possessão demoníaca de fato, logo não era um evento sobrenatural.
A questão é: como dar valor a coisas que surgem da nossa imaginação e ignorância, coisas que só existem no mundo das idéias, e justificar sua "falta de evidência" ou sua "impossibilidade de ser detectado" utilizando o "sobrenatural"
Ai eu já não tenho uma explicação. Nunca parei para estudar/pesquisar se existe algum estudo sobre a origem do pensamento daqueles que classificam eventos inexplicáveis de acordo com as leis da natureza e/ou fantásticos como eventos sobrenaturais
se o "além do natural" é inexistente?
Esta é uma alegação que até o momento não pode ser comprovada.
Não! Não podemos sacar qualquer delírio de nossa mente e afirmarmos isso com o "sobrenatural".
é claro que se pode, muitos fazem isso, geralmente são classificados como charlatões ou inocentes.
Isso é, no mínimo, desonestidade intelectual.
Talvez.
PS: que fique claro que não estou confrontando nenhum forista e sim argumentando sobre as alegações místico-espiritualistas ordinárias que, por sinal, é o assunto desse tópico.
Saudações
Não aposto que alguém do debate acredite nestas ideias, eu pelo menos estou apenas debatendo sobre o significado do conceito " sobrenatural" e a incapacidade cientifica de comprova-lo como inexistente.
Abraços!