Autor Tópico: Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?  (Lida 26212 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Diferenças sociais:evidências de 'vidas passadas' ?
« Resposta #300 Online: 10 de Abril de 2014, 20:27:59 »
Vou pedir pro Rubens dar uma passada aqui. Ele disse que sim, é possível nascer um cavalo, naturalmente, com mutações naturais com tantas mutações que seria capaz de falar. Matematicvamente possível. Absurdamente improvável, uma chance quase zero, mas possível. Ele é o professor de genética, não eu.

E um animal com pés de porco, orelha de porco, nariz de porco, rabo de porco, olhos de porco, boca de porco e asa, eu chamo de porco com asa.

E se nós fixarmos apenas na jumenta da Bíblia, temos que levar em conta o milagre, se acrescentarmos o elemento sobrenatural, tudo é possível. Como não podemos cientificamente dizer que Deus não existe, como não estávamos lá pra testar tal jumenta, não podemos dizer que ela não falou, com rigor científica. Sobre santas chorando, podemos dizer que todas as investigadas se mostraram fraudes, mas como se trata de um tipo de  evento alegadamente sobrenatural, não podemos afirmar que nunca existiu ou é impossível, afinal, o sobrenatural não foi eliminado cientificamente.

Eu acho que você não percebe o que diz. No dia em que a ciência puder eliminar o sobrenatural, ele deixa de ser sobrenatural[...]
De fato, pois o que a ciência estuda é a natureza, onde  tudo é examinado, observado, medido e explicado de acordo com as leis conhecidas que regem a natureza. Já o sobrenatural, o próprio nome já diz; 'acima da natureza' e que por tanto não funciona conforme suas leis.

logo, com base numa metodologia que estuda a natureza e os fenômenos naturais não da para dizer que algo que supostamente esta acima da natureza não exista.

Abraços

Claro que dá. Esse argumento não é válido. Se vamos discutir semântica, sobrenatural quer dizer fora do mundo natural, contrário à ordem natural. São afirmações que não correspondem a nenhuma verdade observada e verificada na natureza.

Se algo não foi observado ou verificado, como pode se afirmar que não existe?

Justamente porque não pode ser verificado, validado, avaliado, testado, questionado cientificamente. É falso, uma inverdade, inválido, nulo. Posso dizer que não existe tranquilamente, embora filosoficamente esteja incorreto.

"Existe um dragão alado verde alaranjado orbitando um planeta rochoso a 300 mil anos luz daqui". É uma afirmação nula, incorreta e totalmente desprovida de princípios naturais, verdadeiros, empíricos, e embora ninguém possa prová-la falsa, mesmo assim não é incorreto dizer que ela é falsa, até que se prove a alegação fantástica.

Deus é uma farsa, a mula que fala é uma farsa, o misticismo é uma farsa, sendo que nenhum corresponde a uma verdade verificável, sendo assim até que se prove o contrário, eles não existem, por mais que alguém possa se agarrar à conceitos filosóficos.

Eu começo a enxergar a falsidade que é essa dissociação que andamos fazendo do sentido prático de nossa vida, de sabermos que o misticismo é uma mentira, do sentido filosófico da alegação da prova. Prove quem afirmou primeiro, se não conseguiu, é falso...até que se prove o contrário. Não temos que provar que que algo não existe , e peldea razão  não fazermos isso também não temos que aceitar qualquer probabilidade absurda de sua existência.
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 20:30:51 por _Juca_ »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #301 Online: 10 de Abril de 2014, 20:28:10 »
E "jumentos não visitam Marte periodicamente" também não me parece uma proposição nem um pouco cientifica. Afinal, existe a ínfima chance de eles fazerem isto escondido, logo, não podemos dizer que jumentos não visitam planetas distantes.

Sério, pessoal, continuem, eu sinto que estamos perto de uma revolução filosófica.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #302 Online: 10 de Abril de 2014, 20:31:24 »
Primeiramente acho que o Doubt se expressou mal, pois a sua citação:

Citação de:  Doubt
A ciência não pode cair na tentação de afirmar que tudo isso não passa de fábula sem comprovar o que diz
Leva a entender que a ciência afirma que a linguagem bíblica fora escrita no sentido de fábulas, e que esta afirmação deve ser comprovada antes de ser defendida publicamente pela ciência.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #303 Online: 10 de Abril de 2014, 20:31:51 »
A formação etimológica da palavra "sobrenatural" se inicia com "sobre" indicando que tais fenômenos estão "acima" da natureza, e que por isso não podem ser cientificamente explicados. Um exemplo de fenômeno sobrenatural são as alegações de milagres, que permanecem sem explicações cientificas. Se uma explicação cientifica convincente puder ser apresentada isso prova apenas que aquele fenômeno era um fenômeno perfeitamente natural, e que era um equivoco classifica-lo como sobrenatural, mas prova apenas algo sobre aquele fenômeno, não prova por exemplo que fenômenos sobrenaturais não existam.

E prova que o termo "sobrenatural" é vago e não é bem definido.

[

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #304 Online: 10 de Abril de 2014, 20:35:19 »
Não me parece tão vago, tudo aquilo que não pode ser explicado não é necessariamente "sobrenatural", mas tudo aquilo que esta acima da natureza e funciona ignorando as suas leis é sobrenatural. O complicado aqui não é definir o conceito, mas sim, encontrar exemplos conclusivos deste conceito.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #305 Online: 10 de Abril de 2014, 20:36:02 »
Vou pedir pro Rubens dar uma passada aqui. Ele disse que sim, é possível nascer um cavalo, naturalmente, com mutações naturais com tantas mutações que seria capaz de falar. Matematicvamente possível. Absurdamente improvável, uma chance quase zero, mas possível. Ele é o professor de genética, não eu.

E um animal com pés de porco, orelha de porco, nariz de porco, rabo de porco, olhos de porco, boca de porco e asa, eu chamo de porco com asa.

E se nós fixarmos apenas na jumenta da Bíblia, temos que levar em conta o milagre, se acrescentarmos o elemento sobrenatural, tudo é possível. Como não podemos cientificamente dizer que Deus não existe, como não estávamos lá pra testar tal jumenta, não podemos dizer que ela não falou, com rigor científica. Sobre santas chorando, podemos dizer que todas as investigadas se mostraram fraudes, mas como se trata de um tipo de  evento alegadamente sobrenatural, não podemos afirmar que nunca existiu ou é impossível, afinal, o sobrenatural não foi eliminado cientificamente.

Eu acho que você não percebe o que diz. No dia em que a ciência puder eliminar o sobrenatural, ele deixa de ser sobrenatural, consegue perceber o paradoxo? Não faz sentido sua alegação. A ciência não trabalha em nenhuma hipótese com misticismo, sobrenaturalidades e afins, seja para provar que existam, sejam para que não existam, porque essa denominação já exclui do rol das coisas possíveis de serem atestadas, ou da verdade literal. Se não pode provar que é verdade, não é uma verdade. Fica no limbo.

Você não pode dizer que algo é minimamente válido porque não foi possível  prová-lo como falso, se esse fato é impossível de acontecer. Com base nisso, é possível afirmar tranquilamente que fatos sobrenaturais não existem, e sua probabilidade de existir só pode ser aceita dentro de um parâmetro filosófico que não exclui nada daquilo que possa ser imaginado e ou criado pela mente.

Um burro eu posso provar que não fala e não vai falar enquanto burro, isso é um fato, um espírito andando por aí eu não posso provar por que não é algo factível com a realidade, não enquanto não puderem atestar cientificamente.

O problema é que o jumento, a cobra e outros bichos falantes estão no mesmo livro que diz que existe um deus que torna essas coisas possíveis, e como se isso não bastasse, considerado sagrado por uma grande parcela da humanidade. A ciência não pode cair na tentação de afirmar que tudo isso não passa de fábula sem comprovar o que diz porque afinal foi ela quem propôs o método de comprovação como critério de confiabilidade. Embora trate Zeus, Thor, fadas, duendes e gnomos como mitos.  :P 

Falácia da inversão do ônus da prova.

Quem crê deve primeiro demonstrar que o deus cristão existe e depois mostrar que ele é capaz de todos estes feitos.

Opa! Não tinha visto seu post.  :)

Não tem falácia na frase como foi escrita. Como no resumo, em negrito, a ciência não pode afirmar sem comprovar, simplesmente porque isso não é ciência. Cabe a qualquer um, primeiro, segundo ou terceiro, demonstrar o que afirma, cético ou crédulo, padre ou cientista. O ônus é de quem o assume. Bom, na verdade, não é bem assim - na prática, qualquer um pode alegar o que quiser sem precisar demonstrar - exceto a ciência. Ela é a única sobre a qual o ônus realmente pesa. Por isso tem credibilidade.
De novo, não se prova a não existência de nada,  quem propõe fica com o ônus da prova e também, logicamente, enunciados existências não podem ser refutados apenas provados.

Ausência de evidência não é evidência de ausência, por isso a ciência não pode provar a inexistência de Deus, e por isso se diz que "não existe evidências cientifica que suportam a existência de Deus". Pois uma proposição como "Deus não existe" não me parece uma proposição nem um pouco cientifica.

Afirmaram que "existe um cavalo que gospe fogo no inferno". De acordo com o o sentido natural da vida responda a questão:

( ) Falso
( ) Verdadeiro

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #306 Online: 10 de Abril de 2014, 20:37:58 »

Eu acho que você não percebe o que diz. No dia em que a ciência puder eliminar o sobrenatural, ele deixa de ser sobrenatural, consegue perceber o paradoxo? Não faz sentido sua alegação. A ciência não trabalha em nenhuma hipótese com misticismo, sobrenaturalidades e afins, seja para provar que existam, sejam para que não existam, porque essa denominação já exclui do rol das coisas possíveis de serem atestadas, ou da verdade literal. Se não pode provar que é verdade, não é uma verdade. Fica no limbo.

Você não pode dizer que algo é minimamente válido porque não foi possível  prová-lo como falso, se esse fato é impossível de acontecer. Com base nisso, é possível afirmar tranquilamente que fatos sobrenaturais não existem, e sua probabilidade de existir só pode ser aceita dentro de um parâmetro filosófico que não exclui nada daquilo que possa ser imaginado e ou criado pela mente.

Um burro eu posso provar que não fala e não vai falar enquanto burro, isso é um fato, um espírito andando por aí eu não posso provar por que não é algo factível com a realidade, não enquanto não puderem atestar cientificamente.

O problema é que o jumento, a cobra e outros bichos falantes estão no mesmo livro que diz que existe um deus que torna essas coisas possíveis, e como se isso não bastasse, considerado sagrado por uma grande parcela da humanidade. A ciência não pode cair na tentação de afirmar que tudo isso não passa de fábula sem comprovar o que diz porque afinal foi ela quem propôs o método de comprovação como critério de confiabilidade. Embora trate Zeus, Thor, fadas, duendes e gnomos como mitos.  :P 

Falácia da inversão do ônus da prova.

Quem crê deve primeiro demonstrar que o deus cristão existe e depois mostrar que ele é capaz de todos estes feitos.

Opa! Não tinha visto seu post.  :)

Não tem falácia na frase como foi escrita. Como no resumo, em negrito, a ciência não pode afirmar sem comprovar, simplesmente porque isso não é ciência. Cabe a qualquer um, primeiro, segundo ou terceiro, demonstrar o que afirma, cético ou crédulo, padre ou cientista. O ônus é de quem o assume. Bom, na verdade, não é bem assim - na prática, qualquer um pode alegar o que quiser sem precisar demonstrar - exceto a ciência. Ela é a única sobre a qual o ônus realmente pesa. Por isso tem credibilidade.
De novo, não se prova a não existência de nada,  quem propõe fica com o ônus da prova e também, logicamente, enunciados existências não podem ser refutados apenas provados.

Ausência de evidência não é evidência de ausência, por isso a ciência não pode provar a inexistência de Deus, e por isso se diz que "não existe evidências cientifica que suportam a existência de Deus". Pois uma proposição como "Deus não existe" não me parece uma proposição nem um pouco cientifica.

Afirmaram que "existe um cavalo que gospe fogo no inferno". De acordo com o o sentido natural da vida responda a questão:

( ) Falso
( ) Verdadeiro
O que significa "sentido natural da vida" e como isso se relaciona com a proposição "existe um cavalo que cospe fogo no inferno"?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #307 Online: 10 de Abril de 2014, 20:38:22 »
Não me parece tão vago, tudo aquilo que não pode ser explicado não é necessariamente "sobrenatural", mas tudo aquilo que esta acima da natureza e funciona ignorando as suas leis é sobrenatural. O complicado aqui não é definir o conceito, mas sim, encontrar exemplos conclusivos deste conceito.

Abraços!

Não existe esse problema, sobrenatural é igual a misticismo, religião, superstição. É bem claro e definido. São alegações fantásticas que fogem à realidade.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #308 Online: 10 de Abril de 2014, 20:41:38 »

( ) Falso
( ) Verdadeiro
O que significa "sentido natural da vida" e como isso se relaciona com a proposição "existe um cavalo que cospe fogo no inferno"?

A aquilo que é verificável, palpável, testado, válido, que faz sentido.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #309 Online: 10 de Abril de 2014, 20:42:23 »

Abraços!

Extremamente complicado. Um evento sobrenatural é indistinguível de um evento provisoriamente inexplicado. Então, por mais que durante 1000 anos não se chegue a uma explicacão natural, ainda não é uma garantia de que seja sobrenatural. Na verdade, muitos fenômenos ditos sobrenaturais ficaram sem explicacão natural por muito mais tempo que 1000 anos.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #310 Online: 10 de Abril de 2014, 20:44:37 »
Tenham pena dos seus olhos, pessoal. Reduzam esses quotes.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #311 Online: 10 de Abril de 2014, 20:47:31 »

Abraços!

Extremamente complicado. Um evento sobrenatural é indistinguível de um evento provisoriamente inexplicado. Então, por mais que durante 1000 anos não se chegue a uma explicacão natural, ainda não é uma garantia de que seja sobrenatural. Na verdade, muitos fenômenos ditos sobrenaturais ficaram sem explicacão natural por muito mais tempo que 1000 anos.
Exato, não me parece existir meios para provar que são sobrenaturais, já que a ausência de uma explicação científica e natural não são suficientes para classificar de forma conclusiva se um evento é ou não um representante fiel de um evento sobrenatural.

( ) Falso
( ) Verdadeiro

A aquilo que é verificável, palpável, testado, válido, que faz sentido.
O inferno, e/ou algum cavalo cuspindo fogo são fenômenos  verificáveis, palpáveis, testados, válidos ou que ao menos faze algum sentido?

Tenham pena dos seus olhos, pessoal. Reduzam esses quotes.
Seu pedido foi atendido  :P

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 10 de Abril de 2014, 20:48:10 »

Abraços!

Não, não é. Um evento sobrenatural provém de fantasias, de alegações fantásticas. Um evento provisoriamente inexplicado não. Se não sabemos de alguma coisa, e não sabemos como chegar a uma determinada conclusão, não sabemos e ponto final. Agora se para essa questão é inventada ou contada um história fantasiosa, sem ligação com a realidade, isso é um evento sobrenatural. A criação o mundo pela Bíblia é um bom exemplo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #313 Online: 10 de Abril de 2014, 20:49:49 »
O inferno, e/ou algum cavalo cuspindo fogo são fenômenos  verificáveis, palpáveis, testados, válidos ou que ao menos faze algum sentido?

Foi o que eu perguntei, isso é falso ou verdadeiro?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #314 Online: 10 de Abril de 2014, 20:53:00 »
Não sei, preciso de uma definição precisa sobre o sentido e significado de "inferno" neste contexto.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #315 Online: 10 de Abril de 2014, 20:55:27 »
Não sei, preciso de uma definição precisa sobre o sentido e significado de "inferno" neste contexto.

Sentido literal, oras.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #316 Online: 10 de Abril de 2014, 20:56:49 »

Abraços!
Tens algum exemplo para ilustrar?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #317 Online: 10 de Abril de 2014, 20:58:21 »

Sentido literal, oras.
Sim, mas existe vários tipos de "infernos", aquilo que chamam de inferno na mitologia grega não é o mesmo que chamam de inferno na tradição abraâmica.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #318 Online: 10 de Abril de 2014, 20:59:44 »

Abraços!
Tens algum exemplo para ilustrar?
Fantasmas, milagres, possessões demonicas, relevações divinas e etc.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #319 Online: 10 de Abril de 2014, 21:05:03 »

Sentido literal, oras.
Sim, mas existe vários tipos de "infernos", aquilo que chamam de inferno na mitologia grega não é o mesmo que chamam de inferno na tradição abraâmica.

pode ser o inferno da bíblia, ok? E aí?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #320 Online: 10 de Abril de 2014, 21:11:42 »
pode ser o inferno da bíblia, ok? E aí?
Me parece que a bíblia não faz menção alguma a um cavalo que resida no inferno e que cuspa fogo, e se  tudo que exista no inferno for tudo aquilo que esta descrito na bíblia, então o opção correta seria a alternativa de considerar tal proposição da existência de um cavalo que cuspa fogo e que resida no inferno como falsa. Isso com base num estudo bíblico e nos critérios definidos. hehe.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #321 Online: 10 de Abril de 2014, 21:13:00 »
Até onde sei:
  • Fantasmas: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado;
  • Milagres: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado;
  • Possessões: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado;
  • Revelações: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado.
As definições que já vi sobre o termo "sobrenatural" só revelam (para mim) uma coisa: vazio! Por que? Simples: se está "para além da natureza" é porque não existe. O que existe é o "natural".

A própria alegação "para além da natureza" induz ao entendimento de que não pode ser capturado.

Eis um exercício interessante que me propuseram. Originalmente se tratava de tentar entender como se sente um cego. É mais ou menos assim:
aponte seu dedo indicador na direção oposta à da sua visão (costas) e tente enxergar através dele (não com o tato mas como se o dedo fosse o olho). Isso, para mim, é o "sobrenatural".

Saudações

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #322 Online: 10 de Abril de 2014, 21:16:37 »
Não, não é. Um evento sobrenatural provém de fantasias, de alegações fantásticas. Um evento provisoriamente inexplicado não. Se não sabemos de alguma coisa, e não sabemos como chegar a uma determinada conclusão, não sabemos e ponto final. Agora se para essa questão é inventada ou contada um história fantasiosa, sem ligação com a realidade, isso é um evento sobrenatural. A criação o mundo pela Bíblia é um bom exemplo.
Quis dizer diferencas práticas.

Se eu classificar "Raios" como fenômenos sobrenaturais, não existe nenhuma diferenca prática entre isso e eu classificar "Raios" como eventos provisoriamente inexplicados.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #323 Online: 10 de Abril de 2014, 21:20:15 »

Justamente porque não pode ser verificado, validado, avaliado, testado, questionado cientificamente. É falso, uma inverdade, inválido, nulo. Posso dizer que não existe tranquilamente, embora filosoficamente esteja incorreto.

"Existe um dragão alado verde alaranjado orbitando um planeta rochoso a 300 mil anos luz daqui". É uma afirmação nula, incorreta e totalmente desprovida de princípios naturais, verdadeiros, empíricos, e embora ninguém possa prová-la falsa, mesmo assim não é incorreto dizer que ela é falsa, até que se prove a alegação fantástica.

Deus é uma farsa, a mula que fala é uma farsa, o misticismo é uma farsa, sendo que nenhum corresponde a uma verdade verificável, sendo assim até que se prove o contrário, eles não existem, por mais que alguém possa se agarrar à conceitos filosóficos.

Eu começo a enxergar a falsidade que é essa dissociação que andamos fazendo do sentido prático de nossa vida, de sabermos que o misticismo é uma mentira, do sentido filosófico da alegação da prova. Prove quem afirmou primeiro, se não conseguiu, é falso...até que se prove o contrário. Não temos que provar que que algo não existe , e peldea razão  não fazermos isso também não temos que aceitar qualquer probabilidade absurda de sua existência.

Juca, o átomo era falso, uma inverdade, inválido, nulo 500 anos atrás porque não podia ser verificado, validado, avaliado, testado, questionado cientificamente? Microorganismos eram sobrenaturais, pertenciam a outra realidade que não podiam ser alcançadas pelo conhecimento da época, eram alegações fantásticas que fugiam a realidade da época. Era falsos, uma inverdade, nulos? Voce percebe que esta sendo dogmático e a ciência não pode ser dogmática?

Não temos conhecimento total do que chamamos de "realidade". Como saber se algo faz parte dela ou não? Dizer que algo é falso porque não faz parte do nosso escopo de conhecimento atual é de uma arrogância absurda.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #324 Online: 10 de Abril de 2014, 21:20:47 »
Até onde sei:
  • Fantasmas: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado;
  • Milagres: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado;
  • Possessões: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado;
  • Revelações: investigado. Nada "sobrenatural" encontrado.
As definições que já vi sobre o termo "sobrenatural" só revelam (para mim) uma coisa: vazio! Por que? Simples: se está "para além da natureza" é porque não existe. O que existe é o "natural".

A própria alegação "para além da natureza" induz ao entendimento de que não pode ser capturado.

Eis um exercício interessante que me propuseram. Originalmente se tratava de tentar entender como se sente um cego. É mais ou menos assim:
aponte seu dedo indicador na direção oposta à da sua visão (costas) e tente enxergar através dele (não com o tato mas como se o dedo fosse o olho). Isso, para mim, é o "sobrenatural".

Saudações
É como a metafisica, (além do físico), esta de fato não pode ser empiricamente investigado, e como não pode ser empiricamente investigado, não pode ser cientificamente comprovado como inexistente, pois a metodologia cientifica se baseia em evidências, evidências são aquilo que aparece, e o que não é físico e/ou não existe, não aparece.

Algo semelhante acontece com o sobrenatural, ele não respeita leis naturais, então tudo que puder ser naturalmente explicado não será sobrenatural, mas tudo aquilo que não tem explicação natural, não necessariamente significa que seja sobrenatural. E com base na metodologia cientifica novamente não podemos provar que não existe.

Abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!