Autor Tópico: Cantadas e Assédio Sexual  (Lida 73641 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Cantadas e Assédio Sexual
« Resposta #775 Online: 14 de Novembro de 2014, 19:48:41 »

Eu não sei, simplesmente não consigo ver a coisa como tão dramática a ponto da recomendação preferível ser de que, ao sair de casa, você não deve jamais se dirigir a ninguém que não conheça, se o contexto não for ultra-explícito, como se toda a humanidade fosse composta de gente que é religiosamente introvertida. E acho que isso em teoria poderia ocorrer de maneira geralmente agradável a todos, e no mínimo, infinitamente menos incômoda para todo mundo do que de tempos em tempos ter alguém ouvindo funk carioca no celular ou no "carro de som".

Mas, como deveria ser mais ou menos claro, não estamos falando de "gritar coisas sexuais às pessoas".
Exatamente, da mesma forma que se pede um bom senso para as pessoas que desejam iniciar uma interação com um estranho, em local público como na rua, no metrô ou no ônibus, também acho que deve-se esperar bom senso das pessoas que receberão este tipo de atenção. Chamar de gostosa pode ser interpretado como inconveniente, mas reclamar de um simples "bom dia", um simples "olá" ou uma tentativa educada de iniciar uma conversa em um destes locais, é ao meu ver tão sem noção quanto a de um cara que grita gostosa no meio da rua para uma mulher que passa.

Se é esperado bom senso, que ele seja esperado de ambos os lados.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #776 Online: 14 de Novembro de 2014, 20:47:20 »
<a href="https://www.youtube.com/v/SCAQP7OJ9ls" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/SCAQP7OJ9ls</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/rZucsDVmVhE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/rZucsDVmVhE</a>

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #777 Online: 19 de Novembro de 2014, 03:56:18 »
http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2013/09/cantadas-bofendemb.html

As cantadas ofendem
Uma pesquisa mostra que as mulheres têm medo de andar sozinhas por causa das agressões verbais – e físicas – que recebem dos homens. Quando haverá uma campanha oficial contra isso?

KARIN HUECK
09/09/2013 10h38 - Atualizado em 16/09/2013 11h55

Natália, de 28 anos, andava por uma avenida movimentada de São Paulo com uma amiga. O rapaz que vinha na direção oposta se esgueirou entre as duas. Encarou-as de alto a baixo e soltou: “Sem calcinha vocês devem ser uma delícia”. Débora, de 29 anos, esperava o semáforo abrir para atravessar uma avenida. Foi abordada por um estranho que a convidava para um café. Puxou-a pelo braço, insistiu e depois começou a segui-la. Thatiane, de 23 anos, estava numa festa. Sentiu alguém deslizar a mão por seu corpo. Ela se voltou para tirar satisfação, e o rapaz a chamou de vagabunda. Thatiane jogou o conteúdo do copo que tinha nas mãos sobre ele. Levou um tapa na cara. Laura tinha 14 anos, estudava no centro de Porto Alegre e saiu para almoçar. Três homens cruzaram seu caminho, passaram a mão no meio de suas pernas e discorreram sobre suas partes íntimas, com uma frase que jamais poderia ser publicada em ÉPOCA.

...

Study finds surprising gender differences related to sexual harassment
Date:
April 1, 2011
Source:
Michigan State University
Summary:
Sexual harassment may have become so commonplace for women that they have built up resistance to harassing behavior they consider merely "bothersome," suggests a provocative new study.

http://www.sciencedaily.com/releases/2011/03/110330101242.htm

[/quote]

Sexual harassment and gender differences.
Hendrix, William H.; Rueb, Justin D.; Steel, Robert P.
Journal of Social Behavior & Personality, Vol 13(2), Jun 1998, 235-252.

This research investigated perceptions of sexual harassment as a function of work status (undergraduate students or full-time employees), gender of the initiator, gender of the respondent, age, position power, success status, and attractiveness of the initiator. Participants were 568 individuals classified as full-time undergraduate university students (n = 216 ) or full-time employees (n = 352 ). Of these, approximately 60% were males and 40% females. For students, the average age was 21.4 years and for workers 37.7 years. Results indicated that behaviors were perceived as more sexually harassing if the individual was a male, older, had higher position power, was low in success status, and unattractive. Males perceived females as significantly less harassing than other males for the same behaviors. Females perceived both males and females as equally harassing for the same behaviors.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #778 Online: 19 de Novembro de 2014, 11:46:02 »
Acho que os exemplos acima não deveriam serem classificados como cantadas, comportamentos como os citados acima me parecem muito mais pesados do que aqueles denunciados nos vídeos e campanhas postadas no tópico até agora (onde muitos nem mesmo como cantadas poderiam serem classificados).

Acho justo que comportamentos como estes da ultima postagem sejam desencorajados e até mesmo combatidos, mas não penso o mesmo quando estamos falando de olhares, sorrisos, cumprimentos, saudações ou simples elogios, como os denunciados pelas campanhas foco deste tópico como exemplos de assédio.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #779 Online: 24 de Novembro de 2014, 22:22:17 »
<a href="https://www.youtube.com/v/WTbNtO0hZsk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/WTbNtO0hZsk</a>

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #780 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:02:07 »
Não vou ler as 32 páginas, perdão. Só quero comentar isso aqui: Feministas = mal comidas.
Oi, eu sou a Luh!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #781 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:04:39 »
Não vou ler as 32 páginas, perdão. Só quero comentar isso aqui: Feministas = mal comidas.

Machismo puro e simples da sua parte.

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #782 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:10:48 »

Por quê? Eu até respeito o movimento feminista, mas as feministas de hoje me dão nojo. Notícias como a do tópico não ajudam a mudar minha visão sobre elas. Se elas querem igualdade, apesar de eu não entender direito que igualdade é essa que elas tanto buscam, tão fazendo o negócio errado! Isso não é igualdade, é supremacia feminina.

Edit: e não vou nem comentar o que penso de homens que defendem essas atitudes e as feministas, né...
Oi, eu sou a Luh!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #783 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:25:41 »

Por quê? Eu até respeito o movimento feminista, mas as feministas de hoje me dão nojo. Notícias como a do tópico não ajudam a mudar minha visão sobre elas. Se elas querem igualdade, apesar de eu não entender direito que igualdade é essa que elas tanto buscam, tão fazendo o negócio errado! Isso não é igualdade, é supremacia feminina.

Edit: e não vou nem comentar o que penso de homens que defendem essas atitudes e as feministas, né...

Primeiro você usou uma falácia de generalização,  segundo você não entende o que é o feminismo e pelo que brigam as feministas, inclusive usando um viés machista para descrevê-las,  "se estão reclamando é porque não tem um homem para transar".

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #784 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:41:33 »

Primeiro você usou uma falácia de generalização,  segundo você não entende o que é o feminismo e pelo que brigam as feministas, inclusive usando um viés machista para descrevê-las,  "se estão reclamando é porque não tem um homem para transar".

Nossa, você tá realmente criticando a minha piadinha? Bem, já me retratei ali na outra resposta e dei minha opinião verdadeira.
Olha, eu nunca me interessei muito pelo feminismo e nunca o estudei profundamente, não li livros sobre o tema, apenas alguns artigos. Eu sou meio alienada do assunto, confesso, e sei que elas pregam a "igualdade". Só que eu, como libertária (e pessoa que vê o movimento de fora), só vejo um grupo social lutando por direitos que, no fim das contas, vai afetar e infringir os direitos de outro(s) grupo(s) social(is) (isso fica ainda mais explícito se você ver aquelas feministas radicais que odeiam homens.) As feministas que querem de fato a igualdade eu nunca vi, e creio que nunca vou ver... Porque, sinceramente, hoje em dia, eu não vejo a mulher muito desigual ao homem. E mesmo que ela seja, não é algo que eu quero o Estado metendo as garras pra resolver!
Oi, eu sou a Luh!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #785 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:43:31 »

Bem, ela não disse que as feministas são assim porque 'não tem homem para transar' e sim porque foram 'comidas de forma inadequada'.  :P
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #786 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:57:04 »
Só que eu, como libertária (e pessoa que vê o movimento de fora) (...) As feministas que querem de fato a igualdade eu nunca vi, e creio que nunca vou ver...
Seja bem-vinda, Lou. Deixe-me te apresentar a senhora Christina Hoff Sommers, ela se classifica como feminista (acho que o Juca não a considera uma feminista de verdade), e acho que vocês têm coisas a conversar :)

E se você não tiver como assistir videos em inglês, tem alguns legendados:
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2014, 21:59:10 por Páe Dodó de Akorokô »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #787 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:02:05 »
Nossa, você tá realmente criticando a minha piadinha? Bem, já me retratei ali na outra resposta e dei minha opinião verdadeira.

Sim, estou criticando do mesmo jeito que criticaria uma piada homofóbica ou racista por exemplo. Elas são de outro tempo e não tem mais graça alguma.

Olha, eu nunca me interessei muito pelo feminismo e nunca o estudei profundamente, não li livros sobre o tema, apenas alguns artigos. Eu sou meio alienada do assunto, confesso, e sei que elas pregam a "igualdade".

Então deveria entender melhor antes de tecer qualquer crítica a respeito. O Feminismo prega a igualdade de direitos e o fim da sociedade machista e patriarcalista, e não prega o domínio das mulheres, isso seria anti feminista. Tem vários artigos bons na internet sobre o assunto mas eu recomendaria esse aqui.

Só que eu, como libertária (e pessoa que vê o movimento de fora), só vejo um grupo social lutando por direitos que, no fim das contas, vai afetar e infringir os direitos de outro(s) grupo(s) social(is) (isso fica ainda mais explícito se você ver aquelas feministas radicais que odeiam homens.)
Não é verdade, as feminista não lutam contra os direitos dos homens, nunca fizeram isso, nem mesmo a mais radical que se possa conhecer, nenhuma delas defendem que homens tenham seus direitos suprimidos.

As feministas que querem de fato a igualdade eu nunca vi, e creio que nunca vou ver... Porque, sinceramente, hoje em dia, eu não vejo a mulher muito desigual ao homem. E mesmo que ela seja, não é algo que eu quero o Estado metendo as garras pra resolver!

Pois como libertária você deveria admirar o movimento feminista, porque é um dos maiores movimentos independentes de luta pelos direitos humanos, um movimento de fora para dentro que independe do poder do Estado, do poder econômico, político e de pessoas e grupos, é o verdadeiro movimento de liberdade que tanto preconizam.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #788 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:02:36 »

Bem, ela não disse que as feministas são assim porque 'não tem homem para transar' e sim porque foram 'comidas de forma inadequada'.  :P

Detalhes...

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #789 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:13:43 »

Seja bem-vinda, Lou. Deixe-me te apresentar a senhora Christina Hoff Sommers, ela se classifica como feminista (acho que o Juca não a considera uma feminista de verdade), e acho que vocês têm coisas a conversar :)

E se você não tiver como assistir videos em inglês, tem alguns legendados:

Obrigada, parece interessante. Vou assistir mais tarde... :3

~suspiro~ ok, vamos lá u_u

Sim, estou criticando do mesmo jeito que criticaria uma piada homofóbica ou racista por exemplo. Elas são de outro tempo e não tem mais graça alguma.

Ué, eu acho engraçado. Vai querer privar meu direito de rir dela? Pior, de fazê-la? Li ali em baixo, e ainda vou comentar, que as feministas são defensoras da liberdade. Se são mesmo, não deveriam querer privar os homens (e até mulheres) de fazer esse tipo de piada, ou de fazer cantadas, como visto no post inicial...

Olha, eu nunca me interessei muito pelo feminismo e nunca o estudei profundamente, não li livros sobre o tema, apenas alguns artigos. Eu sou meio alienada do assunto, confesso, e sei que elas pregam a "igualdade".

Então deveria entender melhor antes de tecer qualquer crítica a respeito. O Feminismo prega a igualdade de direitos e o fim da sociedade machista e patriarcalista, e não prega o domínio das mulheres, isso seria anti feminista. Tem vários artigos bons na internet sobre o assunto mas eu recomendaria esse aqui.

Na teoria tudo é bonitinho.

Só que eu, como libertária (e pessoa que vê o movimento de fora), só vejo um grupo social lutando por direitos que, no fim das contas, vai afetar e infringir os direitos de outro(s) grupo(s) social(is) (isso fica ainda mais explícito se você ver aquelas feministas radicais que odeiam homens.)
Não é verdade, as feminista não lutam contra os direitos dos homens, nunca fizeram isso, nem mesmo a mais radical que se possa conhecer, nenhuma delas defendem que homens tenham seus direitos suprimidos.

Não é o que eu vejo por aí... ^^
Aliás, leia novamente o post inicial.

As feministas que querem de fato a igualdade eu nunca vi, e creio que nunca vou ver... Porque, sinceramente, hoje em dia, eu não vejo a mulher muito desigual ao homem. E mesmo que ela seja, não é algo que eu quero o Estado metendo as garras pra resolver!

Pois como libertária você deveria admirar o movimento feminista, porque é um dos maiores movimentos independentes de luta pelos direitos humanos, um movimento de fora para dentro que independe do poder do Estado, do poder econômico, político e de pessoas e grupos, é o verdadeiro movimento de liberdade que tanto preconizam.

Só luto pelo direito de propriedade (PNA) e de liberdade. O resto é palhaçada. Se elas (as feministas) lutarem por isso, eu começarei a admirar o movimento feminista. ^^
Oi, eu sou a Luh!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #790 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:23:41 »

Juca, a impressão que tenho é que seu discurso que aparentemente soa tão engajado tá mais pra um decoreba panfletário que, francamente, não reflete mesmo muito a realidade em si. Seu argumento politicoidemente correto tá meio clichê, essa é que é a verdade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #791 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:23:49 »
Há feministas e feministas. A Lou provavelmente está se referindo às feministas mais radicais*, aquelas que parecem odiar homem e se comportam mais como supremacistas do que defensoras da igualdade. Esse grupo EXISTE. Se o Juca está negando que existe, está errado.

*A maioria dessas vertentes porra-louca surgiram no final da década de 60. Caracterizam-se por um forte discurso anti-homem ("todo home é um estuprador em potencial", eis a frase mais célebre delas que resume bem a coisa), encanam com tudo e com todos, têm um forte viés moralista e anti-sexual. Na década de 80 surgiu uma versão menos radical do feminismo, mais "pró-sexual", menos moralista e que valoriza mais o lado "feminino" das mulheres.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #792 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:27:42 »

Juca, a impressão que tenho é que seu discurso que aparentemente soa tão engajado tá mais pra um decoreba panfletário que, francamente, não reflete mesmo muito a realidade em si. Seu argumento politicoidemente correto tá meio clichê, essa é que é a verdade.

O Juca já está acostumado a citar clichês panfletários decorados. No dia que ele deixar de defender o PT ou a esquerda radical (se esse dia chegar), ele vai ficar impossibilitado de articular um único parágrafo por si próprio e vai ficar inválido para debates.   :)

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #793 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:32:08 »

O Juca já está acostumado a citar clichês panfletários decorados. No dia que ele deixar de defender o PT ou a esquerda radical (se esse dia chegar), ele vai ficar impossibilitado de articular um único parágrafo por si próprio e vai ficar inválido para debates.   :)

Ele é petista?  :histeria:
Oi, eu sou a Luh!

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #794 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:39:23 »

Ele é petista?  :histeria:

Petista é pouco. Ele é o "petista do ano" por 5 anos seguidos.  :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #795 Online: 10 de Dezembro de 2014, 13:16:20 »
Só um aviso, não transformem mais essa discussão em uma discussão política.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #796 Online: 11 de Dezembro de 2014, 22:19:02 »
quem faria uma coisa dessas?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #797 Online: 11 de Dezembro de 2014, 22:49:03 »
O feminismo é um movimento político, então não tem como esta discussão aqui não ser uma discussão política, hehe.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #798 Online: 11 de Dezembro de 2014, 23:28:23 »
sem sacanagem, eu associo muito a ELA, ainda que não apenas ELAs tenham esse comportamento.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #799 Online: 11 de Dezembro de 2014, 23:52:10 »
Só um aviso, não transformem mais essa discussão em uma discussão política.

Parei no espantalho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!