Autor Tópico: Cantadas e Assédio Sexual  (Lida 73645 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Cantadas e Assédio Sexual
« Resposta #875 Online: 21 de Março de 2015, 16:51:56 »
Quando estava procurando essas palavras, achei essa: Coleopterafilia: atração sexual por besouros.  :o

Talvez tenha a ver com um histórico no banco de trás de um fusca, mas o pessoal que inventa os termos não quer fazer propaganda.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #876 Online: 21 de Março de 2015, 17:01:04 »
Ahhh, entendi Sergio, mas foi exatamente o contrário. Eu omiti as investidas menos sutis. E tenho quase certeza de que o Buck tava sendo ironico.
Será? Se foi uma ironia aquilo, acho que ele perdeu o jeito com a intenção com as palavras, poderia ter escrito em vermelho...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #877 Online: 21 de Março de 2015, 17:07:52 »
Não é a toa que tem gente que tem que pagar pra aprender a paquerar.....

Por que isso te incomoda tanto?

Também até hoje não entendi. Não acho que seja necessário pagar por algo assim, eu por exemplo nunca paguei. Mas ridicularizar quem pague ou considerar estes seminários/cursos inúteis me soa preconceituoso e equivocado. Se paga para aprender tantas coisas, por que não paquerar?

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #878 Online: 21 de Março de 2015, 17:26:26 »
Eu acho esquisito, mas ao mesmo tempo sou simplesmente indiferente, ou ao menos tão indiferente quanto sou a coisas de utilidade/eficácia duvidosa e potencial de culto/golpe... terapia de casais, AA, e talvez outros cursos para coisas "sociais", em geral. Mas a não-indiferença é ou "bom para eles", no que a coisa funcionar, ou "coitados(as) quem investem nisso", e "bando de pilantras" (quanto a quem ministra), no que achar golpe/aproveitamento. O mais próximo no caso e que levaria a uma mistura das coisas seria o lado de aulas de "estratégias e táticas de estupro e outras formas de coerção sexual", que aparentemente alguns desses cursos têm, aí sim. Só não tinha tanto essa visão da coisa até saber do caso desse cara, pensava mais como no filme "Hitch", que, embora não me lembre de praticamente nada além de que tinha o Will Smith e aquele cara gordo de "king of Queens", acho que não tinha nada indo por essa linha, acho que me lembraria se tivesse. Talvez tivesse um outro curso concorrente que fosse uma espécie de Cobra-Kai de conquista romântica, mas acho que o roteiro não era bem esse.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #879 Online: 21 de Março de 2015, 19:48:22 »
Eu acho esquisito, mas ao mesmo tempo sou simplesmente indiferente, ou ao menos tão indiferente quanto sou a coisas de utilidade/eficácia duvidosa e potencial de culto/golpe... terapia de casais, AA, e talvez outros cursos para coisas "sociais", em geral. Mas a não-indiferença é ou "bom para eles", no que a coisa funcionar, ou "coitados(as) quem investem nisso", e "bando de pilantras" (quanto a quem ministra), no que achar golpe/aproveitamento. O mais próximo no caso e que levaria a uma mistura das coisas seria o lado de aulas de "estratégias e táticas de estupro e outras formas de coerção sexual", que aparentemente alguns desses cursos têm, aí sim. Só não tinha tanto essa visão da coisa até saber do caso desse cara, pensava mais como no filme "Hitch", que, embora não me lembre de praticamente nada além de que tinha o Will Smith e aquele cara gordo de "king of Queens", acho que não tinha nada indo por essa linha, acho que me lembraria se tivesse. Talvez tivesse um outro curso concorrente que fosse uma espécie de Cobra-Kai de conquista romântica, mas acho que o roteiro não era bem esse.
O curso deste cara que repercutir na mídia também não ensina nada do tipo como estupro ou assédio, se assim o fosse ele teria ao menos algum processo judicial movido contra ele, seja de possíveis vítimas ou simplesmente pelo seu discurso, interpretado como algo do tipo de incitação a violência e etc., e provavelmente já estaria preso. Mas não, nada disso existe ou existiu contra ele. O curso, não ensina este tipo de coisa, este tipo de coisa foi como feministas fizeram o teu curso parecer ser, pegando partes fora de contexto e as juntando de forma maliciosa, sem contar na histeria que provocaram com seus textos e títulos de matérias sensacionalistas a respeito do tal vídeo.

Eu já não vejo isto como algo estranho, não me parece muito diferente de cursos de oratória, defesa pessoal, ou qualquer outro curso que o ser humano fizer para aperfeiçoar alguma cosia que ele já faça naturalmente.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #880 Online: 22 de Março de 2015, 16:27:09 »
Não sei como um assunto desses pode render tanta discussão.

Vai ver que eu é que sou simplório demais, mas vocês fazem isso parecer mais complicado que Física Quântica.

A maioria das interações sociais costumam ser bem mediadas pelo simples bom senso. Desde uma entrevista de emprego, a uma reclamação com seu vizinho e até uma aproximação com alguém do sexo oposto ( ou do mesmo sexo, se alguns assim quiserem. )

Desde que o mundo é mundo, sempre que as pessoas usaram de respeito e bom senso pra essas coisas simples da vida nada de horripilante aconteceu. Sim, coisas simples da vida. Nada que demande leis federais, manuais de conduta ou patrulhamento cívico de grupos organizados.

Agora, sempre vão existir pessoas inconvenientes, pessoas chatas, pessoas sem desconfiômetro,  sem o devido semancol. Se você não faz parte desse grupo eu acho que você tem chance de namorar alguém sem precisar importunar pessoas.

Aliás, importunar pessoas deve diminuir suas chances.

Mas o que é importunar? Meu amigo, se alguém não sabe quando está sendo inoportuno esse é o tipo de pessoa para o qual não adianta conselho e muito menos regras politicamente corretas de conduta.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #881 Online: 22 de Março de 2015, 18:35:47 »
O curso deste cara que repercutir na mídia também não ensina nada do tipo como estupro ou assédio, se assim o fosse ele teria ao menos algum processo judicial movido contra ele, seja de possíveis vítimas ou simplesmente pelo seu discurso, interpretado como algo do tipo de incitação a violência e etc., e provavelmente já estaria preso. Mas não, nada disso existe ou existiu contra ele. O curso, não ensina este tipo de coisa, este tipo de coisa foi como feministas fizeram o teu curso parecer ser, pegando partes fora de contexto e as juntando de forma maliciosa, sem contar na histeria que provocaram com seus textos e títulos de matérias sensacionalistas a respeito do tal vídeo.

Eu não estou bem certo, quando postaram primeiro sobre ele aqui ou em outro tópico, encontrei coisas como ele falando "com as minhas aulas, você vai estuprar todas". Acho que eram capturas de tela.

De qualquer forma, não acho isso, mesmo que não for fabricação, necessariamente uma "confissão declarada", sendo eu mesmo o tipo de pessoa que de vez em quando faz "paródias" de opiniões dos outros. Poderia ser algo como eu dizer, "sim, fóruns como esse são bons, mas apenas o primeiro passo rumo à erradicação do cristianismo e do capitalismo da face da Terra -- talvez os próximos passos requeiram medidas mais drásticas", brincando com a associação de ateísmo e comunismo genocida. O conjunto da coisa de qualquer forma dificulta essa interpretação mais otimista.

De qualquer forma, independentemente desse caso específico, parece que ao menos alguns acabam assimilando alguns aspectos de "persistência" de forma que são na prática estupro, como exemplificado num relato de "sucesso" que um cara postou num fórum, e reproduzi aqui:

E mais descrições não exatamente inspiradoras de uma boa opinião, mesmo vindo de alguém defendendo seu direito de liberdade de expressão / visitar os países:

http://www.forbes.com/sites/andyjsemotiuk/2014/11/12/julien-blanc-should-be-allowed-to-speak-anywhere/

...

What Julien Blanc reportedly is offering doesn’t fit in that category. His approach is mostly juvenile and directed at carnal interests. He operates from the view that men like him are intellectual superiors whose primitive needs must be fulfilled by women whose role in life is to subordinate themselves to the likes of Blanc and his followers.

Offensive as this already may be, what is important is that he doesn’t stop there. He goes on to preach the morally repugnant view that, in at least some instances, it is necessary to dupe women into sexual relationships. Then he goes even further suggesting that it is appropriate to use force on the supposition that some women like being forced into submission.

The key to these sexist views is that deception and even the use of force is justified in pursuit of intimacy with a female – that the end of such intimacy justifies the means, although we are uncertain just how far Blanc would take that. In short, Blanc doesn’t see women as human beings worthy of respect.

It is not surprising that some people are calling on the Canadian government to prevent Blanc from coming to Canada to present his seminars. Arguing that this man advocates trickery, sexual assault and harassment, these activists contend that Blanc has no business coming here. The question is on what legal basis could such a person be prevented from entering Canada?

...

Engraçado que a minha primeira reação era de pensar ser exagero a visão de uma mulher no vídeo postado anterior, colocando o catcalling como uma "porta de entrada" para o comportamento mais agressivo e eventualmente violento, mas esse tipo de coisa evidencia isso, a gradação.

http://jezebel.com/5981578/angry-texts-from-the-rape-van-pick-up-artist

http://972mag.com/guys-i-just-totally-raped-this-student-chick/6803/

"Guys, I just totally raped this student chick!"
This, essentially, appears to be the gist of the story of an encounter between an Israeli pick-up artist and a Czech medical student, published four years ago on the “success” forum of The Centre for the Arts of Seduction, an Israeli pick-up school.
...
I tried kissing her with the mystery question, would you like to kiss me? She said no, I don’t know you. A stupid trick and I won’t use it again… I’ll just come over and kiss, and this is what I did afterwards, without asking, just taking her and kissing. This is what they want (don’t listen to them.”
“Things moved along… believe me, I came across countless objections on the way to close an FC (“Fuck close”), but I persisted and stayed consistent to the end. Okay we started making out on the bed and she just refused to take off her clothes and made all kinds of excuses… but I’m a blind rhino, she doesn’t know me. I used a quick seduction technique and it totally confused her, I took her hand and put it on my cock… slowly slowly I closed a BJC [Blowjob Close]. I thought I can stop there, but something inside told me not to give up, and Duracula’s contract was sitting on my head. I didn’t give up and continued being consistent to the end. I tried taking off her panties and the girl just wouldn’t! And then I thought, do I go for freeze out or quick seduction? I moved her panties to the right, and bang! The girl is stunned and so am I, actually… after that everything went fine, the clothes went off and the FC was closed.

...

...

Tem uma piada do Chris Rock, que fala que os homens dando cantadas, falando com mulheres, na verdade estão apenas dizendo veladamente, "ei, quer meu pinto?" Lembrei disso pela segunda vez pela similaridade de algumas dessas "técnicas" com técnicas de venda (essa linguagem de "closing"), mas combinado a isso de "vender o pinto" -- como já colocar o 'produto' na mão da cliente. A diferença é que devem sugerir preferencialmente estar fora da embalagem.

'How to make her stay': Disturbing 'checklist' posted by US 'dating guru' minister wants banned from UK

http://www.mirror.co.uk/news/world-news/julien-blanc-disturbing-checklist-picking-4641656

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #882 Online: 23 de Março de 2015, 18:05:40 »

Eu não estou bem certo, quando postaram primeiro sobre ele aqui ou em outro tópico, encontrei coisas como ele falando "com as minhas aulas, você vai estuprar todas". Acho que eram capturas de tela.
Não me lembro de nada deste tipo, ele disse coisas como pegar todas, mas não estuprar todas.

De qualquer forma, não acho isso, mesmo que não for fabricação, necessariamente uma "confissão declarada", sendo eu mesmo o tipo de pessoa que de vez em quando faz "paródias" de opiniões dos outros. Poderia ser algo como eu dizer, "sim, fóruns como esse são bons, mas apenas o primeiro passo rumo à erradicação do cristianismo e do capitalismo da face da Terra -- talvez os próximos passos requeiram medidas mais drásticas", brincando com a associação de ateísmo e comunismo genocida. O conjunto da coisa de qualquer forma dificulta essa interpretação mais otimista.

De qualquer forma, independentemente desse caso específico, parece que ao menos alguns acabam assimilando alguns aspectos de "persistência" de forma que são na prática estupro, como exemplificado num relato de "sucesso" que um cara postou num fórum, e reproduzi aqui:

E mais descrições não exatamente inspiradoras de uma boa opinião, mesmo vindo de alguém defendendo seu direito de liberdade de expressão / visitar os países:

http://www.forbes.com/sites/andyjsemotiuk/2014/11/12/julien-blanc-should-be-allowed-to-speak-anywhere/

...

What Julien Blanc reportedly is offering doesn’t fit in that category. His approach is mostly juvenile and directed at carnal interests. He operates from the view that men like him are intellectual superiors whose primitive needs must be fulfilled by women whose role in life is to subordinate themselves to the likes of Blanc and his followers.

Offensive as this already may be, what is important is that he doesn’t stop there. He goes on to preach the morally repugnant view that, in at least some instances, it is necessary to dupe women into sexual relationships. Then he goes even further suggesting that it is appropriate to use force on the supposition that some women like being forced into submission.

The key to these sexist views is that deception and even the use of force is justified in pursuit of intimacy with a female – that the end of such intimacy justifies the means, although we are uncertain just how far Blanc would take that. In short, Blanc doesn’t see women as human beings worthy of respect.

It is not surprising that some people are calling on the Canadian government to prevent Blanc from coming to Canada to present his seminars. Arguing that this man advocates trickery, sexual assault and harassment, these activists contend that Blanc has no business coming here. The question is on what legal basis could such a person be prevented from entering Canada?

...
Este texto está muito sensacionalista, sinceramente, não há provas ou qualquer evidência que confirme as acusações feitas por seu autor.

Engraçado que a minha primeira reação era de pensar ser exagero a visão de uma mulher no vídeo postado anterior, colocando o catcalling como uma "porta de entrada" para o comportamento mais agressivo e eventualmente violento, mas esse tipo de coisa evidencia isso, a gradação.
Mahatma Gandhi militava de forma pacífica em busca da paz, mas isso não impediu que "simpatizantes" seus recorressem a violência durante atos de manifestações. Mas estas pessoas não recorreram a violência por influência de Gandhi, mas simplesmente por que já tinham uma propensão para atos deste tipo. O que quero dizer é não é suficiente para supor que um frequentador de fóruns PUAs que veio a cometer algum crime sexual, o cometeu simplesmente pelo fato de ter frequentado fóruns PUAs e/ou tido acesso a materiais PUAs.

http://jezebel.com/5981578/angry-texts-from-the-rape-van-pick-up-artist
Jezebel é um portal de notícias que está geralmente associado a publicações sensacionalistas e nem um pouco imparciais, sinceramente não tenho motivos para acreditar em qualquer coisa que tenham postado sem o mínimo de prova para sustentar suas acusações.

http://972mag.com/guys-i-just-totally-raped-this-student-chick/6803/

"Guys, I just totally raped this student chick!"
This, essentially, appears to be the gist of the story of an encounter between an Israeli pick-up artist and a Czech medical student, published four years ago on the “success” forum of The Centre for the Arts of Seduction, an Israeli pick-up school.
...
I tried kissing her with the mystery question, would you like to kiss me? She said no, I don’t know you. A stupid trick and I won’t use it again… I’ll just come over and kiss, and this is what I did afterwards, without asking, just taking her and kissing. This is what they want (don’t listen to them.”
“Things moved along… believe me, I came across countless objections on the way to close an FC (“Fuck close”), but I persisted and stayed consistent to the end. Okay we started making out on the bed and she just refused to take off her clothes and made all kinds of excuses… but I’m a blind rhino, she doesn’t know me. I used a quick seduction technique and it totally confused her, I took her hand and put it on my cock… slowly slowly I closed a BJC [Blowjob Close]. I thought I can stop there, but something inside told me not to give up, and Duracula’s contract was sitting on my head. I didn’t give up and continued being consistent to the end. I tried taking off her panties and the girl just wouldn’t! And then I thought, do I go for freeze out or quick seduction? I moved her panties to the right, and bang! The girl is stunned and so am I, actually… after that everything went fine, the clothes went off and the FC was closed.

...
Se isso realmente aconteceu temos ai um exemplo de pessoa que deve ser investigada e repreendida-punida.

Tem uma piada do Chris Rock, que fala que os homens dando cantadas, falando com mulheres, na verdade estão apenas dizendo veladamente, "ei, quer meu pinto?" Lembrei disso pela segunda vez pela similaridade de algumas dessas "técnicas" com técnicas de venda (essa linguagem de "closing"), mas combinado a isso de "vender o pinto" -- como já colocar o 'produto' na mão da cliente. A diferença é que devem sugerir preferencialmente estar fora da embalagem.
Não nego que deva existir abusos praticados por algumas pessoas que frequentem estes fóruns, mas na minha opinião a maior parte (se não todos) já praticariam estes atos mesmo se nunca tivessem tido acesso ao PUA, e em relação ao período que também frequentei tais fóruns não consigo achar em minhas lembranças qualquer material publicado ou produzido por líderes ou referências deste meio, que pudesse induzir ao crime ou qualquer coisa do tipo.

'How to make her stay': Disturbing 'checklist' posted by US 'dating guru' minister wants banned from UK

http://www.mirror.co.uk/news/world-news/julien-blanc-disturbing-checklist-picking-4641656
Isso foi babaca, ele disse que não estava a falar sério, no entanto passou dos limites, mesmo que fosse apenas uma brincadeira. Mas vale lembrar, nenhum processo ou se quer denuncia formal foi movido/feita contra ele, até hoje, por nenhuma das mulheres que ele se relacionou ou mulheres com quem seus alunos tenham se relacionado,. Tirando este episódio de histeria ocorrido no final do ano passado, - histeria esta criada por pessoas que não o conheciam pessoalmente e por isso nunca tiveram qualquer contato direto com ele - este cara nunca havia estado no foco de qualquer polêmica.

Abraços!
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 18:11:12 por Skeptikós »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #883 Online: 23 de Março de 2015, 19:07:33 »

Não me lembro de nada deste tipo, ele disse coisas como pegar todas, mas não estuprar todas.

http://www.mbl.is/english/news/2014/11/18/iceland_says_stop_julien_blanc/

Se fosse um curso de pick-up para gays falando de como estuprar homens, usando o termo em si, os MRA estariam se descabelando. Fazem por muito menos.

Acho que não haver processo ainda não é lá grande coisa, com esse histórico/reputação. Provavelmente é o caso com a maioria dos estupradores, já que é um crime que facilmente não deixa evidências. Também não deve ser muito fácil fazerem um caso concreto no caso apenas de palestras, basta não ser explícito de maneira absurdamente idiota, e talvez até passando dessa linha ainda se tenha alguma proteção sob o argumento de liberdade de expressão.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #884 Online: 24 de Março de 2015, 16:44:48 »

http://www.mbl.is/english/news/2014/11/18/iceland_says_stop_julien_blanc/
Com certeza, não dá pra defender uma coisa dessas, passou totalmente dos limites (mais uma vez), só que desta vez foi muito pior.

Se fosse um curso de pick-up para gays falando de como estuprar homens, usando o termo em si, os MRA estariam se descabelando. Fazem por muito menos.
Talvez, eles ficam mais enfurecidos quando os autores do crime ou do ato de injustiça são mulheres (principalmente se forem feministas). hehe

Acho que não haver processo ainda não é lá grande coisa, com esse histórico/reputação. Provavelmente é o caso com a maioria dos estupradores, já que é um crime que facilmente não deixa evidências. Também não deve ser muito fácil fazerem um caso concreto no caso apenas de palestras, basta não ser explícito de maneira absurdamente idiota, e talvez até passando dessa linha ainda se tenha alguma proteção sob o argumento de liberdade de expressão.
Eu ainda acho que ele é apenas um babaca que não mede suas palavras e muitas vezes acaba exagerando nas brincadeiras. já vi vídeos dele em ação, e nunca vi abuso algum. Mas se qualquer evidência nova for apresentada, eu não me importaria em mudar de opinião.

Abraços!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #885 Online: 24 de Março de 2015, 22:36:35 »
A porcaria é que a discussão sobre esses retardados tira o foco debate. Quem apóia eles? Não representam sequer um grupo significativo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #886 Online: 24 de Março de 2015, 23:12:42 »
Bem, só esse tem ou teria palestras/cursos em vários países do mundo.

Talvez sejam justamente a motivação do "debate", ou exemplos/vetores da "ideologia" que é o problema em questão, ou parte dele.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #887 Online: 25 de Março de 2015, 13:41:34 »
Na verdade estes caras possuem uma certa popularidade no meio em que atuam. Só não estavam acostumados a lidarem com críticas ou a se preocuparem com a ética ou o impacto de suas ações pelo fato deste meio ter sido no passado um pouco underground e restrito apenas a outros PUAs. Agora que o PUA começou a se tornar popular, e entrar em evidência, começou também a entrar em conflito com valores defendidos por outros grupos sociais. Nisto algumas referências PUAs  (Como o Julien e o Jeff) passaram a sofrer as consequências de suas ações impensadas. Mas vale lembrar que o Julien, e também o Jeff, são exceções mesmo dentro da comunidade PUA. A maior parte dos homens, dentro ou fora do mundo PUA não defenderiam estes tipos de brincadeiras de mal gosto defendidas por eles.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #888 Online: 02 de Junho de 2015, 16:47:18 »
Argentina discute projeto de lei que torna cantada em crime
Edição do dia 02/06/2015
No Brasil, cantada não é crime. Mas pesquisa mostra que 89% das mulheres odeiam esse tipo de assédio.

E da Argentina vem uma nova polêmica. O Congresso está discutindo um projeto de lei que torna a cantada um crime. Os homens que mexerem com as mulheres na rua, de forma desrespeitosa, podem ser multados.

É uma cultura bem latina. Toda mulher já ouviu um ‘fiu-fiu’ na rua.“Se a gente disser coisas agradáveis, o que há de errado nisso?", questiona o pedreiro.

Quem sofre o assédio diariamente, pensa diferente. A estudante Aixa Rizzo, de 21 anos, se cansou das cantadas dos operários da obra no caminho de casa. Ela pediu que eles parassem, mas a situação só piorou. Aixa conta que alguns começaram a segui-la, com ameaças de violência física. Ela procurou a polícia, mas não adiantou nada. Foi então que ela decidiu gravar um vídeo e postar na internet. Mais de meio milhão de pessoas assistiram e o assunto virou debate nacional.

Parlamentares apresentaram três projetos de lei para tornar crime as cantadas agressivas. Quem desrespeitar as mulheres, será multado. A deputada, uma das autoras do projeto, acredita que os homens só vão mudar de postura quando sentirem no bolso. Segundo ela, esse seria um passo importante para combater a violência de gênero, que ainda é muito forte na Argentina.

O machismo é um problema em vários países da América Latina. A violência contra a mulher vai das cantadas vulgares a agressões físicas. O primeiro país a começar dar um basta nessa situação foi o Peru. Lá, já é lei: cantada agressiva é crime, só falta regulamentar a pena. Os defensores da nova lei dizem que essa mudança é um avanço e precisa ser seguido pelos países vizinhos da região.

Pesquisa brasileira mostra que 89% das mulheres detestam assédio nas ruas

No Brasil, cantada não é crime. Mas uma pesquisa mostra que as mulheres odeiam esse tipo de assédio. E, dependendo da abordagem, o caso pode sim terminar na polícia.

No vai e vem das ruas, os ouvidos femininos nem sempre são respeitados. “Gostosa, começam a assoviar, isso aí me ofende, eu não gosto’, conta a estudante Rosângela Lacerda.

E é assim que pensa a maioria das mulheres brasileiras. Em uma pesquisa realizada em 120 cidades, 89% das entrevistadas disseram que detestam ser assediadas nas ruas, principalmente, quando eles pegam pesado no vocabulário.

“Aquelas que são bem pejorativas, que levam pela questão da sexualidade, do corpo da mulher. Particularmente, não gosto”, diz a estudante Gabriela Gardenia.

Segundo a mesma pesquisa, 41% dos homens acreditam que as mulheres gostam das cantadas nas ruas. Mas o Bom Dia Brasil não conseguiu encontrar nenhum que admitisse fazer isso. Ou pelo menos, que continue agindo assim. “Ah, falei besteira, hoje em dia não falo mais. Tipo assim: gostosa, jamais faria isso hoje”, conta o fisioterapeuta Jucélio Carvalho Jesus

No Brasil, cantada não é crime. Não há na nossa legislação nenhum artigo específico sobre esse tipo de conduta. Mas que ninguém pense que pode sair por aí impunemente dizendo o que bem quiser para quem bem entender. Se houver excessos, a coisa pode complicar.

O advogado Fabiano Pimentel fala em crime de injúria, com pena de um a seis meses de prisão. “Se ela é excessiva, se ela passa a atingir a honra subjetiva da mulher com expressões grosseiras, xingamentos, ela pode caracterizar um crime de injúria”, explica.

Talvez seja hora de começar a ouvir o que elas pensam sobre as chances de quem insiste com isso.  “Não funciona, tentem outra coisa, mas não funciona, não mesmo”, afirma a gerente de expansão Daniele Oliveira.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #889 Online: 02 de Junho de 2015, 17:54:27 »
Agora sempre que alguém for fazer um elogio a uma desconhecida, pode acrescentar no começo, "eu sei que poderia ser preso por isso, mas..."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #890 Online: 02 de Junho de 2015, 18:04:09 »
A Bélgica proibiu essa semana, multas de até 3000 reais.

http://www.otempo.com.br/capa/mundo/bélgica-pro%C3%ADbe-cantadas-de-rua-com-multa-de-até-r-3-000-1.845995
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #891 Online: 02 de Junho de 2015, 18:06:54 »
Acima estão falando de cantadas agressivas, mas os próprios especialistas citados no artigo já salientam que quando há excessos o autor já pode ser enquadrado numa série de crimes, como citado, o crime de injúria, ou outros não mencionados, como assédio sexual e etc. por isso acho desnecessário leis a respeito de cantadas, já que caso de fato haja excessos os autores destes excessos já são passíveis de serem denunciados, julgados e condenados. Agora, se uma lei especifica sobre cantadas for criada minha preocupação seria a subjetividade e relatividade da lei, ao se basear em termos pouco objetivos, como "cantadas agressivas", que dependendo do texto da lei poderia colocar na lista qualquer coisa que a mulher arbitrariamente julgar como tal, como, simples elogios ou saudações, por exemplo.

Abraços!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #892 Online: 02 de Junho de 2015, 18:13:30 »
Sabe como é fácil de resolver sua preocupação? Não saia elogiando e saudando pessoas aleatórias na rua. Sabe aquela máxima? Não mexa com que esta quieto? Então...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #893 Online: 02 de Junho de 2015, 18:48:18 »
Minha preocupação não é comigo, mas com a distorção da ideia de justiça. Não acho justo um homem ser multado e até preso simplesmente por ter elogiado ou saudado uma mulher que não tenha gostado de seu elogio-saudação.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #894 Online: 02 de Junho de 2015, 18:55:16 »
Minha preocupação não é comigo, mas com a distorção da ideia de justiça. Não acho justo um homem ser multado e até preso simplesmente por ter elogiado ou saudado uma mulher que não tenha gostado de seu elogio-saudação.

E outras pessoas não acham justo mulheres terem que aguentar malas porque homens acham que tem o "direito" de elogiar quem quiser. Democracia, viva com isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #895 Online: 02 de Junho de 2015, 19:24:09 »

MAS PRENDER OU MULTAR A MULHER PELO MOTIVO É JUSTO, É??????????/11111!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111111111111111

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #896 Online: 02 de Junho de 2015, 19:44:07 »
Essas leis aprovadas valem só para quando o "cantante" é homem e a vítima mulher ou valem para outras situações possíveis? (homem-homem), (mulher-mulher) e (mulher-homem)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #897 Online: 02 de Junho de 2015, 19:59:51 »
A lei deve sempre se colocar ao lado mais oprimido na sociedade, o de menor poder. Na hierarquia de dominância da sociedade, estão no topo os heteroafetivos, primeiramene homens (brancos, e depois outras raças) e mulheres (idem).

O homem heteroafetivo, ao posar como "vítima" nesses casos, estaria apenas usurpando dessas leis para opressão misógina ou homofóbica.

A mulher, heteroafetiva, ainda estaria oprimindo a livre manifestações da orientação afetiva de outras mulheres. Seria uma forma dos heteroafetiva tentar compensar o impedimento à proibição do beijo homoafetivo em ambientes privados, na briga pela manutenção de seus privilégios.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #898 Online: 02 de Junho de 2015, 20:11:46 »
A lei deve sempre se colocar ao lado mais oprimido na sociedade, o de menor poder. Na hierarquia de dominância da sociedade, estão no topo os heteroafetivos, primeiramene homens (brancos, e depois outras raças) e mulheres (idem).

O homem heteroafetivo, ao posar como "vítima" nesses casos, estaria apenas usurpando dessas leis para opressão misógina ou homofóbica.

A mulher, heteroafetiva, ainda estaria oprimindo a livre manifestações da orientação afetiva de outras mulheres. Seria uma forma dos heteroafetiva tentar compensar o impedimento à proibição do beijo homoafetivo em ambientes privados, na briga pela manutenção de seus privilégios.

Eu responderia, se não estivesse acostumado aos seus posts.  :lol:

As reportagens dão a entender que as leis valeriam apenas quando homens assediam mulheres, mas talvez tenha apenas sido falta de rigor do jornalista. No Brasil já temos o caso da Maria da Penha legislando apenas para uma situação, não seria legal se começasse a virar costume.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #899 Online: 02 de Junho de 2015, 20:16:57 »
Não sei,  a reportagem não diz. Alguém sabe belga pra pesquisarmos?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!