Autor Tópico: Cantadas e Assédio Sexual  (Lida 73644 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Cantadas e Assédio Sexual
« Resposta #850 Online: 21 de Março de 2015, 12:42:42 »
Gostando ou não gostando, classificar simples elogios ou saudações como assédio sexual é um absurdo sem tamanho.
E na maior parte das oportunidades nem é uma questão de assédio sexual.

É apenas pura falta de educação.
E dependendo da situação, a falta de educação é de quem reage com rispidez (e/ou chilique) ao elogio ou saudação recebida.

A regra é simples, muito simples, e pode ser resumida nesta frase em linguagem coloquial:

"Não encha o 'saco' das outras pessoas com as suas gracinhas".
Sério, se eu disser bom dia para uma mulher na rua e ela me responder com alguma coisa deste tipo eu vou rir na cara dela, mas outros podem simplesmente acusa-la de falta de educação, e acho que pessoas sensatas estariam inclinadas a concordarem que de fato se houve alguém que foi mal educado nesta interação, foi aquela que deu chilique por causa de um simples saudação, e não o autor da saudação.

Abraços!

Vou perguntar algo similar feito há muitas luas passadas:

Você daria 'bom dia' para todo mundo indistintamente, incluindo aquela senhora idosa com 85 anos?

Ou faria apenas para aquela 'supergostosa' visando um possível retorno sexual?

Deixe-me pensar...

Acho que já sei a resposta!
Em algumas oportunidades o fator determinante pode sim ser o fato dela ser mulher e atraente, mas em muitos outros poderia ser o fato da pessoa aparentar ser simpática (independente de gênero, aparência ou idade), ou simplesmente o fato de eu estar num dia bom e isso ter me motivado a saudar qualquer estranho na rua (independente de gênero, aparência ou idade).

E independente de tudo isso, mesmo que a saudação tenha sido simplesmente pelo fato de ser uma mulher atraente, se revoltar com isso é para mim um absurdo sem tamanho.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #851 Online: 21 de Março de 2015, 12:46:03 »
"50 tons de cinza" é uma série que tem desproporcionalmente mais leitoras com esses problemas de relação abusiva elas mesmas. Não dá para generalizar.

Se é fanfic de "crepúsculo", também deve ser o caso com essa série, imagino.
As vezes a pessoa é simplesmente sadomasoquista, por que deveríamos transformar isso num problema?

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #852 Online: 21 de Março de 2015, 12:46:59 »
Gostando ou não gostando, classificar simples elogios ou saudações como assédio sexual é um absurdo sem tamanho.
E na maior parte das oportunidades nem é uma questão de assédio sexual.

É apenas pura falta de educação.
E dependendo da situação, a falta de educação é de quem reage com rispidez (e/ou chilique) ao elogio ou saudação recebida.

A regra é simples, muito simples, e pode ser resumida nesta frase em linguagem coloquial:

"Não encha o 'saco' das outras pessoas com as suas gracinhas".
Sério, se eu disser bom dia para uma mulher na rua e ela me responder com alguma coisa deste tipo eu vou rir na cara dela, mas outros podem simplesmente acusa-la de falta de educação, e acho que pessoas sensatas estariam inclinadas a concordarem que de fato se houve alguém que foi mal educado nesta interação, foi aquela que deu chilique por causa de um simples saudação, e não o autor da saudação.

Abraços!

Você daria 'bom dia' para todo mundo indistintamente, incluindo aquela senhora idosa com 85 anos?

Deixe-me pensar...

Em algumas oportunidades o fator determinante pode sim ser o fato dela ser mulher e atraente, mas em muitos outros poderia ser o fato da pessoa aparentar ser simpática (independente de gênero, aparência ou idade), ou simplesmente o fato de eu estar num dia bom e isso ter me motivado a saudar qualquer estranho na rua (independente de gênero, aparência ou idade).

E independente de tudo isso, mesmo que a saudação tenha sido simplesmente pelo fato de ser uma mulher atraente, se revoltar com isso é para mim um absurdo sem tamanho.

Abraços!

"Tá serto"!
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #853 Online: 21 de Março de 2015, 12:48:57 »
E desde quando o Agnóstico não esperaria retornos sexuais mesmo de uma senhora idosa de 85 anos?

Mas de qualquer forma as técnicas dos Picker Uppers incluem a dissimulação de algo mais casual, indistinto, incluindo então também interagir amigavelmente com outras pessoas no local, mesmo pessoas do mesmo sexo ou mulheres não atraentes.

Não vejo outra solução senão ter agentes a paisana que de vez em quando pegam alguns caras muito amigáveis aleatoriamente e dão uns sacodes para ver se eles não estão carregando alguns dos manuaizinhos de instrução. Aí é cana ou multa.
Coitados dos Pick Up Artists  :(  :hihi: :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #854 Online: 21 de Março de 2015, 13:14:29 »
"50 tons de cinza" é uma série que tem desproporcionalmente mais leitoras com esses problemas de relação abusiva elas mesmas. Não dá para generalizar.

As vezes a pessoa é simplesmente sadomasoquista, por que deveríamos transformar isso num problema?

Não me lembro de detalhes, mas acho que não era o caso.

Ao mesmo tempo, é bem capaz de que "sadomasoquismo" já seja algo digno de ser considerado problemático em si mesmo.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #855 Online: 21 de Março de 2015, 13:22:27 »

Não me lembro de detalhes, mas acho que não era o caso.

Ao mesmo tempo, é bem capaz de que "sadomasoquismo" já seja algo digno de ser considerado problemático em si mesmo.
Em situações onde sadomasoquistas se relacionam sexualmente entre si de forma consensual e sem prejuízos de nível psicológico ou físicos, o único problema que me resta é de nível sócio-cultural, na forma como a cultura de uma sociedade ou grupo social interpretaria estes indivíduos, como por exemplo condenando seus atos, levando-os ao marginalismo e ao ostracismo social. Isso poderia até resultar em prejuízos de nível psicológico, mas de origem sócio-cultural, e não da relação em si entre estes indivíduos.

Abraços!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #856 Online: 21 de Março de 2015, 13:39:39 »

Deixe-me pensar...

Agnóstico, você seria capaz de dar bom dia a uma supergostosa pensando em possíveis retornos sexuais!!!  :susto:

Que feio, hein...

Por que os pró-molestação-sexual fixam-se apenas no lado mais aparentemente "inocente" do espectro das cantadas, o "bom dia", "elogios", e estrategicamente omitem-se sobre ir agarrando, apalpando os genitais da vítima, e xingar ou agredir fisicamente caso haja resistência?

De qualquer forma, o "bom dia" é simplesmente a porta de entrada, não tem como negar. Ambos carregam a ideologia, a mentalidade, de que a mulher é uma propriedade pública e que está lá livre e acessível aos homens, que podem desfrutar dela como se fosse um objeto inanimado.

Esse tipo de colocação, pretensa ironia, é apenas prova disso, como se dizer a alguém "bom dia" fosse algo que tivesse obrigação de ser retribuido sexualmente.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #857 Online: 21 de Março de 2015, 15:12:02 »
Tímido do jeito que eu sou eu dou muito mais bom-dia pras velhas e desinteressantes e comprometidas do que para as solteiras que eu quero comer, mas eu sou doente hahahahha. Mas não é esse o ponto que quero trazer agora.

É um detalhe que aparece na fala de um dos foristas atrás e que é recorrente mas que não vi avinda ser apontado pelos defensores do esquema sapos coaxam, lobos uivam e homens fazem um monte de coisa. É a história de não dar cantada exceto se a femea se mostrar receptiva. Eu sei que igualitaristas nunca estão preocupados com a igualdade toda da coisa... Mas isso não é um duplipensar?

Eu mesmo aqui, ainda sendo pobre feio e tímido já tive um bocado de casos de ser paquerado abertamente por meninas que por n motivos eu não estive interessado. A ultima foi uma técnica de enfermagem do hospital que me disse que acabou o ultimo casamento quebrando uma mesa de centro na cabeça do marido (juro, ela me contou isso rindo como se fosse a coisa mais natural do mundo... O motivo teria sido o marido chegar bêbado, segundo ela mesma pela primeira vez na vida, em casa e fazer pra ela um sinal feio com o dedo do meio quando ela reclamou... Ve lah se me meto com uma porra destas). Essa por exemplo, era bem insistente... Mandava recado pela minha chefe, me chamava pra beber dia sim dia também chamava no whatzapp demorou meses pra entender que eu não tava afim. Mas nem me passou pela cabeça me sentir ofendido com a atração que causava ou as investidas.

Ou seja... Meu ponto é... Dar mole antes de receber cantada pode mas dar cantada antes de receber mole é estupro? É isso mesmo, produção?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #858 Online: 21 de Março de 2015, 15:23:55 »
Tímido do jeito que eu sou eu dou muito mais bom-dia pras velhas e desinteressantes e comprometidas do que para as solteiras que eu quero comer, mas eu sou doente hahahahha. Mas não é esse o ponto que quero trazer agora.

É um detalhe que aparece na fala de um dos foristas atrás e que é recorrente mas que não vi avinda ser apontado pelos defensores do esquema sapos coaxam, lobos uivam e homens fazem um monte de coisa. É a história de não dar cantada exceto se a femea se mostrar receptiva. Eu sei que igualitaristas nunca estão preocupados com a igualdade toda da coisa... Mas isso não é um duplipensar?

Eu mesmo aqui, ainda sendo pobre feio e tímido já tive um bocado de casos de ser paquerado abertamente por meninas que por n motivos eu não estive interessado. A ultima foi uma técnica de enfermagem do hospital que me disse que acabou o ultimo casamento quebrando uma mesa de centro na cabeça do marido (juro, ela me contou isso rindo como se fosse a coisa mais natural do mundo... O motivo teria sido o marido chegar bêbado, segundo ela mesma pela primeira vez na vida, em casa e fazer pra ela um sinal feio com o dedo do meio quando ela reclamou... Ve lah se me meto com uma porra destas). Essa por exemplo, era bem insistente... Mandava recado pela minha chefe, me chamava pra beber dia sim dia também chamava no whatzapp demorou meses pra entender que eu não tava afim. Mas nem me passou pela cabeça me sentir ofendido com a atração que causava ou as investidas.

Ou seja... Meu ponto é... Dar mole antes de receber cantada pode mas dar cantada antes de receber mole é estupro? É isso mesmo, produção?
Pelo que li do conjunto da obra, você parece convenientemente omitir que a coisa toda é um processo e que são as sutilezas desse processo as determinantes... É uma puxação de sardinha homérica donatélica. Chega a ser irônico que você tenha postado isso logo após as cabais considerações do sr. Banzai.
« Última modificação: 21 de Março de 2015, 15:27:23 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #859 Online: 21 de Março de 2015, 15:24:34 »
Hmmm?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #860 Online: 21 de Março de 2015, 15:36:29 »
Como definir quem deve dar o primeiro passo?

Se um mostrar inclinação a receber investidas ou o outro investir e verificar se há abertura?

Se ninguém for permitido a dar o primeiro passo, a comunicação vai ficar inviável no longo prazo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #861 Online: 21 de Março de 2015, 15:40:27 »

Se um mostrar inclinação a receber investidas ou o outro investir e verificar se há abertura?

Se ninguém for permitido a dar o primeiro passo, a comunicação vai ficar inviável no longo prazo.

Uma troca de olhar, um sorriso. Existem várias formas não verbais de comunicação que indicam interesse e abertura. Óbvio que isso exige habilidade, e os ineptos sociais tem dificuldade com isso, por isso se sentem no direito de incomodar quem não quer ser incomodado. Tipo testemunhas de jeová.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #862 Online: 21 de Março de 2015, 15:42:19 »

Uma troca de olhar, um sorriso. Existem várias formas não verbais de comunicação que indicam interesse e abertura. Óbvio que isso exige habilidade, e os ineptos sociais tem dificuldade com isso, por isso se sentem no direito de incomodar quem não quer ser incomodado. Tipo testemunhas de jeová.

Já disseram pra trás aqui, que olhar e sorriso é investir e incomoda.

Não tem saída.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #863 Online: 21 de Março de 2015, 15:44:24 »
Ahhh, entendi Sergio, mas foi exatamente o contrário. Eu omiti as investidas menos sutis. E tenho quase certeza de que o Buck tava sendo ironico.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #864 Online: 21 de Março de 2015, 15:46:25 »

Não tem saída.
Pois é ::) E essa também vale como resposta à menção do Sergio à sutileza do processo que eu haveria perdido :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #865 Online: 21 de Março de 2015, 15:46:55 »

Não tem saída.

Encarar e secar pode ser um incômodo, e dependendo da situação pode ser aterrorizante. Troca de olhares são mútuas, se você olhar e a pessoa corresponder, der um sorriso, ótimo, vá lá dar bom dia e puxar um papo. Se ela virar o rosto ou fizer cara feia, pegue a dica e siga em frente. O espaço dela não foi invadido e ela não foi incomodada.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #866 Online: 21 de Março de 2015, 15:47:29 »
Não é a toa que tem gente que tem que pagar pra aprender a paquerar.....

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #868 Online: 21 de Março de 2015, 15:52:44 »

Não tem saída.

Encarar e secar pode ser um incômodo, e dependendo da situação pode ser aterrorizante. Troca de olhares são mútuas, se você olhar e a pessoa corresponder, der um sorriso, ótimo, vá lá dar bom dia e puxar um papo. Se ela virar o rosto ou fizer cara feia, pegue a dica e siga em frente. O espaço dela não foi invadido e ela não foi incomodada.

Isso na sua opinião. O espaço dela ter sido invadido, ou ela ter sido incomodada só ela vai poder dizer. Além de obrigatoriamente alguém ter que olhar primeiro, arriscando. Não há saída pra cilada da vigilância dos defensores de qualquer ofendido.

Esse próprio julgamento de saber muito bem qual é o espaço do outro, de ante mão, já é característica básica pra haver um erro e consequente invasão do lugar do outro.

Os termos colocados aqui também de homem dando cantada em mulher, podem dar o discurso como machista por alguém que queira encher o saco nesse sentido. Os envolvidos deveriam ser um e dois, ou um e outro, já que mulheres podem também investir e nem sempre a relação é heterossexual.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #869 Online: 21 de Março de 2015, 16:10:02 »

Não tem saída.

Isso na sua opinião. O espaço dela ter sido invadido, ou ela ter sido incomodada só ela vai poder dizer. Além de obrigatoriamente alguém ter que olhar primeiro, arriscando. Não há saída pra cilada da vigilância dos defensores de qualquer ofendido.

Esse próprio julgamento de saber muito bem qual é o espaço do outro, de ante mão, já é característica básica pra haver um erro e consequente invasão do lugar do outro.

Os termos colocados aqui também de homem dando cantada em mulher, podem dar o discurso como machista por alguém que queira encher o saco nesse sentido. Os envolvidos deveriam ser um e dois, ou um e outro, já que mulheres podem também investir e nem sempre a relação é heterossexual.

Mesmo que o olhar seja considerado um incômodo, é um incômodo muito menor e mais educado do que abordar diretamente.

Isso é válido para homens e mulheres, héteros ou gays. Agalmatofilicos, Dendrofilicos, Timofilicos e afins estão liberados. :lol:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #870 Online: 21 de Março de 2015, 16:11:17 »
:P

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #871 Online: 21 de Março de 2015, 16:23:31 »
Quando estava procurando essas palavras, achei essa: Coleopterafilia: atração sexual por besouros.  :o

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #872 Online: 21 de Março de 2015, 16:33:21 »
Quando estava procurando essas palavras, achei essa: Coleopterafilia: atração sexual por besouros.  :o

Ué!!!

Cada um come aquilo que gosta.

Ou pode, oras!

:biglol:
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #873 Online: 21 de Março de 2015, 16:35:20 »
Sempre tenho curiosidade em saber se isso existe na vida real ou só existe por causa da formação possível da palavra mesmo?

Nesse caso é só a ordem Coleoptera (dos conhecidos como besouros e outros) + filia (desejo, atração).

Por exemplo, quelôniofilia seria a espécie de tara por jabutis, enquanto Phamsidafilia indicaria a atração sexual por bicho-pau... esse último caso é verificável em grande parte da população.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #874 Online: 21 de Março de 2015, 16:48:22 »
Hmmm?
Compreendo sua perplexidade, uma vez que você não tenha se dado conta mesmo, na sua ânsia de argumentar contundentemente que é a Vera que verga a vara e não a vara que verga a Vera, que uma coisa é uma cantada abrupta, do nada da qual não se pode prever uma reação e outra, uma crescente, um processo que começa com uma qualquer insinuação sutil, que depois ganha contornos de assédio escancarado e persistente, onde nesse iterim, há uma notória possibilidade disto ser podado sem mais.

Editando,

Ps. depois li suas outras respostas mas já havia me adiantado em responder aqui, antes.
« Última modificação: 22 de Março de 2015, 08:35:33 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!