Autor Tópico: Se Deus não existe, tudo é permitido  (Lida 53413 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #575 Online: 19 de Março de 2015, 11:47:46 »
ta na hora de voces abrirem "A igreja secular dos últimos dias" santo para elas é que não iram faltar, o estudozinho tendencioso.
Típico: menosprezo ao invés de refutação, abrir igreja é para crentes, aos ateus bastariam mais escolas.

GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #576 Online: 19 de Março de 2015, 11:49:27 »
o numero de ateus são mais baixos em todos os setores
Claro, claro, como não conseguimos refutar os argumentos, vamos diminuí-los... Algo a discordar da afirmação acima?
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #577 Online: 19 de Março de 2015, 11:50:05 »
existem países ricos e países pobres, adivinha qual deles oferecem vida mais confortável ?

Não desvirtue a informação, não se falou aqui em riqueza ou pobreza, mas se quiser o tiro no pé é todo seu:

http://noticias.gospelmais.com.br/estudos-apontam-paises-menos-religiosos-menos-violentos-41113.html
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #578 Online: 19 de Março de 2015, 11:50:49 »
palavra da salvação, amem!  ::)

A inveja é mesmo uma merlin...   :histeria:
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #579 Online: 19 de Março de 2015, 12:22:36 »

a firmo que existe uma moral naturalmente intrínseca a todo ser racional de mente sã nos alertando que não devemos mentir, matar , nem  roubar a todos.
se voce acha impossível existir um único ser humano de mente sã com capacidade para afirmar ao contrario, então isto só  confirma minha afirmação. ::)
Afirmar isso ou aquilo qualquer um pode fazer, por mais estapafúrdio que seja o conteúdo da afirmação. Você até agora só tem feito confirmar isso.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #580 Online: 19 de Março de 2015, 13:03:48 »
Só um detalhe, sinto cheiro de "deus das lacunas" nisso de: grande parte da população segue tais regras, logo advém de um ser superior.

Além de, em que o "não matarás, não mentirás, não levantarás falso testemunho", difere de instinto natural? Como os pais cuidarem da prole, ou um animal matar o outro para alimentar-se?

niguem em sã consciência afirmará que fazer  isto a todos  é correto
« Última modificação: 19 de Março de 2015, 13:23:07 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #581 Online: 19 de Março de 2015, 13:21:42 »

Agora, fica a pergunta, você tem alguma evidência de que a moral só pode vir de um deus, e não que pode ser consequência evolutiva? :hihi:

penso que uma parte de Deus passou a ser amoral para que pudêssemos ter uma moral, se fazendo ignorante nos tenha dado liberdade para agirmos no inicio mecanicamente, depois com a observação dos sentidos, nasceu o desejo  a vontade intencional de agir no sentido de reagir determinados sentimentos de prazer, dessa evolução nasceu o nosso caráter egocêntrico humano.
A evolução naturalmente faz parte de um deus mutante.

Acho que o gif a seguir demonstra bem sua atitude: :hehe:

Ao invés de apresentar evidências para corroborar suas afirmações, você só fica apresentando achismos.
Aqui está o link novamente, vê se consegue abrir agora: http://ceticismo.net/2015/01/08/pessoas-sao-boas-de-nascenca-nao-e-bem-assim/

li e continuo argumentando que: "o meio influencia ,mas não determina caráter" não é genético ,nem educação ja que irmãos criados em condições iguais muitas vezes possuem caráter bem contrarios.
a lobotomia , Alzheimer dizem que condições fisicas alteram a personalidade humana da mesma forma que uma luva alteraria a a musica tocada pelo violinista, um cérebro com defeito impede o correto  manifesto da inteligencia.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #582 Online: 19 de Março de 2015, 13:26:20 »
e qual seria o sentindo e o propósito de uma vida efêmera surgida ao acaso?

Essa é sua opinião, mas existem pessoas que realmente não estão nem aí para isso e conseguem viver felizes e plenas, sem a necessidade de um "paizinho"...

vai quer afirmar que a tua crença na sua breve inexistência não te incomoda e que de vez em quando não se pega refletindo sobre este fatídico dia, ou próximo momento ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #583 Online: 19 de Março de 2015, 13:30:25 »
ta na hora de voces abrirem "A igreja secular dos últimos dias" santo para elas é que não iram faltar, o estudozinho tendencioso.
Típico: menosprezo ao invés de refutação, abrir igreja é para crentes, aos ateus bastariam mais escolas.
este texto é uma apologia ao proselitismo ateu

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #584 Online: 19 de Março de 2015, 13:35:39 »

a firmo que existe uma moral naturalmente intrínseca a todo ser racional de mente sã nos alertando que não devemos mentir, matar , nem  roubar a todos.
se voce acha impossível existir um único ser humano de mente sã com capacidade para afirmar ao contrario, então isto só  confirma minha afirmação. ::)
Afirmar isso ou aquilo qualquer um pode fazer, por mais estapafúrdio que seja o conteúdo da afirmação. Você até agora só tem feito confirmar isso.

o caso é simples se minha afirmação é inverídica, te toda a raça humana basta apresentar alguém de consciência sã afirmando que mentir matar e roubar a todo é o correto ?

se não consegue não tem como refutar :P

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #585 Online: 19 de Março de 2015, 13:40:34 »

o caso é simples se minha afirmação é inverídica, te toda a raça humana basta apresentar alguém de consciência sã afirmando que mentir matar e roubar a todo é o correto ?

Todas as consciências humanas "sãs" se reservam ao direito de matar, roubar e mentir magnanima e galhardamente quando isto lhes der na telha, meu filho.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #586 Online: 19 de Março de 2015, 14:11:31 »
li e continuo argumentando que: "o meio influencia ,mas não determina caráter" não é genético ,nem educação ja que irmãos criados em condições iguais muitas vezes possuem caráter bem contrarios.

Quem tem que evidenciar isso é quem afirma. :ok:
Quando confrontado, vejo que você às vezes faz isso:

Além do fato de que, só por terem os mesmos pais, não significa que terão as mesmas companhias, ou o mesmo cérebro. Como o Sérgio citou, as condições podem não ser iguais.
E algumas características já se nasce, se não me engano, timidez é um exemplo, certa vez, vi uma pesquisa que mostrava que, de nascença, alguns bebês são tímidos (choram mais quando no colo de alguém estranho do que outros bebês), vou ver se encontro.

a lobotomia , Alzheimer dizem que condições fisicas alteram a personalidade humana da mesma forma que uma luva alteraria a a musica tocada pelo violinista, um cérebro com defeito impede o correto  manifesto da inteligencia.

De fato, um cérebro "defeituoso" muda a pessoa, exemplo clássico é o mal da esquizofrenia, mas o problema, colega, é que você tem de evidenciar suas afirmações, e não ficar só se baseando em opiniões suas e pedindo para que o oponente o refute. Pois aí só ficaremos discutindo "o sexo dos anjos".
« Última modificação: 19 de Março de 2015, 15:40:17 por Terráqueo »
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #587 Online: 19 de Março de 2015, 14:40:15 »

li e continuo argumentando que: "o meio influencia ,mas não determina caráter"
E por que uma influência não pode ser determinante de algo?

não é genético ,nem educação ja que irmãos criados em condições iguais muitas vezes possuem caráter bem contrarios.
E quem determina que as condições são realmente iguais?

Alzheimer dizem que condições fisicas alteram a personalidade humana da mesma forma que uma luva alteraria a a musica tocada pelo violinista, um cérebro com defeito impede o correto  manifesto da inteligencia.
Esse conceito do que é "correto" está sempre sendo revisto... O caso do Stephen Hawking, por exemplo, é emblemático, não fosse o aparato tecnológico existente à sua disposição poder-se-ia dizer que o cérebro dele não funciona direito?

Criaturo, vai por mim, você precisa se inteirar mais dos fatos.
« Última modificação: 19 de Março de 2015, 14:43:29 por Sergiomgbr »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #588 Online: 19 de Março de 2015, 15:51:16 »

Todas as consciências humanas "sãs" se reservam ao direito de matar, roubar e mentir magnanima e galhardamente quando isto lhes der na telha, meu filho.

e desde o principio tendo sido assim,mas poderia apresentar apenas uma afirmando que é correto mentir, roubar e matar a todos ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #589 Online: 19 de Março de 2015, 15:59:34 »

Além do fato de que, só por terem os mesmos pais, não significa que terão as mesmas companhias, ou o mesmo cérebro. Como o Sérgio citou, as condições podem não ser iguais.
E algumas características já se nasce, se não me engano, timidez é um exemplo, certa vez, vi uma pesquisa que mostrava que, de nascença, alguns bebês são tímidos (choram mais quando no colo de alguém estranho do que outros bebês), vou ver se encontro.

eu tambem acho que que ja nascemos portando um personalidade alma, até os 07 anos o meio poderá moldar mossa mentalidade infantil depois fica bem  mais complicado

De fato, um cérebro "defeituoso" muda a pessoa, exemplo clássico é o mal da esquizofrenia, mas o problema, colega, é que você tem de evidenciar suas afirmações, e não ficar só se baseando em opiniões suas e pedindo para que o oponente o refute. Pois aí só ficaremos discutindo "o sexo dos anjos".

:anjo:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #590 Online: 19 de Março de 2015, 16:13:16 »

li e continuo argumentando que: "o meio influencia ,mas não determina caráter"
E por que uma influência não pode ser determinante de algo?

pode e não pode, depende do nivel de aceitação de cada consciência

não é genético ,nem educação ja que irmãos criados em condições iguais muitas vezes possuem caráter bem contrarios.
E quem determina que as condições são realmente iguais?[/quote]

100% igual ninguém pode ser né? tai a individualidade sobrepondo a comunidade.

Alzheimer dizem que condições fisicas alteram a personalidade humana da mesma forma que uma luva alteraria a a musica tocada pelo violinista, um cérebro com defeito impede o correto  manifesto da inteligencia.
Esse conceito do que é "correto" está sempre sendo revisto... O caso do Stephen Hawking, por exemplo, é emblemático, não fosse o aparato tecnológico existente à sua disposição poder-se-ia dizer que o cérebro dele não funciona direito?

Criaturo, vai por mim, você precisa se inteirar mais dos fatos.[/quote]

sem tecnologia ficaria difícil descobrir se ele ainda esta por aqui

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #591 Online: 19 de Março de 2015, 16:25:15 »
eu tambem acho que que ja nascemos portando um personalidade alma, até os 07 anos o meio poderá moldar mossa mentalidade infantil depois fica bem  mais complicado

Finalmente você reconheceu que só está usando de achismos. :biglol:
Sobre esse assunto, o problema é que eu não me lembro onde vi informações sobre essa pesquisa, se vi na televisão, ou li em uma revista ou na internet. Mas era que desde pequenas algumas pessoas tem tendencia à timidez, mas nada de que já se nasce com personalidade pronta.
E não se esqueça de que certos "problemas mentais" são genéticos, como o autismo: http://ceticismo.net/2014/10/29/autismo-pode-ter-um-festival-de-genes-e-voce-achava-que-nao-podia-ser-pior/.
Mas mesmo que já nasçamos com personalidade pronta, isso não significaria interferência divina, mas sim consequências do desenvolvimento cerebral.
Mas o artigo apresentado anteriormente corrobora a ideia de que a moral é um contrato social, algo que foi desenvolvido pelos humanos através das gerações. Pois, como mostrado por outros foristas, animais menos inteligentes possuem uma "moral", o que demonstra que nossos antepassados de alguns milhões de anos (talvez até os mais antigos que o Ardipithecus) podem ter gerado a moral que temos hoje.

É, uma discussão em que um só fica usando de opinião própria, não embasada, é como discutir o sexo dos anjos, ou quando crianças de três ou quatro anos discutem "minha mãe é melhor que a sua".
« Última modificação: 19 de Março de 2015, 16:49:35 por Terráqueo »
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #592 Online: 19 de Março de 2015, 16:31:57 »

e desde o principio tendo sido assim,mas poderia apresentar apenas uma afirmando que é correto mentir, roubar e matar a todos ?
É claro que não há ninguém que vá dizer tal coisa porque é o ridículo da obviedade. Não se prega aos quatro ventos que é lícito matar, mentir e roubar justamente porque o que se quer é exatamente o contrário, que se contenham os ânimos, as inclinações naturais das pessoas em serem livres, em nome do convívio harmônico em sociedade.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #593 Online: 19 de Março de 2015, 20:35:28 »

É claro que não há ninguém que vá dizer tal coisa porque é o ridículo da obviedade. Não se prega aos quatro ventos que é lícito matar, mentir e roubar justamente porque o que se quer é exatamente o contrário, que se contenham os ânimos, as inclinações naturais das pessoas em serem livres, em nome do convívio harmônico em sociedade.

A nao ser que seja em nome da Alá, ai se pode matar ou morrer [sendo até incentivado os animos em nome da fé] pra pegar virgens no paraiso. Nessa hora parece que a sã concsiencia de um religioso [se é que isso existe em alguém que crê em coisas sem sentido]

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #594 Online: 19 de Março de 2015, 20:51:25 »
Só uma observação: A Evolução é um fato comprovado, nem é mais teoria. Muitas vezes a gente fala mais por habito.

Exemplo pratico sao bacterias e virus que sofrem mutações de forma mais explicita [por isso é preciso criar vacinas pra cada tipo que surge]; seres com organismos mais complexos tambem sofre evolução mais muitas vezes de forma mais discreta.

Agora a Biblia nem como teoria serve. Nao dá pra teorizar algo com muita coisa sem base cientifica. É questão só de fé mesmo.

Colega, aconselho que pesquise o que é uma teoria científica, ajudará e muito nesse tipo de discussão.
Apesar de que você está certo, a evolução é um fato comprovado, apesar de que negacionistas (em especial os criacionistas de Terra jovem, ou melhor, criacidiotistas ou criaburricionistas, e alguns defensores do design inteligente intelijegue) continuam existindo por aí, na internet você encontra muitos, em uma mensagem anterior, o colega Pagão citou um exemplo de site assim, acho que foi um tal de darwinismo.wordpress.
Mas discutir com esse pessoal é como dar murro na água, ou jogar xadrez com um pombo.

Obs: Aconselho que você não se inscreva nesse site para comentar, pois vi alguns comentários de que é muito comum o autor banir os "adversários" quando refutado, ou editar seus comentários, retirando os argumentos e deixando só xingamentos.

Ja vi sites piores onde um nao-cristao nem podia comentar uma letra.
Mas sem problema nem vou me inscrever.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #595 Online: 19 de Março de 2015, 20:56:59 »
E nem tem prova de moral absoluta. ja refutei isso varias vezes aqui. nao vou ser repetitivo, mas se tiver tempo olha os posts mais antigos.

Note - eu escrevi sobre moralidade objetiva, não absoluta. Embora uma moral absoluta (ou seja, a ideia que certos atos sejam intrinsecamente errados, independentemente da situação em que ocorrem) dependa da objetividade da moral (ou seja, que decisões morais podem ser tomadas de maneira racional e justificável por um sistema lógico - ou seja, não dependem apenas de costumes sociais ou de aceitação pessoal), o inverso não é verdadeiro.

Mas mesmo a moral "objetiva" (Ex: matar ou nao alguem) pode ter outras terceiras opções - Ex: em vez de matar ou poupar alguem poderia apenas ferir ou mutilar, muita gente poderia achar que isso ainda seria violencia, outros nao teriam opiniao formada e algunas achariam que foi certo.

Mesmo Moral dita objetiva pode nao ser tao objetiva assim.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #596 Online: 20 de Março de 2015, 08:02:05 »

Finalmente você reconheceu que só está usando de achismos. :biglol:
Sobre esse assunto, o problema é que eu não me lembro onde vi informações sobre essa pesquisa, se vi na televisão, ou li em uma revista ou na internet. Mas era que desde pequenas algumas pessoas tem tendencia à timidez, mas nada de que já se nasce com personalidade pronta.
E não se esqueça de que certos "problemas mentais" são genéticos, como o autismo: http://ceticismo.net/2014/10/29/autismo-pode-ter-um-festival-de-genes-e-voce-achava-que-nao-podia-ser-pior/.
Mas mesmo que já nasçamos com personalidade pronta, isso não significaria interferência divina, mas sim consequências do desenvolvimento cerebral.
Mas o artigo apresentado anteriormente corrobora a ideia de que a moral é um contrato social, algo que foi desenvolvido pelos humanos através das gerações. Pois, como mostrado por outros foristas, animais menos inteligentes possuem uma "moral", o que demonstra que nossos antepassados de alguns milhões de anos (talvez até os mais antigos que o Ardipithecus) podem ter gerado a moral que temos hoje.

É, uma discussão em que um só fica usando de opinião própria, não embasada, é como discutir o sexo dos anjos, ou quando crianças de três ou quatro anos discutem "minha mãe é melhor que a sua".

personalidade genética herditaria, não creio pois existem muitas diferenças morais entre pais e filhos ha casos gritantes até a morte! :cadeira::diabo:
autista ha casos provocados por problemas espirituais, conheci um que ao ver um pastor orando ia pegava a mão do pastor e colocava sobre a própria cabeça, o mesmo quando colocado próximo algum deficiente físico ou também mental ficava totalmente alterado como se estivesse vendo algo que o incomodasse muito.
neste mesmo local "Casa do Cotolengo"  havia uma moça totalmente perturbada balbuciando coisas desconexas sentada em sua cadeira de rodas, quando fui me despedir ela recobrou a lucidez e me disse baixinho no ouvido: "reze por mim que eu não estou muito bem".
Para mim isto evidencia coisas espirituais.  :caveira: :ghost: :anjo:
o ser humano é dual, ou seja possui uma personalidade alma eterna em essência mais mutável moralmente, quanto menor seu nível de consciência  sofrerá  influencia material, assim podemos ver na matéria uma tentação para o espirito, ja que o cérebro esta programado para satisfazer o ego, cabe a alma conseguir libertar-se deste julgo.
Tente contrariar suas vontades quando conseguir terá dado os primeiros passos para uma maior nível moral.
« Última modificação: 20 de Março de 2015, 08:05:12 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #597 Online: 20 de Março de 2015, 08:20:13 »

o caso é simples se minha afirmação é inverídica, de toda a raça humana basta apresentar alguém de consciência sã afirmando que mentir matar e roubar a todo é o correto ?

há haá! na verdade existe sim hipócritas que põe seus interesses escusos acima da moral divina  de "não matar, roubar nem mentir" pregando que se pode matar inimigos, a exemplo de Hitler , Moisés, Osama Bin Laden e cia.
somente a moral   absoluta é que aponta para o bem comum incondicional, por isso afirmo que toda mente sã possui esta consciência divina intrínseca ao ser humano, porem muitos são os que a ignoram se rebaixando ao nível dos animais irracionais.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #598 Online: 20 de Março de 2015, 08:25:31 »

o caso é simples se minha afirmação é inverídica, de toda a raça humana basta apresentar alguém de consciência sã afirmando que mentir matar e roubar a todo é o correto ?

há haá! na verdade existe sim hipócritas que põe seus interesses escusos acima da moral divina  de "não matar, roubar nem mentir" pregando que se pode matar inimigos, a exemplo de Hitler , Moisés, Osama Bin Laden e cia.
somente a moral   absoluta é que aponta para o bem comum incondicional, por isso afirmo que toda mente sã possui esta consciência divina intrínseca ao ser humano, porem muitos são os que a ignoram se rebaixando ao nível dos animais irracionais.

A nao ser que seja em nome da Alá, ai se pode matar ou morrer [sendo até incentivado os animos em nome da fé] pra pegar virgens no paraiso. Nessa hora parece que a sã concsiencia de um religioso [se é que isso existe em alguém que crê em coisas sem sentido]

exato!

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #599 Online: 20 de Março de 2015, 14:55:05 »
Ja vi sites piores onde um nao-cristao nem podia comentar uma letra.
Mas sem problema nem vou me inscrever.

Bom, não necessariamente um não cristão (pois nem todos os teístas são negacionistas da evolução), mas qualquer um que fosse defender a evolução como o que realmente é, um fato e uma teoria científica.
Mas usam de desonestidade de qualquer jeito, aliás, acho que isso daria tema para outro tópico, se criacionismo=desonestidade, pois eu mesmo nunca vi alguém que defendesse isso sem usar de falácias, informações distorcidas e etc.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!