Mais.
Sob FHC, também houve ‘corrupção organizada’
É mesmo?
Então vamos aguardar para que o senhor Josias mostre que quase toda a cúpula tucana, incluindo especialmente os seus tesoureiros, recebia dinheiro de propina para injetar em campanhas eleitorais e para montar esquemas de 'projetos de poder'.
Se for demonstrado isto, aí sim pode-se afirmar que houve uma corrução tucana institucional e que está no mesmo nível de degradação que a petista.
Estou esperando.
Eu não duvido que a corrupção tenha alcançado os mesmos níveis. Você pedir provas de coisas que ocorreram há 20 anos, em outro "mundo" no que concerne à velocidade de informação e a forma como ela era compartilhada e armazenada e deixar subentendido que o governo PSDB era menos pior, deixa transparecer uma falta de imparcialidade da sua parte.
O PT está no poder a quase 13 anos. Logo no primeiro ano (2003) ele poderia ter feito uma devassa na gestão anterior em busca de falcatruas, das quais certamente deixaram 'n' vestígios que permitiriam uma ação judicial, enquadrando FHC em crime de responsabilidade fiscal e outras legislações aplicáveis. Mas não o fez. Porquê?
Acho que a explicação mais simples fica evidenciada com a manutenção do Delcídio nas mesmas posições de comando que ele exercia durante o governo FHC. Não só do Delcídio. Um número bem considerável de políticos foi mantido nas mesmas funções mesmo com um governo que em teoria veio para "quebrar com o antigo". Então, por que não o fez? Porque se aproveitou do know-how.
O PT ocupou o poder logo em seguida ao dos tucanos. Não foram 20 anos depois, em outro "mundo".
E, para que fique claro, não duvido que tenha ocorrido uma corrupção muito intensa entre 1995 e 2002. Mas para afirmar que ambas são equivalentes são necessárias evidências sólidas e não 'blá-blá-blá' ideológico.
Geo, hoje os meios de se investigar são outros. Celulares, mensagens, internet, instituições muito melhores do que em 1995. Mesmo a legislação no que concerne à corrupção melhorou com o implemento integral da convenção de Palermo, que não alcança crimes praticados no período.
O que aconteceu lá, ficou no passado. Os meios de produção de prova que temos agora não retroagem, infelizmente. Mas conhecendo o governo (qualquer um deles) e tendo como exemplo o governo Alckmin, que está cercado de denuncias semelhantes àquelas do governo federal, e o que é pior, com os mesmos personagens "secundários", eu considero muito mais seguro pensar que são sim tão ruins como os outros.
E "blábláblá ideológico"? Virei esquerdista porque não acredito na pureza do PSDB agora?
Geo, isso foi no mínimo, tosco.