Se a corrupção fosse igual, não concorda que teríamos coisas como o PSDB se eternizando no poder e Petrobrás quebrando na época?
Como foi mesmo que o FHC conseguiu passar a emenda da reeleição?
Tenho dúvidas se ele pessoalmente teve envolvimento em algum esquema aí. Parece que outros interessados na reeleição (governadores e prefeitos) se envolveram com propinas. Ainda assim, a reeleição não foi algo empurrado à contra gosto, pois a população era favorável. Não foi esse absurdo que os críticos fazem parecer.
Eu, por outro lado, não tenho dúvida de que ele sabia de toda a movimentação de bastidores para aprovar a o instituto da reeleição.
A questão é: Como é que os parlamentares foram convencidos ou, em outras palavras, como é que ela foi aprovada?
Com realocação de verbas para aprovar emendas parlamentares e dando cargos "à rodo" o que é legal mas ética e moralmente questionável? Ou com subornos de parlamentares usando valores vindos de desvios de orçamentos superfaturados de empresas que estão no 'esquema'?
Se houver boas evidências de que o FHC (superlativo de PhD) se envolveu em propinas e corrupção pessoalmente, eu aceito.
Acho que este ex-presidente não se locupletou financeiramente com a corrupção e nem membros de sua família, como fez escandalosamente o seu sucessor.
Mas duvido que os grandes esquemas de corrupção não fossem de conhecimento dele.
Só acho que ele sempre pareceu estar acima disso, visto que até se afastou da política após seu mandato, ao contrário dos presidentes anteriores a ele.
Pode ser estratégia. Mas entre os dois últimos ex-presidentes, certamente ele é o que estaria mais próximo do que você escreveu.