Imagina o preço das armas no Brasil. Se os preços forem absurdos o trafico de armas vai reinar...
Se o preço fosse caro, nem ia vender tanto. Mas mesmo caro o problema ainda é o
trafico ilegal. Muitas armas vem do Paraguai clandestinamente e de policiais corruptos (exceto casos de armas roubadas da policia) -- armas de uso "exclusivo" da policia.
No final das contas o problema não seria quem só vende, mas quem fabrica. Já que um traficante não sabe como criar uma arma -- a arma mais facil de fazer são as artesanais (Ex: garrucha), mas essa não é tao eficiente quanto um fuzil, AR15, etc.
Raiz do problema ----> FABRICANTES.
Muitas armas vem de
Israel, Alemanha, Russia, EUA, etc. As Organizaçãos da Nações Unidas (ou o orgão responsavel pelo desarmamento) deveriam tomar um providencia. O problema é que ela teria que esbarrar em empresas com grande poder e influencia politica.
Fazer campanha pra desarmamento atomico em nivel mundial, mas não fazer contra armas de fogo em nivel mundial, é de uma hipocrisia por parte dos EUA e paises armamentitas que tentam pagar uma de politcamente corretos por um lado e tiranos por outro.
Agora vou deixar bem claro que não sou ingenuo de crer que só retirando armas de cena vai acabar violencia. Ser humano se nao tem cão (armas de fogo) caça com gato (armas brancas, pedras, paus, etc.). Só que armas-de-fogo dá um poder muito grande pra assaltantes, traficantes. Ex: Sempre houve assaltos antigamente, pivetes com canivetes, etc. mas canivete tem alcance fisico limitado e dá (dependendo do caso) pra fugir, etc.