Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84745 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #725 Online: 24 de Março de 2015, 16:35:34 »
Sua justiça é deixar mais de 90% das vagas pros brancos!  :ok:

Ainda se sente prejudicado... affff....

Se esses brancos forem pobres e que ralaram bastante pra conseguir passar, eles merecem menos? Você não percebe que o problema não é a cor da pele, mas a pobreza? Porque não abrir cotas pra quem estudou somente em escolas públicas? Não seria um critério bem melhor que jogar 60% da população numa única categoria e julgar que todos são pobres?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #726 Online: 24 de Março de 2015, 16:42:55 »
A minha melhor argumentação contra uma política "cega a cores" nesse sentido seria de que talvez a cor esteja associada a uma pobreza maior do que a normalmente "captada" apenas pelo padrão apenas social. Já li que é assim nos EUA, não me surpreenderia se fosse assim também.

Mas mesmo levando isso em consideração preferiria que as políticas fossem ao menos em imagem/embalagem, "cegas à cor", para evitar a divisão racial das coisas. Isso é, poderia na prática haver o mesmo exato "favoritismo", mas acabaria ficando por trás de uma linguagem racialmente neutra.

Como eu gostaria que mais defensores da cota usassem esse argumento em vez de meramente "ENTÃO VC QER Q SEJA TUDO DOS BRANCO EH ISSO Q VC XAMA D GUSTISSA???????????????///////////"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #727 Online: 24 de Março de 2015, 16:43:08 »
Conta ai quantas vezes você perdeu vagas por causa da sua coa, quantas vezes você foi parado pela polícia por causa da sua cor, quantas vezes pessoas atravessaram a rua por causa da sua cor, qual a porcentagem da sua raça esta na pobreza?

Ignorar que na sociedade existe um privilégio para brancos é ignorar a realidade. Veja, eu não estou dizendo que tais privilégios são "culpa" dos brancos, estou dizendo que mesmo intencionalmente ou até inconscientemente os brancos tem privilégios. Pesquisa indica que em vagas que pedem currículos com fotos, negros recebem 60% chamadas para entrevistas.

Quer você queira quer não, existem grupos e minorias que sofrem preconceitos e são oprimidas pela sociedade. E pobres pagam proporcionalmente mais impostos que ricos, em média pobres trabalham 153 dias para pagar os impostos, a classe media 115 dias e ricos 106 dias. Você paga impostos? Pobres também pagam. A USP é mantida com o imposto dos ricos E dos pobres, mas pobres não tem acesso.

E claro, ricos tem preocupações, se a crise apertar não poderão trocar de carro, não poderão levar seus filhos a Disney, ter que colocar num colégio mais barato. Enquanto o pobre esta com medo de morar na rua e seus filhos passarem fome, se a chuva vai levar o barraco, onde deixar os filhos pra poder trabalhar, etc. Claro, cada um com seus problemas. Vamos chorar pelos ricos que agora SÓ tem 50% das vagas, depois de todo esse sofrimento.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #728 Online: 24 de Março de 2015, 16:44:38 »

Se esses brancos forem pobres e que ralaram bastante pra conseguir passar, eles merecem menos? Você não percebe que o problema não é a cor da pele, mas a pobreza? Porque não abrir cotas pra quem estudou somente em escolas públicas? Não seria um critério bem melhor que jogar 60% da população numa única categoria e julgar que todos são pobres?

Existem cotas assim e mesmo as cotas raciais exigem ter estudado em escola pública. O que acha de dar uma pesquisada no assunto?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #729 Online: 24 de Março de 2015, 16:48:09 »
Já com essa linha de argumento eu acho curioso que, há ou uma espécie de revanchismo (ao menos uma forma dos brancos se ferrarem em compensação, por seus privilégios universais, já que nunca são parados pela polícia ou rejeitados por aparência em empregos, e nunca, nunca, vítimas de racismo -- afinal, os brancos é que são os racistas), ou a noção de que alguma forma a admissão preferêncial de negros/pardos (mais provavelmente os já melhor de vida) vá mudar isso, e positivamente. Mas a tendência é que não mude nada, ou piore, ao menos para a vasta maioria que não está se beneficiando das cotas de qualquer forma, porque o problema começa muito antes.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #730 Online: 24 de Março de 2015, 16:48:43 »
"ENTÃO VC QER Q SEJA TUDO DOS BRANCO EH ISSO Q VC XAMA D GUSTISSA???????????????///////////"

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Colocar o dedo na ferida dói...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #732 Online: 24 de Março de 2015, 16:50:59 »
Você não percebe que o problema não é a cor da pele, mas a pobreza?

É basicamente por causa dessa premissa que é impossível avançar na discussão. O cara do NYT acertou na mosca. O Brasil vive em estado de negação.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #733 Online: 24 de Março de 2015, 16:55:43 »
Sabe barata você está equivocado se acha que o pobre sente mais pressão que eu. O tombo que eu tomaria e as condições para onde eu iria é tão acentuado que não há comparação com alguém estar ganhando 700 com seus filhos em uma escola pública e ir para o bolsa família.

A vida não é apenas dinheiro e acredite me eu provavelmente trabalho mais, sofro mais psicologicamente do  que minha empregada. Mais a perder mais o sofrimento. Minha empregada ficou grávida pão terceira vez ela ficou preocupada com o custo da nova criança? Nada.  Não fará diferença. Para mim cada filho custa 5 mil o mês pelo menos.

Você parte de um espantalho torto e pensa que dinheiro de alguma maneira é uma blindagem para sofrimento. De novo eu não devo nada. Se param os negros mais na rua do que eu que pena.. Mas isso é uma das pressões que eles têm e eu não. Eu tenho outras que eles não têm.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #734 Online: 24 de Março de 2015, 16:58:35 »

Existem cotas assim e mesmo as cotas raciais exigem ter estudado em escola pública. O que acha de dar uma pesquisada no assunto?

Eu sei disso. Mas acho que deveria parar neste critério das escolas públicas. Ter estudado em escolas públicas já diz muito sobre a condição social do aluno.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #735 Online: 24 de Março de 2015, 17:03:10 »
Bom, já existem as cotas para alunos pobres de escolas públicas. Eu só não sei porque resolveram adicionar as cotas exclusivas para negros. E, para piorar, não são nem para negros pobres, são cotas simplesmente para negros. E são cotas auto-declaráveis. Então você começa com um sistema que foi pensado em ajudar exclusivamente negros pobres que, por algum motivo, possuem ainda menos chances de entrar em uma faculdade do que o vizinho branco pobre, e termina com um sistema que acaba englobando, também, negros de classe média e alta, e brancos de todas as esferas sociais que resolvem se declarar negros. Daí aquelas pessoas que o sistema foi criado para ajudar em primeiro lugar, acabam ficando com uma parcela risória das cotas que seriam reservadas para ele, já que ele disputa em desvantagem até com as pessoas que disputam as cotas com ele. E, assim, a maioria das pessoas que acabam entrando são pessoas que teriam condições de disputar vagas sem precisarem das cotas, ou somente com as cotas sociais, e o negro pobre, aquele que essa aberração deveria exclusivamente ajudar, continua lá, fudido.

Mas, hey, o importante é que negros que já tinham condições de passar sem cotas, ou somente com as cotas sociais, entraram na faculdade pelas cotas raciais, daí você tem esses números para mostrar que as cotas estão fazendo sua "função social", pois, quando se analisa só esses os números, e pega entrevistas escolhidas a dedos de negros miseráveis que entraram em uma universidade pelas cotas, é fácil esquecer da esmagadora maioria de negros pobres que continuam fodidos, em primeiro lugar, pelo mesmo sistema que deveria ajudá-los. Pois é claro que um sistema de cotas racial, auto-declarável, sem limite de renda, não teria como dar errado. Taí o vizinho negro pobre da prima da minha vizinha que não me deixa mentir.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #736 Online: 24 de Março de 2015, 17:05:26 »
Bom, já existem as cotas para alunos pobres de escolas públicas. Eu só não sei porque resolveram adicionar as cotas exclusivas para negros. E, para piorar, não são nem para negros pobres, são cotas simplesmente para negros. E são cotas auto-declaráveis.

Não. A "pobreza" em ambos os casos é teoricamente a mesma, inferida a partir de ter sempre estudado em escola pública. Ao menos era assim há algum tempo, acho. Negros (ou brancos) que tenham cursado colégio particular em algum momento, já não poderiam ser cotistas.

Se é diferente disso, então deve ter mudado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #737 Online: 24 de Março de 2015, 17:07:43 »
Você não percebe que o problema não é a cor da pele, mas a pobreza?

É basicamente por causa dessa premissa que é impossível avançar na discussão. O cara do NYT acertou na mosca. O Brasil vive em estado de negação.

Mas não é? O que, associado ao racismo, é resolvido, e não agravado, com cotas?

Em quanto tempo espera-se que as cotas façam com que negros não sejam mais parados pela polícia, ou vítimas de preconceito em empregos ou em geral?

No primeiro caso, só em algum momento depois que através de cotas eventualmente se tivesse paridade sócio-econômica (e de criminalidade), supondo ser esse o único fator influenciando. O que não é garantido de ocorrer, pois as cotas podem privilegiar só uma pequena fatia da população. As outras coisas podem até se agravar pelo motivo já constantemente mencionado de se ver com maus olhos a capacitação a partir de critérios mais baixos de avaliação.

Brancos (e "amarelos") se esquivam um pouco novamente do último fator, já que serão a maioria entre os 50% de não-cotistas.

A única forma de contornar isso talvez fosse ter um número muito maior de cotas, talvez a proporção total de cotas devesse ser de acordo com a renda da população. Mas não sei, os não-cotistas, mesmo virtualmente "expulsos" do sistema, ainda provavelmente teriam alguma vantagem, acho. Mas deve acabar se minimizando, se as cotas realmente favorecem a ascenção econômica de maneira significativa.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #738 Online: 24 de Março de 2015, 17:08:06 »
Hoje em dia, se não estou redondamente enganado, você precisa ter cursado o ensino médio em escola pública. O fundamental pode ser em escola particular.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #739 Online: 24 de Março de 2015, 17:15:30 »
Sabe barata você está equivocado se acha que o pobre sente mais pressão que eu. O tombo que eu tomaria e as condições para onde eu iria é tão acentuado que não há comparação com alguém estar ganhando 700 com seus filhos em uma escola pública e ir para o bolsa família.

A vida não é apenas dinheiro e acredite me eu provavelmente trabalho mais, sofro mais psicologicamente do  que minha empregada. Mais a perder mais o sofrimento. Minha empregada ficou grávida pão terceira vez ela ficou preocupada com o custo da nova criança? Nada.  Não fará diferença. Para mim cada filho custa 5 mil o mês pelo menos.

Você parte de um espantalho torto e pensa que dinheiro de alguma maneira é uma blindagem para sofrimento. De novo eu não devo nada. Se param os negros mais na rua do que eu que pena.. Mas isso é uma das pressões que eles têm e eu não. Eu tenho outras que eles não têm.

Se é tão sofrido ser rico e pobres sofrem menos, doe seu dinheiro e vá trabalhar como pedreiro.

O seu tombo é diminuição da qualidade de vida, o tombo do pobre é morar na rua e os filhos passarem fome, querer comparar essas realidades e achar que a sua é pior, na minha opinião, monstruoso. Qualquer pobre trocaria de lugar com você num piscar de olhos. Você faria o mesmo?

E aliás, como o documento mostrado pelo gaúcho aponta, brancos tem menos possibilidade de diminuição de classes do que negros.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #740 Online: 24 de Março de 2015, 17:17:32 »
Vejo aqui que tem gente com opiniões diferentes sendo colocadas no mesmo barco.

Quem aqui é a favor de apenas cotas sociais?
Quem é contra qualquer tipo de cota?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #741 Online: 24 de Março de 2015, 17:19:09 »
Qualquer pobre trocaria de lugar com você num piscar de olhos. Você faria o mesmo?

Como você pode estar tão certo? Será que qualquer pobre está disposto a arcar com as pressões e responsabilidades de ser mais rico?

Eu mesmo posso dizer que não aceitei algumas ofertas de emprego que me garantiriam um salário maior atualmente por causa do risco e pressão envolvidos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #742 Online: 24 de Março de 2015, 17:20:28 »
E aliás, como o documento mostrado pelo gaúcho aponta, brancos tem menos possibilidade de diminuição de classes do que negros.

Possivelmente é "sintoma" do que eu havia mencionado antes:

A minha melhor argumentação contra uma política "cega a cores" nesse sentido seria de que talvez a cor esteja associada a uma pobreza maior do que a normalmente "captada" apenas pelo padrão apenas social. Já li que é assim nos EUA, não me surpreenderia se fosse assim também.

Qualquer pobre trocaria de lugar com você num piscar de olhos. Você faria o mesmo?

Como você pode estar tão certo? Será que qualquer pobre está disposto a arcar com as pressões e responsabilidades de ser mais rico?

Eu mesmo posso dizer que não aceitei algumas ofertas de emprego que me garantiriam um salário maior atualmente por causa do risco e pressão envolvidos.

Bem, não acho que as pessoas estejam exatamente onde estão porque é exatamente o nível de responsabilidades que acham confortável ter, tendo tido chances de escolher avançar sempre um pouco mais nas hierarquias.

Mas, não quer dizer que não haja mesmo esses casos. Evidência anedótica que lembro de já ter lido por aí era algo nas linhas de, "estudar para que? Meu pai vive bem como pedreiro". E tem até uns "contos"/"ditados" nesse espírito de preferir simplicidade a trabalho mais estressante em troca de riqueza.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #743 Online: 24 de Março de 2015, 17:26:09 »

Todas as pessoas tem na sua vida pressão e responsabilidade. Um pobre tem a pressão e responsabilidade de não poder perder o emprego nem por 1 mês, caso contrário pode ir morar na rua e seus filhos passam fome. Só quem já passou por essa situação sabe quão estressante é viver constantemente em risco de ver seus filhos passando fome.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #744 Online: 24 de Março de 2015, 17:26:25 »
Na UFRJ pelo menos há algumas vagas de cotas que são destinadas apenas a quem se declarar negro independente de demais critérios... Se não me engano são 10% das vagas para este grupo outros 20% para autodeclarados negros autodeclarados pobres e 20% para estudantes de escolas públicas autodeclarados pobres. Não certo dos números mas são estas as categorias.

Não acho que o critério escola publica de jeito por conta das federais e colégios de aplicação e técnicos. Nestes o nível socioeconomico doa alunos eh bem alto e no por acaso quase todos os cotistas q conheço estudaram numa escola deste tipo... Dou aulas no CPII como estagiário e meus alunos parecem ser quase todos muito distantes do perfil platonico do cotista propagandeado pelos defensores do sistema... Sempre que falam dos seus pais, por exemplo, mencionam que a mãe e advogada e o pai professor universitário... Nunca faxineiro ou merendeira... Tenho certeza de que muitos entrarão numa publica por cotas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #745 Online: 24 de Março de 2015, 17:30:11 »

Todas as pessoas tem na sua vida pressão e responsabilidade. Um pobre tem a pressão e responsabilidade de não poder perder o emprego nem por 1 mês, caso contrário pode ir morar na rua e seus filhos passam fome. Só quem já passou por essa situação sabe quão estressante é viver constantemente em risco de ver seus filhos passando fome.

Você está falando da era FHC, companheiro.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #746 Online: 24 de Março de 2015, 17:33:09 »
Nessa última postagem do agnóstico realmente levei um susto. Agnóstico favor entrar em contato comigo por MP, aceito te aliviar da sua sofrencia... :biglol:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #747 Online: 24 de Março de 2015, 17:40:10 »

Eu sou a favor de cotas ou auxílios do governo em caráter temporário, como já defendi aqui para o bolsa-família.

Tem que ser algo bem planejado, para resolver um problema temporário, que tenha metas, início, meio e fim. Não concordo com o percentual, que hoje fica em torno de 50%. Acho que no máximo 30% seria o ideal.

Ainda assim apoio as cotas com ressalvas, pois acho que o governo deveria começar imediatamente e melhorar o ensino fundamental e médio das escolas públicas para dar chances iguais (ou pelo menos chances melhores) aos alunos mais pobres. Isso também ajudaria a tirar um pouco essa carga excessiva em cima e escolas particulares, que hoje não servem para dar uma educação diferenciada, mas para simplesmente educar, porque nem isso as escolas públicas fazem direito.

Temos que lembrar que cursar ensino superior não é só pra bonito. O objetivo é se profissionalizar, ou no caso de universidades contribuir com pesquisa também. O aluno deve ter vocação pra isso e deve ser preparado desde cedo para conseguir atingir um nível de excelência em determinadas profissões que o país precisa.

Ao invés de focar tanto em universidades, cursos profissionalizantes, mais curtos, mais baratos e mais alinhados com o mercado atual, são muito melhores na minha opinião para quem teve um ensino deficiente.

Acho o Pronatec e similares programas sociais muito melhores.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #748 Online: 24 de Março de 2015, 17:41:36 »
Nessa última postagem do agnóstico realmente levei um susto. Agnóstico favor entrar em contato comigo por MP, aceito te aliviar da sua sofrencia... :biglol:

:biglol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #749 Online: 24 de Março de 2015, 17:46:00 »

Eu sou a favor de cotas ou auxílios do governo em caráter temporário, como já defendi aqui para o bolsa-família.

Tem que ser algo bem planejado, para resolver um problema temporário, que tenha metas, início, meio e fim. Não concordo com o percentual, que hoje fica em torno de 50%. Acho que no máximo 30% seria o ideal.

Segundo os planos originais do Sarney, seriam 50 anos dessa política.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2002/05/13/544680/fhc-anuncia-cotas-negros.html

Em que você se baseia para os 30% de cotas?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!