Bom, já existem as cotas para alunos pobres de escolas públicas. Eu só não sei porque resolveram adicionar as cotas exclusivas para negros. E, para piorar, não são nem para negros pobres, são cotas simplesmente para negros. E são cotas auto-declaráveis. Então você começa com um sistema que foi pensado em ajudar exclusivamente negros pobres que, por algum motivo, possuem ainda menos chances de entrar em uma faculdade do que o vizinho branco pobre, e termina com um sistema que acaba englobando, também, negros de classe média e alta, e brancos de todas as esferas sociais que resolvem se declarar negros. Daí aquelas pessoas que o sistema foi criado para ajudar em primeiro lugar, acabam ficando com uma parcela risória das cotas que seriam reservadas para ele, já que ele disputa em desvantagem até com as pessoas que disputam as cotas com ele. E, assim, a maioria das pessoas que acabam entrando são pessoas que teriam condições de disputar vagas sem precisarem das cotas, ou somente com as cotas sociais, e o negro pobre, aquele que essa aberração deveria exclusivamente ajudar, continua lá, fudido.
Mas, hey, o importante é que negros que já tinham condições de passar sem cotas, ou somente com as cotas sociais, entraram na faculdade pelas cotas raciais, daí você tem esses números para mostrar que as cotas estão fazendo sua "função social", pois, quando se analisa só esses os números, e pega entrevistas escolhidas a dedos de negros miseráveis que entraram em uma universidade pelas cotas, é fácil esquecer da esmagadora maioria de negros pobres que continuam fodidos, em primeiro lugar, pelo mesmo sistema que deveria ajudá-los. Pois é claro que um sistema de cotas racial, auto-declarável, sem limite de renda, não teria como dar errado. Taí o vizinho negro pobre da prima da minha vizinha que não me deixa mentir.