O que eu chamei de "valor objetivo" e seria análogo a isso, seria o resultado das interações humanas e das consequências de cada ação. Quando o ser humano identifica o custo de uma ação, como por exemplo, quando constata que o controle de preços resulta inevitavelmente em caos econômico, a liberdade econômica pode ser identificada como um valor objetivo.
Os custos de uma "mesma" ação poderão variar individualmente, circunstancialmente (como preços).
Moral não é simplesmente "economia", e o "certo", o mais barato. Muitas vezes o mais consensualmente certo será justamente algo com um preço mais caro do que as pessoas estarão dispostas a pagar, o que as leva a cederem pelo que a maioria considerará moralmente errado.
Sim, o preço da água durante um desastre, por exemplo, deve subir devido a escassez para que o produto seja racionado e a população trate aquele recurso antes abundante com o devido respeito e ele não acabe de uma vez só. A própria ação do governo em coibir o que chamam nesses casos de "crime contra a economia popular" pode resultar na escassez.
A questão aqui não é determinar se preços altos ou baixos são mais ou menos corretos, mas constatar que o correto é deixar os preços se formarem livremente e notar que isso é um valor objetivo.
O valor identificado aqui não está em determinar qual o preço correto, que muda conforme a circunstancia, mas em determinar como valor o preço formado livremente.
Então o valor identificado aqui é a importância da liberdade econômica e isso é uma coisa objetiva e não subjetiva. A opinião que o povo tem sobre isso é irrelevante, nós mesmos pagamos o preço social desse valor não ser reconhecido pela sociedade.
No caso da liberdade econômica, por exemplo, o custo do controle de preços é sempre maléfico para a sociedade como um todo e isso independe da crença coletiva ou de se indivíduos específicos podem tirar beneficio pessoal do controle de preços.
Os governantes corruptos e sindicatos certamente tiram proveito do controle dos salários e do preço de outros produtos, e, se você perguntar pro povo, 90% vai se dizer a favor desse controle. O resultado disso está ai.
Se a sociedade adotar a liberdade econômica como um valor veja o que ocorre com ela... Esse é um exemplo claro de um curso correto de ação que se opõe a uma ação incorreta, sendo portanto um bom exemplo de valor objetivo.