Enquete

Você é a favor da pena de morte para homicídio doloso premeditado?

Sim
12 (32.4%)
Não, mas defendo a prisão perpétua
18 (48.6%)
Não
7 (18.9%)

Votos Totais: 36

Autor Tópico: Pena de Morte  (Lida 35324 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Pena de Morte
« Resposta #75 Online: 30 de Abril de 2015, 20:26:26 »
"Inocentes já morrem por falha do estado, então não tem problema em aumentar as chances de morrerem mais, se há boa intenção". É isso que quis dizer?
E não é isso que inevitavelmente qualquer ação, seja ela específica com relação a pena de morte ou qualquer outra como a construção de um novo trecho de estrada ou mesmo uma lei que restrinja o uso do bafômetro já promove?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 30 de Abril de 2015, 20:27:40 »
Votei contra, unicamente porquê não acredito que eventualmente um inocente poderia ser punido de maneira irreversível (morto)mas se num mundo Utópico se pudesse ter 100% de certeza seria a favor.

PS- Uma época atrás me falaram que a pena de morte gerava o que os americanos chamavam de Mad Dog, criminosos que por já saber não escaparem da pena de morte tornavam-se mais perigosos (perdido por um, perdido por...).  Isso é fato?
moramos em um pais em que bandidos roubam ,estrupam e põe fogo nas vitimas ainda  vivas, será a pena de morte os tornarão ainda mais violentos ?

Se você vai ser executado, se for pego, o que tem a perder se tiver que matar mais um, dois, dez, vinte, para escapar de ser pego? Pode explodir uma escola que se for pego, não vai pegar mais do que a pena de morte que já tinha por ter matado só um.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #77 Online: 30 de Abril de 2015, 20:29:59 »
Exemplifica tremendamente como a pena de morte é algo populista, vem mais de uma "sede de vingança" declarada do que de uma perspectiva racional. É como se fosse uma compensação por tudo que está errado, pouco importa se as outras coisas continuam erradas e se agravando, até mesmo em função de medidas punitivas inadequadamente severas e mal aplicadas.
vingança não , racionalidade dentro das possibilidades, a violência precisa ser contida.
uma coisa é certa bestas selvagens não podem convier livremente com  pessoas.

...como é proposto por... ?

pelo governo bandido livre é um bandido econômico

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #78 Online: 30 de Abril de 2015, 20:38:07 »
Exemplifica tremendamente como a pena de morte é algo populista, vem mais de uma "sede de vingança" declarada do que de uma perspectiva racional. É como se fosse uma compensação por tudo que está errado, pouco importa se as outras coisas continuam erradas e se agravando, até mesmo em função de medidas punitivas inadequadamente severas e mal aplicadas.
A pergunta é: Pra quê manter a doença viva sujeitando a sociedade a ela, ainda que encarcerada por um tempo, sendo que depois ela solta vai cobrar seu preço. Em nome de quê eu deveria pagar com uma parte de meus proventos pra que a doença coma, beba e durma lindos sonhos por um tempo para que ela possa ficar livre depois para vir me molestar?
da mesma forma mantem-se mini bandidos dentro das escolas , que não desejam estudar atrapalhando os que desejam, são como maçãs podres, tudo isso com a desculpa que se forem expulsos da escola irão torna-se marginais, puta hipocrisia eles ja traficam dentro da escolas , da mesma forma alegam que menores se colocados com presidiários maiores serão recrutado por eles, primeiro que não foram para la recrutados e sim presos por ja estarem praticando crimes. alem do mais, fora ja fazem parte de quadrilhas organizadas por maiores.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #79 Online: 30 de Abril de 2015, 20:42:46 »
A pergunta é: Pra quê manter a doença viva sujeitando a sociedade a ela, ainda que encarcerada por um tempo, sendo que depois ela solta vai cobrar seu preço. Em nome de quê eu deveria pagar com uma parte de meus proventos pra que a doença coma, beba e durma lindos sonhos por um tempo para que ela possa ficar livre depois para vir me molestar?

Você está falando de crime em geral, de novo a idéia de executar qualquer criminoso?

Se sim, bem, não sei "explicar" por que algo como uma mãe que rouba um pote de margarina não deveria ser morta. Talvez "por que não queremos ser selvagens", é tudo que me ocorre.

Se a sua colocação não é tão radical, ela no mínimo já assume que não há a "alternativa" de prisão perpétua, sendo "pena de morte ou nada". Prisão perpétua pode acabar sendo menos custosa para você (como é na prática, ao menos no caso dos EUA), e tem menor potencial de uso populista, com a execução de inocentes apontados como culpados sendo usada como intimidação aos criminosos (ou opositores políticos) e para mostrar serviço à população.
Não estou falando de criminosos por força maior, por certas inerências de sobrevivência, a princípio, mas de assassinos reais como o cara que passou hoje no programa do Datena, que matou a esposa porque ela não quis continuar com ele. O sujeito invadiu a casa da ex, foi até o quarto dela, que estava na cama amamentando o filho deles e matou a mulher com um tiro no peito. Detalhe: a mulher tinha uma boa convivência de 8 anos com ele até o dia em que ele desconfiou de um número de telefone no celular dela, quando começou a ficar violento e a humilhá-la a estuprando inclusive, a despeito da alegação de inocência dela,no que culminou com a separação, e posterior assassinato dela.

Bom, quanto à prisão perpétua, é uma alternativa não para criminosos covardes, mas para outras contingências. O negócio é que não é só sair matando, mas prever ao menos a possibilidade. Acho mesmo que uma sociedade que ap menos admite a possibilidade da pena de morte torna se fatalmente menos infantilóide, menos fazdecontilda.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #80 Online: 30 de Abril de 2015, 20:50:13 »
Uma pergunta (levemente retórica) aos defensores do assassinato por agestes estatais:

Em caso de um julgamento errado, mesmo na situação quase-perfeita listada pelo DDV, onde um inocente/não-criminoso-o-bastante fosse executado - qual seria a punição dada aos responsáveis por essa execução?
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 30 de Abril de 2015, 20:55:07 »
Melhor do que pena de morte ou prisão perpétua é devolver o criminoso para a sociedade sem olhos ou paraplégico ou qualquer outra incapacitação que permita uma readaptação produtiva com baixo grau de periculosidade.

O que acha Arcanjo?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #82 Online: 30 de Abril de 2015, 20:55:46 »
Uma pergunta (levemente retórica) aos defensores do assassinato por agestes estatais:

Em caso de um julgamento errado, mesmo na situação quase-perfeita listada pelo DDV, onde um inocente/não-criminoso-o-bastante fosse executado - qual seria a punição dada aos responsáveis por essa execução?
A culpa será sempre do Grande Leviatã.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #83 Online: 30 de Abril de 2015, 20:56:51 »
Melhor do que pena de morte ou prisão perpétua é devolver o criminoso para a sociedade sem olhos ou paraplégico ou qualquer outra incapacitação que permita uma readaptação produtiva com baixo grau de periculosidade.

O que acha Arcanjo?
Lobotomia progressiva...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #84 Online: 30 de Abril de 2015, 21:00:01 »
Well, o tópico virou ninho de troll, quando pessoas com argumentos decentes aparecer, eu volto.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 30 de Abril de 2015, 21:00:34 »
Seria tecnicamente possível induzir as pessoas ao coma de forma não-violenta, e suspender essa "hibernação" caso fosse provada inocência?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 30 de Abril de 2015, 21:02:22 »
Vai embora por que? Ué? Não é a temática de Laranja Mecânica? No caso, a lobotomia, que é um tipo de incapacitação?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #87 Online: 30 de Abril de 2015, 21:02:44 »

protesto!

ao apelo de igualdade!

inversão de valores detectada!

a sociedade resume- se ao bem comum,é para isso que devemos trabalhar.

Devemos ser gratos aos que trabalham pelo bem comum e punir  os que trabalham contra.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 30 de Abril de 2015, 21:03:00 »

vingança não , racionalidade dentro das possibilidades, a violência precisa ser contida.

Isso é um slogan de alguma proposta de campanha? De quem?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 30 de Abril de 2015, 21:03:36 »
Seria tecnicamente possível induzir as pessoas ao coma de forma não-violenta, e suspender essa "hibernação" caso fosse provada inocência?

Custos muito elevados.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #90 Online: 30 de Abril de 2015, 21:08:27 »

Isso é um slogan de alguma proposta de campanha? De quem?

pior constatado na pratica pela enorme quantidade de bandidos soltos.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #91 Online: 30 de Abril de 2015, 21:11:49 »
protesto!

ao apelo de igualdade!

Devemos ser gratos aos que trabalham pelo bem comum e punir  os que trabalham contra.

Não estou invertendo os valores (aliás, eu me baseio em valores tipicamente iluministas e liberais, nada remotamente "radical" e que ofensa sensibilidades burguesas e/ou cristãs) apenas estou curioso para saber quão coerentes são os valores de quem defende a pena de morte. Assim sendo: Eles seriam punidos ou não? Caso sejam, que tipo de punição?

Que eu saiba, é possível induzir pessoas a um estado de coma através do uso controlado de barbitúricos - mas que saiba seu uso é limitado a durações relativamente curtas, com casos excepcionais durante mais de um trimestre.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 21:26:54 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #92 Online: 30 de Abril de 2015, 21:11:58 »
tenho um ideia muito melhor:

a maioria dos bandidos o são por não gostarem de trabalhar, se ficarem sabendo que serão obrigados a terem que trabalhar nos presídios, talvez isso desestimule reincidências.
pela lei da natureza "quem não trabalha morre de fome"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #93 Online: 30 de Abril de 2015, 21:29:56 »
protesto!

ao apelo de igualdade!

Eu não estou invertendo os valores, apenas estou curioso para saber quão coerentes são os valores de quem defende a pena de morte. Assim sendo: Eles seriam punidos ou não? Caso sejam, que tipo de punição?

devemos punir os policiais que eliminam bandidos que atentam contra a vida de inocentes?

em nome de uma liberdade esta sendo instalada uma anarquia do tipo "o bicho esta pegando, salve-se quem puder!"

a pena de morte não é e nunca será a alternativa mais correta, porem em meio a um governo corrupto, omisso e desmoralizado , desrespeitado por bandidos que matam e riem na cara da justiça , no momento creio que surtiria um efeito mais rapidamente didatico , mais ou menos como um pai que após muita conversa , exemplos, estímulos vê seu filho irredutível aos seus apelos morais politicamente corretos, então ele vai e apela para um necessário tapa na bunda e...milagre!  a criança rapidamente assimila o que não poderá fazer mais , sem sofrer o devido ensinamento.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 30 de Abril de 2015, 21:48:19 »
"em meio a um governo corrupto e omisso, o melhor a ser feito é exigir que esse governo corrupto e omisso passe a matar pessoas que a sociedade enxergue como vilões".

Por tudo que existe de mal sobre o PT, eu fico muito aliviado dele mesmo não propor algo assim...

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #95 Online: 30 de Abril de 2015, 21:54:09 »
devemos punir os policiais que eliminam bandidos que atentam contra a vida de inocentes?

em nome de uma liberdade esta sendo instalada uma anarquia do tipo "o bicho esta pegando, salve-se quem puder!"

a pena de morte não é e nunca será a alternativa mais correta, porem em meio a um governo corrupto, omisso e desmoralizado , desrespeitado por bandidos que matam e riem na cara da justiça , no momento creio que surtiria um efeito mais rapidamente didatico , mais ou menos como um pai que após muita conversa , exemplos, estímulos vê seu filho irredutível aos seus apelos morais politicamente corretos, então ele vai e apela para um necessário tapa na bunda e...milagre!  a criança rapidamente assimila o que não poderá fazer mais , sem sofrer o devido ensinamento.

Antes de dar um belo salto ilógico e e utilizar seu discurso moralizante, faça um favor a si mesmo. Leia a pergunta que foi feita.. Destrincharei ela para facilitar a compreensão:

Assumindo que uma pessoa seja acusada formalmente, investigada e julgada por autoridades competentes de ter cometido um crime cuja uma das penas previstas é a pena de morte/execução. Essa pessoa foi sentenciada à pena de morte, seja por um juiz ou por um grupo de jurados (assuma o arranjo jurídico e o crime que desejar). E sua sentença foi levada à cabo e foi executada (digamos, por agentes prisionais ou policiais). Posteriormente, foi descoberto que a pessoa que foi executada era inocente.

Nessas circunstâncias, seria algum dos responsáveis por sua execução (o juiz, o jurado, o executor, os policiais que investigaram, o promotor que defendeu a execução - à sua escolha) punido por esse ato? Sim ou Não? Caso seja punido, que punição receberia?

São Beda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 30 de Abril de 2015, 21:59:30 »
tenho um ideia muito melhor:

a maioria dos bandidos o são por não gostarem de trabalhar, se ficarem sabendo que serão obrigados a terem que trabalhar nos presídios, talvez isso desestimule reincidências.
pela lei da natureza "quem não trabalha morre de fome"

Não sei se é "a maioria dos bandidos", ou a maioria dos que são presos, que eram presos trabalhando como vendedores de cigarros proibidos pelo governo.

Para os mais inofensivos, é interessante tentar dar um empurrão nessa direção de trabalho e etc. Trabalho comunitário inclusive parece ter o efeito de poder mudar a identidade da pessoa, de fazê-la deixar de se enxergar como um bandido, e como uma pessoa útil na sociedade.

Mas a coisa vai se complicando na medida em que se fala de crminosos de maior periculosidade. Tanto porque a atividade deles precisa ser uma que não lhes aumente as oportunidades de organizar uma rebelião, como pelo dilema moral de estar se empregando criminosos quando há pessoas inocentes que poderiam ter os mesmos empregos. Então esse trabalho teria que ser algo que praticamente ninguém está disposto a fazer, e ainda assim ter valor, compensar ao estado em comparação com os deixarem só mofando, ociosos.

Há também sempre o risco de se criar uma fachada para escravagismo.

Se todos são de fato criminosos sem sombra de dúvida, ótimo, pouco me importo. Mas se interessa a alguém mão de obra escrava, há incentivo para que sejam presas mais pessoas, independentemente disso.

Novamente, não me oponho à idéia em um cenário ideal, mas as coisas são sempre mais complicadas, não se pode esquecer disso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 30 de Abril de 2015, 22:03:48 »

Antes de dar um belo salto ilógico e e utilizar seu discurso moralizante, faça um favor a si mesmo. Leia a pergunta que foi feita.. Destrincharei ela para facilitar a compreensão:

Assumindo que uma pessoa seja acusada formalmente, investigada e julgada por autoridades competentes de ter cometido um crime cuja uma das penas previstas é a pena de morte/execução. Essa pessoa foi sentenciada à pena de morte, seja por um juiz ou por um grupo de jurados (assuma o arranjo jurídico e o crime que desejar). E sua sentença foi levada à cabo e foi executada (digamos, por agentes prisionais ou policiais). Posteriormente, foi descoberto que a pessoa que foi executada era inocente.

Nessas circunstâncias, seria algum dos responsáveis por sua execução (o juiz, o jurado, o executor, os policiais que investigaram, o promotor que defendeu a execução - à sua escolha) punido por esse ato? Sim ou Não? Caso seja punido, que punição receberia?

E qual é a punição para uma sentença prisional de um inocente?

Não estou sugerindo que haver o mesmo problema em ambos os casos iguale a coisa, em caso de prisão no mínimo se pode soltar, ainda que possa ser depois da pessoa ter perdido a maior parte da vida preso, o que pode ser considerado ainda "vantagem".

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #98 Online: 30 de Abril de 2015, 22:04:43 »
Todo processo que passa nas mãos de seres humanos pode conter erro, humanos coletam provas, humanos depõe, humanos julgam, humanos dão a sentença, um erro nesse processo pode custar a vida de um inocente, não existe 100% de certeza quando um processo depende de dezenas de pessoas passíveis de erro. Prisão perpétua é mais barata, menos bárbara e tão eficiente quanto.

Inocentes morrem a toda hora e em todo o lugar. Acidêntes de trabalho, acidentes de trânsito, aviao, mas nem por isso o "meio" é abolido. Digo, dizer que pena de morte nao é razoável porque alguém pode cometer um erro e matar um inocente, seria como proibir o transporte de veículos porque algum bêbado pode atropelar e matar alguém na rua, ou impedir médicos de realizarem cirurgias porque um deles cometeu um erro e o paciente acabou falecendo. "Se" os benéficios da aplicacao da pena de morte conseguirem compensar as possíveis mortes de inocentes, nao vejo porque nao tentar.

É claro, nao estou dizendo que mortes de inocentes nao importam, mas sao inevitáveis em todo lugar onde pode morrer alguém, se estatisticamente as condenacoes de inocentes forem pequenas e houver benefícios significativos com a pena de morte nos casos corretos...

By the way, eu só estou "implicando" com esse argumento mesmo. Sou contra a pena de morte, mas por conta do alto custo em relacao a prisão perpétua.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 30 de Abril de 2015, 22:09:15 »
É verdade. Certamente morrem mais inocentes em acidentes de trânsito.

Se o efeito "positivo" da pena de morte for benéfico o bastante, e os demais riscos baixos o bastante, seria aceitável, tanto quanto é ter o "sistema de transportes" atual.

A diferença é que temos um viés de ver maior responsabilidade por ação do que por "omissão".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!