Autor Tópico: Lava Jato chegou ao Lula  (Lida 208143 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4875 Online: 09 de Julho de 2018, 15:54:54 »
Acho que a segunda opção.

Sabe que o juiz mortadela nem queria que ele passasse por exames antes de sair da cadeia?

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4876 Online: 09 de Julho de 2018, 17:41:10 »

Favreto x Moro x Gebran: os erros e acertos no duelo sobre prisão de Lula


Juristas consultados por EXAME concordam em um ponto: em termos meramente técnicos, Moro foi o que mais errou no embate deste domingo

Por Talita Abrantes

access_time 9 jul 2018, 11h59 - Publicado em 8 jul 2018, 22h27

chat_bubble_outline more_horiz

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: protagonista de um impasse que deixou o país em compasso de espera por mais de 10 horas (Ueslei Marcelino/Reuters)

São Paulo – Até o final da manhã de domingo, 08, poucos analistas políticos admitiriam a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser solto antes de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas o imponderável aconteceu e, por algumas horas, o petista —  que está preso desde 7 de abril — viu a chance de sair da cadeia antes das eleições de outubro ficar mais palpável.


A decisão, tomada pelo desembargador Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, colocou o caso no centro de uma queda de braço jurídica. Em três momentos a ordem foi questionada. Por mais duas vezes, Favreto bateu o pé e manteve sua decisão.


O imbróglio só foi solucionado no início da noite desse domingo, quando o presidente do TRF4, Carlos Eduardo Thompson Flores, mandou o caso de volta para o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato na corte, e endossou a permanência de Lula na cadeia.


Foram mais de 10 horas de expectativa sobre o destino de Lula. Nesse meio tempo, sobraram dúvidas sobre quem errou e quem acertou no confronto. Dada o quanto o caso foi inusitado, as avaliações sobre o impasse não são uníssonas no meio jurídico. Mas todos juristas consultados por EXAME concordam em um ponto: tecnicamente, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, foi o que mais errou. Entenda.


Favreto tinha autoridade para decidir sobre o caso de Lula?

Desembargador do TRF-4 Rogério Favreto, que mandou soltar Lula


A defesa do ex-presidente Lula foi cirúrgica ao protocolar o pedido de habeas corpus do petista na última sexta-feira. Se tivesse feito isso antes das 19h, a solicitação cairia nas mãos de Gebran Neto. Mas o pedido analisado por Favreto foi protocolado exatamente às 19h32 – dentro, portanto, do plantão do TRF4, que começa às 19h de sexta-feira e só termina às 11h de segunda-feira.


Favreto  já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e foi procurador da prefeitura de Porto Alegre na gestão de Tarso Genro nos anos 1990. Depois, foi assessor da Casa Civil e do Ministério da Justiça durante o governo Lula.


O fato de o magistrado ter um passado de relação com o partido do réu, no entanto, não seria um impeditivo para que ele avaliasse o caso. A questão é se ele teria autoridade jurídica para julgar o habeas corpus durante seu plantão. O debate nesse ponto é se o habeas corpus e o fato apresentado por ele são, realmente, uma novidade ou se apenas retomam assuntos já julgados pelo tribunal.


Segundo Gustavo Badaró, professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo, a alegação de que o petista é pré-candidato à Presidência da República (argumento alegado pela defesa no pedido protocolado na sexta) em si não é um fato novo “juridicamente relevante”.  “Se fosse assim, qualquer pessoa que estiver presa poderia alegar ser pré-candidato para ter sua condição revista pela Justiça”, afirma.


Outros juristas ouvidos por EXAME discordam desse ponto de vista. “Como era um habeas corpus novo, em tese, por um fato novo. Pode até não ser um bom fato novo, mas o Favreto podia, sim, soltar”, afirma Davi Tangerino, professor de Direito Penal da FGV Direito São Paulo.


“Tecnicamente falando, a pré-candidatura não é um fato que foi apreciado nas decisões que levaram o ex-presidente à prisão. Portanto, não há dúvidas de que é um fato novo”, diz o jurista Flávio de Leão Bastos, professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Apesar da tecnicidade, por outro lado, Tangerino lembra que o assunto “não era tão urgente ao ponto de que não se pudesse esperar a segunda-feira” para evitar eventuais questionamentos em torno da decisão.


Moro tinha autoridade para desacatar a ordem de Favreto?

sergio moro


Nesse ponto, não há divergências entre os especialistas consultados por EXAME. Todos afirmam que Moro errou feio ao questionar a decisão de Favreto. Sem contar o fato de que está de férias, o juiz mais famoso da Lava Jato não era o destinatário final da decisão (caberia à Vara de Execuções Penais cumpri-la) e, mesmo se fosse, caberia a ele apenas acatá-la já que está um grau abaixo de Favreto.


“O show de horrores é o Moro que não é destinatário da ordem, em férias, entrar em campo e não deixar soltar.  Quem tem que recorrer de decisão é o Ministério Público, não ele. Foi uma ordem judicial como outra qualquer: ou cumpre ou recorre. Essa é a ordem jurídica”, diz Tangerino, da FGV.


Gebran podia revogar a decisão de Favreto, que estava no plantão?


Desembargador João Pedro Gebran Neto no julgamento de 2ª instância de Lula no TRF4 O relator, o desembargador João Pedro Gebran Neto


O relator, o desembargador João Pedro Gebran Neto (Sylvio Sirangelo/TRF4/Divulgação)


Depois do confronto entre as duas instâncias, Gebran entrou na discussão sob o argumento de que ele é o juiz natural do caso e de que, portanto, poderia reverter a decisão de Favreto. Na prática, ele poderia ter tomado essa atitude (sem grandes questionamentos) a partir do fim do plantão de fim de semana, nesta segunda-feira.


Todos os juristas ouvidos por EXAME concordam que é raro um relator alterar a decisão de um plantonista no meio de um plantão – nenhum deles se recorda de uma experiência semelhante. No fim das contas, isso abriu margem para Favreto rejeitar o despacho de Gebran e, pela terceira vez, ordernar a soltura de Lula.


“A solução foi aplicar o artigo 202 do regimento interno do TRF4, que estabelece que quando há um conflito positivo, duas autoridades se julgando competentes para julgar o caso, o relator, por iniciativa própria ou quando há requerimento por qualquer uma das partes, pode tomar uma decisão”, afirma o jurista Flávio de Leão Bastos, professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


O jurista lembra que é competência do presidente do TRF4 fazer cumprir o regimento – algo, portanto, feito no domingo pelo presidente da corte, Carlos Eduardo Thompson Flores. No total, foram mais de 10 de horas de impasse que revelam o quanto a política (de um lado e de outro), muitas vezes, fala mais alto do que o Direito na Justiça brasileira – fato que joga o país em uma maré (nada positiva) de imprevisibilidade jurídica.


https://exame.abril.com.br/brasil/favreto-x-moro-x-gebran-os-erros-e-acertos-no-duelo-sobre-prisao-de-lula/

Offline Zero

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 468
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4877 Online: 09 de Julho de 2018, 19:12:18 »

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4878 Online: 09 de Julho de 2018, 21:28:09 »
Mais apelo a autoridade de "especialistas" petralhas que o JJ põe aqui. Os consultados pelo Estado de São Paulo curiosamente divergiam todos desse suposto consenso da Exame (pelo menos os das matérias reproduzidas por O Antagonista). Um juiz que desobedece a uma ordem judicial ILEGAL, isto é, descumpre uma ordem de quem não tem a competência para analisar o pedido de habeas corpus, está em clara consonância com o princípio constitucional de legalidade que diz que "ninguém é obrigado a fazer algo ou deixar de fazer algo, salvo determinação legal". O resto é papo de petralha ou de manipulado por petralha.
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 15:38:36 por -Huxley- »

Offline EduardoCFF

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 651
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4879 Online: 10 de Julho de 2018, 15:11:23 »
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Gangrel

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
  • O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4880 Online: 10 de Julho de 2018, 16:41:10 »
A presidente do STJ, Laurita Vaz, acaba de emitir decisão confirmando que o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, e o juiz Sérgio Moro agiram corretamente ao manter Lula na cadeia, contrariando a liminar tresloucada do plantonista que, nas palavras dela, provocou um "tumulto processual sem precedentes na história do direito brasileiro". Ela também citou e reafirmou "a absoluta incompetência do Juízo Plantonista para deliberar sobre questão já decidida por este Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, afastando a alegada nulidade arguida.”

Em sua decisão, a presidente do STJ elogiou a “oportuna precaução” do “Juízo Federal de primeira instância” (Sérgio Moro), cujas ações "foram absolutamente necessárias para chamar o feito à ordem, impedindo que Juízo manifestamente incompetente (o Plantonista) decidisse sobre questão já levada ao STJ e ao STF".

Resumindo: Moro e o TRF-4 fizeram muito bem em impedir a manobra do PT e seu plantonista amestrado...  :)

Segue o link para o texto completo da decisão: https://cdn.oantagonista.net/uploads/2018/07/STJ.pdf
“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.” - Carl Sagan

“Nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo” - Carl Sagan

Offline AlienígenA

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.800
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4881 Online: 10 de Julho de 2018, 16:49:11 »
O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, determinou agora a abertura de procedimento para apurar as condutas do juiz Sergio Moro e dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4882 Online: 10 de Julho de 2018, 17:04:02 »
O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, determinou agora a abertura de procedimento para apurar as condutas do juiz Sergio Moro e dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto.

Vamos aguardar os desdobramentos.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4883 Online: 10 de Julho de 2018, 17:09:51 »
A presidente do STJ, Laurita Vaz, acaba de emitir decisão confirmando que o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, e o juiz Sérgio Moro agiram corretamente ao manter Lula na cadeia, contrariando a liminar tresloucada do plantonista que, nas palavras dela, provocou um "tumulto processual sem precedentes na história do direito brasileiro". Ela também citou e reafirmou "a absoluta incompetência do Juízo Plantonista para deliberar sobre questão já decidida por este Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, afastando a alegada nulidade arguida.”

Em sua decisão, a presidente do STJ elogiou a “oportuna precaução” do “Juízo Federal de primeira instância” (Sérgio Moro), cujas ações "foram absolutamente necessárias para chamar o feito à ordem, impedindo que Juízo manifestamente incompetente (o Plantonista) decidisse sobre questão já levada ao STJ e ao STF".

Resumindo: Moro e o TRF-4 fizeram muito bem em impedir a manobra do PT e seu plantonista amestrado...  :)

Segue o link para o texto completo da decisão: https://cdn.oantagonista.net/uploads/2018/07/STJ.pdf

O texto da decisão deveria ser esfregado na cara de todos os petistas.
Foto USGS

Offline Gangrel

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
  • O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4884 Online: 10 de Julho de 2018, 17:10:28 »
Um juiz que desobedece a uma ordem judicial ILEGAL, isto é, descumpre uma ordem de quem não tem a competência para analisar o pedido de habeas corpus, está em clara consonância com o princípio constitucional de legalidade que diz que "ninguém é obrigado a fazer algo ou deixar de fazer algo, salvo determinação legal". O resto é papo de petralha ou de manipulado por petralha.
A decisão da presidente do STJ segue exatamente nessa direção, ao condenar a trapalhada do plantonista-petista e elogiar a atuação do juiz Sérgio Moro: "Causa perplexidade e intolerável insegurança jurídica decisão tomada de inopino, por autoridade manifestamente incompetente, em situação precária de Plantão judiciário, forçando a reabertura de discussão encerrada em instâncias superiores, por meio de insustentável premissa.

Assim, diante dessa esdrúxula situação processual, coube ao Juízo Federal de primeira instância, com oportuna precaução, consultar o Presidente do seu Tribunal se cumpriria a anterior ordem de prisão ou se acataria a superveniente decisão teratológica de soltura".

Ou seja: Moro agiu com "oportuna precaução" ao não cumprir de imediato a liminar do plantonista, que foi baseada em premissa ridícula e "insustentável" e emitida por autoridade incompetente (duplo sentido intencional).
“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.” - Carl Sagan

“Nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo” - Carl Sagan

Offline Gangrel

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
  • O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4885 Online: 10 de Julho de 2018, 17:18:17 »
A presidente do STJ, Laurita Vaz, acaba de emitir decisão confirmando que o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, e o juiz Sérgio Moro agiram corretamente ao manter Lula na cadeia, contrariando a liminar tresloucada do plantonista que, nas palavras dela, provocou um "tumulto processual sem precedentes na história do direito brasileiro". Ela também citou e reafirmou "a absoluta incompetência do Juízo Plantonista para deliberar sobre questão já decidida por este Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, afastando a alegada nulidade arguida.”

Em sua decisão, a presidente do STJ elogiou a “oportuna precaução” do “Juízo Federal de primeira instância” (Sérgio Moro), cujas ações "foram absolutamente necessárias para chamar o feito à ordem, impedindo que Juízo manifestamente incompetente (o Plantonista) decidisse sobre questão já levada ao STJ e ao STF".

Resumindo: Moro e o TRF-4 fizeram muito bem em impedir a manobra do PT e seu plantonista amestrado...  :)

Segue o link para o texto completo da decisão: https://cdn.oantagonista.net/uploads/2018/07/STJ.pdf

O texto da decisão deveria ser esfregado na cara de todos os petistas.

Assino embaixo!

Especialmente importante esfregar nas fuças petistas o trecho em que ela reafirma com todas as letras que o plantonista lacaio era uma "autoridade manifestamente incompetente" e que Moro agiu com "oportuna precaução" ao não aceitar automaticamente aquela aberração, a liminar "teratológica" que só serviu para criar tumulto, perplexidade, insegurança jurídica e uma "esdrúxula situação processual"...  :ok:
“O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.” - Carl Sagan

“Nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo” - Carl Sagan

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4886 Online: 10 de Julho de 2018, 17:29:46 »
Querem rir bastante com a opinião de idiotas?

Vão até a página da 247, o site-mor da esgotosfera, e leiam os comentários.

Um bando de abestalhados indignados.

Hahahahaha.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4887 Online: 10 de Julho de 2018, 17:34:56 »
Em outro site da esgotosfera, o "Diário do Cú do Mundo", tem poucos comentários.

Mas também são engraçados.
Foto USGS

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4888 Online: 10 de Julho de 2018, 17:52:00 »
Moro não cometeu nenhum erro nessa história.

Há!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4889 Online: 10 de Julho de 2018, 17:59:29 »
A presidente do STJ, Laurita Vaz, acaba de emitir decisão confirmando que o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, e o juiz Sérgio Moro agiram corretamente ao manter Lula na cadeia, contrariando a liminar tresloucada do plantonista que, nas palavras dela, provocou um "tumulto processual sem precedentes na história do direito brasileiro". Ela também citou e reafirmou "a absoluta incompetência do Juízo Plantonista para deliberar sobre questão já decidida por este Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, afastando a alegada nulidade arguida.”

Em sua decisão, a presidente do STJ elogiou a “oportuna precaução” do “Juízo Federal de primeira instância” (Sérgio Moro), cujas ações "foram absolutamente necessárias para chamar o feito à ordem, impedindo que Juízo manifestamente incompetente (o Plantonista) decidisse sobre questão já levada ao STJ e ao STF".

Resumindo: Moro e o TRF-4 fizeram muito bem em impedir a manobra do PT e seu plantonista amestrado...  :)

Segue o link para o texto completo da decisão: https://cdn.oantagonista.net/uploads/2018/07/STJ.pdf

O texto da decisão deveria ser esfregado na cara de todos os petistas.

Assino embaixo!

Especialmente importante esfregar nas fuças petistas o trecho em que ela reafirma com todas as letras que o plantonista lacaio era uma "autoridade manifestamente incompetente" e que Moro agiu com "oportuna precaução" ao não aceitar automaticamente aquela aberração, a liminar "teratológica" que só serviu para criar tumulto, perplexidade, insegurança jurídica e uma "esdrúxula situação processual"...  :ok:

Não basta ser petralha, tem que ter cara de bunda.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AlienígenA

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.800
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4890 Online: 11 de Julho de 2018, 08:38:18 »
O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, determinou agora a abertura de procedimento para apurar as condutas do juiz Sergio Moro e dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto.

Vamos aguardar os desdobramentos.

Direito é uma desgraça, mas lendo o despacho do Moro entendo que ele simplesmente denunciou a quebra de hierarquia na decisão do Favreto, uma "teratologia patente" na linguagem dessa gente, determinando que se aguardasse, portanto, o pronunciamento do relator do caso, Gebran Neto, que só poderia se pronunciar se provocado - em respeito a horizontalidade. O que por sua vez, forçaria a intervenção do Presidente do Tribunal, para resolver a contenda - como de fato aconteceu. Ou seja, uma medida preventiva. Só o custo que se evitou com a soltura no domingo para uma provável ordem de recaptura na segunda e o circo que se formaria em torno disso, já justifica a intervenção - na minha leiga opinião de pagador de impostos. Enfim, Moro me representa também neste caso.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4891 Online: 11 de Julho de 2018, 09:23:57 »
PT QUER PUNIR JUNGMANN POR MANDAR PF MANTER LULA PRESO ILEGALMENTE



247 - O PT elabora neste momento uma ofensiva jurídica contra o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, por este ter interferido junto à Polícia Federal para evitar o cumprimento do habeas corpus concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido entende que a clara intervenção ilegal de Jungmann é  a comprovação definitiva da “perseguição do Judiciário e do juiz federal Sergio Moro” contra o petista. A área jurídica do PT estuda neste momento qual o melhor caminho para acionar Jungmann.


O ministro, ao qual a PF é subordinada, disse à deputada Maria do Rosário (PT-RS) que o presidente do TRF-4 pedira à corporação que esperasse o despacho final do desembargador Thompson Flores, presidente do TRF-4. Essa ação direta de um ente do poder executivo - o ministro Jungmann - foi a responsável pelos agentes da PF, que estavam de plantão, não soltarem Lula quando Favreto deu a decisão, pela manhã.


"Na avaliação do partido o ministro foi um dos principais “agentes” dessa “manobra”. “Se o Jungmann participou diretamente desse esquema, será responsabilizado”, afirmou o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), um dos autores do habeas corpus que provocou o imbróglio jurídico. Jungmann negou que isso tenha acontecido. Questionado na segunda-feira, 9, se poderia haver algum tipo de responsabilização da Polícia federal por causa da demora em soltar o ex-presidente, o ministro disse que a PF “cumpriu estritamente a lei, num momento muito difícil, complicado, de conflito de competências, no Poder Judiciário.” Procurado nesta terça-feira, 10, Jungmann não se manifestou.


Deputados e senadores petistas se alternaram ontem falando sobre o assunto nas tribunas do Congresso e cogitam se mobilizar para convocar ou convidar Jungmann para dar explicações na Câmara ou Senado. O partido também organiza atos de rua – o primeiro deles está marcado para o dia 18, em Curitiba."



https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/361337/PT-quer-punir-Jungmann-por-mandar-PF-manter-Lula-preso-ilegalmente.htm





Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4892 Online: 11 de Julho de 2018, 09:25:34 »

No final das contas isto está primordialmente ligado às disputas  políticas. Disputas de poder.



Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4893 Online: 11 de Julho de 2018, 09:32:31 »
Moro “super heroi” abre crises gravíssimas de desfechos imprevisíveis, diz jurista de Portugal


Publicado por Diario do Centro do Mundo -  10 de julho de 2018


POR ANDRE LAMAS LEITE, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto



Ontem, domingo, escreveu-se uma das mais tristes páginas da Justiça brasileira. A alucinante sucessão de despachos judiciais impõe um breve resumo do sucedido: o juiz que estava de escala no TRF-4 (Tribunal Regional Federal – 4.ª Região), Rogério Favreto, recebeu um pedido de habeas corpus impetrado por três deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), mais tarde reafirmado por novos requerimentos. Entendendo ser sua a competência para decidir, concedeu provimento a esta petição extraordinária, de vetusta antiguidade, nascida no Direito inglês, e que visa restituir à liberdade quem se encontre ilegalmente detido ou preso. Note-se que se não trata de qualquer tomada de posição quanto à justeza ou não da condenação de qualquer recluso, mas simplesmente uma medida que visa restituir a legalidade em situações extremas em que está em causa a violação do direito fundamental individual da liberdade de locomoção.


No rigor dos princípios, este juiz tinha toda a competência para tomar a decisão, pois o habeas corpus tem, em qualquer ordenamento jurídico, carácter de processo urgente. Donde, não é verdade que o juiz de turno tivesse ou não a liberdade de decidir. Estava vinculado à decisão. Outra coisa diferente é saber se havia motivo juridicamente fundado para o fazer. A Constituição Federal do Brasil, de 1988, garante, como em qualquer Estado de Direito, que o início de cumprimento de qualquer pena só pode ocorrer após o respectivo trânsito, ou seja, quando o decidido não mais seja impugnável por via de recurso ordinário. Ora, sabe-se que Lula da Silva tem ainda pendente um recurso para um tribunal superior, pelo que tenho por materialmente inconstitucional a anterior decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que havia denegado idêntico pedido pouco tempo antes de o ex-Presidente ter ingressado no estabelecimento prisional. A justificação para que tal tenha ocorrido prende-se com um entendimento jurisprudencial no sentido de que, tendo havido duas decisões confirmatórias de tribunais superiores após uma decisão em 1.ª instância, o cumprimento da sanção penal pode iniciar-se. Sabe-se ainda que a ministra relatora dessa decisão, Cármen Lúcia, não patrocina tal entendimento, mas achou por bem seguir a posição maioritária no STF.


Donde, compulsado o art. 5.º, inciso LXVIII, da Constituição, que garante o direito à liberdade, bem como o inciso LVII, onde se lê que «ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória», dúvidas se me não oferecem que Lula está em cumprimento inconstitucional e ilegal de pena de prisão, pelo que só deveria ter recolhido ao estabelecimento em que se encontra após o esgotamento de todas as vias recursórias. Assim, não tenho dúvidas que ao “juiz plantonista” assiste toda a razão jurídica. Mas, no Brasil, como em outros Estados, cada vez mais se não consegue deslindar onde acaba a política e começa a Justiça, dado que este magistrado tem conhecidas ligações ao PT e não foi ingénuo o momento exacto, poucas horas depois de o mesmo iniciar o seu turno, a um domingo, que o pedido de habeas corpus foi deduzido. Não tem qualquer competência o juiz Sérgio Moro para tentar “revogar” o despacho de um juiz de um tribunal hierarquicamente superior, no que é uma violação frontal do princípio da independência da judicatura e que deve ser sancionado pelo respectivo órgão disciplinar dos magistrados judiciais brasileiros. Se isto já parece tirado de um filme de terror jurídico, mais ainda o é o apelo à manifestação do Povo nas ruas, arvorando-se Moro num super-herói sem mandato, extravasando por completo as suas competências.


O juiz titular do processo, no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, podia, como fez, revogar a decisão do juiz de turno, o que, em bom rigor, só deveria acontecer quando terminasse o “plantão” do colega. Todavia, compreende-se que, sob pena de existir uma libertação e uma nova detenção, com ainda maior desprestígio para a Justiça brasileira, o mesmo tenha revogado a decisão. Tudo isto se evitaria se se tivesse respeitado a Constituição, a qual não admite outra leitura que não seja a de que Lula se encontra numa espécie de “cumprimento antecipado de pena”, o que nos faz rasgar todos os manuais de Direito Constitucional, Penal e Processual Penal. Em bom rigor, por isso, entendo que a decisão do juiz de turno é juridicamente correcta, o que já não sucede com a decisão agora vigente do desembargador titular do processo, que reafirmou a posição, quanto a mim errada, do STF.


As ilações políticas são inevitáveis e não adianta dizer que estamos a assistir ao normal funcionamento do Direito. Os princípios basilares do rule of law estão a ser vulnerados, seja Lula ou outro brasileiro qualquer, por um indefensável entendimento do STF. Quando a Justiça se não dá ao respeito e não salvaguarda o reduto das suas competências por via de argumentações solidamente sustentadas no Direito – e apenas nele –, é natural existirem extrapolações de politização dessa mesma Justiça.



Um país que não respeita a sua lei fundamental descaracteriza-se e abre crises gravíssimas de desfechos imprevisíveis. Uma última nota: não se me afigura possível, atento o disposto na chamada “Lei da Ficha Limpa”, que Lula da Silva possa candidatar-se às eleições presidenciais sem que exista, antes do termo da apresentação das candidaturas, uma decisão final absolutória. Essa é a sua única hipótese, juridicamente falando, de enfrentar o julgamento do voto popular. Tudo o mais são efabulações e jogadas políticas de um Estado polarizado entre os “petistas” e os “anti-petistas”. E Bolsonaro, um político que, digamo-lo com todas as letras, patrocina ideais fascistas, é o único a assistir de camarote e a bater palmas ante o atarantamento da Justiça brasileira. Lula e Dilma terão muitos defeitos, mas um político de extrema-direita, negacionista do Holocausto, com tomadas de posição xenófobas, racistas, machistas e contra os direitos das minorias, só pode conduzir o Brasil a algo parecido a uma ditadura militar, ainda que disfarçada, de tão má memória desse e destes lados do Atlântico


https://www.diariodocentrodomundo.com.br/moro-super-heroi-abre-crises-gravissimas-de-desfechos-imprevisiveis-diz-jurista-de-portugal/



Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4894 Online: 11 de Julho de 2018, 09:37:52 »



Falaram do passado político do  desembargador,  e sobre as relações políticas do passado da ministra do STJ o que temos ?  Quem  nomeou a Laurita ?



Laurita Vaz, juíza que negou HC de Lula, foi nomeada no STJ por FHC



Publicado em 10 julho, 2018 11:29 pm


A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, negou nesta terça (10) o habeas corpus protocolado em favor do ex-presidente Lula. Ela disse que a liminar de soltura do desembargador Rogério Favreto causa “insegurança jurídica” e defendeu Sérgio Moro.

Laurita também negou um pedido para que uma lactante respondesse a processo em casa e concedeu prisão domiciliar ao ex-médico Roger Abdelmassih, condenado por estupros em série, em 2017.


A nomeação de Laurita Vaz no STJ foi realizada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 2001. Ela foi a primeira mulher a presidir a Corte.


O que isso significa? Nada. No entanto, o passado do desembargador Rogério Favreto com o PT, incluindo uma “grande doação” de R$ 60 para o deputado Paulo Pimenta em 2006, é sempre lembrada nas matérias da grande mídia que o atacam.


É importante, então, lembrar o passado de Laurita que teve sua carreira iniciada por FHC, grande nome do PSDB.


https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/laurita-vaz-juiza-que-negou-hc-de-lula-foi-nomeada-no-stj-por-fhc/?utm_source=social_mais&utm_medium=widget



Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4895 Online: 11 de Julho de 2018, 09:49:41 »
Besteira sobre besteira para encobrir o óbvio. Haja saco para aturar essa argumentação petista idiota.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4896 Online: 11 de Julho de 2018, 10:19:50 »
Besteira sobre besteira para encobrir o óbvio. Haja saco para aturar essa argumentação petista idiota.

Eu não diria que é besteira.

Senão vejamos.

O senhor Favreto foi filiado ao PT por 19 anos (1991 a 2010); trabalhou diretamente nos gabinetes de 4 ministros petistas durante as administrações de Lula e Dilma e foi colocado como procurador geral do RS pelo petista Tarso Genro.

Qual das situações supra é similar para a senhora Laurita Vaz? Foi indicada para o STJ pelo FHC!

Ou seja, equiparar a situação de uma pessoa ex-militante 'de carteirinha' com uma pessoa concursada de longa data é, no mínimo, uma falsa analogia, para não dizer mau-caratismo mesmo.

Para encerrar, basta ver como transcorreram os atos e fatos iniciados no anoitecer da sexta-feira, dia 06/07/2018. Fica claro o ardil petista, envolvendo diretamente 3 deputados e o desembargador-vassalo.

Mas felizmente eles foram neutralizados.
Foto USGS

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4897 Online: 11 de Julho de 2018, 10:24:56 »

Mas felizmente eles foram neutralizados.



Na segunda feira o STJ certamente cassaria a decisão do desembargador,   esse seria o rito normal.  Podem até argumentar que o desembargador  tivesse  alguma intenção política  ao emitir a sua decisão, mas  a forma açodada como os outros juízes e a PF agiram também demonstra motivação política.


No final das contas ficou escancarada a politização do judiciário.


« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 10:27:44 por JJ »

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4898 Online: 11 de Julho de 2018, 10:25:42 »
Falaram do passado político do  desembargador,  e sobre as relações políticas do passado da ministra do STJ o que temos ?  Quem  nomeou a Laurita ?
[...]

Falsa analogia, conforme expliquei acima.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #4899 Online: 11 de Julho de 2018, 10:28:09 »

Mas felizmente eles foram neutralizados.
Na segunda feira o STJ certamente cassaria a decisão do desembargador,   esse seria o rito normal.  Podem até argumentar que o desembargador  tivesse  alguma intenção política  ao emitir a sua decisão, mas  a forma como os juízes e a PF agiram também demonstra motivação política.

No final das contas ficou escancarada a politização do judiciário.

Bullshit.

A ação do Moro, do Gebran e do Flores foi absolutamente legal.

O primeiro interpelou o presidente do TRF-4, pedindo orientação dada a flagrante ilegalidade do desembargador-vassalo.

O segundo avocou a decisão para ele, como manda o regimento.

E o terceiro, diante da insistência do desembargador-vassalo, decidiu, como lhe é de direito, pela anulação da decisão do desembargador-vassalo.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!