Autor Tópico: Vídeos políticos  (Lida 68263 vezes)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
Re:Vídeos políticos
« Resposta #2226 Online: 12 de Novembro de 2019, 22:50:22 »
Acho que está confundindo ironia com hipérbole ou alguma coisa assim. E talvez inicialmente ironia com sarcasmo.

De qualquer forma, é difícil ver como a colocação de Augusto Nunes poderia ter qualquer outro sentido diverso além do mais literal, ataque pessoal homofóbico sem relação com qualquer coisa.

É óbvio que não necessariamente ele sugere que de fato o juizado de menores devesse ir ver, só nesse sentido é "diverso do literal" o que ele dizia, mas aí também seria dizer que eles tem que apanhar "até soltar purpurina" ou qualquer coisa assim. Você iria implicar, "mas é claro que ele não sugeriu mesmo que gays, se apanharem o suficiente, soltam purpurina, agora parece OBRIGATÓRIO se fazer de desentendido"?

Homofobia?!?! Que homofobia? O que Augusto Nunes disse do casal Glenn e David também poderia ser dito de um casal heterossexual que só tem filhos adotivos e que estivesse na mesma situação. E ninguém acusaria o Nunes de heterofobia nessa situação hipotética.

O Glenn acusou o Augusto Nunes de acusar que ele estava abandonando a criação dos seus filhos. Mas o aspecto estrutural da proposição do Nunes foi, segundo ele, a obsessão patológica de Glenn com o tempo se dedicando a coisa errada jornalisticamente. A suspeita com a negligência na criação dos filhos entra como uma caricatura da personalidade do Glenn levando em conta esse contexto humorístico, não como uma acusação literal. De forma análoga, um desenhista caricaturista de Michael Schumacher não necessariamente acredita que o queixo de Michael Schumacher seja maior do que o tamanho do resto do seu rosto. Isso é verdade mesmo se alguém provar que fazer humor com o queixo de Schumacher seja antiético.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2227 Online: 12 de Novembro de 2019, 23:01:32 »
Concordo que se formos analisar o sentido de "ironia", não foi ironia que o Nunes usou no seu comentário sobre o Glenn. No entanto, como colocou o Huxley, o que ele disse sobre o Glenn e seu marido poderia ser dito sobre um casal heterosexual sem nenhum prejuízo do entendimento. A conclusão disso, não dá pra inferir que a motivação do Nunes em dizer o que disse tenha sido homofobia.

A alternativa que o Huxley levantou de que o que o Nunes realmente tentou passar foi a mensagem de que o Glenn deveria passar mais tempo com os filhos do que desperdiçando-o com suas investigações suspeitas da vaza jato é uma boa teoria. A outra acaba sendo mesmo a mais ampla de que o casal passa muito tempo se dedicando a suas ocupações profissionais que os filhos acabam ficando desamparados.

Em todos os casos considero o comentário do Nunes no mínimo infeliz, pra não dizer coisa pior.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2228 Online: 12 de Novembro de 2019, 23:38:23 »
Santa ingenuidade forçada. Então o comentário de Nunes é apenas uma combinação de admiração pelo empenho no trabalho como lamentação e recomendação sutil por se dedicarem mais a criação dos filhos, o que seria o melhor para o bem-estar todos. Claro.

E quando Bolsonaro disse que "não te estupro porque você não merece," foi no sentido de que nenhuma mulher merece ser estuprada.

"Poderia ser dito" ...assim como heterossexuais "poderiam" ser também xingados de sodomitas. Mas se não vamos nos fazer de bobos, é claro que isso não acontece por outra razão. Da mesma forma "poderia" um presidente americano não-negro ter sua nacionalidade questionada. Só coincidência.

Dizer que a menina autista ativista é "mal comida," é só expressão de que ela se dedica demais ao ativismo, e que, nessa idade, deveria aproveitar mais a vida, fazendo sexo -- por que não? Não sejamos retrógrados. E os comentários sobre ser autista talvez sejam uma crítica parodiando aqueles que a atacariam por ser autista, e não um ataque ele mesmo, uma forma de levar as pessoas a pensar. E de certa forma, até um "elogio," chamando atenção para alguém ser tão dedicado apesar disso que muitos veriam como um obstáculo. E talvez por isso mesmo, ela devesse aproeitar mais a vida, e deixar que pessoas sem essa condição atuassem nesse ativismo em seu lugar. Nossa, como são bondosos os que "xingaram" a menina.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2229 Online: 13 de Novembro de 2019, 00:03:30 »
Santa ingenuidade forçada. Então o comentário de Nunes é apenas uma combinação de admiração pelo empenho no trabalho como lamentação e recomendação sutil por se dedicarem mais a criação dos filhos, o que seria o melhor para o bem-estar todos. Claro.

E quando Bolsonaro disse que "não te estupro porque você não merece," foi no sentido de que nenhuma mulher merece ser estuprada.

"Poderia ser dito" ...assim como heterossexuais "poderiam" ser também xingados de sodomitas. Mas se não vamos nos fazer de bobos, é claro que isso não acontece por outra razão. Da mesma forma "poderia" um presidente americano não-negro ter sua nacionalidade questionada. Só coincidência.

Dizer que a menina autista ativista é "mal comida," é só expressão de que ela se dedica demais ao ativismo, e que, nessa idade, deveria aproveitar mais a vida, fazendo sexo -- por que não? Não sejamos retrógrados. E os comentários sobre ser autista talvez sejam uma crítica parodiando aqueles que a atacariam por ser autista, e não um ataque ele mesmo, uma forma de levar as pessoas a pensar. E de certa forma, até um "elogio," chamando atenção para alguém ser tão dedicado apesar disso que muitos veriam como um obstáculo. E talvez por isso mesmo, ela devesse aproeitar mais a vida, e deixar que pessoas sem essa condição atuassem nesse ativismo em seu lugar. Nossa, como são bondosos os que "xingaram" a menina.

Não respondo a uma metralhadora de analogias que põe palavras na minha boca.

Uma das maneiras mais retóricas de alguém deturpar as palavras de outra pessoa é comparar várias coisas simplesmente pondo analogias que tem muitas coisas superficiais equivalentes, mas pouco ou nada de aspectos estruturais equivalentes. Tudo isso pressupondo que as semelhanças estruturais existem, mesmo sem provar.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 00:19:43 por -Huxley- »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2230 Online: 13 de Novembro de 2019, 00:09:57 »
E xingar alguém de sodomita não é indicador de homofobia mesmo. Existe sodomofóbico(a) independente da orientação sexual.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 00:12:45 por -Huxley- »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2231 Online: 13 de Novembro de 2019, 00:20:51 »
Achava que fosse justamente esse tipo de "ironia"/caricatura que não era nada demais.... e olha que não ficou sugerido nada de caráter pessoal análogo.

Até porque seria difícil algo 100% "análogo," porque teria que ser por um lado puramente inocente, supostamente, meramente como tirar sarro do nariz do Schumacher, ou dizer "cara de pum;" mas ao mesmo tempo tocar num tema como o de adoção por homossexuais, que, nesse mesmo caso, tem até quem acuse de ter sido feita apenas para vantagens políticas/legais. Só no faz-de-conta mesmo.

E xingar alguém de sodomita não é indicador de homofobia mesmo. Existe sodomofóbico(a) independente da orientação sexual.

E xingar um negro de macaco pode não ser racismo.

Até porque, tecnicamente, somos todos macacos, logo errado é quem considera que dizer que um negro é macaco seria racismo.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2232 Online: 13 de Novembro de 2019, 00:33:20 »
Não é porque existem pessoas que perseguem homossexuais que Augusto Nunes seja assim também. E a maioria esmagadora dos jornalistas da grande mídia não fazem essa perseguição, pelo menos é o que parece. Acho que a suspeita baseada no critério da representatividade deveria ser enfatizada contra alguém de outra comunidade.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 01:50:53 por -Huxley- »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2233 Online: 13 de Novembro de 2019, 00:38:24 »

Até porque, tecnicamente, somos todos macacos, logo errado é quem considera que dizer que um negro é macaco seria racismo.

Xingar alguém de macaco também não é racista se alguém só está dizendo que aquela pessoa específica tem os aspectos típicos mais feios da aparência de um macaco.

Não há como associar obrigatoriamente xingamento de "feiúra macacal" a etnia negra por causa de algo direcionado a uma pessoa em particular. Alguém pode estar sendo racista usando tal xingamento, mas detectar isso não é algo que é independente da interpretação do contexto.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 08:55:51 por -Huxley- »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2234 Online: 13 de Novembro de 2019, 01:03:46 »
Eu concordo com o Fabrício quando diz que o certo e o errado não pode depender da ideologia.

Se não fossem as paixões ideológicas seria muito simples ver que os dois estão errados neste caso. Mas haja ginástica mental passar pano ou condenar, dependendo de pra que time a pessoa torce.

Eu não vi o que o Nunes falou do Verde, só vi a justificativa dele na rádio, mas se o que ele justificou é verdade, então as acusações do Verde eram ridículas e teatrais.

Vamos recapitular o incidente:

- Verde acusa Nunes de ter sido baixo, de ter usado a família para ataca-lo e chegado ao ponto de exortar as autoridades para que ele perdesse a guarda dos filhos. E ainda acrescenta: "Você queria que meus filhos perdessem um lar e voltassem para o abrigo?"

Um cínico melodramático esse tal de Verde, e a gente descobre logo depois quando Nunes dá sua versão. O que o Verde está tentando fazer e atrair antipatia para o Nunes, ele está torcendo os comentários do colega para tentar fazer dele um monstro. Um homem que está efetivamente advogando pela causa que terá como consequência tirar duas crianças de um lar confortável e retorna-las ao orfanato público.

Mas quando Nunes se justifica, ficamos sabendo que a acusação é não só exagerada mas distorce o que foi realmente dito. Nunes então começa a explicar que apenas "brincou" questionando sobre quem cuida dos filhos, já que um só liga pro Intercept e o outro só fica em Brasília...

A justificativa estava parecendo razoável e convincente - ora, nem mesmo um idiota interpretaria ao pé da letra estas declarações - e Verde percebe que na acareação a sua acusação está sendo desmoralizada então usa o expediente, calculadamente teatral, de interromper a explicação do seu desafeto gritando: "Covarde, covarde, você foi covarde!".

É quando ocorre o pugilato...

Mas mesmo um idiota também deveria ser capaz de perceber que essas declarações bobocas do Nunes tinham por intenção não tirar dos pais a guarda dos filhos, mas usar a condição homossexual do Verde para alimentar subliminarmente a antipatia da audiência por esse jornalista. Ou seja, Nunes é anti PT e pró Bolso, então sua intenção é desqualificar os vazamentos do intercept, mas ele não faz isso só com argumentos mas também com estes truques que incluem até procurar formas de sutilmente antipatizar o público com o responsável pela divulgação das informações.

O que não deveria ter nenhuma importância para seres raciocinantes, porque pouco importa quem divulga a informação. O que importa é A informação. Mas seres humanos não são raciocinantes e jornalistas sabem muito bem disso, então o que a "ironiazinha" do Nunes tem como alvo é sugerir que quando 2 gays adotam, o resultado é esse: por não serem uma "família normal", onde um é o provedor e a mãe se dedica mais aos filhos, no caso de dois homens cada um tem sua vida e a atenção aos filhos fica relegada a segundo plano. É tudo de caso pensado; ele está na verdade querendo incutir no público a impressão de que viados só adotam por ser "modinha" e também por ativismo da causa gay, que na verdade nem ligam para filhos. E com isso espera trabalhar subliminarmente a homofobia latente do público, especialmente a homofobia contra homossexuais ativistas, para gerar mais antipatia pelo VerdeValdo. Sabendo que uma vez que você tenha antipatia pelo Verde essa antipatia tenderá a se estender também para tudo o que o Verde faz, e com isso você foi manipulado porque agora já está querendo ver defeitos, tramoias e adulterações nos diálogos vazados mas somente porque o responsável por estes vazamentos é o Verde e você não gosta dele!

É claro que se você não gosta do PT e da esquerda em geral, já tem motivos e viés suficiente para tentar minimizar e desqualificar  as informações divulgadas, mas o que o Nunes estava fazendo era tentar dar-lhe ainda mais motivos para isso.

Ou seja, Nunes estava sim jogando com a carta da homofobia, mas fazendo de forma sutil, não explícita. E o VerdeValdo poderia tê-lo acusado disso, mas talvez entendendo que este tipo de acusação não teria muito impacto sobre a audiência conservadora pois ela própria é preconceituosa e refratária ao casamento gay, especialmente à adoção de crianças por gays, ele então distorce sutilmente a calhordice do Nunes para que pareça uma calhordice maior: agora é o Nunes que é um desalmado que em nome de seu ativismo conservador não se importa com o bem estar e o destino de duas pobres inocentes crianças...

É muito teatro e hipocrisia de ambas as partes e se nem os senhores céticos enxergam isso, imagine então a audiência típica da Jovem Pan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2235 Online: 13 de Novembro de 2019, 16:14:55 »

Xingar alguém de macaco também não é racista se alguém só está dizendo que aquela pessoa específica tem os aspectos típicos mais feios da aparência de um macaco.

Não há como associar obrigatoriamente xingamento de "feiúra macacal" a etnia negra por causa de algo direcionado a uma pessoa em particular. Alguém pode estar sendo racista usando tal xingamento, mas detectar isso não é algo que é independente da interpretação do contexto.

Xingar um negro de macaco praticamente nunca tem qualquer coisa a ver com alguma similaridade com macacos acima da média. A gente pode sempre levantar que o caso para o qual se quer passar pano é exceção, com base nos literalismos mais implausíveis, ignorando completamente o contexto prático.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2236 Online: 13 de Novembro de 2019, 16:40:44 »
Por quê macaco? Como se originou esse xingamento? Quantas vezes eu  já presenciei principalmente na infância, pessoas chamando umas as outras de macaco,, as vezes entre fenotipos similares.

Acho que esses chamamentos  no Brasil  não  tem o mesmo viés de outros lugares. Por exemplo, um adolescente "das quebrada" põe um terno ai o outro fala: ih, a lá o macaco vestindo roupa de granfino... Ou então um chega e dá  um safanão no outro, aí o outro fala: sai fora macaco. Aí os dois se comprimentam e mais nada.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 16:44:41 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2237 Online: 13 de Novembro de 2019, 16:48:37 »
Eu me  lembro bem de  quando esses tratamentos  eram corriqueiros e ninguém ligava, e de como  isso passou  a ser tratado da  forma como está agora.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2238 Online: 13 de Novembro de 2019, 16:50:05 »
Sergiomgbr parece ter um convívio social consideravelmente limitado, ou uma dificuldade de percepção de certas regras não escritas.

Você nunca viu amigos se dirigindo um ao outro por coisas como "filho da puta"? Que, deve saber, é tipicamente um xingamento?

Você acha que ver duas pessoas "de fenótipo similar" se xingando de "filho da puta" é sugestivo disso não ser "verdadeiramente" um xingamento?

Ou é só trolagem e se fazer de ingênuo?

Eu me  lembro bem de  quando esses tratamentos  eram corriqueiros e ninguém ligava, e de como  isso passou  a ser tratado da  forma como está agora.

Um pouco mais tempo atrás, se encontrava até coisas como regimes de times de futebol proibindo a contratação de negros. Mais recentemente, orientação policial oficial indicando um tratamento diferenciado destes, considerando-os inerentemente suspeitos. Ambas as coisas já foram vistas com maior naturalidade por parte da população majoritariamente branca.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2239 Online: 13 de Novembro de 2019, 16:55:24 »
Quando você questiona a mim  e não o argumento  não e mais um debate.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2240 Online: 13 de Novembro de 2019, 16:59:17 »
De forma alguma, é uma provocação. Mas acho que ela tem mais a ver com discordâncias de posicionamento político do que com a orientação sexual dos alvos. Ao que me parece a fonte da discórdia são as ações do casal contra a lava jato. O Nunes usa isso para dizer que tempo útil que poderia estar sendo usado no cuidado dos filhos é desperdiçado com a obsessão do casal com a lava jato.

Também não foi no sentido de que algumas mereçam, como a oposição insistiu em defender.

"Poderia ser dito" ...assim como heterossexuais "poderiam" ser também xingados de sodomitas.
É completamente diferente. Não é só um caso de possibilidade, mas de o quanto comum esse tipo de acusação pode ser empregada para casais no geral. Casais heterossexuais também são criticados com frequência nesse sentido de não terem tempo para passarem com seus filhos, enquanto sodomia é desproporcionalmente mais usado para se referir a relações homossexuais do que a sexo anal entre casais heterossexuais.

A crítica a ativista provavelmente tem mais a ver com a causa que ela defende do que com a condição dela ser autista ou não. Ela não está sendo criticada por ser autista, mas por ser uma ativista ambientalista.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2241 Online: 13 de Novembro de 2019, 17:03:33 »
Ou é só trolagem e se fazer de ingênuo?

Pergunta  de  moleque.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2242 Online: 13 de Novembro de 2019, 17:32:49 »
De forma alguma, é uma provocação. Mas acho que ela tem mais a ver com discordâncias de posicionamento político do que com a orientação sexual dos alvos. Ao que me parece a fonte da discórdia são as ações do casal contra a lava jato. O Nunes usa isso para dizer que tempo útil que poderia estar sendo usado no cuidado dos filhos é desperdiçado com a obsessão do casal com a lava jato.

Foi algo do tipo, "sabia que essas feministas dizendo essas merdas eram umas barangas mesmo, só tem baranga nesse lado." A discordância mais fundamental pode ser argumentavelmente com o feminismo, mas o xingamento está lá, não importa o quão "principal" seja.

Também não foi no sentido de que algumas mereçam, como a oposição insistiu em defender.

Se bem me recordo, ele explicitamente explicou que ela é feia demais para que merecesse.

Claro, pode-se defender que ainda é só "ironia"/idiotice não-literal, mas isso continua se fazendo de míope para a misoginia implícita, independentemente disso.

"Ela não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece" - Deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), em entrevista a jornal em 2014
http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/bolsonaro-vira-reu-por-falar-que-maria-do-rosario-nao-merece-ser-estuprada.html

"Poderia ser dito" ...assim como heterossexuais "poderiam" ser também xingados de sodomitas.
É completamente diferente. Não é só um caso de possibilidade, mas de o quanto comum esse tipo de acusação pode ser empregada para casais no geral. Casais heterossexuais também são criticados com frequência nesse sentido de não terem tempo para passarem com seus filhos, enquanto sodomia é desproporcionalmente mais usado para se referir a relações homossexuais do que a sexo anal entre casais heterossexuais.

Eu chuto que a maioria dos jornalistas, cronistas, e políticos com mais de 30 anos tenham filhos. Palpitão. A larga maioria é heterossexual.

Uma boa parte destes, a metade ou mais, é esquerdista, e muitos desses petistas.

Muitos devem ser similarmente politicamente engajados, dedicando bastante tempo a esquerdismo/jornalismo/ativismo.

Quantos desses casais heterossexuais já tiveram os cuidados com os filhos, adotivos ou não, questionados por dedicação excessiva ao esquerdismo?

Deve ser só coincidência inocente que o primeiro (ou segundo? Aguardo exemplos do comentário trivial, não associado a homossexuais) caso ocorre com um casal gay, cuja própria adoção alguns aventam como esquema deplorável de proteção legal/política.

A crítica a ativista provavelmente tem mais a ver com a causa que ela defende do que com a condição dela ser autista ou não. Ela não está sendo criticada por ser autista, mas por ser uma ativista ambientalista.

Um dos ataques de pundits foi nas linhas de "se a histeria climática tivesse algo a ver com clima, se teria cientistas falando disso, e não uma menina sueca doente mental explorada pelos pais." Na FOX.

Conforme se vai descendo dos rankings do mainstream, ainda no mesmo lado, o baixo nível vai baixando correspondentemente, mais coisa é aceitável.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2243 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:02:28 »

Foi algo do tipo, "sabia que essas feministas dizendo essas merdas eram umas barangas mesmo, só tem baranga nesse lado." A discordância mais fundamental pode ser argumentavelmente com o feminismo, mas o xingamento está lá, não importa o quão "principal" seja.
Só me deixe entender uma coisa. Caso o parceiro do Glenn fosse uma mulher você acha que o Nunes não usaria a provocação que foi empregada? Por qual motivo você pensa isso? Pois para mim o fato do Glenn ser gay não tem nada a ver com a treta que rolou entre ele e o Nunes.

Se bem me recordo, ele explicitamente explicou que ela é feia demais para que merecesse.

Claro, pode-se defender que ainda é só "ironia"/idiotice não-literal, mas isso continua se fazendo de míope para a misoginia implícita, independentemente disso.

"Ela não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece" - Deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), em entrevista a jornal em 2014
http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/bolsonaro-vira-reu-por-falar-que-maria-do-rosario-nao-merece-ser-estuprada.html
Se eu entendi bem você está dizendo que o Bolsonaro nutre algum tipo de ódio as mulheres em geral? A resposta enraivecida dele não está ligada principalmente ao fato da Maria do Rosário te-lo chamado de estuprador segundos antes dele dizer aquela idiotice? Não é direcionada a ela em especifico apenas, ao invés de a todas as mulheres? Me parece que ele pretendia apenas ataca-la de volta, e a maneira que ele encontrou foi depreciando a sua aparência.

Eu penso que existam exemplos o suficiente para dizer que ele seja sexista numa série de questões, mas de que ele seja um misógino eu não estou convencido.

Eu chuto que a maioria dos jornalistas, cronistas, e políticos com mais de 30 anos tenham filhos. Palpitão. A larga maioria é heterossexual.

Uma boa parte destes, a metade ou mais, é esquerdista, e muitos desses petistas.

Muitos devem ser similarmente politicamente engajados, dedicando bastante tempo a esquerdismo/jornalismo/ativismo.

Quantos desses casais heterossexuais já tiveram os cuidados com os filhos, adotivos ou não, questionados por dedicação excessiva ao esquerdismo?

Deve ser só coincidência inocente que o primeiro (ou segundo? Aguardo exemplos do comentário trivial, não associado a homossexuais) caso ocorre com um casal gay, cuja própria adoção alguns aventam como esquema deplorável de proteção legal/política.
Eu não sei, não estou por dentro das picuinhas entre jornalistas. Mas você só tem um caso a seu favor, e a única evidência de homofobia é o fato do provocador ser hétero e os alvos homossexuais. Não da pra tirar da provocação em si qualquer conclusão lógica de que a motivação seja homofóbica. A questão é que a provocação continuaria fazendo o mesmo sentido caso o casal alvo das acusações fossem héteros, e não é nenhum absurdo imaginar uma situação assim.

Um dos ataques de pundits foi nas linhas de "se a histeria climática tivesse algo a ver com clima, se teria cientistas falando disso, e não uma menina sueca doente mental explorada pelos pais." Na FOX.

Conforme se vai descendo dos rankings do mainstream, ainda no mesmo lado, o baixo nível vai baixando correspondentemente, mais coisa é aceitável.
Nestes casos então eu concordo que uma algumas acusações tenham sido motivadas pelo preconceito contra autistas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2244 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:13:33 »

Só me deixe entender uma coisa. Caso o parceiro do Glenn fosse uma mulher você acha que o Nunes não usaria a provocação que foi empregada? Por qual motivo você pensa isso? Pois para mim o fato do Glenn ser gay não tem nada a ver com a treta que rolou entre ele e o Nunes.

Tenho certeza absoluta que ele não usaria. Aliás, ninguém nunca usou.

A jornalista Joyce Hasselman tem filhos? Eu sei que seu marido é médico. Alguém já acusou o casal Hasselman de negligenciar a educação dos filhos por ela se dedicar demais ao bolsolavismo e ele à Medicina?

Nem passa pela cabeça sua alguém fazer isso.

O Nunes tá dando uma cutucada. É tipo 'por que essas bichas lutam tanto pelo direito de adoção se depois parecem não ligar muito pros filhos?' . Ele está trazendo para a questão o fato irrelevante que são dois gays que casaram e adotaram crianças. Duas questões polêmicas e que despertam rejeição em muita gente: casamento gay e adoção por gays.

Isso não foi de graça nem por acaso.

Em tempo: note a esperteza jornalística do Augusto Nunes; ele explora o preconceito da homossexualidade contra o Glenn mas sem mencionar em uma única palavra a questão propriamente da homossexualidade. Mas faz isso indiretamente, com uma crítica meio sem pé nem cabeça,  sem fundamento, sobre a maneira como os filhos do casal são criados.

O que prova que o alvo da crítica era aflorar o preconceito é que a crítica em si, além de apenas  muito forçadamente poder ser relacionada com a questão do Intercept, é que ela não tem nenhum fundamento. Ora, desde quando os dois integrantes de um casal trabalharem é sinal de que os filhos estão sendo negligenciados?
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 19:23:56 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2245 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:16:03 »

Nestes casos então eu concordo que uma algumas acusações tenham sido motivadas pelo preconceito contra autistas.

Acho que não é bem isso.

O que se pretende é desqualificar a causa do ativismo ambiental. Então explorar o autismo de um ícone desse ativismo é uma forma de ad hominem utilizada.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2246 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:31:03 »
Mais ou menos isso. Mas ao mesmo tempo é uma tentativa de desqualificação mais na linha de racismo, sexismo, homofobia, do que ataque pessoal só como dizer que uma pessoa ricassa é nariguda.

Críticas ao "boy"/rapaz Barack Obama, ou mesmo levantar suspeitas de que é queniano, que sua mulher seja travesti e ele gay, podem ser primeiramente tentativa de desqualificação de políticas mais "esquerdistas," mas isso é feito com ataques racistas e homofóbicos.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2247 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:52:35 »

Tenho certeza absoluta que ele não usaria. Aliás, ninguém nunca usou.

A jornalista Joyce Hasselman tem filhos? Eu sei que seu marido é médico. Alguém já acusou o casal Hasselman de negligenciar a educação dos filhos por ela se dedicar demais ao bolsolavismo e ele à Medicina?

Nem passa pela cabeça sua alguém fazer isso.

O Nunes tá dando uma cutucada. É tipo 'por que essas bichas lutam tanto pelo direito de adoção se depois parecem não ligar muito pros filhos?' . Ele está trazendo para a questão o fato irrelevante que são dois gays que casaram e adotaram crianças. Duas questões polêmicas e que despertam rejeição em muita gente: casamento gay e adoção por gays.

Isso não foi de graça nem por acaso.

Em tempo: note a esperteza jornalística do Augusto Nunes; ele explora o preconceito da homossexualidade contra o Glenn mas sem mencionar em uma única palavra a questão propriamente da homossexualidade. Mas faz isso indiretamente, com uma crítica meio sem pé nem cabeça,  sem fundamento, sobre a maneira como os filhos do casal são criados.

O que prova que o alvo da crítica era aflorar o preconceito é que a crítica em si, além de apenas  muito forçadamente poder ser relacionada com a questão do Intercept, é que ela não tem nenhum fundamento. Ora, desde quando os dois integrantes de um casal trabalharem é sinal de que os filhos estão sendo negligenciados?
Pode ser, só que as evidências disponíveis não me permitem ter tanta certeza assim. Eu ainda acho essa possibilidade menos plausível do que as que eu considerei antes. Mas você me convenceu de que a acusação de homofobia não é tão absurda assim.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2248 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:54:48 »

Acho que não é bem isso.

O que se pretende é desqualificar a causa do ativismo ambiental. Então explorar o autismo de um ícone desse ativismo é uma forma de ad hominem utilizada.
Usam o autismo como um desqualificador, logo, o preconceito contra pessoas autistas se torna evidente. Dizem que ela é incapaz de fazer um ativismo convincente e coerente por ser autista.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2249 Online: 13 de Novembro de 2019, 20:05:00 »
Mas  o  autismo  é  incapacitante.  Não existe sociedade  autista.

Se um  autista consegue uma certa autonomia isso  se  deve ao apoio de pessoas  ditas  normais.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 20:09:27 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!