Gigaview, se por um lado repeti dados automaticamente e os erros de data são flagrantes, por outro lado vc dá credito a todo documento que assaque contra o Espiritismo, sem maiores comprovações. Este é um terreno delicado para ambos os lados.
Quando se quer buscar a verdade de um fato, no caso, as manifestações mediúnicas, basta saber o que se ganha com a fraude. Antes, os charlatães cobravam por seus espetáculos então as suspeitas seriam fundadas, claro. Mas, dizer-se que Crookes, ganhador do premio nobel, era um visionário e fraudava seus experimentos, acho que há exageros. Até C.Doyle entrou neste samba do crioulo doido.
Mas, meu caro Gigaview, acho que existe um ponto que nem mesmo vc deixaria de admirar: o conteúdo moral e filosófico do Espiritismo.
O Viés científico sofre a influência dos conhecimentos da época e por esta razão Kardec esclarece que as respostas dos espíritos, na obra LE, tem o corpo de letra diferente de suas próprias observações, evitando mal entendidos.
Outro ponto que os não afeitos às práticas da materialização desconhecem e daí certa desconfiança é que o ectoplasma, essencial para a cobertura do perispírito do manifestante sofre perigosa interferência da luz clara, seja natural ou não.
Existem relatos de médiuns que tiveram membros desmaterializados por influencia de um fresta de luz, no caso, que penetrava por um basculante. É o caso do Peixotinho, médium muito conhecido anos atrás.
Finalmente, o caso das irmãs Fox é uma verdadeira novela. A detratora era alcoólatra e perdeu a guarda de uma filha, denunciada pela terceira irmã, a mais beata das três. Para vingar-se e ainda ganhar algum dinheiro que o bispo local lhe ofereceu, deu o famoso depoimento.
O que não é foi contado é que, mais tarde, arrependida, foi para os jornais, desfazendo a intriga. E assim... segue o jogo. rsrsrs