Não sei se é tudo isso, pesquisando brevemente encontrei manchetes dizendo ser apenas quase mais que o dobro, no Amazonas. É capaz que isso seja menos que o país paga pelos presos nas prisões estatais se contado sua soltura e menor taxa de "rehabilitação" posterior, supondo que não haja nessa prisão privada uma seleção dos criminosos com menor tendência a reincidir.
As notícias de qualquer forma parecem ter mais críticas à empresa amazonense, então não sei.
Nos EUA, alguns levantam a questão das prisões, principalmente privadas, serem praticamente uma reinstauração de escravidão, já que usam de algo bem próximo de trabalho escravo. Com negros sendo presos mais e com penas mais graves do que brancos pelos mesmos crimes, a proximidade com a escravidão "clássica" fica ainda maior. Eles têm a maior população prisional mundial, não só proporcionalmente, mas em absoluto. (Talvez depois da China, mas acho que nem isso)
Sobre telefonia, algo provavelmente mais economicamente ordinário, em outro tópico se comentava que, além da diferença de estatais versus privadas, tem como fatores importantes o desenvolvimento tecnológico, regulação (podendo reduzir a competição), e até o mercado, demanda.