Autor Tópico: Pesquisa com médium  (Lida 63455 vezes)

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
Re:Pesquisa com médium
« Resposta #200 Online: 17 de Novembro de 2016, 17:24:05 »
1) Desde quando a sua pesquisa é científica e séria?
4) O suposto médium seria MUITO beneficiado, ficaria "comprovado" que ele tem dons sobrenaturais, ficaria famoso e ganharia mais dinheiro

Canto, supere a capacidade cognitiva do Alquimista.. Me diga como o médium saberia quem seriam as famílias se nem eu saberia?

Cara.. é estranho como não conseguem se focar no método.. o Alquimista viaja feio..fala coisa incoerente o tempo todo..
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #201 Online: 17 de Novembro de 2016, 17:26:00 »
4) O suposto médium seria MUITO beneficiado, ficaria "comprovado" que ele tem dons sobrenaturais, ficaria famoso e ganharia mais dinheiro

KKKKKKKKKKKKKKKKKK... ESSE É O PONTO!!!!

Mas o ALQUIMISTA desconfia que o buraco é mais embaixo!!!
Afinal, qual o motivo de facilitar tanto assim para o ''médium''????  Será que este seria o ÚNICO a se beneficiar e lucrar à$ cu$ta$ de um experimento pseudocientífico fajuto??????  A se pensar...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #202 Online: 17 de Novembro de 2016, 17:29:32 »

Canto, supere a capacidade cognitiva do Alquimista..

Isso mesmo, ''Canto''!!!!!  Demonstre sua capacidade cognitiva total!!!!  CANTE para ele!!!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #203 Online: 17 de Novembro de 2016, 17:34:34 »

Canto, supere a capacidade cognitiva do Alquimista..

Isso mesmo, ''Canto''!!!!!  Demonstre sua capacidade cognitiva total!!!!  CANTE para ele!!!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

HSHAHSHSHAHHSHAHAHHAHAHA

Rhyan

• Visitante
« Resposta #204 Online: 18 de Novembro de 2016, 07:05:06 »
Desculpe, não dá pra levar a sério quem usa o termo "pseudo-cético".

Não se trata de levar a serio, aceitar ou qualquer outra coisa.. O fato é que existe um grupo de cético que parece ultrapassar os limites do ceticismo, convergindo exatamente com os atributos da fé pura, ou seja acreditar sem a necessidade de se testar..

Nem sou eu quem o define, há muitas elaborações interessantes sobre esse tipo de perfil. O engracado nisso é que o cético (original rs) geralmente é nada dele... já o pseudo-cético precisa ficar tentando provar e buscando pessoas que sustentem sua crença pessoal. É o que viemos falando vagamente aqui, a imparcialidade..

Um estudo pode partir de um pressuposto, isso não importa, o que importa são os dados que eles fornecerão. Pode se fazer um estudo a partir do pressuposto do Big Bang, ele parecer viável é outra coisa.. Foi assim no passado com estudos de ondas eletromagnéticas, é até hoje e será no futuro.

Em suma, a opinião de um pseudo-cético é uma opinião sem valor algum para a ciência, tanto quanto do Papa etc..

O seu "estudo" foi a priori, levado a sério aqui com sugestões metodológicas muito melhores, mas somos os "pseudo-céticos"...

Quem são os verdadeiros céticos? Um bando de espírita que acredita em qualquer bobagem chamada de "estudo" numa revistinha espírita que não entende porra nenhuma de metodologia e epistemologia?

Ah, por favor.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 18 de Novembro de 2016, 08:19:45 »
Se o objetivo do experimento é verificar se há fraude ou não, a rigor todo esforço de verificação poderia estar concentrado no médium e se o médium acerta ou erra não faz diferença. Isto quer dizer que é irrelevante selecionar famílias, preencher questionários, etc. Bastaria criar uma situação qualquer que simule  as condições ideais e deixar o médium sob constante observação antes e durante o experimento.

Por outro lado, se ainda assim for incluído o interesse na obtenção de informações sobre o morto, não há como escapar da aceitação ad hoc da hipótese espírita e de todos os vieses espiritóides.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #206 Online: 18 de Novembro de 2016, 08:51:31 »
Pois é Sandro, a crença do investigador não interfere no resultado do teste (se nisso você está certo), desde que não interfira no teste (nisso você está errado).

Eu não acredito no sobrenatural, não tenho motivos para isso, por mais que eu buscasse nunca encontrei nada que me fizesse mudar de opinião. Mas você deve ter lá seus motivos para acreditar. Não vem ao caso. Isso posto, precisamos concordar minimamente em alguns pontos.

Se você concorda que nunca foram fornecidas provas irrefutáveis da existência de espíritos e, portanto, da mediunidade, mas muitas fraudes já foram desmascaradas nesse ramo, podemos continuar. Isso, é claro, não prova que não existem espíritos ou que não possamos nos comunicar com eles. Significa apenas que, no momento, tudo que temos são motivos pessoais para acreditar ou não. É preciso, no entanto, considerar seriamente a possibilidade de que não existam. De que você possa estar enganado. Isto é, considerar seriamente a possibilidade de rever suas crenças. E ainda que isso seja superado a médio prazo, inicialmente pode ser um baque, uma fonte de sofrimento, apatia e desesperança. Considere a possibilidade de ter que rever talvez toda a sua base de sustentação e por algum tempo ficar sem chão, buscando um sentido para tudo sem encontrar. A boa notícia é que isso também passa.

Você está preparado para essa possibilidade? Sinceramente? Imagine por um momento que tudo é um grande engano, baseado numa profunda necessidade de acreditar. Que não existem espíritos nem deus nem nada. Que a vida é só isso aqui mesmo, sem qualquer sentido, a não ser o que você queira dar. Que está sozinho, por sua conta e um dia tudo vai simplesmente se acabar. É um cenário possível de, ao menos, digerir?

Se sim, podemos continuar. Levando então em conta que não existem provas da existência de espíritos, mas muitas fraudes já foram desmascaradas, não é possível distinguir supostos médiuns de charlatães e, portanto, é nisso que o teste deve focar - desmascarar charlatães, sem jamais subestimá-los. Eles são bons, precisam ser, pois dependem disso, estão sempre se aprimorando.

Por isso seu teste é frágil.  :ok:

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #207 Online: 18 de Novembro de 2016, 10:02:52 »

O seu "estudo" foi a priori, levado a sério aqui com sugestões metodológicas muito melhores, mas somos os "pseudo-céticos"...

Quem são os verdadeiros céticos? Um bando de espírita que acredita em qualquer bobagem chamada de "estudo" numa revistinha espírita que não entende porra nenhuma de metodologia e epistemologia?

Ah, por favor.

Caro Literário, o termo pseudo-cético não foi a sua pessoa mas sim ao Alquimista. Essa definição não fui eu quem a inventou e me parece que ele se encaixa em todas elas.. Segue o trecho:

Pseudo-ceticismo[editar | editar código-fonte]
O termo pseudo-ceticismo ou ceticismo patológico é usado para denotar as formas de ceticismo que se desviam da objetividade. A análise mais conhecida do termo foi conduzida por Marcello Truzzi que, em 1987, elaborou a seguinte conceituação:

Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".[30]
Em sua análise,[30] Marcello Truzzi argumentou que os pseudo-céticos apresentam a seguinte conduta:

A tendência de negar, ao invés de duvidar.
A realização de julgamentos sem uma investigação completa e conclusiva.
Uso de ataques pessoais.
A apresentação de evidências insuficientes.
A tentativa de desqualificar proponentes de novas ideias taxando-os pejorativamente de 'pseudo-cientistas', 'promotores' ou 'praticantes de ciência patológica'.
A apresentação de contra-provas não fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invés de se basearem em evidências.
A sugestão de que evidências inconvincentes são suficientes para se assumir que uma teoria é falsa.
A tendência de desqualificar 'toda e qualquer' evidência.
O termo pseudo-ceticismo parece ter suas origens na filosofia, na segunda metade do século 19.[31]

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ceticismo

O texto acima serve para uma auto-reflexão: Do que entendo como verdade, essa é uma opção dentre as varia hipóteses ou é algo que eu sei que é?

Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #208 Online: 18 de Novembro de 2016, 10:12:26 »
Se o objetivo do experimento é verificar se há fraude ou não, a rigor todo esforço de verificação poderia estar concentrado no médium e se o médium acerta ou erra não faz diferença. Isto quer dizer que é irrelevante selecionar famílias, preencher questionários, etc. Bastaria criar uma situação qualquer que simule  as condições ideais e deixar o médium sob constante observação antes e durante o experimento.

Por outro lado, se ainda assim for incluído o interesse na obtenção de informações sobre o morto, não há como escapar da aceitação ad hoc da hipótese espírita e de todos os vieses espiritóides.

A ideia é boa Giga, mas ja vem sendo feito isso a tempo e estamos comparando os acertos e erros.. O problema hoje em dia é a internet. Um médium que sabemos que frauda, e estamos tentando juntar as provas todas, se utiliza disso.. Como ele faz? Ele, quando vai até uma cidade que não a dele, ele pesquisa os acidentes ou casos noticiados (exemplo incêndio na boate Kiss em Santa Maria - RS), além disso ele acessa o site que divulga o evento dele, verificando que pessoas estarão lá.. Fora isso ele tem toda uma gama de mães desesperadas que acessam o facebook dele e pedem por mensagens.. Pronto.. ele tem o "roll" de vitimas..

De posse desses dados ele investiga as famílias e elabora a carta(s)..

Como descobrimos que era fraude?

Exatamente no que você sugere. Houveram casos onde veio uma carta de um caso de acidente famoso, mas a família não estava la.. Ora, se dentro da cultura espirita a mensagem somente viria se a família estivesse la, de onde veio esse espirito fajuto e escreveu algo do nada?
Outro ponto que descobrimos foi o fato dele ter escrito uma carta onde colocou o endereço e telefone da mãe, algo para dar credibilidade e "poder" a ele.. Ora (novamente), essa coisa de numeros e dados específicos seria algo rarrissimo e não é de uso comum (Como o caso do Dirigível R101). Nesse caso o médium foi descoberto pois o endereço estava errado e colocando-o na internet havia no Telelistas um vinculo errado do telefone com o endereço..

Só isso acima ja fica evidente o caso de fraude, mas tudo se fecha e completa quando investiguei e descobri que o médium vende seus livros nas sessões, chegando a ganhar mais de 5 mil reais por sessão..

Então, esses detalhes são vistos, mas concordo que a maioria religiosa e cegos são facilmente enganados.. Mas, por outro lado, tem casos que investigamos e vemos que vale a pena testar pois não se inclui no exemplo acima.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #209 Online: 18 de Novembro de 2016, 10:48:05 »
Antipetista, ficam aqui meus parabéns pela forma como se colocou (e não é porque também sou anti-PT rss)

vou tecer alguns comentários:

Pois é Sandro, a crença do investigador não interfere no resultado do teste (se nisso você está certo), desde que não interfira no teste (nisso você está errado).

A crença do investigar pode interferir no método (por isso a critica) e pode interferir nos resultados, por isso a necessidade do duplo-cego e de grupos alheios para acompanhar. Veja acompanhar, não alterar ou adulterar..

Eu não acredito no sobrenatural, não tenho motivos para isso, por mais que eu buscasse nunca encontrei nada que me fizesse mudar de opinião. Mas você deve ter lá seus motivos para acreditar. Não vem ao caso. Isso posto, precisamos concordar minimamente em alguns pontos.

Me permita um parênteses: Isso que você relata é a posição de um verdadeiro cético, apenas estou dizendo isso pois a conversa la em cima era de pseudos-céticos. Você tem uma crença ou opinião baseada no que lhe foi apresentado ou vivenciou durante sua vida, assim como eu tenho outra por uma série de motivos que também me fizeram rumar para um lado oposto. Mas tudo bem! É isso mesmo.. e acho que as coisas (e pessoas) ponderadas funcionam assim..

Se você concorda que nunca foram fornecidas provas irrefutáveis da existência de espíritos e, portanto, da mediunidade, mas muitas fraudes já foram desmascaradas nesse ramo, podemos continuar. Isso, é claro, não prova que não existem espíritos ou que não possamos nos comunicar com eles. Significa apenas que, no momento, tudo que temos são motivos pessoais para acreditar ou não. É preciso, no entanto, considerar seriamente a possibilidade de que não existam. De que você possa estar enganado. Isto é, considerar seriamente a possibilidade de rever suas crenças. E ainda que isso seja superado a médio prazo, inicialmente pode ser um baque, uma fonte de sofrimento, apatia e desesperança. Considere a possibilidade de ter que rever talvez toda a sua base de sustentação e por algum tempo ficar sem chão, buscando um sentido para tudo sem encontrar. A boa notícia é que isso também passa.

Perfeita colocação, embora nada é irrefutável, vamos pensar assim.. Você acertou bem num ponto de vista meu... Embora possa parecer estranho, minha opção pela existência de algo alem do material se faz por analisar uma série de estudos e dados, mas concordo com você de que isso é uma opção e de que pode ser que eu esteja errado, afinal, a verdade independe da minha ou da sua crença, ela está ali e não irá mudar porque uma ou milhões de pessoas acreditam ou não nela.
Esse baque pode ser para ambos os lados, tanto para mim como para você e para isso há a necessidade de uma mente aberta e que tenha coragem de testar e questionar.
Resumidamente eu entrei no espiritismo quando jovem, depois sai pois eu queria testar as coisas e dai eu passei a ser um problema para os grupos religiosos que controlam o espiritismo hoje em dia. Fiquei anos num campo do neutro e de não acreditar mas depois esbarrei com pessoas que tinham interesse em verificar e testar, dai retomei a opinião antiga de que "havia algo ali".. Seria extenso demais abordar os motivos, mas quando retornei a esse campo fui conhecer as duas divisões para parapsicologia, onde uns acreditam na sobrevivência e outros não, ou seja, que seriam poderes mentais humanos somente.. Concordo que seja difícil verificar com experimentos mas há casos que me levaram a reconhecer que é altamente factível (embora raro e esporádico - incomum) de que a mente sobrevive a matéria..

Você está preparado para essa possibilidade? Sinceramente? Imagine por um momento que tudo é um grande engano, baseado numa profunda necessidade de acreditar. Que não existem espíritos nem deus nem nada. Que a vida é só isso aqui mesmo, sem qualquer sentido, a não ser o que você queira dar. Que está sozinho, por sua conta e um dia tudo vai simplesmente se acabar. É um cenário possível de, ao menos, digerir?

Sim.. concordo.. isso é uma das possibilidades.. Mas veja o que comentei anteriormente.. Embora eu pense de uma forma e você de outra, a verdade está lá... não ira mudar mas ao menos podemos ter a opinião que desejamos. Pensando nisso, vale a reciproca.. Imagine que você esteja certo.. não há deus, não há nada.. apenas uma coincidência do universo de que moléculas se uniram e ao longo do tempo vieram a formar corpos vivos e um cérebro que gera uma consciência. Isso com uma somatória de coincidências de hormônios e genes nos fazem sentir coisas que achamos sentir (porque não existem de fato) e nos faz andar por um ciclo de vida que tende ao infinito em meio ao universo. O que mudará nisso a minha ou a crença das pessoas? Nada... vamos morrer e com a morte do corpo a consciência termina, um "game over" e ficam apenas nossos genes, ou seja, nada de nós efetivamente pois somos o produto consciente...
Mas e por outro lado? Se existir algo o que isso pode lhe impactar? Eu poderia divagar sobre isso mas não há necessidade pois para qualquer uma das duas hipóteses a verdade estará lá e talvez não faça diferença alguma uma opcao ou outra..

Se sim, podemos continuar. Levando então em conta que não existem provas da existência de espíritos, mas muitas fraudes já foram desmascaradas, não é possível distinguir supostos médiuns de charlatães e, portanto, é nisso que o teste deve focar - desmascarar charlatães, sem jamais subestimá-los. Eles são bons, precisam ser, pois dependem disso, estão sempre se aprimorando.

Por isso seu teste é frágil.  :ok:

Aqui eu discordo de você por uma série de motivos. Bom, prova irrefutável já vimos que não existe certo? Em ciência uma verdade sempre será momentânea.. Einstein demonstra que Newton não estava absolutamente correto e nem por isso houveram provas irrefutáveis de ambos os lados (se é que podemos dizer assim).
Deixando de lado o termo "provas", podemos dizer sim que há inúmeras evidências que contradizem a hipótese materialista e ela vem sendo estudada a anos, basta dedicação a interesse em ler tais materiais..
Recentemente eu tive acesso a um estudo que buscou testar isso no passado.. Eram os materialistas x espiritualistas e eles buscavam encontrar alguma demonstração de que alguma inteligência, diferente do médium, pudesse fornecer informações muito específicas. Acho que tiveram um resultado bem notável na investigação do acidente do dirigível R101.
Veja que isso adentra exatamente no ponto que você tocou, ou seja, verificar e desmascarar charlatões.
Primeiramente concordo que temos que pensar que o médium frauda, sempre. Esse é um pressuposto básico. Por outro lado não podemos alterar ou controlar de forma que ultrapasse o limite já estudado por outros pesquisadores e isso não tem nada a ver com "aliviar" para o médium.
Contudo um método bom e seguro é evitar (senão eliminar por completo) o vazamento de informações. Nunca teremos um método infalível, mas teremos métodos mais ou menos seguros para se buscar respostas..

Eu dei o exemplo do que fizemos com duas médiuns ditas videntes.. O que achou dos resultados? Onde você teria visto uma falha no método em não ser seguro?

Eu não posso afirmar que é infalível, nem de que é irrefutável, mas você há de convir comigo que o método é bom e apresentou um resultado consistente.

Em suma, os métodos vão se aprimorando, mas não adianta se criar métodos tendenciosos, onde se tenta fazer uma "pegadinha" com o médium ou se fornecer informações para ajuda-lo.. Precisamos da imparcialidade, ao máximo..

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #210 Online: 18 de Novembro de 2016, 11:35:34 »
Mesmo com o "duplo cego" suas crenças influenciariam, olha o que você escreveu:

"Os parentes falecidos devem ter morrido entre o prazo máximo de 2 anos (aumento das chances de comunicação)"

Se o objetivo da pesquisar é testar a obtenção de informações sem conhecimento prévio, porque o prazo máximo de dois anos? Isso reduz potencialmente o números de possíveis famílias, assim como dizer ao médium a cidade das famílias e que: "Os parentes vivos devem ter características de que precisam receber uma comunicação, exemplo, abalos e traumas deixados etc (aumento das chances de comunicação)".

Você se diz imparcial, mas sua crença influência bastante nos métodos dessa "pesquisa".

Porque não escolher famílias aleatórias? Aí, se as cartas batessem com: famílias que perderam parentes recentemente e passaram por um trauma, você poderia fazer uma hipótese de que esses "fenômenos" ocorrem, com maior frequência, nessas situações.

Além disso, o médium sabe quem você é e tem informações sobre você. O fato de você conhecer quem selecionará as famílias aumenta, consideravelmente, as chances de o médium conseguir informações sobre esses selecionadores, e consequentemente sobre as famílias.

Também não consegui entender o porque da "pegadinha" não ser válida... Se o dom do cara é legítimo ele deveria saber que a informação é falsa, não ?

Outra coisa, porque 10 famílias? Ele não conseguiria com uma só?
Bom, 10 famílias aumenta bastante o êxito do médium, ele só precisaria conseguir informações sobre uma família que vocês considerariam o médium como verdadeiro.
.....

- Seria melhor você não conhecer o selecionador (nem o nome) - comunicação via e-mail novo (assim, mesmo hackeando o e-mail, não seria possível ter informações).
- O selecionador poderia escolher QUALQUER família do Brasil que tenha perdido algum parente, vocês só se conheceriam no local com o médium já dentro da sala.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #211 Online: 18 de Novembro de 2016, 11:57:20 »
Mesmo com o "duplo cego" suas crenças influenciariam, olha o que você escreveu:

"Os parentes falecidos devem ter morrido entre o prazo máximo de 2 anos (aumento das chances de comunicação)"

Se o objetivo da pesquisar é testar a obtenção de informações sem conhecimento prévio, porque o prazo máximo de dois anos? Isso reduz potencialmente o números de possíveis famílias, assim como dizer ao médium a cidade das famílias e que: "Os parentes vivos devem ter características de que precisam receber uma comunicação, exemplo, abalos e traumas deixados etc (aumento das chances de comunicação)".

Você se diz imparcial, mas sua crença influência bastante nos métodos dessa "pesquisa".

Porque não escolher famílias aleatórias? Aí, se as cartas batessem com: famílias que perderam parentes recentemente e passaram por um trauma, você poderia fazer uma hipótese de que esses "fenômenos" ocorrem, com maior frequência, nessas situações.

Além disso, o médium sabe quem você é e tem informações sobre você. O fato de você conhecer quem selecionará as famílias aumenta, consideravelmente, as chances de o médium conseguir informações sobre esses selecionadores, e consequentemente sobre as famílias.

Também não consegui entender o porque da "pegadinha" não ser válida... Se o dom do cara é legítimo ele deveria saber que a informação é falsa, não ?

Outra coisa, porque 10 famílias? Ele não conseguiria com uma só?
Bom, 10 famílias aumenta bastante o êxito do médium, ele só precisaria conseguir informações sobre uma família que vocês considerariam o médium como verdadeiro.
.....

- Seria melhor você não conhecer o selecionador (nem o nome) - comunicação via e-mail novo (assim, mesmo hackeando o e-mail, não seria possível ter informações).
- O selecionador poderia escolher QUALQUER família do Brasil que tenha perdido algum parente, vocês só se conheceriam no local com o médium já dentro da sala.

Ola Catto... muito prudente e interessante seus apontamentos.. e concordo com boa parte deles..

Eu discordo de que o critério de tempo seja tendencioso, mas tudo bem... compreendo sua preocupação.. Veja que esse critério pode ser alterado, sem problemas... Eu dei dois exemplos de casos que acompanhei e se você leu, um deles o menino tinha falecido a uns 9 anos atras.. A questão é que de 8 cartas as outras foram 6 foram de casos recentes e 2 de casos de morte a mais de 5 anos..

Sobre a questão de tendência ou imparcialidade, esse detalhe de 2 anos eu entendi ser irrelevante pois o ponto chave é não haver vazamento de informacões e isso é o que garantiria a eliminação de fraude por si, ou demonstração de que algum fenômeno não usual ocorre.

Vou dar um exemplo: Vamos supor que você aceitasse ajudar na pesquisa, então você pediria a algum amigo de Porto Alegre (isso se você não é de Porto Alegre - até porque nem o conheço) para escolher umas 5 ou 10 famílias.. tanto faz.. Então esse seu amigo iria me encontrar apenas no dia e local marcado e levaria as famílias com ele..

Não tem como eu saber quem elas serão e mesmo que eu viesse a saber, o médium também não teria como saber pois mal tenho contato com ele...  Lembre-se ele aceitou participar da pesquisa, ponto..

Sobre a questão das probabilidades e do pressuposto. O fato de eu querer aumentar as chances de uma comunicação é obvio que precisamos disso para testar o fenômeno.. Foi o exemplo que eu dei da chuva no deserto.. não adianta eu querer fazer chover no deserto se não houverem as mínimas condições para algo que, pessoas fora do deserto dizem ocorrer..

Um exemplo disso é a morte de muito tempo atras.. Na cultura espirita existe a crença da reencarnação, logo se você selecionar pessoas que morreram a muito tempo é pouco provável que se teria sucesso dentro do conhecimento espirita. Ou por estarem em outro nível evolutivo ou por terem reencarnado.. é so por isso.. Então essas variáveis tem que entrar em acordo com o método, senao poderia estar se gerando um falso-negativo.

O fato de serem 10 famílias e'apenas um referencial.. Poderiam ser 2, 5 ou 100.. Quanto mais famílias mais as chances de sucesso dentro do conhecimento espirita, logo pois teriam mais chances de se ter um espirito em condicoes para se comunicar..

Temos que ver os dois lados..

Pelo lado da fraude, temos que cercar ao máximo de segurança de que o médium não terá acesso algum..

Então o fato de serem 2 anos como um critério, isso não ajudaria o médium, afinal quantas pessoas morreram em 2 anos?

Se você tiver contato com algum cético de Porto Alegre e tenha interesse.. vamos la.. estou disposto..

Se sim.. prepare-se para criticas... rs... elas fazem parte do processo..

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #212 Online: 18 de Novembro de 2016, 12:48:20 »

Ola Catto... muito prudente e interessante seus apontamentos.. e concordo com boa parte deles..

Eu discordo de que o critério de tempo seja tendencioso, mas tudo bem... compreendo sua preocupação.. Veja que esse critério pode ser alterado, sem problemas... Eu dei dois exemplos de casos que acompanhei e se você leu, um deles o menino tinha falecido a uns 9 anos atras.. A questão é que de 8 cartas as outras foram 6 foram de casos recentes e 2 de casos de morte a mais de 5 anos..

Sobre a questão de tendência ou imparcialidade, esse detalhe de 2 anos eu entendi ser irrelevante pois o ponto chave é não haver vazamento de informacões e isso é o que garantiria a eliminação de fraude por si, ou demonstração de que algum fenômeno não usual ocorre.

Vou dar um exemplo: Vamos supor que você aceitasse ajudar na pesquisa, então você pediria a algum amigo de Porto Alegre (isso se você não é de Porto Alegre - até porque nem o conheço) para escolher umas 5 ou 10 famílias.. tanto faz.. Então esse seu amigo iria me encontrar apenas no dia e local marcado e levaria as famílias com ele..

Não tem como eu saber quem elas serão e mesmo que eu viesse a saber, o médium também não teria como saber pois mal tenho contato com ele...  Lembre-se ele aceitou participar da pesquisa, ponto..

Sobre a questão das probabilidades e do pressuposto. O fato de eu querer aumentar as chances de uma comunicação é obvio que precisamos disso para testar o fenômeno.. Foi o exemplo que eu dei da chuva no deserto.. não adianta eu querer fazer chover no deserto se não houverem as mínimas condições para algo que, pessoas fora do deserto dizem ocorrer..

Um exemplo disso é a morte de muito tempo atras.. Na cultura espirita existe a crença da reencarnação, logo se você selecionar pessoas que morreram a muito tempo é pouco provável que se teria sucesso dentro do conhecimento espirita. Ou por estarem em outro nível evolutivo ou por terem reencarnado.. é so por isso.. Então essas variáveis tem que entrar em acordo com o método, senao poderia estar se gerando um falso-negativo.

O fato de serem 10 famílias e'apenas um referencial.. Poderiam ser 2, 5 ou 100.. Quanto mais famílias mais as chances de sucesso dentro do conhecimento espirita, logo pois teriam mais chances de se ter um espirito em condicoes para se comunicar..

Temos que ver os dois lados..

Pelo lado da fraude, temos que cercar ao máximo de segurança de que o médium não terá acesso algum..

Então o fato de serem 2 anos como um critério, isso não ajudaria o médium, afinal quantas pessoas morreram em 2 anos?

Se você tiver contato com algum cético de Porto Alegre e tenha interesse.. vamos la.. estou disposto..

Se sim.. prepare-se para criticas... rs... elas fazem parte do processo..

Se você não quer que as pessoas debochem dessa pesquisa você tem parar com coisas do tipo:

"Na cultura espirita existe a crença da reencarnação, logo se você selecionar pessoas que morreram a muito tempo é pouco provável que se teria sucesso dentro do conhecimento espirita."

NÃO interessa se você ACHA que isso não influenciará, sua crença não pode estar nos métodos da pesquisa. Se seu objetivo é que a matéria saia numa revista espirita e aumente a fé dos crentes ok, mas não convencerá mais ninguém! O mesmo vale pro número de famílias, quanto menor mais difícil o médium fraudar a pesquisa, as "regras da cultura espirita" devem estar de fora.

Além disso, para MINIMIZAR as chances de fraude o ideal seria o médium nem te conhecer (contatar por e-mail novo, ele não deveria saber seu nome, número, cidade onde mora etc ), assim como você não deveria conhecer o selecionador (nem nome, número... ).

Repito: O ideal seria o médium não saber de onde vêm a família, nem a condição dela (no máximo duas famílias e, também, sem o médium saber).
O conhecimento da cidade facilita MUITO para o charlatão porque, provavelmente, as únicas famílias voluntárias serão as que frequentam centros espíritas (uma família evangélica, por exemplo, dificilmente vai ser voluntária) e, sabendo a cidade, o médium poderia procurar a família selecionada indo até os principais centros espíritas da cidade ou ligando pros demais médiuns etc

....

Como já falaram, charlatões conseguiram enganar experts várias vezes. Por fama e dinheiro esses caras podem fazer coisas inimagináveis:  contratar um investigador particular, hackear seu e-mail, facebook etc...

....

Do jeito que você pretende fazer a pesquisa acho que até eu consigo fraudar, imagina profissionais que vivem disso.

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #213 Online: 18 de Novembro de 2016, 13:08:24 »
Outra coisa:
Porque a família precisa ir lá?? O médium não consegue fazer a distância não?
Eu hein

Por fim.... Sobre a "pegadinha" continuo achando estranho o suposto médium passar informações detalhadas mas não saber que a informação, dada previamente, é falsa.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 13:12:47 por Catto »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #214 Online: 18 de Novembro de 2016, 13:44:30 »
Pessoal, até agora vocês não ENTENDERAM A TRAPAÇA??????????????????????????

E o ALQUIMISTA nem cético é pra ser chamado de ''pseudocético''. Muito pelo contrário...  Tenho uma devoção enoooooooooorme pelos deuses Tot e Aton.  Apenas não suporto o espiRRitismo e outras charlatanices do tipo.
E mesmo que EU fosse um ''pseudocético'', muito melhor ser isso do que o Sandro que é um PSEUDOCIENTISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 13:53:03 por Alquimista »

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #215 Online: 18 de Novembro de 2016, 14:03:38 »

Se você não quer que as pessoas debochem dessa pesquisa você tem parar com coisas do tipo:

"Na cultura espirita existe a crença da reencarnação, logo se você selecionar pessoas que morreram a muito tempo é pouco provável que se teria sucesso dentro do conhecimento espirita."

NÃO interessa se você ACHA que isso não influenciará, sua crença não pode estar nos métodos da pesquisa. Se seu objetivo é que a matéria saia numa revista espirita e aumente a fé dos crentes ok, mas não convencerá mais ninguém! O mesmo vale pro número de famílias, quanto menor mais difícil o médium fraudar a pesquisa, as "regras da cultura espirita" devem estar de fora.

Além disso, para MINIMIZAR as chances de fraude o ideal seria o médium nem te conhecer (contatar por e-mail novo, ele não deveria saber seu nome, número, cidade onde mora etc ), assim como você não deveria conhecer o selecionador (nem nome, número... ).

Repito: O ideal seria o médium não saber de onde vêm a família, nem a condição dela (no máximo duas famílias e, também, sem o médium saber).
O conhecimento da cidade facilita MUITO para o charlatão porque, provavelmente, as únicas famílias voluntárias serão as que frequentam centros espíritas (uma família evangélica, por exemplo, dificilmente vai ser voluntária) e, sabendo a cidade, o médium poderia procurar a família selecionada indo até os principais centros espíritas da cidade ou ligando pros demais médiuns etc

....

Como já falaram, charlatões conseguiram enganar experts várias vezes. Por fama e dinheiro esses caras podem fazer coisas inimagináveis:  contratar um investigador particular, hackear seu e-mail, facebook etc...

....

Do jeito que você pretende fazer a pesquisa acho que até eu consigo fraudar, imagina profissionais que vivem disso.

Caro Catto, com todo o respeito, da mesma forma que você entende que minha crença não pode fazer parte da pesquisa/metodo veja que interessante.. A sua então deve? Sim, porque para você isso tudo sendo uma fraude, então deve-se levar em conta apenas isso? Ora, onde está a questão cientifica nesse momento?

já tentei explicar mais de uma vez que, quando se pesquisa dentro de um pressuposto deve-se levar em consideração todas as suas variáveis e a fraude é uma delas, por isso está sendo considerada. Se eu fosse fazer isso que você propõe eu estaria partindo do pressuposto parcialista de que só pode ser fraude, então temos que desmascara-lo... Isso é anti-ético e anti-cientifico...

Coloquemos todas as variaveis e questionamentos juntos, o mais imparcial possível, e arruma-se um método para testar.. Essa linha de pensamento sua pode gerar um falso-negativo, assim como se eu não cuida-se para que ele não soubesse das famílias, estaria podendo gerar um falso-positivo.. Será que consegue compreender que você já está partindo de que é fraude?

Vamos la então.. mesmo que você, pessoalmente, entenda que é uma fraude, então precisa ser factível para o método e os fatos..

Você assim como muitos céticos alega que seria fácil descobrir, mas desde de que eu estou nesse meio não consegui ver um cético demonstrar o que propõe..

O desafio para você é o mesmo que fiz a outro pseudo-cético aqui do fórum.. Descubra apenas o nome e sobrenome do meu avô materno...

Se o médium o fez então seria porque ele sabe meu nome? Alias.. só estive uma vez com ele e ele sabe meu nome.. O mesmo que você.. Nem toquei no assunto de meu avô com ele... logo ele não teria como saber..

Se ele gerasse uma carta do meu avô teria sido por isso?

Cabe-lhe a contra prova também... Demonstre que é tao simples assim... E olha e nem estou pedindo apelido.. Esse desafio é um dos mais simples.. um bom acesso a banco de dados acha fácil...

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #216 Online: 18 de Novembro de 2016, 14:07:52 »
Outra coisa:
Porque a família precisa ir lá?? O médium não consegue fazer a distância não?
Eu hein

Por fim.... Sobre a "pegadinha" continuo achando estranho o suposto médium passar informações detalhadas mas não saber que a informação, dada previamente, é falsa.

Num primeiro momento vamos tentar com a família presente... num próximo será com a família em casa, apenas "mentalizando"..

Fizemos um experimento com uma médium tempos atras... dos 20 casos ela acertou com precisão 12 deles (incluindo, nomes, motivo da morte, detalhes da morte, nomes de parentes etc), 3 foram por telefone e ela errou todos... os outros 5 ela falhou completamente..

Esse teste foi com pessoas do Brasil e fora do pais... Com famílias de Porto Alegre e de fora.. Dos dois de fora um ela errou completamente e outro acertou com precisão...

Como pode ver, os a distancia falharam em 100%... Mas como eu disse.. fica em aberto testarmos.. temos um médium disposto..

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #217 Online: 18 de Novembro de 2016, 14:26:58 »
"Caro Catto, com todo o respeito, da mesma forma que você entende que minha crença não pode fazer parte da pesquisa/metodo veja que interessante.. A sua então deve? Sim, porque para você isso tudo sendo uma fraude, então deve-se levar em conta apenas isso? Ora, onde está a questão cientifica nesse momento?"

Vou nem discutir

"Como pode ver, os a distancia falharam em 100%..."

Hahahhahahahahahah sei não hein... Acho que estou com o alquimista, isso está com cheiro de trapaça.

Você ainda não percebeu? Os fatores que aumentam as chances de êxito do médium são os mesmos que aumentam as chances de fraude.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #218 Online: 18 de Novembro de 2016, 14:40:47 »
Não misture as coisas... O caso que relatei foi de experimento com uma médium, onde apenas o nome de quem ela atendia era fornecido.

Dos que telefonaram 2 foram do RJ e um de Portugal.. O tipo de pesquisa dela era algo mais complexo e controverso...

Se ela tinha os mesmos dados, tanto dos presenciais como por telefone, porque não fez o mesmo resultado final?

Se ela tivesse adquirido alguma informação sobre os casos então ela poderia ter feito da mesma forma, ou até melhor ne, por telefone ela poderia estar falando com você e acessando a internet, no presencial não..

Como eu disse foi um caso diferente e o tipo de sessão também..

Sö não fuja de demonstrar como você faria para fraudar.. Estou a espera de apenas o nome completo do meu avô materno.

No mais creio que tenha entendido sobre sua tendência valer do mesmo ponto que critica..

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #219 Online: 18 de Novembro de 2016, 14:54:05 »
Detalhe 2 (e mega importante): Já que não dispoe de mais tempo (ainda bem) para usar TODA sua inteligência (?), fato que agradeco, vamos terminar nessa conversa inutil.. e se é tao bom assim como diz, para reabrimos um papo, sinta-se o médium fajuto e traga aqui o nome completo do meu avô materno, o único que tive contato e já faleceu.. Como você disse.. ja dei varias dicas (vazamentos) aqui... agora vai la e acha o nome completo do meu avô.

CARTA PSICOGRAFADA DE FELIX CENTENARO PELO MÉDIUM (OSTENSIVO) ALQUIMISTA:

''Meu pequeno guri Sandro...
Como vovô fica feliz em ver que tu ficas bem...
Saudades tenho aqui nestas paragens...
De tua infância em Paim Filho...
Dos sons da gaita de meu filho Walter...
A minha Olma...
Estou sempre orando muito por todos vós aí...
Fiquei deveras preocupado com sua Epididimite Crônica...
Muitas orações pedi para que melhorasses...
Ahhhhh, meu piloto corajoso...
Mande lembranças para todos queridos...
Para a Fernanda, mãe maravilhosa...
Para teus guris, Isadora e Fernando... Queria ter estado aí em 2007 quando ele nasceu...
Bisnetos queridos e inteligentes que enchem vovô Felix de orgulho pela precocidade...
E também pra Verani, Solano e Franciele...
Saudades de todos vocês... Vovô ama vocês...

Ah! Antes que vovô Felix esqueça...
Por favor, caro netinho, não prossigas com essa bobagem de testar médiuns...
Teu método é muito fajuto...
Faça isso pelo vovô Felix! Ciao!''

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #220 Online: 18 de Novembro de 2016, 15:08:39 »
Detalhe 2 (e mega importante): Já que não dispoe de mais tempo (ainda bem) para usar TODA sua inteligência (?), fato que agradeco, vamos terminar nessa conversa inutil.. e se é tao bom assim como diz, para reabrimos um papo, sinta-se o médium fajuto e traga aqui o nome completo do meu avô materno, o único que tive contato e já faleceu.. Como você disse.. ja dei varias dicas (vazamentos) aqui... agora vai la e acha o nome completo do meu avô.

A minha Olma...
Para teus guris, Isadora e Fernando... Queria ter estado aí em 2007 quando ele nasceu...
Bisnetos queridos e inteligentes que enchem vovô Felix de orgulho pela precocidade...

Errou o nome Alquimista.. embora como eu falei.. tudo muito fácil.. o nome dele era Felice..
Valeu pelo esforço é exatamente assim que descobrimos as fraudes! rs.. Você leu meu comentário anterior sobre o médium fraudulento?

Meu avô não assinava assim... Nitidamente os dados coletados na internet tem esse porém...

Comentei do médium que frauda e ele faz exatamente dessa forma... valeu o esforço auto-explicativo.. Compreendeu agora?

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #221 Online: 18 de Novembro de 2016, 15:33:59 »

A minha Olma...

:biglol: :histeria:

Esse fórum é demais! hahah

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #222 Online: 18 de Novembro de 2016, 15:41:41 »
Errou o nome Alquimista.. embora como eu falei.. tudo muito fácil.. o nome dele era Felice..
Valeu pelo esforço é exatamente assim que descobrimos as fraudes! rs.. Você leu meu comentário anterior sobre o médium fraudulento?

Meu avô não assinava assim... Nitidamente os dados coletados na internet tem esse porém...

Comentei do médium que frauda e ele faz exatamente dessa forma... valeu o esforço auto-explicativo.. Compreendeu agora?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

FRAUDE É SEU MÉTODO, que cada vez mais se revela mais fajuto ainda...

Pois já deveria saber, como espíRRita que é, que tais errinhos em nomes, como de Felix para Felice, são comuns em psicografias ditas AUTÊNTICAS!!!  Tá vendo como você nem conhece bem a sua própria área?????  E ainda quer testar trapaceiros profissionais????!!!!!!!

E o fato de EU TER RECEBIDO o nome com Felix, ao invés de Felice, só me dá mais credibilidade, pois FOI ASSIM QUE O NOME ME FOI RECEBIDO, e como Felix o INTERPRETEI!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
E Felix e Felice querem dizer a mesma coisa: FELIZ!!!!!!  Portanto, NÃO ERREI!!! É você que não quer admitir!!! Nunca aceitará os fatos!!!!!!!!   

E sobre o resto?????? O sobrenome CENTENARO???????  O nome da sua avó??????
TE DESAFIO a postar aqui o link onde EXISTE O NOME DO SEU AVÔ na internet.  NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!!! Como obtive ele então??!!! Mostre-me!
TE DESAFIO TAMBÉM a me provar onde está a informação na internet que o gaiteiro Walter é o seu pai!!!!!!!!!! Também não existe!!!!
Sejamos francos, EU superei as expectativas (citei até a precocidade da sua filha!!!!), acertei todos os nomes, lugares, acontecimentos, tua.. doencinha, e o errinho de um simples CE para X é MAIS COMUM do que imagina nas psicografias tidas como REAIS!!!

Mas você nunca vai admitir!!!!  E é COVARDE, para dizer o mínimo, sua tentativa de desmerecer minha ''mensagem do além''. O ALQUIMISTA não será o médium a ser testado. EU apenas topei o seu desafio e te joguei na cara como é fácil obter informações pra burlar o seu metodozinho FAJUTO!!!!!
E claro que se EU fosse o médium a ser testado me dedicaria só a isso e faria MUUUUUUUUUUUUUUUUITO melhor... E já vimos que é possível.. E bastante fácil!!!

Portanto, nem vem... MEDIUNIDADE É A MAIOR PIADA!!!!!!!!!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 15:45:43 por Alquimista »

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
« Resposta #223 Online: 18 de Novembro de 2016, 15:47:05 »

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

FRAUDE É SEU MÉTODO, que cada vez mais se revela mais fajuto ainda...

Pois já deveria saber, como espíRRita que é, que tais errinhos em nomes, como de Felix para Felice, são comuns em psicografias ditas AUTÊNTICAS!!!  Tá vendo como você nem conhece bem a sua própria área?????  E ainda quer testar trapaceiros profissionais????!!!!!!!

E o fato de EU TER RECEBIDO o nome com Felix, ao invés de Felice, só me dá mais credibilidade, pois FOI ASSIM QUE O NOME ME FOI RECEBIDO, e como Felix o INTERPRETEI!!!!! E Felix e Felice querem dizer a mesma coisa: FELIZ!!!!!!  Portanto, NÃO ERREI!!! É você que não quer admitir!!! Nunca aceitará os fatos!!!!!!!!   

E sobre o resto?????? O sobrenome CENTENARO???????  O nome da sua avó??????
TE DESAFIO a postar aqui o link onde EXISTE O NOME DO SEU AVÔ na internet.  NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!!!
TE DESAFIO TAMBÉM a me provar onde está a informação na internet que o gaiteiro Walter é o seu pai!!!!!!!!!! Também não existe!!!!
Sejamos francos, EU superei as expectativas (citei até a precocidade da sua filha!!!!), acertei todos os nomes, lugares, acontecimentos, tua.. doencinha, e o errinho de um simples CE para X é MAIS COMUM do que imagina nas psicografias tidas como REAIS!!!

Mas você nunca vai admitir!!!!  E é COVARDE, para dizer o mínimo, sua tentativa de desmerecer minha ''mensagem do além''. O ALQUIMISTA não será o médium a ser testado. EU apenas topei o seu desafio e te joguei na cara como é fácil obter informações pra burlar o seu metodozinho FAJUTO!!!!!
E claro que se EU fosse o médium a ser testado me dedicaria só a isso e faria MUUUUUUUUUUUUUUUUITO melhor... E já vimos que é possível.. E bastante fácil!!!

Portanto, nem vem... MEDIUNIDADE É A MAIOR PIADA!!!!!!!!!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Mito 😂😂😂😂😂😂
Isso porque você é um médium de "primeira viagem", imagina os profissionais que o Sandro contata...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 15:50:48 por Catto »

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #224 Online: 18 de Novembro de 2016, 15:50:51 »
Perdeu a cabeça e ja me ofende me chamando de covarde? Oras Alquimista.. que postura feia é essa!! Depois de tanto reclamar e blablabla..

Admiro seu esforço e comentei isso la em cima, mas o referido teste ja era proposital. Não pense que você é o cara por ter conseguido esses dados... rs.. Tenho amigo na policia que faz o mesmo, alias, varias servidores públicos que possuem acesso a bando de dados fechados etc..

isso não faz de você o cara mas serviu para demonstrar que toda a fraude desse tipo logo aparece quando alguns dados são jogados dessa forma.

Como lhe falei, ele não assinaria Felix e sim Felice.. não tem choro e essa de você ficar querendo ficar de mimimi porque eu não iria aceitar..

Outros erros esdrúxulos lá que evidencia total fraude da carta (exatamente como do médium que comentei):

Walter não era filho dele e sim genro;
Solano e Franciele não são dele.. Ele só teve 2 netos, embora vários filhos..

Sobre a precocidade etc.. isso está na internet..rs..

Será que falei ao vento ou você ainda não conseguiu perceber a diferença de sutilidade numa fraude?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!