Vou contar, brevemente, de um experimento que fizemos com médiuns ditos videntes. Analise o método simples e me diga onde pode ter vazamento de informação:
1) num primeiro teste nós convidamos uma médium dita vidente. Então ela teria que dizer qual(is) garrafa(s), das 10, teria passado por um passe em CE.. (em tese essa amostra(s) estaria fluidificada ou com alguma "cor").
O experimentador já havia numerado previamente as garrafas e escolheu aleatoriamente a quais e quantas iria fazer.
Levou até a médium e ela acertou 8 das 10. (chance de 1 / 1024)
Não sei se eu entendi direito.
Pareceu que vocês levaram 10 garrafas até um médium, onde apenas uma continha água fluidificada, e pediram então ao médium que indicasse qual seria a garrafa com a água fluidificada.
Então repetiram este procedimento 10 vezes e o médium teria acertado em oito das dez.
Foi isso?
Bom, foi isso que entendi da sua descrição. Mas nesse caso, de onde você tirou essa probabilidade de 1 / 1024 ?
A chance seria bem menor.
A chance do médium acertar
EXATAMENTE 8 vezes em 10 seria aproximadamente de 1 em 2.743.484
A chance do médium acertar
PELO MENOS 8 vezes em 10 seria aproximadamente de 1 em 2.676.659
O raciocínio correto é:
A pessoa, selecionando ao acaso, tem 1/10 de chance de acertar e 9/10 de chance de errar.
Veja, as probabilidades se multiplicam neste caso. Se ele acertasse duas vezes seguidas a probabilidade seria de 1/10 x 1/10 = 1/100
Se ele acertasse a primeira vez e errasse na segunda, a probabilidade desse resultado seria 1/10 x 9/10 . O mesma probabilidade para o caso dele errar na primeira e acertar na segunda.
Mas se o médium acertou 8 vezes e errou 2 então a probabilidade disso acontecer em qualquer sequência é (1 /10
8) x ( 9² / 10² ) = 81 / 10¹°
Em 10 repetições do experimento há 45 diferentes sequências possíveis em que ele poderia acertar 8 e errar 2. Então a probabilidade é (45 x 81) / 10¹°
45 = 10! / (8! x 2!)
Essa é a probabilidade para
exatamente 8 acertos e 2 erros. Para encontrar a probabilidade para
pelo menos 8 acertos basta somar a esse resultado anterior também as probabilidades calculadas para exatamente 9 acertos e exatamente 10 acertos. Utilizando o mesmo raciocínio executado para exatamente 8 acertos e 2 erros.
Sendo que há 10 sequências possíveis para exatamente 9 acertos e uma única sequência para acertar todas as dez vezes consecutivas.
Agora, você pergunta se há alguma maneira de fraudar este experimento...
Bom, talvez existam muitas formas que eu não consiga imaginar porque não sou inteligente o bastante, ou criativo o bastante, ou interessado o bastante. Mas há pelo menos uma maneira óbvia: é a própria equipe de pesquisa fraudando o experimento.
E isso VOCÊ sabe que não fez. Mas os outros não têm como saber.
E esse é o problema que eu vejo quando você diz que esse tipo de experimento é independentemente reproduzível. Não me parece que seja exatamente o caso.
Se eu, por exemplo, estiver duvidando desse resultado e resolvo testar por mim mesmo, então eu escolho um médium e também um centro espírita para fluidificar a água, e repito os procedimentos descritos. Ok?
Vamos supor então que com o "meu" médium obtenho apenas 5% de acertos.
Qual a conclusão?
NENHUMA CONCLUSÃO! Porque você pode alegar que, ou o médium que eu escolhi era uma fraude, ou ele não estava em "um bom dia", ou até mesmo que quem "fluidificou" a água não tinha os poderes necessários para isso.
E um experimento científico que não é conclusivo por definição não é um experimento científico.