Sandro, antes de prosseguir, já ouviu falar de Emily Rosa?
Olá Antipetista.. não, só vagamente.. li agora um pouco sobre ela na Wiki, para verificar quem era de fato..
Dei uma olhada lá na Wiki. Acho que basta para o que desejo perguntar. Que tipo de problemas você vê no estudo dela?
você está se referindo ao toque terapêutico? citado no site?
Sim.
Antipetista, não posso ser totalmente conciso pois poderia ser injusto uma vez que não li o artigo na integra.. peguei ele aqui mas posso apontar algumas coisas..
Ela se propôs, mesmo muito jovem, a testar o toque terapêutico (TT), para fazer isso ela se baseou em algumas das informações que esse grupo praticava, algo bem obvio para se testar - primeiro tem que se saber como funciona, no que acreditam etc..
Um ponto falho no meu ver foi o fato dela entender (pois não sei se esses adeptos realmente afirma isso) é que todas as pessoas tem esse "poder".. Ela mesma pode não ter, o que é mais provável.
Falo isso me baseando no experimento do Baumann et al (que deixei o link para download aqui em paginas anteriores). Como o experimento dele testou exatamente esse ponto, ou seja, ele pretendia verificar se pessoas ditas médiuns ou curandeiros diferenciavam na emissão de bio-fótons. Detalhe, não era emissão continua apenas, mas sim emissão intencional num determinado momento.
Como ele usou equipamento de eletrônico, vamos tomar de referencia que os dados devem ter sido ao menos eficientes.
Do experimento dele, com um n=100 ele conseguiu verificar que somente os médiuns/curandeiros etc tinham esse "poder", exceção a uma única participante voluntária que não tinha se alegado como detentora de tal "poder". Bom, só por aqui, for a crença em geral, sabemos que não é todo mundo que tem esse tal poder..
O método dela testar (simples-cego), eu achei muito eficiente.. Ela foi direto ao foco e isso foi brilhante.
Então veja que o maior problema residiu exatamente nela ter usado sua própria mão para que os "terapeutas" tentassem identificar se a mão estava próxima ou distante (ou fechada ou aberta - não ficou claro para mim essa parte). Ora, se ela não possui tal poder, o que foi a grande maioria no resultado de Baumann, logo não teria como as "terapeutas" acertarem alem do acaso.
Sobre o acaso.. Ai vamos cair no mesmo problema que temos debatido aqui.. Como o resultado foi o esperado para ela, o que achei realmente conveniente, se aceitou numa boa.. Se fosse elevado, dai então não serviria? Estou dizendo isso pois está notório que havia influencia dos pais, algo bem comum em cada meio, fato que não importaria se não houvesse essa falha em ter usado uma mão que muito provavelmente não possui "poder" algum..
Perceba também que, nos experimentos do Monezi (ridicularizado pela Freya), ele não usa qualquer pessoa para fazer imposição de mãos sobre os ratos ou sobre as pessoas (no outro experimento), ele usa alguém dito com tal poder, e creio que tenha sido testado anteriormente em algum experimento piloto (nem todo médium que se diz médium o é de verdade - se é verdade).. Então nesse caso ela foi "sábia" em usar vários terapeutas, só não em usar o outro "órgão com poder".. detalhe esse que anula praticamente o estudo como um todo. Esse é um problema que temos num estudo piloto, uma vez que não temos certeza que os ditos médiuns que estão dando "passe" na agua, realmente tenham esse "poder".. Para testar adequadamente precisamos separar um grupo com alto índice para testar e verificar se o índice se mantém ou foi acaso.
Analisando aqui a foto da tabela de acertos ou erros, vi outro problema, relacionado ao que estou falando. Se bem entendi, houveram terapeutas que tiveram alto índice enquanto outras muito baixo.. Como ela fez a média, ficou dentro do esperado.. Ora, se ha real pessoas com "poder", então ela poderia ter separado esse grupo e testado separadamente.. Seria o mesmo que eu fazer uma médium com qualquer pessoa que se diga vidente, obvio que o resultado seria errôneo.
Além desse problema, a parte ruim que eu vi surgir foi o fato de usarem ela como "menina marketing", pois todos os órgãos envolvidos ali pareciam totalmente parcialistas.. ou seja, é o que ocorre quando publico algo no meio espirita, como é da crença e consenso do grupo, logo qualquer estudo é bem vindo.. (mas vamos nos focar no método)..
Dois problemas fundamentais foram apontados ai.. ja serviriam para dizer que não respondem a questão por definitivo.. É uma pena mas vejo muitos pesquisadores manipulando as variáveis fundamentais para obter resultados dentro do esperado..