Olá Pedro ...
Se você procurar lá atras irá ver que foi bem o que eu disse mesmo, vamos lá porque tenho atualizações...
Foram 2 experimentos!
O primeiro experimento foi com uma médium do Ceará, onde foi feita uma única rodada. Acertos 8/10
O segundo experimento foi com uma médium do Acre, onde foram feitas 2 rodadas, ambas tiveram acertos de 8/10, totalizando 3 rodadas com 8/10.
Com essa mesma médium (ultima), fizemos mais uma rodada, ou seja, uma terceira rodada desse experimento (4a do total).. Ela acertou 6/10.
Então temos até agora: 8/10 + 8/10 + 8/10 + 6/10
Vamos ver se os números se mantém ou irão tender para 5/10.
Vale salientar alguns detalhes:
1) Ainda é um teste piloto. Estamos testando provável médium vidente e testando os "magnetizadores" da água.
2) Em cada rodada se levou as amostras de água para se fluidificar em lugares diferentes, uma vez que dentro do espiritismo se sabe que nem todo mundo teria esse "dom" de fluidificar a agua.. Alias, o resultado do experimento de Baumann indicou que apenas 3 a 4% (dos 100 participantes) tinha uma emissão de bio-fótons em quantidade significativa. Claro que se essa for a explicação mais razoável para o fenômeno.
3) Mais tarde tentaremos conciliar médiuns e pessoas que sejam consideradas "verdadeiras" para o experimento, dessa forma conseguiremos ter mais precisão nos resultados.
Tudo já é bom bom começo pois convidamos ela a repetir para checarmos as hipóteses do acaso.. ela aceitou e devemos fazer mais umas 3 rodadas (além das atuais).
Ok, entendido. Então neste momento já temos 4 destes experimentos e os resultados atualizados.
Mas Sandro, eu tenho algumas ideias para trocar com você sobre como interpretar mais acuradamente estes números, e também sugestões para você avaliar sobre quais cálculos de probabilidade darão uma ideia mais precisa ( para quem examinar seu estudo ) das chances de terem ou não ocorrido interferência de fatores outros além do simples acaso.
Alguém já disse que estatística "é bom senso expresso em números.". Estatística não é um ramo da Matemática, não faz parte da Matemática, mas uma de suas principais ferramentas ( a Teoria das Probabilidades ) sim.
Nós podemos fazer cálculos exatos de probabilidade e demonstrar porque estes cálculos estão corretos. Ou onde erram, se erros houver. Mas interpretar e fazer inferências a partir dos dados coletados, com o auxílio dos valores retornados pelas probabilidades, isso exigirá o bom senso de fazer boas escolhas subjetivas. Pois aí já se estará na área de competência da Estatística.
Contudo para avaliar se minhas sugestões serão úteis ou não para o seu trabalho, será preciso ter um entendimento claro do que é probabilidade e de como foram realizados os cálculos. Para evitar possíveis estados de confusão mental que podem acarretar na perda de tempo de se ficar voltando várias vezes ao mesmo ponto.
É melhor gastar um pouco de tempo em um breve preâmbulo, que deve começar com um mínimo de assertivas auto-evidentes, e, a partir disso, chegar a algumas poucas conclusões elementares que decorram imediatamente destas assertivas e sejam facilmente demonstráveis. Demonstráveis no sentido de verificar que estas conclusões elementares não poderão ser falsas se as assertivas auto-evidentes forem verdadeiras.
Este processo pode prosseguir até onde quisermos. Chegando a novas conclusões que decorram imediatamente das conclusões prévias, e que se fossem falsas entrariam em contradição com aquelas anteriores, o que por sua vez significaria contradição com as verdades auto-evidentes que identificamos lá no começo de tudo.
E assim por diante, até estarmos de posse de todas as "conclusões" que precisamos para trabalhar, nos fornecendo um guia seguro contra intuições equivocadas que levem a raciocínios inválidos.
Vou pensar em como fazer isso de uma maneira bem simples e muito resumida, para depois poder fazer algumas sugestões e observações que espero possam ser úteis de alguma forma. Neste ponto já não haverá nenhuma dificuldade para compreender estas sugestões e observações, e será possível
decidir se elas lhe são de alguma utilidade ou não.
Também não seria difícil pra mim lhe enviar códigos para você fazer simulações e cálculos necessários. E nós podemos ( e devemos ) evitar que você tenha que aceitar programas, já que seria uma temeridade você rodar na sua máquina programas enviados por um completo estranho pela internet.
Bastaria enviar em MP ( mensagem privada ) as fontes em Java, um texto simples que você pode colar no Bloco de Notas ( ou Emacs ou qualquer editor simples no Linux, se for este o seu sistema ), e seria muito simples rodar os programas, sem requerer experiência prévia com isso.
Eu só teria que tentar fazer estes programas em um número mínimo de linhas e mais simples possíveis, para não haver dificuldade de verificar que só fazem o que dizem que fazem, não havendo
nenhum risco embutido.