Autor Tópico: Pesquisa com médium  (Lida 63478 vezes)

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Re:Pesquisa com médium
« Resposta #775 Online: 15 de Dezembro de 2016, 18:15:45 »
O REIKE BATISTA é uma técnica mágica criada por João Batista que consiste em tudo o que se passa as mãos vira ouro.
João batista descobriu o poder do REIKE BATISTA depois que PASSOU A MÃO no seu discípulo Jesus, o que veio a se tornar Je$u$, a maior máquina de ganhar dinheiro da História!!!!!!!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #776 Online: 15 de Dezembro de 2016, 20:40:13 »

Esse é justamente o problema, Sandro. Quem garante uma coisa ou outra? Não é possivel afirmar que os ratos sofreram ou não efeito placebo, porque apenas o grupo na presença de humanos (seres com quem os ratos estão familiarizados, que os alimenta, e só por isso já podem interferir no resultado) apresentou alteração. Essa dúvida já põe o teste em cheque.

Pelo que me lembro da pesquisa, todos os ratos ficaram na mesma sala (ambiente), logo quem os alimentou foi a mesma pessoa... Concordo que  que a hipótese é para os dois lados, mas quando céticos tentam ridicularizar com esse argumento, não dá ne? rss

Minha duvida é: Por que todos do grupo tiveram o efeito placebo e não apenas alguns como o esperado?

Por "quem os alimenta" eu quis dizer humanos em geral, no sentido de cuidadores, seres que (supostamente) lhes transmitem confiança, conforto, aconchego, proteção. Então, apenas alguns minutos por dia de atenção extra podem surtir efeitos positivos, aliviando o estrese e, consequentemente, reforçando o sistema imunológico. O correto é sempre buscar primeiro explicações simples como esta, por exemplo, tentando eliminar assim todas as explicações possíveis, dentro do que é sabido, conhecido, comprovado. Porque senão você poderá estar simplesmente se deixando enganar por vontade de acreditar. Se existe a menor possibilidade que seja de ser apenas efeito placebo ou outra explicação conhecida, não há porquê descartar. Eu sei que é frustante, mas é como as coisas funcionam, com extremo rigor. Para que uma explicação sobrenatural receba atenção algum dia, todas as explicações naturais terão que ser esgotadas. Algo como ganhar o prêmio de Randi. Alegações extraordinárias pedem evidências extraordinárias.

Entendo sua posição mas discordo dela pois não vejo como normal ter ocorrido isso somente com esse grupo e exatamente com todos os 10, no meu entender a menor probabilidade é te ter ocorrido o efeito placebo neles..

Depois de ler vários artigos no PubMed, vendo estudos até com medicamentos emissores de bio-fótons, não seria nada de anormal ou "fora do simples" um resultado como esse..

Como comentei antes, caberia uma falseabilidade para testar isso, ou seja, algum pesquisador pegar um grupo de ratos e tratar-lhes da mesma forma e comparar os dados com um grupo controle, grupo esse que estaria nas mesmas condições feitas pelo Monezi..

Não poderia ser o Monezi a fazer o estudo pois se confirmasse não ocorrer o efeito placebo, certamente lhe acusariam de "manipular" dados..

Nesse caso caberia a algum cético, como a menina Emily, fazer um experimento simples e demonstrar o erro.
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #777 Online: 15 de Dezembro de 2016, 20:55:31 »
Acho que não é bem assim, pois no experimento posterior ele utiliza seres humanos e contempla o efeito placebo da mesma forma..

Quer dizer, usando luvas em cabos de vassoura em vez de gente? É uma forma extremamente precária de tentar eliminar o efeito placebo.

Quanto ao "não bem assim", praticamente apenas repeti a afirmação citada.

Buckarro, se me permitir não vou comentar outros pontos, até por uma questão de tempo, mas vamos nos focar aqui pois percebo que não houve leitura dos artigos ao quais vem ocorrendo a critica.. Uma das grandes gafes que qualquer cético não pode cometer é de criticar aquilo que não leu..

Monezi fez sim um teste controlado com efeito placebo em seu experimento seguinte, onde ele defendeu tese de Doutorado.

Como eu havia lido o material a muito tempo atras, então eu nem lembrava exatamente do método.. Fiz o que você (e os demais que dispensem tempo em criticar - fora as difamações sobre a pessoa do Monezi), abri o arquivo e fui ler..

Nesse segundo estudo, com controle de placebo, usando humanos, ele apenas confirma os resultados do primeiro, ou seja, ocorrencia de eficácia no procedimento de imposição de mãos (começa na pagina 38 do trabalho: EFEITOS DA PRÁTICA DO REIKI SOBRE ASPECTOS PSICOFISIOLÓGICOS E DE QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM SINTOMAS DE ESTRESSE: ESTUDO PLACEBO E RANDOMIZADO)

Então para podermos abordar mais profundamente o tema, há a necessidade de ao menos se ler o que se está criticando... Coisas do tipo, "ele não sabe o que é efeito placebo".. "ele não levou em conta o efeito placebo" etc etc

Bom, ele deixou um capitulo inteiro apenas abordando o tema efeito placebo, paginas 17 a 19, onde ele cita: "O placebo é muito mais que um controle em ensaios clínicos: é um dos maiores desafios da medicina moderna (122) e do estudo das PICS." ...()

Nesse mesmo capítulo ele comenta sobre o efeito placebo em cerca de 50% dos "alvos", daí minha critica a supor que todos os 10 ratos tiveram conjuntamente um efeito placebo.. e por ai vai...
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #778 Online: 15 de Dezembro de 2016, 21:07:02 »
Este tópico virou uma salada misticóide. Devia ser divido e deixar aqui apenas o que é referente à pesquisa. Está cada vez mais difícil e cansativo acompanhar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #779 Online: 15 de Dezembro de 2016, 21:21:04 »
Este tópico virou uma salada misticóide. Devia ser divido e deixar aqui apenas o que é referente à pesquisa. Está cada vez mais difícil e cansativo acompanhar.

concordo plenamente...

A propósito Giga, você que comentou de usar o sistema binomial para calcular as probabilidades para as amostras de agua fluidificada, não?

Fui conversar com alguem mais focado nessa parte da matemática e ele concordou com você.. Num estudo desse porte o recomendado é usar o calculo binômios... As probabilidades mudam de forma interessante:

Segundo ele, no programa que calcula as probabilidades, o índice de acerto para as 10 garrafas é de 0,09% (p= 0,0009);

O indice de acertos de 8 para 10 é de 5% (p=0,05)...

https://en.wikipedia.org/wiki/Binomial_distribution

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #780 Online: 15 de Dezembro de 2016, 22:05:30 »

concordo plenamente...

A propósito Giga, você que comentou de usar o sistema binomial para calcular as probabilidades para as amostras de agua fluidificada, não?

Fui conversar com alguem mais focado nessa parte da matemática e ele concordou com você.. Num estudo desse porte o recomendado é usar o calculo binômios... As probabilidades mudam de forma interessante:

Segundo ele, no programa que calcula as probabilidades, o índice de acerto para as 10 garrafas é de 0,09% (p= 0,0009);

Já brinquei com essas coisas. Tenho a certeza que é o caminho certo. Discuta a minha sugestão de uso da "corrida de sinais" com o seu amigo, talvez você também fique surpreso com os resultados.

Prossiga os seus estudos por aqui...https://en.wikipedia.org/wiki/Binomial_test
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #781 Online: 15 de Dezembro de 2016, 22:19:35 »
blz Giga!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #782 Online: 15 de Dezembro de 2016, 22:58:37 »

Esse é justamente o problema, Sandro. Quem garante uma coisa ou outra? Não é possivel afirmar que os ratos sofreram ou não efeito placebo, porque apenas o grupo na presença de humanos (seres com quem os ratos estão familiarizados, que os alimenta, e só por isso já podem interferir no resultado) apresentou alteração. Essa dúvida já põe o teste em cheque.

Pelo que me lembro da pesquisa, todos os ratos ficaram na mesma sala (ambiente), logo quem os alimentou foi a mesma pessoa... Concordo que  que a hipótese é para os dois lados, mas quando céticos tentam ridicularizar com esse argumento, não dá ne? rss

Minha duvida é: Por que todos do grupo tiveram o efeito placebo e não apenas alguns como o esperado?

Por "quem os alimenta" eu quis dizer humanos em geral, no sentido de cuidadores, seres que (supostamente) lhes transmitem confiança, conforto, aconchego, proteção. Então, apenas alguns minutos por dia de atenção extra podem surtir efeitos positivos, aliviando o estrese e, consequentemente, reforçando o sistema imunológico. O correto é sempre buscar primeiro explicações simples como esta, por exemplo, tentando eliminar assim todas as explicações possíveis, dentro do que é sabido, conhecido, comprovado. Porque senão você poderá estar simplesmente se deixando enganar por vontade de acreditar. Se existe a menor possibilidade que seja de ser apenas efeito placebo ou outra explicação conhecida, não há porquê descartar. Eu sei que é frustante, mas é como as coisas funcionam, com extremo rigor. Para que uma explicação sobrenatural receba atenção algum dia, todas as explicações naturais terão que ser esgotadas. Algo como ganhar o prêmio de Randi. Alegações extraordinárias pedem evidências extraordinárias.

Entendo sua posição mas discordo dela pois não vejo como normal ter ocorrido isso somente com esse grupo e exatamente com todos os 10, no meu entender a menor probabilidade é te ter ocorrido o efeito placebo neles..

Depois de ler vários artigos no PubMed, vendo estudos até com medicamentos emissores de bio-fótons, não seria nada de anormal ou "fora do simples" um resultado como esse..

Como comentei antes, caberia uma falseabilidade para testar isso, ou seja, algum pesquisador pegar um grupo de ratos e tratar-lhes da mesma forma e comparar os dados com um grupo controle, grupo esse que estaria nas mesmas condições feitas pelo Monezi..

Não poderia ser o Monezi a fazer o estudo pois se confirmasse não ocorrer o efeito placebo, certamente lhe acusariam de "manipular" dados..

Nesse caso caberia a algum cético, como a menina Emily, fazer um experimento simples e demonstrar o erro.

São os fatos, Sandro. Sabemos que placebo ocorre, mas não sabemos exatamente como. Por isso é preciso isolar essa possibilidade, ter certeza que não foi o que ocorreu. Não basta simplesmente achar. O teste, da forma como foi feito, não fornece essa segurança. Para começo de conversa, que motivos temos para supor que ratos reconheçam em luvas recheadas de algodão e que em nada lembram mãos humanas, o formato de mãos? Por isso o deboche da Freya. Ela tem razao! Foi extremamente infantil. Serviu para iludir a quem aquilo? Aos ratos que não foi. Talvez aos ingênuos que ao ver a imagem automaticamente humanizam os ratos supondo que eles interpretem as coisas como nós. Se o próprio Monesi cometeu erro primário, isso demonstra seu despreparo. Se não,  demonstra má fé. Está mais fácil aquilo causar estresse nos bichos, por se tratar de um objeto estranho, do que o contrário. Convenhamos! Já experimentou aproximar algo parecido a cães ou gatos? Outro detalhe. Será que o Monesi ignora que os ratos tem um olfato apurado capaz de diferenciar pessoas de objetos pelo cheiro? Desculpe Sandro, mas esse teste está cheio de furos. Substima a inteligência de ratos e humanos.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #783 Online: 15 de Dezembro de 2016, 23:04:58 »
Por falar em teste, qual foi o resultado do seu teste, Sandro? Conseguiu fazer adaptações? Como foi?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #784 Online: 15 de Dezembro de 2016, 23:07:51 »

concordo plenamente...

Mas não mudou para esse experimento.

P(10) = 0,0009

Eu te dei P(10) = 0,00097, ou seja 1 para 1024.

P(> = 8) = 0,05

Eu te dei P( > = 8) = 0,054, ou seja, aproximadamente 1 para 18.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #785 Online: 15 de Dezembro de 2016, 23:19:41 »

São os fatos, Sandro. Sabemos que placebo ocorre, mas não sabemos exatamente como.

Sim.. aqui é um ponto importante no meu ver.. Mas os índices indicam 50% de placebo... (ja foi comentado aqui e citado link)

Por isso é preciso isolar essa possibilidade, ter certeza que não foi o que ocorreu. Não basta simplesmente achar. O teste, da forma como foi feito, não fornece essa segurança.

Concordo com isso.. mas há de concordar comigo que, dentro do pouco que sabemos, se o índice de placebo ocorre em 50% dos alvos, prever que 100% dos ratos demonstraram placebo é um belo de um chute, algo bem fora da curva..

Para começo de conversa, que motivos temos para supor que ratos reconheçam em luvas recheadas de algodão e que em nada lembram mãos humanas, o formato de mãos? Por isso o deboche da Freya. Ela tem razao! Foi extremamente infantil. Serviu para iludir a quem aquilo? Aos ratos que não foi. Talvez aos ingênuos que ao ver a imagem automaticamente humanizam os ratos supondo que eles interpretem as coisas como nós.

Bom, essa é a outra parte, ou seja, um ponto adotado pelo pesquisador que pode (e deve) se criticado.. Por exemplo, baseado em que foi utilizado luvas sugerindo mãos?

Na pior das hipóteses não funcionaria o placebo, agora, se os ratos tiverem a capacidade de perceber que houve uma atenção a eles, e em se tratando de animais não necessariamente um carinho ou algo similar, apenas o instinto de percepção deles, já faria sentido.. no meu entender, pode ter sido sim uma falha do experimentador.. Mas vamos la, se eu pegar uma luva com pauzinhos e ficar brincando com meu caro, ele vai entender claramente que estou lhe dando atenção...

Veja que há necessidade de separar essa parte do possível placebo para os que receberam imposição de maos.. No artigo não relata carinho ou algo a mais, apenas tratamento igual e em mesmo ambiente para os animais, apenas a imposição de maos ao grupo de 10.

Se o próprio Monesi cometeu erro primário, isso demonstra seu despreparo. Se não,  demonstra má fé. Está mais fácil aquilo causar estresse nos bichos, por se tratar de um objeto estranho, do que o contrário. Convenhamos! Já experimentou aproximar algo parecido a cães ou gatos? Outro detalhe. Será que o Monesi ignora que os ratos tem um olfato apurado capaz de diferenciar pessoas de objetos pelo cheiro? Desculpe Sandro, mas esse teste está cheio de furos. Substima a inteligência de ratos e humanos.

Concordo que o experimento tem vários problemas, o próprio autor pensa assim.. alias, não vejo estudo 100% perfeito, nem nas áreas exatas.. basta ver que motores vem se aprimorando com o tempo pois estudos do passado não conseguiam prever melhorias ou detalhes cruciais para o aprimoramento de certas máquinas.. Se é assim com algo fácil de lidar, imagine com algo que inclui animais e humanos... Isso me parece argumento falho que tende a desmoralizar um estudo sério, dai o meu manifesto a infantilidade da Freya..

Sobre o teste com gatos e cães, posso testar com meu cachorro e filmar, seria uma falseabilidade para essa ideia.. o que acha?

Isso vai depender do animal, pensando aqui em teoria pura.. Mas veja que esse argumento que você usa é tao falho quanto o fato de que os ratos se sentiriam bem com maos sobre eles.. Sabemos que esse tipo de animal é mais medroso com relação ao humano, ou seja, tente aproximar a mao de um passarinho, é mais provável que ele se assuste, mesmo você tendo boas intençoes, onde estaria um placebo positivo nisso?

Nos ratos, maos assim do nada podem gerar a mesma coisa, algo oposto ao esperado por um resultado placebo positivo (curador).. Pela minha vaga experiencia com comundongo, ou ele se assusta, ou se estiver acostumado com humanos (fato que não sabemos pois são de laboratorio) vao achar que ganharão alimento.. Ao menos era isso que o nosso la de casa parecia pensar.. inclusive quando furou o dedo da minha filha (rss) pois não pereceu perceber que iria ganhar um carinho, mas sim um dedo de comida..

Há de convir comigo que essa historia de que os ratos da imposição de maos, esperar algo bom que gerasse um placebo positivo é mínima, fora ainda que 100% dos ratos estão fora da curva de erro esperado para o placebo, que é de 50%..

Talvez por isso Monezi nem pensou que seria argumentado que os ratos com imposição de mãos poderiam passar por um placebo 100%... é fácil ridicularizar quando sai da crença de cada um, mas quando se estuda casos cientificos a sério, se aprender a ver a coisa de forma mais fria e se focar no método e não na pessoa.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #786 Online: 15 de Dezembro de 2016, 23:26:30 »

concordo plenamente...

P(10) = 0,0009

P(> = 8) = 0,05

Pedro, talvez foi a forma de entendimento então.. Essa formatação mais cientifica para determinar existência ou não de fenômeno (ou ocorrência) parece ser mais clara..

Em outras palavras dizer que ela poderia acertar 1 vez a cada 18 tentativas, difere (apenas em forma de compreender) que ela teria 5% de chance de acertar..

Para uma grande maioria, é difícil entender de um modo, e mais fácil de outro.. Dessa forma ficou mais claro para mim, até porque a médium não tem 18 chances de acertar, ela teve (e tem) apenas uma..

Então quando ela acerta 8 das 10 garrafas, isso reflete 5% de chance de ter sido ao acaso..
Quando ela acerta 6 das 10, então ela teria tido 20% de chance ao acaso..

Calculando uma probabilidade de desvio, 20% é significativo para pouca amostragem, dai nesse caso se precisa de mais para certificação.. Se os índices continuassem em p = 0,05 (5%), a "robustez" dos dados tem peso significativo mesmo com menos amostras, não desmerecendo a necessidade de uma amostragem maior.. Quanto maior o numero n, menor o desvio..

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #787 Online: 15 de Dezembro de 2016, 23:27:51 »
Por falar em teste, qual foi o resultado do seu teste, Sandro? Conseguiu fazer adaptações? Como foi?

Qual deles? Agora to perdido.. são vários em andamento... rs

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #788 Online: 16 de Dezembro de 2016, 00:01:33 »
Desculpe Sandro, mas esse teste está cheio de furos. Substima a inteligência de ratos e humanos.

Afinal, o M(ai)onezi é um homem ou é um rato????????  hahahahahahahahahahahahaha...

Pela minha vaga experiencia com comundongo, ou ele se assusta, ou se estiver acostumado com humanos (fato que não sabemos pois são de laboratorio) vao achar que ganharão alimento.. Ao menos era isso que o nosso la de casa parecia pensar.. inclusive quando furou o dedo da minha filha (rss) pois não pereceu perceber que iria ganhar um carinho, mas sim um dedo de comida..

Que tipo de roedor era????!!!!!!!! Tenho certeza que não era um twister. E não venha me falar que o ''comundongo'' era um hamster!!!!!! kkkkkkkkkk...
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2016, 00:05:08 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #789 Online: 16 de Dezembro de 2016, 00:02:28 »

Dãããããããããã...  O do médium psicógrafo (marcado para dezembro), é claro!!!!!!!!!!!!!!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #790 Online: 16 de Dezembro de 2016, 00:03:05 »

concordo plenamente...

P(10) = 0,0009

P(> = 8) = 0,05

Pedro, talvez foi a forma de entendimento então.. Essa formatação mais cientifica para determinar existência ou não de fenômeno (ou ocorrência) parece ser mais clara..

Em outras palavras dizer que ela poderia acertar 1 vez a cada 18 tentativas, difere (apenas em forma de compreender) que ela teria 5% de chance de acertar..

Para uma grande maioria, é difícil entender de um modo, e mais fácil de outro.. Dessa forma ficou mais claro para mim, até porque a médium não tem 18 chances de acertar, ela teve (e tem) apenas uma..

Então quando ela acerta 8 das 10 garrafas, isso reflete 5% de chance de ter sido ao acaso..
Quando ela acerta 6 das 10, então ela teria tido 20% de chance ao acaso..

Calculando uma probabilidade de desvio, 20% é significativo para pouca amostragem, dai nesse caso se precisa de mais para certificação.. Se os índices continuassem em p = 0,05 (5%), a "robustez" dos dados tem peso significativo mesmo com menos amostras, não desmerecendo a necessidade de uma amostragem maior.. Quanto maior o numero n, menor o desvio..

Compreendo.

Sandro, como eu te disse não sou pessoa indicada para discorrer sobre Probabilidade e Estatística. Talvez eu não faça um cálculo de probabilidade desde algum dia na faculdade, e as fórmulas já esqueci todas, se é que algum dia eu já memorizei alguma.

Mas em Matemática é menos útil decorar fórmulas e métodos que compreender conceitos. Se você compreende os conceitos com clareza vai encontrar um jeito de utiliza-los de maneira criativa para construir modelos. Já as fórmulas só servem para as "receitas de bolo".

Mas eu dei uma olhada agora no seu link https://en.wikipedia.org/wiki/Binomial_distribution, e trata-se do mesmo raciocínio que eu havia explicado anteriormente.

A diferença é que a "probabilidade binomial" deduz uma fórmula geral e uma notação específica. Mas o resultado desta fórmula verifiquei que é o mesmo, só que o seu amigo fez uma aproximação de 0,00097 para 0,0009. E de 0,054 para 0,05. A aproximação do primeiro valor deveria ter sido para cima, mas isso é um detalhe sem muita importância.

Ou melhor dizendo, a probabilidade nesse caso é binomial de qualquer jeito, isso não tem nada a ver com as fórmulas. Apenas o seu amigo usou binômios de Newton para chegar nos mesmos resultados.

Na verdade 1 para 18, P( > = 8 ) = 0,054 ou P ( > = 8 ) = 5,4% são 3 formas de expressar a mesma coisa.

Agora, nessa linha, eu já havia dito antes que gostaria de trocar algumas ideias. Porque a meu ver estes cálculos são menos representativos da probabilidade de ter havido ou não interferência de algum fator além do mero acaso.

Já me adiantando um pouco, creio que o cálculo que deveria ser feito seria o da probabilidade da média de acertos obtida, em vez do cálculo da probabilidade de, por exemplo, 10 acertos em 10 garrafas.

Depois eu desenvolvo este argumento, mas como você já tem alguém que é especialista para consultar fica mais fácil avaliar se a minha argumentação procede.

Porém não será possível utilizar estas fórmulas da probabilidade binomial para o cálculo dessa probabilidade média, mas já escrevi um algoritmo simples que faria isso.

Mas isto é algo que depois eu teria que demonstrar com calma, se você tiver interesse.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #791 Online: 16 de Dezembro de 2016, 00:10:40 »

O que deu origem ao tópico. Se bem me lembro você comentou que seria no fim de novembro.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #792 Online: 16 de Dezembro de 2016, 00:18:21 »

Compreendo.

Sandro, como eu te disse não sou pessoa indicada para discorrer sobre Probabilidade e Estatística. Talvez eu não faça um cálculo de probabilidade desde algum dia na faculdade, e as fórmulas já esqueci todas, se é que algum dia eu já memorizei alguma.

Mas em Matemática é menos útil decorar fórmulas e métodos que compreender conceitos. Se você compreende os conceitos com clareza vai encontrar um jeito de utiliza-los de maneira criativa para construir modelos. Já as fórmulas só servem para as "receitas de bolo".

Mas eu dei uma olhada agora no seu link https://en.wikipedia.org/wiki/Binomial_distribution, e trata-se do mesmo raciocínio que eu havia explicado anteriormente.

A diferença é que a "probabilidade binomial" deduz uma fórmula geral e uma notação específica. Mas o resultado desta fórmula verifiquei que é o mesmo, só que o seu amigo fez uma aproximação de 0,00097 para 0,0009. E de 0,054 para 0,05. A aproximação do primeiro valor deveria ter sido para cima, mas isso é um detalhe sem muita importância.

Ou melhor dizendo, a probabilidade nesse caso é binomial de qualquer jeito, isso não tem nada a ver com as fórmulas. Apenas o seu amigo usou binômios de Newton para chegar nos mesmos resultados.

Na verdade 1 para 18, P( > = 8 ) = 0,054 ou P ( > = 8 ) = 5,4% são 3 formas de expressar a mesma coisa.

Agora, nessa linha, eu já havia dito antes que gostaria de trocar algumas ideias. Porque a meu ver estes cálculos são menos representativos da probabilidade de ter havido ou não interferência de algum fator além do mero acaso.

Já me adiantando um pouco, creio que o cálculo que deveria ser feito seria o da probabilidade da média de acertos obtida, em vez do cálculo da probabilidade de, por exemplo, 10 acertos em 10 garrafas.

Depois eu desenvolvo este argumento, mas como você já tem alguém que é especialista para consultar fica mais fácil avaliar se a minha argumentação procede.

Porém não será possível utilizar estas fórmulas da probabilidade binomial para o cálculo dessa probabilidade média, mas já escrevi um algoritmo simples que faria isso.

Mas isto é algo que depois eu teria que demonstrar com calma, se você tiver interesse.

Pedro, claro que tenho interesse.. Vai me passando.. vou moldando futuros projetos com mais informações for obtendo..

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #793 Online: 16 de Dezembro de 2016, 00:19:41 »

O que deu origem ao tópico. Se bem me lembro você comentou que seria no fim de novembro.

Suspendemos para aprimorar alguns detalhes, espero que o médium não desista futuramente.. rs

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #794 Online: 16 de Dezembro de 2016, 01:17:10 »
Sandro, não vou quotar porque estou no tablet, dá muito trabalho.

O resultado do teste é atípico não só pelo grupo-controle dar 100%, como também pelo grupo-placebo dar 0%. Ambos fora da curva. Não é esperada um coisa nem outra, mesmo num duplo-cego, (sem que os experimentadores e cobaias saibam a que grupo pertecem) também utilizado no teste de medicamentos de uso veterinário. O que só levanta mais dúvidas. Não te chama a atenção que você tenha atentado somente para uma coisa (embora 100% devesse causar estranheza mesmo para o grupo-controle), mas não para outra (0% placebo é tão estranho quanto 100%)? Isso se chama viés de confirmação. Não é intencional, normalmente, apenas uma falha de percepção, na ânsia de validar o que se acredita.

É uma boa idéia testar seu cão. Meu golden reagiu como eu imaginava. Recortei uma mão de papel A3, colei num taco e só de ir na direção dele, já se assustou. Ficou entre curioso e amedrontado, com o rabo entre as pernas. Não deixou que eu colocasse sobre ele. Deixei num canto e me afastei. Ele se aproximou cabreiro, cheirando, mas quando a folha se mexeu, recuou e desistiu. Tá aqui, deitado no meu pé, vigiando o troço de longe. Se reconheceu a mão, tá achando que é de um predador, meu amigo "corajoso".
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2016, 01:21:56 por AntipetistA »

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #795 Online: 16 de Dezembro de 2016, 13:01:32 »
"Com estes dois grupos Controle demonstramos que a simples exposição de um organismo a um objeto, com formas e dimensões aproximadas a de uma mão humana, não produz os mesmos resultados encontrados nos animais que receberam o tratamento de impostação de mãos de uma pessoa."

Isso é óbvio!
E a conclusão poderia ter parado aí, para ser intelectualmente honesta.

"A  semelhança entre os resultados encontrados entre os grupos Controle e Controle-Luva sugere fortemente que os resultados encontrados no grupo Impostação não são decorrentes de um efeito placebo, que tem sido explicado como uma resposta condicionada do organismo, constituindo-se em um fenômeno que envolve interações entre a mente, as emoções, e diferentes sistemas, principalmente o endócrino e o imunológico, o que poderia constituir um acesso para mecanismos internos, naturais e que poderiam desencadear tanto processos patológicos quanto de cura."

NÃO!
Como disse o Antipetista, não tem como saber como os ratos reagiram ao espantalho. Ademais, mesmo que eles não se assustem com as luvas e sejam indiferentes, a simples presença humana dando atenção a eles diariamente já pode interferir nos resultados, o calor da proximidade das mãos, o cheiro, enfim, "n" fatores que prejudicam o resultado.

Sobre o "placebo" dos testes em humanos, também não significa nada, porque a pessoa que acredita que é capaz de aplicar reiki, mesmo sem falar, pode ter agido sem querer de maneira a influenciar os pacientes a perceber que ele era de fato o reikiano iniciado, fazendo caras e bocas ou com aquele teatro de "chokurei". Sentir que um dos aplicadores age ou tem algo de diferente, ainda que muito sutil, não significa que um deles de fato tem energia emanente nas mãos, muito menos que os efeitos positivos não foram placebo.

Desculpe Sandro, mas esse teste está cheio de furos. Substima a inteligência de ratos e humanos.

Afinal, o M(ai)onezi é um homem ou é um rato????????  hahahahahahahahahahahahaha...

É uma anta! kkkk  :hihi:
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2016, 13:06:06 por Freya »

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #796 Online: 16 de Dezembro de 2016, 14:59:53 »
Sandro, não vou quotar porque estou no tablet, dá muito trabalho.

O resultado do teste é atípico não só pelo grupo-controle dar 100%, como também pelo grupo-placebo dar 0%. Ambos fora da curva. Não é esperada um coisa nem outra, mesmo num duplo-cego, (sem que os experimentadores e cobaias saibam a que grupo pertecem) também utilizado no teste de medicamentos de uso veterinário. O que só levanta mais dúvidas. Não te chama a atenção que você tenha atentado somente para uma coisa (embora 100% devesse causar estranheza mesmo para o grupo-controle), mas não para outra (0% placebo é tão estranho quanto 100%)? Isso se chama viés de confirmação. Não é intencional, normalmente, apenas uma falha de percepção, na ânsia de validar o que se acredita.

Na época que estudei esse caso, o uso das luvas foi uma discussão e concordo que o efeito seria mais negativo do que positivo, embora eu não posso afirmar isso em se tratar de ratos.. Como comentei anteriormente, tanto maos verdadeiras, como mãos artificiais (ou qualquer coisa desse tipo) viria a assusta-los.. Em se tratando disso, não vejo como esperar um efeito placebo nos ratos do grupo placebo.. Não descarto mas creio que a tendencia não seria a sensação de acolhimento ou carinho por parte deles.. Alias, por serem animais "silvestres" acho que a tendência sempre será de medo.. Fato que explicaria não haver índice algum neles, assim como no grupo controle não ocorreu.
Creio também que essa parte do problema tenha sido amenizada quando o Monezi faz o estudo no Doutorado, usando humanos.. Dai sim.. Está lá basta ler.. Ele separa um grupo de Reiki e um grupo placebo, onde esse grupo acredita que estaria recebendo energia Reiki, mas a pessoa que o fez não tinha os  "poderes", algo que sugeri anteriormente..

Para mim ficou claro, mas admito que ainda deve-se replicar muitas vezes alem do que ja foi feito.

É uma boa idéia testar seu cão. Meu golden reagiu como eu imaginava. Recortei uma mão de papel A3, colei num taco e só de ir na direção dele, já se assustou. Ficou entre curioso e amedrontado, com o rabo entre as pernas. Não deixou que eu colocasse sobre ele. Deixei num canto e me afastei. Ele se aproximou cabreiro, cheirando, mas quando a folha se mexeu, recuou e desistiu. Tá aqui, deitado no meu pé, vigiando o troço de longe. Se reconheceu a mão, tá achando que é de um predador, meu amigo "corajoso".

Sim acho que será reação parecida com a sua.. na hora pensei em falar palavras que induzissem ele a parecer algo bom, mas se eu falar algo dai estou distorcendo o estudo empirico nosso.. rss.. Tenho um Golden também e um Shitzu, creio que não será algo diferente do que você percebeu, da forma como fez.. Mas isso, se for verdadeiro, só reforça que o grupo placebo de ratos não indicaria nada, nem 50% como seria o esperado.. Por que? Porque a forma como ele condicionou as amostras placebo não foram adequadas..

Para ajudar a colaborar com esse tema, alguém em outros posts havia comentado sobre se testar isso em células e evitar o placebo.. Eu sabia que já tinham feitos estudos sobre isso e agora achei um deles, repasso aqui.. O Pesquisador usa celular cancerígenas do fígado humano, com resultado condizente com o de Monezi...

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1193556/

Growth Inhibition of Cultured Human Liver Carcinoma Cells by Ki-energy (Life-energy): Scientific Evidence for Ki-effects on Cancer Cells
S. Tsuyoshi Ohnishi,1,* Tomoko Ohnishi,2 Kozo Nishino,3 Yoshinori Tsurusaki,4 and Masayoshi Yamaguchi4
Author information ► Article notes ► Copyright and License information ►
This article has been cited by other articles in PMC.
Go to:
Abstract
‘Ki-energy’ (life-energy) is believed to increase the immune activity of its practitioners. It has also been shown to cause neuropsychological effects. We undertook this study to obtain objective and scientific evidence as to whether or not a ‘Ki-effect’ could inhibit the growth of cultured cancer cells. Cultured human liver carcinoma cells, HepG2, were used. A Japanese Ki-expert held his fingers toward the cells in culture dishes for 5 or 10 min. After culturing for 24 h, we measured cell numbers, protein concentration per cell, certain mRNA expressions and the synthesis of regucalcin. The results were compared with those for control cells (non-treated cells). We found that the number of cells in the Ki-exposed groups were less than those in the controls by 30.3 and 40.6% with 5 and 10 min Ki-exposure, respectively. The protein content per cell in the Ki-exposed groups (5 and 10 min) was higher than that in the control groups by 38.8 and 62.9%, respectively. These results were statistically significant. Using RT–PCR, we found that the mRNA expression for c-myc, a tumor stimulator gene, was decreased, while that for regucalcin, which suppresses DNA synthesis, was increased. Our molecular biological studies and mathematical model analysis demonstrated that Ki-energy inhibited cancer cell division. The data also indicate that the Ki-effects involve some form of infrared radiation from the human body. This study suggests the possibility that Ki-energy may be beneficial for cancer patients because it suppresses cancer cell growth, and at the same time, it stimulates immune functions of the patients.

Keywords: breathing exercise, c-myc, cancer cells, HepG2, infrared radiation, regucalcin

O artigo está aberto, permitindo a todos lerem.. Não vi falhas no processo metodológico dele..

breve tradução (by Google)  do resumo:

Acredita-se que a energia Ki (energia vital) aumente a atividade imune de seus praticantes. Também tem sido demonstrado que causa efeitos neuropsicológicos. Fizemos este estudo para obter evidências objetivas e científicas sobre se um "efeito Ki" poderia ou não inibir o crescimento de células cancerígenas cultivadas. Utilizaram-se células de carcinoma do fígado humano cultivadas, HepG2. Um Ki-perito japonês manteve os dedos em direção às células em pratos de cultura por 5 ou 10 min. Após a cultura durante 24 h, medimos o número de células, a concentração de proteína por célula, certas expressões de mRNA e a síntese de regucalcina. Os resultados foram comparados com os de células de controlo (células não tratadas). Verificou-se que o número de células nos grupos expostos ao Ki era menor do que os dos controlos em 30,3 e 40,6% com 5 e 10 min de exposição ao Ki, respectivamente. O teor de proteína por célula nos grupos expostos a Ki (5 e 10 min) foi superior ao dos grupos de controlo em 38,8 e 62,9%, respectivamente. Estes resultados foram estatisticamente significativos. Utilizando RT-PCR, verificou-se que a expressão de mRNA para c-myc, um gene estimulador tumoral, estava diminuída, enquanto que a regucalcina, que suprime a síntese de ADN, foi aumentada. Nossos estudos de biologia molecular e análise de modelo matemático demonstraram que Ki-energia inibiu a divisão de células de câncer. Os dados também indicam que os efeitos Ki envolvem alguma forma de radiação infravermelha do corpo humano. Este estudo sugere a possibilidade de que a Ki-energia pode ser benéfica para pacientes com câncer porque suprime o crescimento de células cancerígenas e, ao mesmo tempo, estimula as funções imunes dos pacientes.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #797 Online: 16 de Dezembro de 2016, 15:01:00 »
"Com estes dois grupos Controle demonstramos que a simples exposição de um organismo a um objeto, com formas e dimensões aproximadas a de uma mão humana, não produz os mesmos resultados encontrados nos animais que receberam o tratamento de impostação de mãos de uma pessoa."

Isso é óbvio!
E a conclusão poderia ter parado aí, para ser intelectualmente honesta.

"A  semelhança entre os resultados encontrados entre os grupos Controle e Controle-Luva sugere fortemente que os resultados encontrados no grupo Impostação não são decorrentes de um efeito placebo, que tem sido explicado como uma resposta condicionada do organismo, constituindo-se em um fenômeno que envolve interações entre a mente, as emoções, e diferentes sistemas, principalmente o endócrino e o imunológico, o que poderia constituir um acesso para mecanismos internos, naturais e que poderiam desencadear tanto processos patológicos quanto de cura."

NÃO!
Como disse o Antipetista, não tem como saber como os ratos reagiram ao espantalho. Ademais, mesmo que eles não se assustem com as luvas e sejam indiferentes, a simples presença humana dando atenção a eles diariamente já pode interferir nos resultados, o calor da proximidade das mãos, o cheiro, enfim, "n" fatores que prejudicam o resultado.

Sobre o "placebo" dos testes em humanos, também não significa nada, porque a pessoa que acredita que é capaz de aplicar reiki, mesmo sem falar, pode ter agido sem querer de maneira a influenciar os pacientes a perceber que ele era de fato o reikiano iniciado, fazendo caras e bocas ou com aquele teatro de "chokurei". Sentir que um dos aplicadores age ou tem algo de diferente, ainda que muito sutil, não significa que um deles de fato tem energia emanente nas mãos, muito menos que os efeitos positivos não foram placebo.

É uma anta! kkkk  :hihi:

Freya, compreendo sua fé (ou "dês-fé"? rs).. mas...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #798 Online: 16 de Dezembro de 2016, 15:46:29 »
Acho que não é bem assim, pois no experimento posterior ele utiliza seres humanos e contempla o efeito placebo da mesma forma..

Quer dizer, usando luvas em cabos de vassoura em vez de gente? É uma forma extremamente precária de tentar eliminar o efeito placebo.

Quanto ao "não bem assim", praticamente apenas repeti a afirmação citada.

Buckarro, se me permitir não vou comentar outros pontos, até por uma questão de tempo, mas vamos nos focar aqui pois percebo que não houve leitura dos artigos ao quais vem ocorrendo a critica.. Uma das grandes gafes que qualquer cético não pode cometer é de criticar aquilo que não leu..

Monezi fez sim um teste controlado com efeito placebo em seu experimento seguinte, onde ele defendeu tese de Doutorado.

Como havia dito, parece que o método de controlar/eliminar o efeito placebo é precário. O próprio autor não desconta a possibilidade de ser só placebo:

Assim, a literatura chama a atenção para uma série de aspectos individuais, psíquicos e ambientais que podem afetar os resultados de pesquisas com terapêuticas complementares como o Reiki, que podem ter suas respostas atribuídas a ocorrência de efeito placebo
 (145, 230, 278). Este poderia ser representado como um mecanismo de restabelecimento da saúde coordenado pelo Sistema Nervoso Central (122), que possivelmente estaria correlacionado com vias de recompensas que proporcionariam respostas hedônicas que levariam ao desencadeamento de efeitos positivos (131, 279) como os encontrados neste estudo. Dessa maneira não descartamos completamente que nossos achados possam ser talvez decorrentes de efeito placebo.

É dito que os resultados de Reiki foram no entanto melhores, mas há simplesmente placebos uns melhores que outros, como deve ser o caso com, por exemplo, mãos de verdade versus luvas em cabos de vassoura. Por isso esses estudos essencialmente não realmente são favoráveis a idéia de haver algo mais que placebo, que é de longe a hipótese mais parcimoniosa.

Tendo como hipótese mais específica que o mecanismos seja emissão de fótons de baixa intensidade, isso deve possibilitar uma análise menos precária dos seus efeitos, embora as chances são de que não vá se descobrir nada de fantástico aí.

Mas como os testes mais suscetíveis a falhas por placebo vão dar melhores resultados, esses deverão ser a linha de pesquisa preferida por aqueles que querem confirmar isso.

Como eu havia lido o material a muito tempo atras, então eu nem lembrava exatamente do método.. Fiz o que você (e os demais que dispensem tempo em criticar - fora as difamações sobre a pessoa do Monezi), abri o arquivo e fui ler..

Nesse segundo estudo, com controle de placebo, usando humanos, ele apenas confirma os resultados do primeiro, ou seja, ocorrencia de eficácia no procedimento de imposição de mãos (começa na pagina 38 do trabalho: EFEITOS DA PRÁTICA DO REIKI SOBRE ASPECTOS PSICOFISIOLÓGICOS E DE QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM SINTOMAS DE ESTRESSE: ESTUDO PLACEBO E RANDOMIZADO)

Então para podermos abordar mais profundamente o tema, há a necessidade de ao menos se ler o que se está criticando... Coisas do tipo, "ele não sabe o que é efeito placebo".. "ele não levou em conta o efeito placebo" etc etc

Mas isso fica fortemente sugerido na matéria citada, acho que por você mesmo. Como disse, praticamente apenas refreseei a afirmação do autor citada na revista. Ele pode ter vindo a se informar mais tarde, mas sua declaração na entrevista realmente era reveladora de ter pouco conhecimento relevante sobre o assunto. (Não deve ser incomum as pessoas terem essa impressão, conheci uma bioquímica que fez um estudo defendendo florais de Bach, e quando eu mencionei placebo, ela fez essa mesma argumentação, de que o uso de cobaias eliminaria isso).

Nesse mesmo capítulo ele comenta sobre o efeito placebo em cerca de 50% dos "alvos", daí minha critica a supor que todos os 10 ratos tiveram conjuntamente um efeito placebo.. e por ai vai...

Diferentes tipos de placebo deverão ter diferentes graus de eficácia/efeito. Se algo que, de acordo com o conhecimento científico, não existe, mas tem um grupo considerável de seguidores/crentes, deve até ter boas chances de se basear em métodos/habilidades de placebo mais particularmente eficazes.

Using RT–PCR, we found that the mRNA expression for c-myc, a tumor stimulator gene, was decreased, while that for regucalcin, which suppresses DNA synthesis, was increased.

O artigo está aberto, permitindo a todos lerem.. Não vi falhas no processo metodológico dele..

Eu achei engraçado que a prova de que o poder mágico/imaterial funciona inclui a detecção das causas materiais do efeito observado. :biglol:

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #799 Online: 16 de Dezembro de 2016, 16:52:50 »

Como havia dito, parece que o método de controlar/eliminar o efeito placebo é precário. O próprio autor não desconta a possibilidade de ser só placebo:

Sim.. e nem um momento eu disse o contrário.. Tanto que o argumento de que ele não sabia sobre isso é uma falácia, pior ainda quando se tem atitudes depreciativas ao Monezi... Obrigado pela citação, talvez a Freya e outros compreendam melhor como a coisa funciona

Assim, a literatura chama a atenção para uma série de aspectos individuais, psíquicos e ambientais que podem afetar os resultados de pesquisas com terapêuticas complementares como o Reiki, que podem ter suas respostas atribuídas a ocorrência de efeito placebo
 (145, 230, 278). Este poderia ser representado como um mecanismo de restabelecimento da saúde coordenado pelo Sistema Nervoso Central (122), que possivelmente estaria correlacionado com vias de recompensas que proporcionariam respostas hedônicas que levariam ao desencadeamento de efeitos positivos (131, 279) como os encontrados neste estudo. Dessa maneira não descartamos completamente que nossos achados possam ser talvez decorrentes de efeito placebo.

É dito que os resultados de Reiki foram no entanto melhores, mas há simplesmente placebos uns melhores que outros, como deve ser o caso com, por exemplo, mãos de verdade versus luvas em cabos de vassoura. Por isso esses estudos essencialmente não realmente são favoráveis a idéia de haver algo mais que placebo, que é de longe a hipótese mais parcimoniosa.

Tendo como hipótese mais específica que o mecanismos seja emissão de fótons de baixa intensidade, isso deve possibilitar uma análise menos precária dos seus efeitos, embora as chances são de que não vá se descobrir nada de fantástico aí.

Mas como os testes mais suscetíveis a falhas por placebo vão dar melhores resultados, esses deverão ser a linha de pesquisa preferida por aqueles que querem confirmar isso.

Sim, com certeza, dessa forma não pode-se alegar que pesquisar isso é algo absurdo, alegando-se (ignorante aos fatos) que não tem fundamentação alguma. Com certeza, a hora que descobrirem a verdade sobre isso (se for positiva), não haverá mais nada de sobrenatural e essas energias terão uma explicação coerente.. Será bom para os dois lados, para a ciência que poderá rever muitos conceitos e ajudar outros seres humanos e para os dogmáticos que vao aprender que nem tudo o que acreditam (da forma que creem)  está exatamente dentro dos parâmetros esperados..

Mas isso fica fortemente sugerido na matéria citada, acho que por você mesmo. Como disse, praticamente apenas refreseei a afirmação do autor citada na revista. Ele pode ter vindo a se informar mais tarde, mas sua declaração na entrevista realmente era reveladora de ter pouco conhecimento relevante sobre o assunto. (Não deve ser incomum as pessoas terem essa impressão, conheci uma bioquímica que fez um estudo defendendo florais de Bach, e quando eu mencionei placebo, ela fez essa mesma argumentação, de que o uso de cobaias eliminaria isso).

Concordo com você, mas nem todo mundo pensa assim e me surpreendi quando vim aqui e vi a postura de alguns céticos.. Eu via muito essa postura no passado, deve ter sido uma ingenuidade (ou ignorância minha) pensar que a nova geração, com todo o acesso a internet, pudesse agir de forma um tanto diferente.

Using RT–PCR, we found that the mRNA expression for c-myc, a tumor stimulator gene, was decreased, while that for regucalcin, which suppresses DNA synthesis, was increased.

Eu achei engraçado que a prova de que o poder mágico/imaterial funciona inclui a detecção das causas materiais do efeito observado. :biglol:

Sim mas é obvio isso Buckaroo, a única certeza (para nossa realidade) é quando os fatos ocorrem em algum meio observável, então em algum momento isso se concretiza... Com o tempo se passará a entender melhor e com mais tempos se aprimorar..

Se tiver curiosidade, procure por Tsuyoshi Ohnish e por Tomoko Ohnishi... há muitos estudos deles nisso.. O ganhador do Premio Nobel deste ano Yoshinori Ohsumi (nada a ver exatamente com isso), ajudou a conhecer melhor determinadas funcionalidades celulares..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!