Acho que não é bem assim, pois no experimento posterior ele utiliza seres humanos e contempla o efeito placebo da mesma forma..
Quer dizer, usando luvas em cabos de vassoura em vez de gente? É uma forma extremamente precária de tentar eliminar o efeito placebo.
Quanto ao "não bem assim", praticamente apenas repeti a afirmação citada.
Contudo concordo com você que eles poderiam ter sedado os animais etc.. tentar elaborar uma forma mais segura de controlar o placebo. Só não concordo que ele descarte isso ou não de valor, mas ele mesmo disse que não é fácil de controlar isso.. Talvez a ideia que ele teve foi boa, pena que deixa margens grandes para questionamento, mesmo ainda eu achando mais provável não ter ocorrido o placebo coletivo em 10 ratos..
Não tem nada improvável em se desengatar placebo em tantos animais quantos se "administrar" placebo.
Acho que melhor método mesmo seria testar esse fenômeno com o suposto mecanismo isolado, e também apenas células ou tecidos isolados extraídos de um organismo. Não só eliminaria totalmente o placebo, quanto permiritiria também analisar mais precisamente supostos efeitos de diferentes modulações de emissões de fótons.
Animais "inteiros" devem ser mais suscetíveis a "flutuações" de saúde que já deixam difícil filtrar um efeito real de um procedimento que, imagino, se supõe que tem efeitos apenas relativamente tênues (ou, apenas aproximadamente tão fortes quanto placebo), e as mãos de alguém como emissor de fótons são simplesmente um fator acrescentando imprecisão e complexidade.
Para que uma explicação sobrenatural receba atenção algum dia, todas as explicações naturais terão que ser esgotadas.
Tecnicamente, se o postulado é efeito de fótons de baixa intensidade, então nem seria mais explicação "sobrenatural".
Coincidentemente tem quem pesquisa uso de laser em alguns tipos de tratamento. Acho que não é algo 100% consensual e bem visto pelo movimento de medicina baseada em ciência, mas deve até ser algo disponível no mercado em alguns lugares, apesar disso. Cheira a algo que não passa por uma análise estatística mais cuidadosa, e que, no mínimo, no que realmente funcionar, deve ser mais sugestivo de algum outro procedimento mais direto para desengatar o efeito desejado.
(Se bem me lembro, era algo relacionado à induzir a auto-reparação de tendões e/ou ligamentos. Acho que o mecanismo postulado era que o laser de alguma forma desencadeava maior atividade celular de regeneração, ou qualquer coisa assim, o que, imagino, talvez pudesse ser melhor alcançado com algo como, administração de testosterona, sei lá. Chutão.)
https://en.wikipedia.org/wiki/Low_level_laser_therapy
Demonstration of LLLT with intranasal irradiation
Low-level laser therapy (LLLT) is a form of alternative medicine that uses low-level (low-power) lasers or light-emitting diodes (LEDs). Whereas high-power lasers used in laser medicine destroy or cut tissue, low-power lasers are claimed to stimulate it and to encourage the cells to function.
The effects of LLLT appear to be limited to a specified set of wavelengths of laser,[1] and administering LLLT below the dose range does not appear to be effective.[2]
Despite a lack of consensus over its scientific validity, specific test and protocols for LLLT suggest it may be modestly effective, but in most cases no better than placebo, in relieving short-term pain for rheumatoid arthritis,[3] osteoarthritis,[4] acute and chronic neck pain,[5] tendinopathy,[1][6] and possibly chronic joint disorders.[2] The evidence for LLLT being useful in the treatment of low back pain,[7][8] dentistry[9][10] and wound healing is unclear.[11]
"Alternative medicine".
Não lembrava de ser isso de laser de baixa intensidade, coincidentemente aproximando ainda mais as duas coisas, de certa forma.