É embaraçoso afirmar que Obama está dizendo que os ilegais não podem votar legalmente, "mas podem votar Ilegalmente".
E, trocando o negrito num dos trechos citados:
Precisa muita boa vontade para interpretar isso como encorajando os ilegais a votarem. Acho que a única forma de não ter qualquer "ambiguidade", seria em frases extremamente simples.
"Se você é legal, mas tem parenes e amigos ilegais, você pode votar, é bom que você vote; mas se você é ilegal, então NÃO PODE VOTAR".
Mas se ele tivesse dito isso ainda diriam que é burro por falar o óbvio ou que é um truque de psicologia reversa ou para se inocentar...
Pegando toda a pergunta e a resposta , o resumo fica : Imigrantes ilegais tem que ter medo de votar? Não, ilegais não precisam ter medo de votar e os que são legais e tem parentes ilegais tem mais um motivo para votar.
Não, simplesmente não. É algo que só se consegue "interpretar" se já se está dois palmos abaixo de todas aquelas crenças de que o Obama é um gay muçulmano queniano socialista casado com uma transexual e fundador do EI pelo socialismo feminista globalista mundial.
Novamente, o trecho que você não sublinhou: "
If you have a family member who maybe is undocumented, then you have an even greater reason to vote."Um pouco antes ou depois:
" People are discouraged from voting and part of what is important for Latino citizens is to make your voice heard, because you're not just speaking for yourself. You're speaking for family members, friends, classmates of yours in school... [ Your entire community. ] who may not have a voice. Who can't legally vote. But they're counting on you to make sure that you have the courage to make your voice heard."Obama diz que "os legais não devem ter medo de votar por aqueles que não podem votar legalmente". Isso seria o resumo não absolutamente distorcido do que ele disse. É praticamente tão o contrário quanto possível de dizer o que atribuem a ele, que ilegais devem votar, sem dizer MAIS explicitamente o óbvio gritante de que ilegais não podem votar -- que ele disse, com todas as letras "who can't legally vote".
O mais "incriminador" que alguém poderia tentar dizer aí é que Obama encoraja os legais a votar "pelos ilegais", levando-os em consideração, e que isso seria uma "distorção" da vontade dos eleitores legais, o que é ainda uma proposição ridícula de se fazer, mas pelo menos não distorce completamente o que disse, afirmando algo distinto da realidade.
"Ha! 'Family member who maybe is undocummented' não diz com todas as letras que A PRÓPRIA PESSOA que ele encoraja a votar não pode ser esse membro da família!!!!11111111111TTTTTTTTTTTRRRRRUUUUUMPPP!!!!"