em primeiro lugar é necessário ensinar obedecer regras, pois sem elas fica impossível qualquer tentativa de educação!
E como se ensina isso?
o sistema é complexo devido os seres apresentarem comportamentos complexos e imprevisíveis, para obter melhores resultados é necessário separa-los em grupos de comportamentos semelhantes para diminuir o fator não previsível!
os seres que tendem a não aceitar regras e aparentam certo prazer em desrespeita-las devem ser separados ao grupos dos anti sociais, estes a principio deverão ser considerados nocivos a sociedade!
em educação infantil é comum nas EMEI professores a fazerem relatórios descrevendo o comportamento dos alunos para que sejam atendidas nas suas necessidades psicológicas, de saudê e maior atenção dos pais!
Pois bem é do interesse social que tal docie comportamental seja oficializado como documento IDSS identificação do ser social, perceba que isto não ira tirar a liberdade de ação do ser, apenas o ensinará a ter que assumir os seus atos.
Talvez a vergonha o impeça de reincidir suas ações reprováveis socialmente, no entanto ja que necessitamos viver em grupos é do interesse social saber com que tipo de pessoa voce esta convivendo!
É certo que é essa falta de conhecimento a principio nos tornas todos iguais sem preconceitos merecedores de igual respeito , porem nos torna mais frágeis diante de potenciais perigos que se escondem através do anonimato.
Possuo um colega que por orgulho ou auto punição faz questão de dizer para todo mundo como o seu passado foi uma droga, nem por isso ele sofre qualquer tipo de preconceito pelo contrario possui o respeito e admiração de todos!
Focando na sua pergunta, dos 0 aos 7 anos é fortalecida a personalidade do ser , onde o meio reprova ou fortalecerá suas tendencias natas, obviamente que este é o periodo ideal para se desestimular suas tendencias anti sociais com pulso firme, caso contrario é o mesmo que incentivar seu mal comportamento reforçando uma personalidade anti social.
Pois bem os seres que são resistentes a regras mais acabam cedendo a elas , são os seres que ainda poderão ser salvos, como exemplo minha esposa da aulas para educação infantil uma das suas aluninhas bateu na outra,mesmo indo levar um sabão da diretora continuou se recusando a se desculpar, pois bem minha esposa lhe impois um condição: "enquanto não se desculpar , não brinca no parque", resiliente a menina só cedeu no outro dia indo se desculpar!
Ja os que tendem a resistir a regras até as ultimas consequências estes devem ser devidamente vistos e considerados como seres nocivos e anti sociais, que deverão ter suas liberdade de ações controladas com pulso firme, pois não é dando liberdade sem guias que haverá um sentido e uma direção comum pois , uma sociedade que caminha por caminhos divergentes anula-se!
É disto que resulta miséria e violências e a corrupção do ser, ironicamente a sociedade compactua com tal maucaratismo do tipo" não acho justo que minhas má ações sejam expostas" ha...ha...ha..ha..ha...hipócritas que gostam de ser esconder atras de mascaras, pior que isto ja passa a ser considerado aceitável tanto quanto a proteção da identidade publica de bandidos diante das câmeras, talvez o governo queira esconder a cara deles que logo estarão soltos....he..he..he..he..he e ki se F......as pobres pessoas honestas que são obrigadas a conviver com este tipo de predadores livres!
Veja ai a inversão de valores , Fato a maioria dos bandidos são os que se recusam a trabalhar honestamente, acham que as pessoas são obrigadas a ter que sustenta-los e por isso cometem crimes: "se não me dão eu tomo, doa quem doer", então quando presos a sociedade obriga suas vitimas a terem que trabalhar para realmente ter que sustenta-los dando a eles comida, banho, cama, visita intimas, integridade fisica.....ha...ha...ha...ha...ha............. coisa que pessoas que trabalham duro muitas vezes não conseguem ter!
O cara vai preso por se recusar a trabalhar honestamente, sociedade reforça este mal comportamento dizendo a ele que é isto mesmo "preso ou em liberdade a sociedade será obrigada a sustenta-lo"
"Justamente" esta animação é a que melhor representa a sociedade atual