Isso é uma coisa engraçada! Eu não tenho fé, não escondo isso de ninguém, ao contrário, faço questão de deixar claro quando o assunto é abordado, justamente porque, embora não seja nenhum exemplo de virtude exacerbado também não sou nenhuma aberração, normalmente tenho um comportamento ético, baseado em valores pensados, questionados antes de serem aceitos e por isso mesmo, muitas vezes, mais elevados do que valores religiosos, irrefletidos, acatados por tradição. É algo que, com frequência, deixa os religiosos frustrados, não conseguir apontar nada que justifique sua fé na necessidade de ter fé. Sou o exemplo do oposto. Primo por aquilo que valorizo, fazendo questão de mostrar quem sou, como penso, no que acredito e porquê. E, por favor, não me entenda mal, não estou me gabando. Sou uma pessoa absolutamente comum, com defeitos e qualidades, mais defeitos que qualidades provavelmente. O que para religiosos, mesmo os mais abertos, já é algo inconcebível. Como pode um ateu ser até, eventualmente, um exemplo de virtude, não uma aberração, como sempre imaginei?
Exatamente. Excelente comentario.
Não é o fato de ter fé que faz de alguém melhor ou pior.
Pior, não é o fato de não crer em x que faz de alguém pior ou menos ético.
Céticos devem respeitar a crença de cada um.
E cada crente deve respeitar o céticismo das pessoas.
O que leva as pessoas para frente são os bons valores, o bem que fazemos aqui nesse mundo.
Perceba que se existe um universo regido por leis fisicas e espirituais, estas espirituais (ou apenas leis não fisicas, fora do nosso mundo denso), como leis que são, não veem se o cara é budista, ou umbadista, ou ateu... O que carrega o cidadão pra frente em seu desenvolvimento é o que ele deixa de bom aqui nessa terra e como ele se insere fraternalmente. Quanto mais o ego some, mais o espirito aparece, e, para aqueles que creem em algo apos essa existencia, é isso que fica para você levar na malinha apos a morte.
Abs
Infelizmente, é mais complicado do que isso Rafael. Autoridade não costuma ter muita relação nem com bons valores nem com boas condutas. Com frequência os piores exemplos são muito mais carismáticos do que os melhores. Psicopatas costumam ter mais fãs do que humanitários. Da religião à política, passando por celebridades, da música, do cinema, dos esportes, não é exatamente o bom exemplo o que mais seduz, arrasta multidões. Um bom exemplo tem muitos admiradores, mas poucos seguidores. Em geral todo mundo já se acha bom o suficiente. E a fé só contribui para isso, quando faz com que o indivíduo se sinta especial, como alguém que desfruta da atenção do mais perfeitos dos seres que a imaginação pode conceber, pois assim, alguém além dele próprio, pode enxergá-lo por dentro, como ele se enxerga e gostaria de ser enxergado pelos outros, sem precisar fazer nada. Ateus não contam com esse recurso psicológico. Precisam se superar se quiserem ficar em paz consigo mesmos. E com frequência humanos precisam disso. Então, às vezes, somos obrigados a fazer a coisa certa só para nos livrarmos da maldita voz da consciência. Por isso que quando ouvimos "os homens de fé" não queremos nem escutar o resto da frase. Eu aceito, mas tenho dificuldade de nutrir respeito, o sentimento, não a atitude. Não sei se você pode me compreender, mas são raras as vezes que uma pessoa me fala de fé que não deixa uma impressão pior do que a que eu tinha dela antes, que não me decepciona, não me tira um pouco da fé que ainda tenho na humanidade. O que também não deixa de ser um recurso psicológico. Eu me obrigo a ser melhor do que isso nem que seja para me sentir melhor.
Sabe cara, eu acho que infelizmente as pessoas sao presas ao seu proprio ego. Elas querem ser o centro e acabam inconscientemente indo pro lado ruim da coisa.
Vc deu varios exemplos de comportamentos podres, e eu os vejo assim tb. Os mais exemplos estão ai, pra mais de metro !
Agora imagine viver numa sociedade onde ter um otimo carro não contasse merda nenhuma pra ninguem. Onde ter uma mansão não faria de você mais interessante. Onde um bom pedreiro pudesse ter tanto orgulho de sua profissão como um médico.
Isso iria diminuir o valor que o status social tem e ia tornar as pessoas livres para buscas mais nobres.
A busca pela aceitação da sociedade, e o pior, a busca pela superioridade social, a busca por inflar o ego, acaba estimulando as atitudes que trazem essas coisas podres pra sociedade.
No fim das contas, acredito eu, muita gente cai nessa ilusão de que pra viver bem temos que estar no centro das coisas e é muito dificil fazer isso, manter esse "status". As pessoas infelizmente passam a valorizar pessoas que conseguirem esse "sucesso" e a começam a imitar sua postura, assim como um filho imita os pais. Como um adolescente que implora por atenção entrando em um grupo de gente tosca que os aceite.
Os bons exemplos estão ai pelo mundo também, mas para a maioria das pessoas, eles são como a alface comparada aos maus exemplos, que são a picanha ! Hahaha
Alem do mais, é muito mais facil vc ser egoista que generoso. Ser humilde ao inves de arrogante, pedir ao invés de dar... a natureza humana pede todos os dias para que nohs nos entreguemos a esse tipo de sentimento centrado no "eu" e é realmente dificil nega-los.
Eu moro fora do Brasil e aqui onde eu moro eu nunca ouvi falar da religião das pessoas. Nunca. Mas com certeza elas devem sim ter suas proprias crenças, apenas não tentam enfiar goela abaixo isso para os outros.
O problema em si não esta nos homem de fé que tem suas proprias crenças, nem nos ateus que não as tem, e sim em ambos quererem usa-las como supositorios um nos outros ! E todo mundo sabe que isso não é nada bom ! =D
Abs