Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44044 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #200 Online: 27 de Junho de 2017, 16:44:45 »

"se Deus não existe tudo é permitido".
Isso não quer dizer bulhuffas, com dois f, pois que na verdade é até o contrário, se deus existe é que tudo é permitido. duende, reencarnação, fadinha do dente, ispritu, alma penada/penosa, saci na garafinha, boi tatá...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #201 Online: 27 de Junho de 2017, 16:53:26 »
Estou até hoje estupefato com a quantidade de horas trabalhadas pela Ministra Veneranda, SEM PARAR e SEM RECLAMAR de nada....
Arranjei um tempinho para responder aos amigos.
Andarilho, se vc leu Nosso Lar terá visto que Veneranda se encontrou pessoalmente com Jesus nas proximidades da Terra, o que significa que estaria no mundo espiritual a pelo menos dois mil anos, certo?
Mesmo arredondando para um mil anos, teria que trabalhar menos que dez horas por dia e sua cota teria sido alcançada. Nada tão espantoso, pois não?

Tá bom SPENCER concordo com a quantidade de horas trabalhadas, mas discordo da falta de consideração por ela por parte dos seus colegas. Se bem que deve ser uma chata de galocha que não aceitaria conselhos de diminuir o ritmo.

“É a entidade com maior número de horas de serviço na colônia e a figura mais antiga do Governo e do Ministério, em geral. Permanece em tarefa ativa, nesta cidade, HÁ MAIS DE DUZENTOS ANOS.”

Anos   Dias   Horas
200   73000   1.752.000,00
300   109500   2.628.000,00

Quanto a ter visto Jesus acho que foi uma “fofoca” da radio pião de NL.  Veja como a “Narcisa” conta o fato ao ingênuo novato no além:   :histeria: :histeria: :histeria:

“Em numerosos processos, a Governadoria se socorre dos seus pareceres. Com exceção do Governador, a Ministra Veneranda é a única entidade, em "Nosso Lar", que já viu Jesus nas Esferas Resplandecentes, MAS NUNCA COMENTOU ESSE FATO DE SUA VIDA ESPIRITUAL e ESQUIVA-SE À MENOR INFORMAÇÃO A TAL RESPEITO.”

E outra coisa SPENCER, muito me estranha nunca ter aparecido Dr.Bezerra e Ismael junto com essa Veneranda 
Não entendi a ligação; pode explicar por favor?

Atualmente estou afastado dos trabalhos voluntários por ter faltado demais (e nunca um médium dos 200 que deve ter lá conseguiu “ler” meu atual ceticismo perante Chico e seus asseclas , nem por “leitura fria” , nem por um “mentor contando a ele) 
Com um pouco de estudo e observação neste meio, percebe-se que os bons médiuns não propalam sua faculdade e, grande parte destas pessoas que vc menciona podem até ser médiuns, mas apresentam uma mente exaltada, um pouco desequilibradas, nível de instrução apenas razoável.
Isto, quando frequentam o meio espírita; imagine estas pessoas sem qualquer conhecimento do espiritismo. Seriam os esquisitões que a gente vê por aí.

Para ver como nem sempre funciona “mentor contando” ou “leitura fria” eu já ri mentalmente de um médium que estava me contando “deslumbrado” de um tal planeta chupão, nem ele, nem outros detectaram isso. Nem “meu mentor particular” ...
Depois fiquei preocupado com o médium, pois chorou copiosamente por causa dessa porcaria desse planeta aí...
A imensa maioria destes médiuns não consegue adivinhar coisa alguma, mesmo com a probabilidade de 50%. Embora, quando em transe possam surpreender, eventualmente.

E outra médium que via buracos de todos os tamanhos nas ruas de São Paulo e quando entrava na Federação não via mais nenhum.
Será que  alguns médiuns não estariam “sem querer” encobrindo enfermidades mentais naturais da vida e que poderiam, sem constrangimento algum, procurar ajuda médica?
Via de regra pessoas com alguma mediunidade e que não se dão conta disto apresentam sintomas gerais de alguma enfermidade mental. Procuram o médico e muitas vezes não se consegue sequer um diagnóstico, ou, quando são tratadas não melhoram em nada. Então o médico, acreditando ou não, por desencargo de consciência recomenda que se procure uma casa espírita. Dá nisso que vc vê.
A causa é que, constatado algum tipo de desvio que sugira mediunidade, não se deve por isto levar esta pessoa a uma mesa mediúnica. Ela já é frágil e neste ambiente pode piorar. Se quiser depois explico o porquê.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #202 Online: 27 de Junho de 2017, 16:54:17 »

Isso não quer dizer bulhuffas, com dois f, pois que na verdade é até o contrário, se deus existe é que tudo é permitido. duende, reencarnação, fadinha do dente, ispritu, alma penada/penosa, saci na garafinha, boi tatá...
Ok.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #203 Online: 27 de Junho de 2017, 17:04:26 »

Ok.

Sergio, não é pq existe X que vai existir y, z, w, d, f, g...
Não é porque temos raios quando chove que vamos ter raios quando faz sol. Rs.

Acho que o que o Spencer quis dizer é que se não existe nada superior em nossa existencia, então vale tudo, no sentido de tocar o f0d@-se.

Fato é que é bem bem bem bem mas bem provavel que somente algo muito superior ao que temos aqui tenha arquitetado tudo isso.

Se vc faz uma cadeira, é pq vc é superior à sua criação, se vc projeta uma casa, também, e por ai vai.

Não é porque existe alguém capaz de projetar uma casa ou uma cadeira, que vai existir um monte de criaturas folcloricas de mesmo nivel, como você disse ao Spencer.

=)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #204 Online: 27 de Junho de 2017, 17:10:00 »
Ora, meu caro Raphael, estou querendo dizer o mesmo, veja, desde o momento em que o homem se acha hiposuficiente para justificar a si mesmo, criando algo superior, portanto, se tornando automaticamente inferior, vale tudo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #205 Online: 27 de Junho de 2017, 17:11:47 »

Só lembrando que há raios quando faz sol também!

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #206 Online: 27 de Junho de 2017, 17:12:30 »

Hahahah vc entendeu ! Relampagos !

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #207 Online: 27 de Junho de 2017, 17:13:42 »
Andarilho disse:
SPENCER já viu criaturas dessas em algum centro aí?

Está no livro, editado pela FEESP, intitulado Instituto de Confraternização Universal.

http://www.rww.com.br/livro.pdf

Mas quero ver se consegue captar uma outra interpretação dessa mensagem;
GORDUCHO a conhece e captou muito bem essa interpretação.

Aliás devo muito ao GORDUCHO e ao site Obras Psicografadas o curso de “aprofundamento doutrinário” que tenho feito. 

Quando comecei na DE andei frequentando certa casa espírita exclusivamente dedicada a estudos e esporádicas sessões de mediunidade. Posteriormente cheguei até a dirigir uma reunião dessas. Mas hoje não é minha praia.

Quanto aos anõezinhos penso que a verdadeira razão para sua existência pode não estar ao alcance dos literatos da área, como também das entidades que buscam explicá-los.
Acredito que haja espíritos encarregados da manipulação dos fenômenos da Natureza, quando necessário.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #208 Online: 27 de Junho de 2017, 17:16:30 »

Hahaha, você não? Há relâmpagos também!

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #209 Online: 27 de Junho de 2017, 17:17:53 »

Hahaha, você não? Há relâmpagos também!

=(

Falei do modo mais generalista possivel

=D

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #210 Online: 27 de Junho de 2017, 17:23:21 »
Não é à vontade que deus não se submete, é à lógica.  :)
Então (como diz o paulista), veja a que ponto chega a arrogância cósmica (não sua: dessa espécie de "crente", claro!): se nem a física quântica se submete à "lógica", imagine o Tout-puissant :n-nao:

Eu fico é com dó, mais do que qualquer outra coisa. A carga de acreditar num deus é muito grande, complica demais a cabeça. O consolo da fé é muito pequeno para o tanto que exige emocional/psicologicamente e até fisicamente do sujeito. O ceticismo simplifica tanto a vida, tira tanto peso inútil dos ombros, economiza tanto tempo (e dinheiro), que é uma pena que seja tão rejeitado.
AlienígenA, vou chutar, não se ofenda por favor: Você, ou não pensou para  emitir este julgamento ou o fez motivado por sentimentos que vc não analisou ou desconhece.possuir.
Vou dizer porque concluí isto.
Penso exatamente o contrário, ou seja, a carga de se assumir o ateísmo, jã nem digo ceticismo pois como sabemos, este é saudável, mas o ateísmo, que carrega a grande responsabilidade de atribuir ao homem ou ao acaso tudo o que é maravilhoso e desconhecido, e além disso ter que assumir que todas as desgraças são provenientes do próprio homem.

Lembre-se, "se Deus não existe tudo é permitido". O político brasileiro nos lembra dessa máxima, diariamente. :histeria:

Não sabia que os políticos brasileiros eram ateus, não! Isso explica muita coisa. Ih, os presídios estão cheios de ateus! Tudo bandido! Outro dia estava assistindo na TV uns ateus fazendo um culto no presídio depois de trucidar uns coleguinhas numa rebelião. Espantosa essa falta de deus no coração!  ::)

Esse "se deus não existe, tudo é permitido" reflete apenas imaturidade. Parece uma ideia saída da cabeça de uma criança numa loja de brinquedos. Então você cresce! É a mesma coisa com o ateísmo, só que com a vantagem de ter privacidade na hora de usar o banheiro. Agora você pode tudo, mas antes tem que por o lixo para fora, levar as crianças para a escola, pagar as contas e quando finalmente não tem ninguém olhando, ah há, você aproveita para por o sono em dia, porque todo mundo é filho de deus!  :hihi:

Não é à vontade que deus não se submete, é à lógica.  :)
Então (como diz o paulista), veja a que ponto chega a arrogância cósmica (não sua: dessa espécie de "crente", claro!): se nem a física quântica se submete à "lógica", imagine o Tout-puissant :n-nao:

Eu fico é com dó, mais do que qualquer outra coisa. A carga de acreditar num deus é muito grande, complica demais a cabeça. O consolo da fé é muito pequeno para o tanto que exige emocional/psicologicamente e até fisicamente do sujeito. O ceticismo simplifica tanto a vida, tira tanto peso inútil dos ombros, economiza tanto tempo (e dinheiro), que é uma pena que seja tão rejeitado.

Opa ! Blz?

Cada caso é um caso.

Quem não convive bem com a ideia da morte final, vai procurar na espiritualidade o consolo pra viver aqui. Viver o ceticismo puro para essas pessoas não simplificaria suas vidas em nadica.

Por outro lado, quem vive muito bem achando que soh existe isso que vivemos agora e depois havera um blackout, com certeza vai aceitar melhor a via do ceticismo, porque para essa pessoa crer em leis hipotéticas e que podem influenciar numa vida extraterrena que eles nem mesmo acreditam ia trazer muita complicação.

=)

Tudo é bem relativo.

Como a relação com a morte foi uma das coisas que o ateísmo/ceticismo mais pacificou na minha vida, eu tenho muita dificuldade de me convencer disso. Meu maior drama com a morte, quando eu tinha fé, era a dor que eu imaginava que a alma da pessoa estava sentindo, saudade, abandono, autopiedade, revolta. Tudo aquilo que eu imaginava que sentiria quando eu morresse. Isso me consumia! Velório, para mim, era uma coisa tenebrosa. Não conseguia evitar pensar na possibilidade da alma presa no corpo, tentando se comunicar sem conseguir, desesperada, assistindo seu próprio velório. E nos dias seguintes, era pior, não conseguia evitar pensar na possibilidade da alma continuar presa ao corpo por algum tempo, assistindo sua própria decomposição. Traumático! Tudo bem que eu era criança. Suponho que para os adultos seja diferente, embora o desespero que normalmente observo transpareça algo não muito distante do que eu sentia.

Hoje, quanta diferença! A dor da perda é toda minha. Nada mais reconfortante que pensar no morto com carinho, com saudade, sem pena, dependendo da vida que ele teve, do convívio com ele, até com alegria, sem cenas de terror brotando na mente sem controle. 

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #211 Online: 27 de Junho de 2017, 17:39:08 »
Como a relação com a morte foi uma das coisas que o ateísmo/ceticismo mais pacificou na minha vida, eu tenho muita dificuldade de me convencer disso. Meu maior drama com a morte, quando eu tinha fé, era a dor que eu imaginava que a alma da pessoa estava sentindo, saudade, abandono, autopiedade, revolta. Tudo aquilo que eu imaginava que sentiria quando eu morresse. Isso me consumia! Velório, para mim, era uma coisa tenebrosa. Não conseguia evitar pensar na possibilidade da alma presa no corpo, tentando se comunicar sem conseguir, desesperada, assistindo seu próprio velório. E nos dias seguintes, era pior, não conseguia evitar pensar na possibilidade da alma continuar presa ao corpo por algum tempo, assistindo sua própria decomposição. Traumático! Tudo bem que eu era criança. Suponho que para os adultos seja diferente, embora o desespero que normalmente observo transpareça algo não muito distante do que eu sentia.

Hoje, quanta diferença! A dor da perda é toda minha. Nada mais reconfortante que pensar no morto com carinho, com saudade, sem pena, dependendo da vida que ele teve, do convívio com ele, até com alegria, sem cenas de terror brotando na mente sem controle.

Sim, seu ponto de vista esta correto e faz muito sentido.

O que eu não consigo imaginar, nem por mais que eu me esforce, é porque raios estamos num planeta imenso, cheio de gente e de milhões e milhões de espécies, cheio de gente completamente diferente se é pra viver a droga de uma vida apenas.

Droga eu quis dizer no sentido de infima, irrelevante ! Perto de tudo isso que temos a nossa volta, se fossemos apenas nascidos pra morrer, pra que tudo isso cara?

Pra que contruir o morumbi pra receber uma partida de pimpolim?

Você entende meu ponto de vista?

Sei que é prepotencia achar que o ser humano é o centro de tudo que temos num planeta, mas se não for, pra quem é?

Pros animais irracionais que tudo o que importa é comer, dormir e reproduzir ( hahaha eu sei que tem humanos assim tb ). E embora nosso corpo e organismo nos cobre isso, somos algo além de um monte de instintos. Isso deve ser claro tanto pros céticos, quanto pros religiosos.

Enfim, é bem dificil pra mim aceitar a ideia que as coisas são em vão e que temos um universo inteiro à nossa volta apenas pra nascer, crescer, sofrer pacas e depois virar mato....rs

Abs !

« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 17:41:44 por Rafael_SG »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 27 de Junho de 2017, 17:46:59 »
Andarilho disse:

Está no livro, editado pela FEESP, intitulado Instituto de Confraternização Universal.

Aliás devo muito ao GORDUCHO e ao site Obras Psicografadas o curso de “aprofundamento doutrinário” que tenho feito. 

Quanto aos anõezinhos penso que a verdadeira razão para sua existência pode não estar ao alcance dos literatos da área, como também das entidades que buscam explicá-los.
Acredito que haja espíritos encarregados da manipulação dos fenômenos da Natureza, quando necessário.

Então a loucura não existe, é uma sacanagem "necessária" de espíritos manipuladores.
Você só pode estar de brincadeira para dizer uma besteira dessas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #213 Online: 27 de Junho de 2017, 17:52:41 »
Citação de: Sr. Spencer
se vc leu Nosso Lar terá visto que Veneranda se encontrou pessoalmente com Jesus nas proximidades da Terra
|(
que já viu Jesus nas Esferas Resplandecentes
NÃO FOI nas proximidades da Terra!
E ela só viu ele. Deve ter sido n'algum sermão dele na 7ᵃ esfera (espiritismo anglo, não kardecista...). CX deve ter se inspirado no Charles Drayton Thomas quando o pai e a irmã (ambos falecidos, claro...) dele sobem lá pra assistirem Jesus pregar.

The sentences recording their actual sight of Our Lord were given very slowly, a pause between each word, and with utmost reverence and impressiveness. I do not recall having heard anything which touched so high a level of intensity and spiritual joy. It was inimitable; only a faint echo of its reality can be conveyed by the printed page.
[...]
It is there that Our Lord is present in a personal or individual sense, manifesting in a form that responds to one’s finite ideas of Him, a form that one can see and touch.
[...]
Etta: You might have expected that we should bow, or fall upon our knees. But I did not want to do that, I wanted to look up; the feeling was to lift myself to Him. To kneel, to bow the head, is fitting while on earth. But we felt as the flowers may feel which turn towards the sun, instinctively upward to the sun.
He spoke
...
« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 18:38:43 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #214 Online: 27 de Junho de 2017, 17:56:25 »
que já viu Jesus nas Esferas Resplandecentes
NÃO FOI
Que isso, senhor bolinha redondinha amarelinha de óculos gorducha!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #215 Online: 27 de Junho de 2017, 19:05:21 »

O que eu não consigo imaginar, nem por mais que eu me esforce, é porque raios estamos num planeta imenso, cheio de gente e de milhões e milhões de espécies, cheio de gente completamente diferente se é pra viver a droga de uma vida apenas.

Droga eu quis dizer no sentido de infima, irrelevante ! Perto de tudo isso que temos a nossa volta, se fossemos apenas nascidos pra morrer, pra que tudo isso cara?

Sei que é prepotencia achar que o ser humano é o centro de tudo que temos num planeta, mas se não for, pra quem é?

Pros animais irracionais que tudo o que importa é comer, dormir e reproduzir ( hahaha eu sei que tem humanos assim tb ). E embora nosso corpo e organismo nos cobre isso, somos algo além de um monte de instintos. Isso deve ser claro tanto pros céticos, quanto pros religiosos.

Enfim, é bem dificil pra mim aceitar a ideia que as coisas são em vão e que temos um universo inteiro à nossa volta apenas pra nascer, crescer, sofrer pacas e depois virar mato....rs

Abs !

Mais ou menos. Minha irmã diz as mesmas coisas. Gosto muito de viver, por mim viveria até desgostar, mas não sinto essa inconformidade. Acho que esse conforto que a descrença trouxe me ajudou a aceitar melhor a ideia.

Por falar em prepotência, veja isso:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #216 Online: 27 de Junho de 2017, 21:24:00 »
AlienígenA, vou chutar, não se ofenda por favor: Você, ou não pensou para  emitir este julgamento ou o fez motivado por sentimentos que vc não analisou ou desconhece.possuir.
Vou dizer porque concluí isto.
Penso exatamente o contrário, ou seja, a carga de se assumir o ateísmo, jã nem digo ceticismo pois como sabemos, este é saudável, mas o ateísmo, que carrega a grande responsabilidade de atribuir ao homem ou ao acaso tudo o que é maravilhoso e desconhecido, e além disso ter que assumir que todas as desgraças são provenientes do próprio homem.

Lembre-se, "se Deus não existe tudo é permitido". O político brasileiro nos lembra dessa máxima, diariamente. :histeria:

Não sabia que os políticos brasileiros eram ateus, não! Isso explica muita coisa. Ih, os presídios estão cheios de ateus! Tudo bandido! Outro dia estava assistindo na TV uns ateus fazendo um culto no presídio depois de trucidar uns coleguinhas numa rebelião. Espantosa essa falta de deus no coração!  ::)

Brilhante a estratégia. 
Claro que as mazelas que citei me referia aos homens se contrapondo às maravilhas supostamente divinas, e nada a ver com Ateus... embora, pensando aqui, quem saber? :hihi:

Esse "se deus não existe, tudo é permitido" reflete apenas imaturidade. Parece uma ideia saída da cabeça de uma criança numa loja de brinquedos.

("Irmãos Karamazov", Fiódor Dostoiévski) "SE DEUS não existe e a alma é mortal, tudo é permitido" é um enunciado profundamente racional. Não se trata do lamento de uma mente frágil. Os Karamazov são especialistas na pureza da razão teórica e prática 

« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 21:31:53 por Spencer »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #217 Online: 27 de Junho de 2017, 21:43:45 »
Andarilho disse:

Então a loucura não existe, é uma sacanagem "necessária" de espíritos manipuladores.
Você só pode estar de brincadeira para dizer uma besteira dessas.
A loucura não existe? Como assim?
Quanto às besteiras, são as mesmas de sempre porque sei que vão incomodá-lo. :D

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #218 Online: 27 de Junho de 2017, 21:48:29 »

("Irmãos Karamazov", Fiódor Dostoiévski) "SE DEUS não existe e a alma é mortal, tudo é permitido" é um enunciado profundamente racional. Não se trata do lamento de uma mente frágil. Os Karamazov são especialistas na pureza da razão teórica e prática 

Muito bom livro! Recomendo a leitura.

Quando a humanidade, sem exceção, tiver renegado Deus (e creio que essa era virá), então cairá por si só, sem antropofagia, toda a velha concepção de mundo e, principalmente, toda a velha moral, e começara o inteiramente novo. Os homens se juntarão para tomar da vida tudo o que ela pode dar, mas visando unicamente à felicidade e à alegria neste mundo. O homem alcançará sua grandeza imbuindo-se do espírito de uma divina e titânica altivez, e surgirá o homem-deus. Vencendo, a cada hora, com sua vontade e ciência, uma natureza já sem limites, o homem sentirá assim e a cada hora um gozo tão elevado que este lhe substituirá todas as antigas esperanças no gozo celestial. Cada um saberá que é plenamente mortal, não tem ressurreição, e aceitará a morte com altivez e tranquilidade, como um deus. Por altivez compreenderá que não há razão para reclamar de que a vida é um instante, e amará seu irmão já sem esperar qualquer recompensa. O amor satisfará apenas um instante da vida, mas a simples consciência de sua fugacidade reforçará a chama desse amor tanto quanto ela antes se dissipava na esperança de um amor além-túmulo e infinito - página 840 da editora 34.
« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 21:52:56 por AlienígenA »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 28 de Junho de 2017, 00:47:09 »
[...]

Tipo:

"Ei, companheiros espíritos, uma metade de nós empurra a América do Sul para oeste e a outra metade empurra a África para leste. Com isto formaremos o oceano Atlântico e os portugueses poderão navegar rumo ao Brasil, colonizá-lo e os brasileiros vão sustentar a DE!"?

Você realmente acredita no que escreveu?
« Última modificação: 28 de Junho de 2017, 00:59:33 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 28 de Junho de 2017, 08:01:41 »
Até hoje não há evidência conclusiva da inexistência de espíritos mesmo nos reinos minerais e vegetais. E mesmo a ciência engatinha na confirmação deles com coisas como a teoria de Gaia ou, ainda mais diretamente, pan-psiquismo.

Assim, poderiam ser tais espíritos, que enxergam a necessidade de manipular a aleatoriedade quântica da física ocasionalmente, ou, regularmente. Note que não estou afirmando que sua vontade é capaz de se sobrepor invariavelmente ao determinismo físico macro; a atuação seria no nível das incertezas quânticas. Os espíritos da natureza poderiam ser as variáveis ocultas de Bohm.

Tais espíritos, seriam no entanto seres averbais, seu pensamento e emoções se dando de forma inacessível a nossa compreensão. Talvez algo como uma emoção pura, quando ficamos sem palavras para explicar, mas assim o tempo todo.

Talvez mesmo assim eles possam captar, telepaticamente, intenções "verbalizadas" de espíritos do reino hominal, ou o emocional subjacente, e, por empatia, agir de acordo. Talvez seja isso que observemos nos benefícios das terapias de cristais, ou homeopatia, e isso que explique por que elas não funcionarão todo o tempo. Não são todos os corações iguais merecedores do carinho dos espíritos da natureza. Até o mundo espiritual não é comunista, mas meritocrático.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #221 Online: 28 de Junho de 2017, 08:53:39 »
Agora com mais tempo.

Deixa de fazer sentido pensar nos "porquês" quando se perde fé. Seus interesses, sua forma de pensar, de enxergar a realidade, mudam. É como crescer. Antes você só queria brincar, agora quer fazer outras coisas. Você passa a pensar, ocupar seu tempo, com os "como". Como a vida se forma, por exemplo. Sabemos quais são seus elementos e como eles se ligam. Não encerra a questão, mas de forma geral, faz sentido. A vantagem do "como" é que responde, ao menos, parte de nossas perguntas, enquanto o "porquê" só leva a mais perguntas. É meio frustrante.

Abs !

Esse tipo de prepotência acaba com a descrença (outros surgem em seu lugar). Não somos o centro de nada, ao menos, não estamos no centro de nada e possivelmente não somos únicos. Os elementos da vida são abundantes e as condições dependem de uma combinação de circunstâncias que obedecem às leis que regem o universo. Se é para romantizar a existência, em vez de pensar que o universo foi feito para nós, prefiro pensar que nós é fomos feitos para ele - que somos um meio do universo se ver, se ouvir, se sentir, se compreender e se apreciar por um instante. Esse lugar de expectador/narrador da história do universo, em vez de protagonista dela, também é muito fascinante. Causa o mesmo deslumbre que o êxtase religioso olhar dessa perspectiva para o céu noturno, por exemplo. Ver os anéis de Saturno por meio de um telescópio. As luas de Júpiter alinhadas, as camadas do planeta. Não há nada que a fé forneça que não encontre paralelo na sua ausência.   

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #222 Online: 28 de Junho de 2017, 08:54:40 »
"Ei, companheiros espíritos, uma metade de nós empurra a América do Sul para oeste e a outra metade empurra a África para leste. Com isto formaremos o oceano Atlântico e os portugueses poderão navegar rumo ao Brasil, colonizá-lo e os brasileiros vão sustentar a DE!"?
Não assim. Os espíritos juntam e empurram as nuvens pra que caia chuva; provocam terremotos &c. Claro que diretamente eles não vão empurrar continentes.
Note que na confissão espírita do Sr. Spencer ("xaverianista" digamos...) a Terra foi criada por Jesus Cristo. Deus deu pra ele uma bolota como um tarugo de forjaria e Jesus fez o resto. Então essa tarefa de cavar um lugar pro Atlântico &c. foi feita por Jesus Cristo.
Claro... sim: talvez ele tivesse espíritos operários fazendo o trabalho braçal. Certamente que ele só bolou as formas, o projeto, e comandou.
Você realmente acredita no que escreveu?
Se ele não acreditasse não seria espírita (say) "xaverio-kardecista". E pelo que entendi ele é até instrutor de grupos-de-estudos.

a)
Poderá então haver Espíritos que habitem o interior da Terra e presidam aos fenômenos geológicos?
“Tais Espíritos não habitam positivamente a Terra. Presidem aos fenômenos e os dirigem de acordo com as atribuições que têm. Dia virá em que recebereis a explicação de todos esses fenômenos e os compreendereis melhor.”

539. A produção de certos fenômenos, das tempestades, por exemplo, é obra de um só Espírito, ou muitos se reúnem, formando grandes massas, para produzi-los?
“Reúnem-se em massas inumeráveis.”

A subsequente #540 endereça a questão (corretamente) suscitada pelo Sr. Banzai, qual seja: até os arcanjos foram inicialmente átomos.
[trecho]
É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!
« Última modificação: 28 de Junho de 2017, 09:16:37 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 28 de Junho de 2017, 09:08:19 »
Se Deus não existe, teremos a moral e ética humanas, as únicas que fazem sentido, em vez de mandamentos incompreensíveis a que temos que nos sujeitar "porque sim".

Teremos os mandamentos que nós mesmos inventamos para que seja possível a convivência pacífica:
"Não roubar para que não me roubem, não matar para que não me matem".

Se você descobrisse, sem sombra de dúvida, que não há deuses, faria o quê? Sairia estuprando, roubando e matando ou continuaria a sua vida como fez até hoje?

Como já disseram: "Se é a religião que lhe impede de ser uma pessoa horrível, então você já é uma pessoa horrível".

Não entendi o que têm os políticos brasileiros a ver com as calças. Eles afirmam não acreditar em deuses?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 28 de Junho de 2017, 09:18:50 »
Apelo à autoridade não acompanhado de argumento válido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!