Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29940 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #300 Online: 19 de Março de 2019, 08:17:56 »
Mas veja, Sr. Fenrir, que o próprio espiritismo abandonou a tentativa kardecista de ser uma religião "científica". Sr. Metatron representa perfeitamente essa postura evangélica. E que de fato é mais coerente. O absurdo da religião "Espírita" ("DE" kardecista) vis-à-vis as outras Crenças existentes na crosta, era justo pretender que dogmas religiosos pudessem ser submetidos ao crivo da realidade científica.
Se encararmos o espiritismo com essa sua (dele, espiritismo) postura atual, como uma religião clássica baseada em Fé na revelação escritural do Pentateuco kardeciano + os escritos de CX — que equivalem, so to say, às Epístolas + os Atos do cristianismo "clássico" (no sentido de não-espírita) — então não há que se ver incoerência neles (espíritas).
Incoerência absurda era sustentar que as crenças seriam suscetíveis de comprovação mas que quando se fosse solicitar a comprovação a Providência Divina proibisse que essa fosse produzida. + ou - exatamente como nos tempos do ouro determinado país alegar que sua moeda era lastreada, mas proibindo que as pessoas trocassem (uma quantidade suficiente, claro) de papel moeda por ouro vero.
E sessa tb. a possibilidade de debater, como foi notado na outra rubrica. Fé é Fé, e de foro íntimo. A pessoa CRÊ naquilo e... ponto final.
« Última modificação: 19 de Março de 2019, 08:56:40 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #301 Online: 19 de Março de 2019, 12:47:07 »
O cara era bem rodado...

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #302 Online: 19 de Março de 2019, 17:40:38 »
O interessante nas respostas do Gigaview e do Fenrir é que ambos fazem suposições sem provas, tais como afirmam fazer os espíritas.
O CX era muito culto e ávido leitor. Só o Gigaview sabe disto.
Fenrir diz CX não é conhecido nem na ABL... no entanto foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. E por aí vai.
Fato é que se a pessoa acha que não vale à pena investigar, de fato, sobre o assunto, qualquer argumento que se traga para debate cai no vazio.
A Ciência jamais, ou pelo menos não tão cedo, encontrará provas da existência dos Espíritos pois não se interessa por isto. Se estivesse disposta a pesquisar certamente encontraria respostas, e a perplexidade faria com que se repetisse o caso de William Crookes... só faltaram guilhotinar o cara.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #303 Online: 19 de Março de 2019, 18:21:56 »
É claro que a ciência já detectou e definiu o espírito, ele é o software do ser. Quando alguém morre o que morre é o software, o espirito. O hardware mesmo não exatamente morre(apenas se deteriora) tanto que a ciência encontra meios de reaproveitá -lo, através de trasplantes, mas a tecnologia para resgatar o software ainda é bastante incipiente, pra não dizer inexistente.
« Última modificação: 19 de Março de 2019, 18:24:14 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #304 Online: 19 de Março de 2019, 18:51:37 »
:no:
Qualquer estudioso do espiritismo sabe disso
só faltaram guilhotinar o cara.
Bom, também ::)
A Ciência jamais, ou pelo menos não tão cedo, encontrará provas da existência dos Espíritos pois não se interessa por isto.
:?:
Seu companheiro de crença não disse que a Divina Providência (usando os termos do Kardec que tinha dado a entender justo o contrário 1) proíbe os espíritos de fornecerem provas científicas da existência deles :?:
não há nem interesse e nem autorização do Plano Superior para que Espíritos façam testes de comprovação do Espiritismo.
Ok: discordância interna é salutar e democrática :ok:
SÓ QUE no caso escancara quão frágeis são as fundamentações da Doutrina ::)
Ou quem sabe o Plano Superior é de fato governado hoje por (say) Shōguns que bloqueiam a Vontade Divina, não :?:

[1] parce qu'il était dans les vues de la Providence de mettre un terme à la plaie de l'incrédulité et du matérialisme par des preuves évidentes, en permettant à ceux qui ont quitté la terre de venir attester leur existence et nous révéler leur situation heureuse ou malheureuse.
« Última modificação: 19 de Março de 2019, 19:45:25 por Gorducho »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #305 Online: 19 de Março de 2019, 20:11:52 »
Mas veja, Sr. Fenrir, que o próprio espiritismo abandonou a tentativa kardecista de ser uma religião "científica". Sr. Metatron representa perfeitamente essa postura evangélica. E que de fato é mais coerente...

Concordo. Acho esta posição mais consistente.
No entanto, há muitos espíritas que veem a DE como ciência e/ou filosofia, chegando mesmo em
alguns casos a negar o que ela tem de religião.

Não tenho em mente nenhum dos que aqui estão no momento, mas se não me falha a memória
já houveram muitos debates no sentido de comprovação da DE pela ciência no velho ReV.
E lembro de uns foristas de lá que tinham essa opinião e não arredavam o pé.
Tinha um que dizia ter uma relação de uns 200 cientistas que comprovaram a DE.
Não me lembro de ter visto a tal lista. Ele mencionava o Crookes ad nauseam.

Já eu insisto em enxergar a DE pela ótica da ciencia, independentemente da posição oficial da
DE sobre ser ou não ciencia, porque a experimentação aliada a lógica e a uma análise
cuidadosa e sem vieses é de longe a ferramenta mais poderosa para investigar a natureza
(natureza no sentido mais abrangente da palavra). E ciência de qualidade se faz dessa forma.
E se ela contradiz a DE, bem... voces já sabem minha opinião.

@JungF:
É tão vultoso assim alguem ser indicado (e só) ao nobel da paz?
Tivesse ele sido indicado (e ganho) um nobel de literatura, ai seria outra história.
Sinceramente, se os escritos do Chico fossem tão fenomenais, eu esperaria que
ele fosse considerado um autor mais consagrado na LP, como Machado de Assis, Eça de Queiroz,
Camões.
Que fosse apreciado universalmente e não só pelos que seguem ou simpatizam com
o espiritismo e não só pelo conteúdo doutrinal da sua obra, porque se espera que um autor
universalmente aclamado escreva bem independentemente da natureza daquilo que escreve.
Finalmente, quantidade não é qualidade: os tres autores que citei não escreveram
1/5 do que escreveu o CX, e no entanto..
Ele não conseguiu reconhecimento na ABL e isso nem é tão difícil assim, já que o Paulo Coelho
e o Sarney conseguiram... O Sarney, pasmem!

A Ciência jamais, ou pelo menos não tão cedo, encontrará provas da existência dos Espíritos pois não se interessa por isto
Engano seu. Como já disse a ciência quer investigar e entender a natureza. Tudo o que faz parte dela é de interesse científico.
Se houvessem mesmo evidências da existência de coisas como perispírito, almas e ectoplasma, físicos de todo o mundo
já estariam se dedicando a isso e haveriam departamentos inteiros em universidades só para estudar o fenômeno.
Haveriam jornais especializados e dedicados ao tema, como existem jornais técnicos sobre assuntos tão específicos como evolução estelar,
física de altas energias ou anãs marrons e planetas extrasolares.
« Última modificação: 19 de Março de 2019, 20:39:53 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #306 Online: 19 de Março de 2019, 20:47:44 »
O cara era bem rodado...

...e só gente famosa, uns mais outros nem tanto. Mas nenhum zé-ninguem ai no meio.
Isso é que é pedigree espiritual.

(só o tal druida, de quem nunca ouvi falar e que, sendo druida, não se poderia ter se chamado "allan kardek"
pois que druidas eram celtas e falavam linguas célticas, como por ex o Irlandês Antigo e o Escocês Gaélico)

Amostra de uma língua celta, o irlandês Antigo (old Irish):
Copiado de https://celt.ucc.ie/published/G301013/

Compert Con Culainn (Author: Unknown)

Boí Conchubur & maithi Ulad i n-Emuin. No
tathigtis énlaith mag ar Emuin. Na gelltis conná
fácbatis cid mecnu na fér ná lossa i talam. Ba
tochomracht la h-Ultu a n-aicsiu oc collud a n-írenn.
Inlaat noí cairptiu dia tofunn láa n-and. Ar ba bés
leusom forim én. Conchubur dano i sudiu inna
charput & a ingen Deichtine os sí macdacht. Is sí
ba harae dia hathair. Errid Ulad olchenae inna
carptib .i. Conall & Lóeguire & cách olchenae. Bricriu
dano leu.
...
« Última modificação: 19 de Março de 2019, 21:16:31 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #307 Online: 19 de Março de 2019, 21:31:21 »

Parece que é só você que não sabe e fica repetindo essas baboseiras espiritóides. CX também plagiava muito....muito....

PROVAS DE QUE CHICO XAVIER ERA UM LEITOR COMPULSIVO
Este artigo visa a provar que Chico Xavier era, sem sombra de dúvida, um leitor voraz, de grande cultura. O mito que ele era semi-analfabeto, portanto, cai por terra.

Introdução

É muito difundido o mito que Chico era semi-analfabeto, e que nem ao menos tinha tempo para ler. O livro “Sal da Terra” revela que o caso era completamente o oposto. Flávio Mussa Tavares, filho de Clóvis Tavares (um grande expoente espírita) forneceu detalhes sobre o livro numa comunidade do Orkut sobre Espiritismo:

Meu pai, Clovis Tavares manteve uma correspondência com Chico de 1938 até 1983. São muitíssimas cartas entre ambos, muitas confidenciais, outras com aproveitamente doutrinário. Em 2005, ano em que a Escola Jesus Cristo, centro por meu pai fundado, completou 70 anos de existência, eu publiquei este livro póstumo, com trechos de correspondências entre ambos e alguns de seus escritos em vida. Não há nada psicografado no livro. É um livro de memórias, recordações, fatos narrados muito interessantes.

Abaixo cito passagens do livro que o próprio Flávio Mussa transcreveu (todos os trechos sublinhados são meus):

01. “(…)O texto evangélico de Stanley Jones[1] é maravilhoso. Li-o, de um jato, tão grande luz dele irradia. “Quando a tristeza chega…” é uma lâmpada sublime. Quando você tiver desse pão, nunca se esqueça de mim. Sempre que chegar as suas mãos generosas, conto com sua bondade, sim? “No cenáculo” está igualmente lindo. Peço-lhe agradecer a Lucide em meu nome. (…)” Chico Xavier

O trecho sublinhado mostra que o próprio Chico tinha grande velocidade na leitura dos livros.

02. Sete Alagoas, 3 de fevereiro de 1948

Meu caro Clovis

Deus nos ajude a todos.

Estou trabalhando longe de casa, mas recebi sua carta ultima, e daqui enviarei esta correspondência para Pedro Leopoldo, pela mala da repartição, afim de que o envio da receita não sofra delongas.

Querido irmão, li o magnífico livro “O Apostolo dos Pés Sangrentos”[2]. Fiquei maravilhado. Não conhecia a biografia do grande amigo de Nosso Senhor na Índia. Sadhu Sundar Singh é um divino embaixador do céu. Achei muita semelhança na historia dele com a do inesquecível apostolo da gentilidade, não acha? O encontro com Jesus em visão, os sofrimentos na pregação, as viagens pelo mundo transmitindo a Palavra de Deus, a solidão espiritual em que trabalhou, lutas de família, tudo isto me fez recordar o grande Paulo. Tive meus olhos molhados em muitos passos da leitura. É um representante de Jesus, que soube viver-lhe a sublime lição de vida eterna. Digne-se ele amparar-nos do céu, para que possamos tomar o trilho desse Discípulo Amado que você me deu a conhecer. Tenho relido muitas passagens do livro admirável de Boanerges Ribeiro. É uma luz para o caminho.” 

Os trecho sublinhados mostram que Chico não só lia, como relia seus livros.

03.“ Agradeço imensamente a você o lindo livro que me enviou com a carta. Frei Luiz de Granada é um grande mestre em ciências da alma. Sempre que você tiver algum elemento de leitura edificante não se esqueça de mim. Encontrando igualmente algum trecho literário dessa ou daquela publicação da imprensa comum, do qual possamos retirar o pão do espírito, peço-lhe me envie para minha edificação. Por todas as bênçãos de sua amizade, rogo a Jesus o recompense e abençoe.” (…) Chico Xavier

O trecho sublinhado mostra que Chico ganhava livros de presente, e ainda pedia por mais.

04.“(…) recebi suas confortadoras palavras, a lembrança de nossa querida Margaridinha e o alegre e lindo volume com a historia da inesquecível Imperatriz Sissi. Por tudo, querido amigo, peço receber com a nossa querida Hilda e com as nossas queridas crianças, o meu coração reconhecido(…)”

Mais uma prova que Chico ganhava vários livros, lendo-os.

05. “(…) Aqui chegando no regresso, encontrei sua carta querida de 16 ultimo e os livros. Muito grato por tudo, vou ler “O Peregrino” por estes dias e escreverei a você, sei que esse volume será para mim, tanto quanto os outros que recebo de você, de Hildinha e das crianças um tesouro espiritual.(…) “

06. “(…) Recebi o “Doenças da Virtude“, “A Volta a Velha Mansão” e os outros preciosos volumes que o seu carinho me enviou, tanto quanto os formosos impressos e agradeço a você, querido amigo, beijando-lhe, reconhecidamente as mãos. Agora recebi as suas felicitações por meu pobre aniversario e a sua linda mensagem que me comoveu profundamente. O seu belo livro “Amor e sabedoria de Emmanuel “ me enterneceu muito. Efetivamente, do ponto de vista das suas referencias carinhosas de amigo e de benfeitor, bem sei que não as mereço. (…) “ Chico Xavier

Podemos ver que apenas Clóvis Tavares forneceu talvez dezenas de livros para Chico Xavier. 

Conclusão

Chico Xavier não era semi-analfabeto. Era uma pessoa de vastíssimo conhecimento, com tempo para ler e reler os livros que lhe eram dados gratuitamente.

http://obraspsicografadas.org/2007/provas-de-que-chico-xavier-era-um-leitor-compulsivo/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #308 Online: 19 de Março de 2019, 22:19:29 »
Kardek contradiz isso de providencia proibir o espiritismo de se revelar como ciência
Repetindo o quote do Sr. Gorducho:

parce qu'il était dans les vues de la Providence de mettre un terme à la plaie de l'incrédulité et du matérialisme par des preuves évidentes, en permettant à ceux qui ont quitté la terre de venir attester leur existence et nous révéler leur situation heureuse ou malheureuse.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
because it was in the views of Providence to put an end to the plague of disbelief and materialism by clear evidence, allowing those who have left the earth to come to testify their existence and we reveal their happy or unhappy situation.

Não li nada do AK, mas sei que ele escreveu algo mais ou menos assim
“se um dia a ciência provar que o espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência”

Kardek parece discordar sobre espiritismo não ser ciencia:

...le spiritisme est une science d'observation et non une science de divination ou de spéculation. Nous l'étudions pour connaître l'état des individualités du monde invisible, les rapports qui existent entre elles et nous leur action occulte sur le monde visible...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
...Spiritualism is a science of observation and not a science of divination or speculation. We study it to know the state of the individualities of the invisible world, the relations that exist between them and us their occult action on the visible world ...

...Le spiritisme est donc dans la nature, et l'on peut dire que, dans un certain ordre d'idées, c'est une puissance, comme l'électricité en est une à un autre point de vue, comme la gravitation en est une autre...
... Spiritualism is therefore in nature, and it can be said that in a certain order of ideas, it is a power, like electricity is one to another point of view, as gravitation is another ...

Dois trechos que encontrei, tirados de QU'EST-CE QUE LE SPIRITISME?.
E não sei frances (google translator me ajudou) e não levei mais de 10 min
para garimpa-los no texto.
« Última modificação: 19 de Março de 2019, 22:40:09 por Fenrir »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #309 Online: 19 de Março de 2019, 23:58:41 »
É imprudente julgar uma figura que conheço tão pouco, e conquanto avaliações calcadas no desconhecimento tenham pouco valor, imagino que Kardec fosse um grande vigarista.

Desde a Revolução Francesa a religião esteve em crise no país. Pensadores iluministas criticavam as religiões dogmáticas, a aceitação de verdades unicamente pela fé e os homens comuns que se revestiam de autoridade divina. A Igreja Católica nunca se recuperou totalmente na França, e, possivelmente, Kardec tenha visto na rejeição ao cristianismo institucional, uma oportunidade para inaugurar uma nova religião que fosse imune às principais críticas que então se fazia ao modelo religioso vigente. Não sem motivo ele teve a preocupação que o Espiritismo não fosse denominado como "religião"; esse era um termo desgastado e sob suspeita no seu tempo.

Mas sempre existe uma demanda natural por religião, então o que Kardec viu foi um grande nicho de mercado a ser explorado.

Não parece que Espiritismo segue bem o zeitgeist? Ou seja, o espírito de sua época?

Uma religião embrulhada em cientificismos, destinada a um público positivista que tinha pouco conhecimento de Ciência mas muita curiosidade sobre. Que estava inclinado a confiar em qualquer coisa que parecesse científica ou respaldada pela Ciência.

E naquele momento foi uma grande cartada mercadológica. O Kardecismo se difundiu rapidamente e o senhor Kardec ganhou fama e prestígio e, o mais importante, vendeu livro pra caramba. Mas o mercado do espiritismo já existia! Kardec só sistematizou a coisa em forma de doutrina, porém seguindo os passos das irmãs Fox que viviam desse golpe, centenas de espiritualistas já se aproveitavam de outras pessoas alegando serem capazes da comunicação com os mortos.

Foi daí que o Kardec teve a ideia de criar uma religião diferente: uma que prometia provas e dispensava a fé. Ora, porque ele percebeu que a habilidade dos charlatães dispensava a fé e poderia ser apresentada enganadoramente como prova. Foi uma ideia original contudo, no longo prazo, iria colocar o Espiritismo em situação difícil. Porque essa religião já nasce se apoiando no charlatanismo.

Toda religião envolve algum grau de charlatanismo, mas no Espiritismo o charlatanismo é sistemático. Tão sistemático quanto uma missa é para os católicos. Sim, porque quem ia a um evento espírita, inspirado pelos ensinamentos de Kardec, esperava ver as tais provas que na verdade só podiam ser fornecidas pela fraude e pelo embuste. E logo os casos de desmascaramento de falsos médiuns começavam a se multiplicar, desmoralizando uma religião interessante que em muitos aspectos era mais moderna e atrativa que o velho cristianismo. Mas que o próprio Allan Kardec encostou contra a parede garantindo se
tratar de Ciência, e não religião.

Uma coisa interessante a se constatar é que, desde o neolítico, os exploradores da crendice sempre se previnem com pelo menos um dos seguintes expedientes:

- Ou alegam que, por qualquer motivo, o sobrenatural não quer ou não pode se apresentar diretamente a este mundo.

- Ou que é possível o homem ter acesso ao sobrenatural mas que ninguém tem total controle sobre essa interface, e portanto a constatação do sobrenatural só pode ocorrer sob condições muito específicas e convenientes ao intermediador, ou então o sobrenatural só se manifesta de maneira imprevisível.

Só o Espiritismo acreditou que a habilidade dos vigaristas fosse suficiente para abrir  mão destas salvaguardas.

Não deu certo.

O século 20 viu o Espiritismo definhar na França e nos Estados Unidos. Apenas no Brasil, e graças a um extraordinário vigarista chamado Chico Xavier, que movido não pelo dinheiro mas pela vaidade (o que lhe deu uma grande vantagem!), o Espiritismo ainda conta com um número considerável de adeptos. Mesmo assim insignificante quando comparado às outras religiões.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #310 Online: 20 de Março de 2019, 06:33:28 »
O que eu mais gosto no Espiritismo é que ele não busca ninguém.

São os aflitos que o procuram.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #311 Online: 20 de Março de 2019, 08:09:00 »
Nas Filipinas também tem espiritismo — num % significativo de penetração, evidentemente pois claro que em todos países onde há liberdade de crenças haverá espíritas (não brasileiros ou relativos de brasileiros, no caso...) e espiritismo. Mas apesar de alegarem influencia do Kardec, a referencia primária é a Rei James (e não o ESE);
manifestam-se Arcanjos e tb. tem Revelação Direta do Espírito Santo;
tem um Lago de Fogo que quiçá seja o Umbral brasileiro ( :?: );
TEM reencarnação :ok: (portanto é um espiritismo mais kardecista que anglo).
E mais é difícil saber pois literatura, se tiver, é em tagalog. O que se consegue ver é já de 2ᵃ mão de espiritualistas americanos (do espiritismo anglo).
DIZ QUE em Cuba também... Mas não sei de fato (  :?: ) — afora a Santería, que é obvio que tem bastante penetração, bien sûr.
Citação de: Sr. Reis
possivelmente, Kardec tenha visto na rejeição ao cristianismo institucional, uma oportunidade para inaugurar uma nova religião que fosse imune às principais críticas que então se fazia ao modelo religioso vigente.
:ok: desde os 15 ele tinha planos de promover uma reforma religiosa.
Não parece que Espiritismo segue bem o zeitgeist? Ou seja, o espírito de sua época?
É claro. Quem forneceu — indiretamente, sem querer, acho que nunca se conheceram pessoalmente...— o roadmap pro Kardec foi o Jean Reynaud, particularmente c/a síntese da obra dele que foi o razoavelmente popular Terra & Céu de '54. Logo no começo ele faz uma interessante análise das fases pelas quais passou a "Igreja" (que na mente daquelas pessoas era sinônimo da Católica Romana :!:); dos concílios... Observa mui apropriadamente que nenhum Concílio tinha dogmatizado o que se sucede imediatamente após a morte, e propõe que esta tarefa inconclusa deve caber à Gália por corresponder ao "espírito" do povo.
Também explica que é impossível seguir sustentando o modelo de universo católico (aristotélico), e que as almas iriam reencarnando sucessivamente em diversos mundos conforme seu estado evolutivo. 
Também essa fantasia quanto aos druidas basicamente foi elaborada por ele, na Encyclopédie nouvelle (antes do T&C).
NB que em '54 é publicado o T&C com considerável sucesso, e, em... '54 o Kardec começa a estudar as mesas girantes e as psicografias...
O Kardec CERTAMENTE acreditava que as mesas giravam, e nas psicografias. E achou que era a Providência agindo e pegou o bonde pra implementar a reforma que sonhara desde adolescente.
CLARO que pra se adequar ao  zeitgeist, isso teria que ser apresentado num embrulho "científico". E ele devia acreditar genuinamente nisso até porque naquela época nem estava clara a separação entre a Filosofia Natural e o conceito que hoje temos de Ciências.   
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 16:19:32 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 20 de Março de 2019, 08:50:54 »
Os aflitos procuram qualquer coisa....até cachaça.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #313 Online: 20 de Março de 2019, 11:04:54 »
Sou espírita absolutamente convencido, e isto porque, ao contrário dos que duvidam da existência dos Espíritos, pude constatar pelas leituras a este respeito uma coisa simples: haveria de existir uma teoria da conspiração,
.
E como descreve essa teoria conspirativa? E, as leituras que realizou foram corroboradas por evidências robustas?
.

Desde o século XIX e até mesmo antes disto, um enorme número de sábios, escritores, filósofos, pobres ou ricos, e toda uma variedade de pessoas em posições diversas atestaram a existência dos Espíritos mesmo correndo o risco do ridículo. Seriam todas estas pessoas, ridículas ou, melhor dizendo, eufemisticamente, susceptíveis, imaginativas, tolas, simplórias, e por aí vai. (Apelo à Falácia, neste caso, não é um bom argumento.)
.
Um dado que precisa levar em conta é que, ao lado desse “enorme” número de sábios crentes, há outro contingente,  maior que o primeiro, constituído igualmente por sábios que denegaram a realidade dos espíritos, notadamente, a realidade da comunicação entre vivos e mortos. Então, se o que vale é o número de acreditantes - perdeu irmão! -, pois há mais descrentes que convertidos...
.
Entretanto, sabemos que quantidade não é necessariamente qualidade. Mesmo que houvesse  mais defensores do espiritual não seria por aí que se legitimaria a crença.
.
Kardec caiu em falácia semelhante quando defendia a reencarnação. Afirmava  que a ideia das multividas acompanhava o homem desde seus primórdios e contava essa velhice como evidência: ninguém acreditaria numa coisa por tanto tempo se não fosse verdadeira!
.
Ora, crença alguma mostra-se bem firmada por haver elevada quantidade de simpatizantes ou por ser vetusta. Se fosse assim, por exemplo, os espíritas teriam que incorporar o diabo às suas doutrinas, visto que o capeta é velho pra chuchu!
.
Mas, o que realmente me impressionou foi o caso Francisco Cândido Xavier. Ele não foi o único com tal grandeza de mediunidade, mas foi um dos raros que sempre esteve à altura daquele mandato cristão.
.
A bondade de Xavier não valida seus alegados poderes, nem dele nem de ninguém. Se ele fosse mesmo poderoso, se-lo-ia fosse bom ou mau, a não ser que houvesse restrição espiritual a conceder força a gente ruim, mas disso ninguém sabe. Mesmo porque, mediuns prestigiados quais João de Deus e os Gasparettos teriam que ser fatalmente qualificados de falsários!
.
Três comportamentos viciantes induzem os homens a se perderem perante seu semelhante: o Sexo, o Dinheiro e o Poder.
-Ele era assexuado, no sentido de uma libido Zero.
-Deu tudo o que tinha inclusive direitos autorais de mais de 400 obras por ele autoradas (psicografadas) a editoras ou instituições de caridade.
-E além disso era irritantemente humilde.
.
Em outras palavra, o que está dizendo é o seguinte: Chico era frígido, não tinha apego a bens materiais, era humilde, que seriam qualidades mais que suficientes para comprovar que efetivamente interagia com o mundo dos espíritos, mas como conferir se esses dons realmente produzem médiuns legítimos?
.

Pois bem, este homem realizou proezas no terreno do intercâmbio com os espíritos, mediante testemunhos, que não deixaram dúvidas para os que pesquisaram com isenção sobre a veracidade dos relatos. Um exemplo é a biografia de chico xavier por Marcel Souto Maior.
.
Aqui começam os problemas. Vários pesquisaram com isenção e chegaram a conclusões diferentes das de Marcel Souto. O estudo da obra de Chico é a maior prova de que suas habilidades são explicáveis terrenalmente, nada que se pudesse atribuir a uma origem misteriosa (talvez de natureza espiritual), se encontra na produção xaveriana.
.
Em “As Vidas de Chico Xavier” Souto Maior não investiga criticamente a mediunidade de Chico, a adocicada biografia  relata como o médium era visto entre espíritas e simpatizantes, e destaca vários de seus feitos. Ele evitou entrar em questões polêmicas a respeito da haver ou não espíritos usando o médium como intermediário de seus recados.
.
Já em “Por Trás do Véu de Isis” Souto Maior enceta investigação a respeito da capacidade de médiuns se entenderem com os mortos.
.
----------------------------------------
“Clementino leu e releu a explicação sobre o “modos operandi” (palavras de Emmanuel) dos espíritos e sobre como eles atuariam sobre o “médium”.
.
Enviam aos homens a sua mensagem luminosa dos cimos resplandecentes em que se encontram e, formulando o desejo de ação nos planos da materialidade, a sua vontade superior atua imediatamente sobre o cérebro visado, o QUE SE ENCONTRA EM AFINIDADE COM AS SUAS VIBRAÇÕES e através de forças teledinâmicas, as quais podeis vagamente avaliar com os fluidos elétricos, cuja utilização encetais na face do vosso mundo, influenciam sobre a natureza do sensitivo, afetando-lhe o sensório, atuando sobre os seus centros ópticos e aparelhos auditivos, desaparecendo perfeitamente as distâncias que se não medem; na alma do “sujet” começa então a se operar a série de fenômenos alucinatórios sob a atuação consciente do espírito que o guia dos planos intangíveis.”
---------------------------------------
.
A verdade é que Francisco Cândido Xavier jamais se deixou investigar tecnicamente, em experimentos controlados: sempre fugiu de tais empreitadas. Porém, Souto Maior relata o que teria sido uma bateria de testes conduzidos  pelo repórter de O Globo, Clementino de Alencar. Esses testes se constituiam de perguntas sobre várias especialidades, incluindo medicina, que, um pobre atendente de armazém jamais teria capacidade de responder, mas Chico respondeu a todas, embora em algumas cometesse erros. Escreveu pequenas frases num inglês aportuguesado, visto que nem Chico, nem Emmanuel conheciam bem a língua. A uma pergunta grafada em alemão não deu resposta, uma mensagem postada em envelope fechado foi rejeitada por Emmanuel...
.
Veja o que Marcel Souto diz a respeito de estudar aprofundadamente a mediunidade:
;
----------------------------------
“Decidi estudar, com objetividade e isenção, um tema tão controvertido quanto intrigante: a comunicação entre vivos e mortos.
Quando me perguntam, nas palestras e entrevistas, o que mais me impressionou na trajetória de Chico, sempre dou a mesma resposta: as mensagens psicografadas por ele, de olhos fechados, em sessões públicas testemunhadas por multidões e pontuadas por crises de choro vindas das famílias para quem os mortos enviavam seus recados.
QUALQUER CÉTICO FICARIA IMPRESSIONADO com as cartas escritas a jato, repletas de nomes, sobrenomes, apelidos de família e detalhes minuciosos sobre as circunstâncias da morte (quase sempre trágicas e inesperadas) e sobre a vida no “outro mundo” — ou “do avesso”, como definiu um “espírito” em mensagem transmitida através de Chico.” (Por Trás do Véu de Ísis)
--------------------------------------------
.
Você, certamente leu o livro e deve ter visto a as “impressionâncias” narradas por Souto Maior e, provavelmente, quedou-se convencido de que seja provas firmes do intercâmbio comunicativo entre vivos e mortos.
.
Souto fala de um encontro que teve com Waldo Vieira, durante vários anos psicógrafo em sociedade com Chico. Depois, Waldo desertou das fileiras espíritas e seguiu novo caminho. A partir de então passou a execrar o espiritismo e a mediunidade, considerando-os formas primitivas de acessar a esfera espiritual:
.
------------------------------------
“Depois de psicografar 26 livros — dezessete deles em parceria com Chico —, Waldo rompeu com o espiritismo, definido por ele como o “pré-primário”, e passou a rejeitar a doutrina à qual dedicou 28 anos de sua vida, dez deles ao lado de Chico.”
.
“O médium é um intermediário descartável”, Waldo me disse há uma década, ao defender as bases de uma nova ciência: a Projeciologia. De acordo com suas novas convicções, seria possível acessar os entes queridos, na dimensão extrafisica, através  os sonhos ou das projeções despertas da consciência. Basta sair do corpo durante o sono ou  em estado de vigília, a partir de exercícios desenvolvidos por ele e sua equipe.”
.
“No mais recente livro de Waldo, Homo sapiens reurbanisatus — um calhamaço de 1584 páginas — encontro uma explicação mais técnica sobre o tema:
.
Através das exoprojeções conscienciais lúcidas, a consciência aporta nos ambientes extrafísicos mais distantes da toposfera terrestre, em pleno espaço sideral longínquo.”
-----------------------------------
.
Entendeu, né?
.
Ao final da citação da entrevista com Waldo, Souto Maior deixa o comentário:
.
----------------------------------------
“O tema é polêmico, controvertido.
Reconhecer a autenticidade do intercâmbio mediúnico e avalizar qualquer psicografia significam assumir a crença na imortalidade do espírito e apostar na realidade da vida depois da morte. Não é um passo qualquer.
Consulto Waldo sobre dona Lúcia [...]”
------------------------------------
.
Parece confirmar o que falei linhas atrás: se não acreditar nada feito! E isso resume toda a ciência espírita...
.
Ao final do livro Souto Maior mostra sua maior prova da mediunidade: D. Lúcia, médium que em cada sessão citava, sem titubear, centenas, quiçá milhares, de nomes. Dava endereços completo, nºs de telefones e até CPFs! E narra uma sessão à qual assistiu. Logo no início uma assistente de D. Lucia dá instruções:
.
----------------------------
“Pelo microfone, uma das assistentes pede repetidas vezes para todos se concentrarem e tentarem fazer o maior silêncio possível. É ela também quem dá, com voz firme, as primeiras orientações do dia.
.
É proibido comer e beber no salão. Aqui dentro vocês só podem beber água. Todas as refeições devem ser feitas do lado de fora.
.
— Os celulares devem ser desligados quando a sessão começar. Nem vibracall pode ser usado. Dona Lúcia trabalha com “frequência” e o vibracall interfere na comunicação.”
------------------------------------------
.
Isso parece confirmar que a mediunidade seja fenômeno de natureza eletromagnética e “vibrativa”, quer dizer: elementos materiais interferem na comunicação espiritual...

.
Em linhas gerais, as provas da mediunidade são alegações exaltadas a respeito dos feitos de grandes médiuns, coisas que seriam impossíveis de serem realizados por habilidades humanas. Como é que um caixeiro de armazém, semiletrado, conseguiria escrever centenas de livros que exigiram grande e variado conhecimento para serem produzidos? Como uma senhora, oitentona, teria memória prodigiosa e conheceria até número de documentos dos consulentes se não recebesse informação de um saber maior? Mas, se num experimento controlado, se pusesse dentro de uma caixa um objeto qualquer, sem dar pistas ao médium do que possa ser, o espírito, curiosamente, perde a capacidade de transmitir informações que só um espírito poderia repassar...
.

Mas ainda assim podem os céticos alegarem como sempre o fazem que tudo não passava de fraude bem arquitetada. Eu invoco a Teoria da Conspiração: milhões de pessoas? Sei, vão falar da falácia disto e daquilo... quando não se quer aceitar um fato desta natureza, é que coisa muito além do simples negar, existe.
.
Nem tudo é fraude (embora muita coisa seja), também há ilusões e  crenças exacerbadas, que repelem qualquer coisa que afastem os “espíritos” do contexto. Há, ainda, certezas calcadas em leituras apologéticas e até em relatos de segunda mão. De científico, nada...

Finalmente, querem evidências?
Os Espíritos Superiores trouxeram este homem à Terra numa condição de extrema humildade e pobreza. Não conseguiu completar o curso primário e no entanto escreve poemas, romances e obras de teor científico que lembra os Savants. Como pode?
Não haveria um propósito maior, para este fenômeno?
.
Uai, foram os espíritos superiores quem depositaram Chico no planeta? Pensei que nascera igual a qualquer um, de um coito...
.
Esse “como pode?”, resume tudo. Diante de questões que o crente julga serem irrespondíveis, a resposta só poderia ser uma: espíritos na parada! Será que atinam na tolice desse posicionamento?
.
Espíritos em comunicação só poderá ser admitido como fato quando os mortos produzirem demonstrações concretas, conferíveis, repetíveis, de que tenham a faculdade de agir na natureza. Sendo espíritos e inteligentes deveriam ter percebido essa necessidade desde que se lançaram em derramamento sobre a Terra. Qual nada, preferiram fornecer “provas” apenas para os não precisam de provas, os quais brandem essas fantasias como se fossem firmes comprovações de que “eles” comunicam!
.
Estava, recentemente, conversando com alguém que fez a seguinte pergunta: ... então, bastava acreditar no Xavier, nos seus feitos, para se convencer sobre a existência dos Espíritos e/ou Deus?
Infelizmente não!
É necessário que se tenha caminhado por uma estrada pavimentada pela dor, angústia, dúvidas e intensas reflexões sobre sua própria existência. No devido tempo o que era obscuro, místico, supersticioso adquire uma clareza e lucidez que nos leva a prostrar ante as forças que nos conduziram àquele instante, com o coração repleto de gratidão, e porque não dizer, lágrimas.
.
Muito bonito, nada científico! Espíritos, se fossem reais e comunicassem, saberiam da necessidade de algo além de dores, angústias e caminhadas para provar que estão presentes! Se não o fazem é porque não existem e, mesmo que existam, não comunicam!
.
Mas existe uma situação em que, mesmo preenchendo os requisitos necessários para se apurar a sensibilidade sobre o Além, o homem permanece frio e dominado pelo ceticismo:
os destinos são pré-traçados com pequena margem ao Livre-Arbítrio, quando algo maior precisa ser realizado.
Se imaginarmos um Bill Gates, Steve Jobs espíritas, a Microsoft-Apple, não teriam dado a contribuição que deram ao ambiente da tecnologia informatizada.
Einstein, crente, e a teoria da relatividade estaria aguardando outro gênio que a trouxesse à lume.
As grandes fortunas que possibilitam grandes obras, como hospitais, laboratórios de pesquisas... empresas que empregam milhares e milhares, necessitam a ação de homens ambiciosos, ou gananciosos; não crentes piedosos.
Enfim, os espíritas embevecidos pelas esferas espirituais que o cercam nada realizariam do necessário à economia do planeta.
Aqueles gênios, reverenciados pela humanidade, mesmo que vissem os espíritos diante de si, renegariam... Assim estava escrito!
.
Que meiga, a proposta espírita,  que explica qualquer coisa, verdadeira “teoria de tudo”! Só precisa jogar na conta do insondável o fato de um Bill Gates ter se tornado o que é e pronto: caso resolvido! Sociologia, antropologia, psicologia e outras “gias”, ciências arduamente construídas pelo labor investigativo do homem, são lançadas ao lixo e substituídas pelo caminho fácil! Basta lucubrar explicação de natureza imprescrutável, impossível de ser conferida,  e considera-se não sobejar quaisquer dúvidas! Santa ingenuidade!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #314 Online: 20 de Março de 2019, 11:47:02 »
Vibrações:
tudo o que existe na Terra tem seu correspondente na outra dimensão. Protons, eletrons, Oxigênio, Ferro,agua... tudo enfim, mas noutra frequência vibratória; a espiritual.
.
Dizia o lendário Hermes Trimegisto: “assim como é acima é embaixo”. Então, se esse senhor sabia das coisas você está em boa companhia. Agora, não tenho informação se Trimegisto noticiou a respeito dessa diferença vibratória entre cá e lá!
.
Só falta esclarecer uma coisinha miúda: como é que você sabe, e seu amigo Hermes sabia, que é assim que é?
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 12:13:27 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #315 Online: 20 de Março de 2019, 12:06:08 »
As evidências tão buscadas, abundam.
O que é a matéria escura, ou, energia escura?
São efeitos que se desenvolvem no espaço-tempo, detectados pela ciência, que têm por causa algo que se sabe existir mas não se comprova com os equipamentos existentes hoje.
.
Creio que se equivoca: matéria escura e energia escura são hipóteses (de cunho científico) que explicam provisoriamente certas anomalias detectadas em observações. Há questionamentos se realmente apontam para algo concreto e já surgiram hipóteses concorrentes. Essas questões serão elucidadas na medida em que as investigações acharem o caminho responditivo.
.
Fazer ciência assemelha-se a trabalho de detetive: de início tem-se dúvidas, suposições e a ansiedade por respostas! A partir daí inicia-se o afanoso labor de dar conta do desafio...
.
Já a “ciência” espírita segue outros rumos: fundamenta-se na sabedoria de quem nem se sabe se existe e conserva suas certezas mesmo ao arrepio de provas em contrário.
.
Kardec dissera “se a ciência mostrar que o espiritismo esteja errado nalgum ponto, fique-se com a ciência!”, acontece que o espiritismo já foi demonstrado errado em muitos pontos, mas a doutrina não foi mexida uma vírgula!
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 12:14:21 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #316 Online: 20 de Março de 2019, 12:16:55 »
Citação de: Gigaview em 18 de Março de 2019, 12:32:05

Citação de: montalvão em 16 de Março de 2019, 18:35:37
O umbral não é o inferno dos cristãos. As características (ou seriam propriedades?) de cada diferem entre si. O umbral, quando muito, estaria para o purgatório católico.
.
Que seja, não diferem muito no conceito.
.
Gigaview: Onde você acha que Kardec se inspirou?
.

Nas comunicações dos Espíritos, espalhadas por toda a França e em alguns países mais.
.
Curiosamente (ou espertamente) Kardec “pulou” de consultar espíritos ingleses (tão pertinho da França), os quais, dentre outras, repudiavam a reencarnação;  também deixou de lado espíritos asiáticos (que, provavelmente, falariam bem da metempsicose, coisa que ele abominava). Assim, seletivamente, selecionou os mortos que concordavam com ele e elaborou sua “revelação”...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #317 Online: 20 de Março de 2019, 12:49:31 »
O interessante nas respostas do Gigaview e do Fenrir é que ambos fazem suposições sem provas, tais como afirmam fazer os espíritas.
.
Não só o Giga, isso é de conhecimento geral, nem os espíritas,  que querem um Chico jeca, a fim de “provar” que só seria capaz de fazer o que fez turbinado por mortos, conseguem negar a realidade. Quer um exemplo? Se não leu, leia o livro de Suely Caldas Schubert “Testemunhos de Chico Xavier”. A autora selecionou dezenas de missivas que Chico escreveu à FEB, cartas não mediúnicas, ali era o Francisco redigindo. Leia-as e verá que a boa cultura do escrevente se mostra de modo indiscutível!
.
Outra prova: basta acompanhar as manifestações de Chico fora da alegada influência mediúnica para se conferir que um semialfabetizado não se pronunciaria daquele modo, um linguajar, embora meloso, rico em palavras e denotando conhecimento além do que ostentaria um iletrado...
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 15:11:31 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #318 Online: 20 de Março de 2019, 15:21:50 »
Fenrir diz CX não é conhecido nem na ABL... no entanto foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. E por aí vai.
.
De fato, Chico certamente é conhecido entre os acadêmicos, pois são bem informados e o nome do médium é popular. Atribui-se a Monteiro Lobato (que foi membro da Academia) a afirmação de que se Chico produzia o que produziu de sua própria alvenaria merecia estar entre os acadêmicos...
.
A Ciência jamais, ou pelo menos não tão cedo, encontrará provas da existência dos Espíritos pois não se interessa por isto. Se estivesse disposta a pesquisar certamente encontraria respostas, e a perplexidade faria com que se repetisse o caso de William Crookes... só faltaram guilhotinar o cara.
.
Que ciência malvada, essa que pinta, hem? Não rasga o véu que separa os mundos por não estar interessada no assunto... será que teme bulir com essas coisas e despertar maldição oculta?
.
E o pior: a seguir sua conjetura, a ciência, ou ao menos um cientista – Crookes -, “descobriu” que havia algo promissor nessa seara, mas quando o fez quase foi guilhotinado, e justamente por aqueles que deveriam ter o maior interesse na investigação! Que coisa, hã? Sorte dele que a guilhotina já não mais estava em uso na Inglaterra...
.
O caso Crookes não produziu perplexidade, a não ser a perplexidade de se contemplar a ingenuidade de um homem de ciência logrado por truques. Isso sem considerar que se Crookes houvera descoberto algo real esse fenômeno haveria de aparecer mais vezes para mais cientistas e alguns certamente teriam interesse em averiguar melhor, visto que a curiosidade é apanágio da ciência.
.
Em verdade, William Crookes estava sendo tristemente ludibriado por espertos, seus companheiros de ciência viram isso, mas ele não via, por isso não quiseram perder tempo com engodos dessa natureza.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #319 Online: 20 de Março de 2019, 15:35:46 »
Não tenho em mente nenhum dos que aqui estão no momento, mas se não me falha a memória já houveram muitos debates no sentido de comprovação da DE pela ciência no velho ReV.
E lembro de uns foristas de lá que tinham essa opinião e não arredavam o pé.
Tinha um que dizia ter uma relação de uns 200 cientistas que comprovaram a DE.
Não me lembro de ter visto a tal lista. Ele mencionava o Crookes ad nauseam.
.
Certamente se refere ao Marco Arduin, que também usa o “pisilônimo” de Botânico...
.
Não arredar o pé de um ponto de vista enquanto puder sustentá-lo é uma coisa, mas fazer que nem faz o Arduin: jamais aceitar que Crookes foi engrupido, mesmo diante de argumentos que, direta ou indiretamente, o demonstrem,  isso tem o nome científico de cabeçadurismo.
.
Você jamais verá essa lista dos 200 cientistas comprovadores da DE, ao menos não provinda da parte do Arduin, que a cita com generosa frequência, provavelmente ele não a tem, visto que nunca a mostrou!

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #320 Online: 20 de Março de 2019, 16:27:11 »
Nas comunicações dos Espíritos, espalhadas por toda a França e em alguns países mais.
O espraiamento dos Espíritos consultados pelo Kardec corresponde a uma área que se percorre calmamente numa tarde ou manhã saíndo cedo — isso c/a mulher olhando tudo quanto é vitrine e fazendo "algumas" "comprinhas" ::)
Se for numa tarde, c/tempo até prumas tacinhas de vinho c/croissants ou queijo n'algum Café...
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 16:30:29 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #321 Online: 20 de Março de 2019, 16:42:13 »
O espraiamento dos Espíritos consultados pelo Kardec corresponde a uma área que se percorre calmamente numa tarde ou manhã saíndo cedo — isso c/a mulher olhando tudo quanto é vitrine e fazendo "algumas" "comprinhas" ::)
Se for numa tarde, c/tempo até prumas tacinhas de vinho c/croissants ou queijo n'algum Café...
Vê-se que você não conheceu a metodologia na compilação da DE.
Kardec apenas trabalhou, diretamente, com meia dúzia de médiuns, crianças por sinal. Isto já expus a vc em outro tópico.
Então, em uma tarde de vitrines, muito poderia ser realizado... sei!

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #322 Online: 20 de Março de 2019, 16:52:44 »
E COM CALMA...
Mlles. Baudin: Rochechouart se não me engano; e depois Lamartine (34 :?:).
Ruth-Céline Bequet: (atendendo na) Tiquetonne, 14.
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 17:12:29 por Gorducho »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #323 Online: 20 de Março de 2019, 17:06:09 »
Peço aos espíritas que leiam com desprendimento e seriedade os textos constantes no "link" postado abaixo:

http://www.criticandokardec.com.br/kardec1.htm
GNOSE

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #324 Online: 20 de Março de 2019, 17:14:50 »
Embora Valdo Vieira tivesse dado a maior demonstração de avidez e ganância, quando abandona a esposa e se une a uma fazendeira, atitude que o Espiritismo desaconselha por muitas razões, ele precisava uma desculpa para tal. Renega o Espiritismo. Depois funda um instituto que lhe deu o que o Espiritismo não daria: dinheiro, fama, poder e "cositas mas".

Para se falar, eu diria até, com perdão do arroubo, para injuriar Kardec seria necessário conhecer seu método de trabalho, sua personalidade, sua dedicação ao ensino em França, etc.
Claro, como disse o Fenrir em outra ocasião... "não vale a pena o esforço".
Surpreende-me o Pedro Reis:  Reconhece que pouco sabe a respeito, mas se dá o direito de conjecturas pouco airosas sobre o Kardec.

Montalvão, com a pena solta, incorre em erros básicos de julgamento sobre a DE, sobre o FCXavier... Precisa ler TODOS os depoimentos da ABL sobre a obra Parnaso Além Túmulo, com pouco mais de 20 anos de idade (desconhecido, e então pergunto: onde estariam o que lhe emprestavam montes de livros, os que afirmavam ser ele muito culto por isto, bolas!) até mesmo as contrárias, como a de Agripino Grieco, que submete o Chico a critérios de controle sobre sua psicografia e termina pela tal perplexidade, que surpreende aos céticos que saem a campo para a investigação.

É bobagem minha tentar demover a teimosia. Não posso provar a existência dos Espíritos, então tudo é furado!!!!
Prova-se com a Razão, a Lógica, o Sentimento e a Humildade... se faltar uma destas virtudes, tentem o microscópio de corrente de tunelamento; quem sabe?

Adiantaria postar mil links em que o caso Crookes foi analisado e se demonstrou que a comprovação ocorreu? Não! Porque poderia se postar outro tanto afirmando o contrário. Conclusão, a Internet não é confiável inteiramente embora, se isenção houver, dá para perceber para onde aponta a verdade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!