Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29941 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #325 Online: 20 de Março de 2019, 17:31:44 »
[...]
Adiantaria postar mil links em que o caso Crookes foi analisado e se demonstrou que a comprovação ocorreu? Não! Porque poderia se postar outro tanto afirmando o contrário. Conclusão, a Internet não é confiável inteiramente embora, se isenção houver, dá para perceber para onde aponta a verdade.

A insistência de citação do caso Crookes pelos espíritas é tão bizarro quanto ao que os católicos fazem com o (obscuro e suposto) caso de uma pessoa que teve um membro amputado e que teria sido recuperado mediante orações, no século XVII.

Além da péssima qualidade nas evidências (no caso dos católicos é pior, não há nada além de testemunhas), resta sempre a questão crucial: porquê tais fenômenos não são reproduzidos hoje, em ambiente controlado e sob supervisão de uma equipe multidisciplinar?
Foto USGS

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #326 Online: 20 de Março de 2019, 18:27:33 »
:bravo: Já foi explicado pelo Sr. Metatron na outra rubrica :!:
DEDUZO que circa 1875+ se sucedeu um coup d'état e espíritos impuseram uma espécie de shogunato no Universo.
Esses "shoguns" que tomaram o poder real Divino proibiram (o telefone só toca de lá pra ca por exemplo, ao contrário do que rezava o kardecismo) os espíritos de darem provas de existência pra humanidade terrícola. Ao contrário do que fora a Vontade Divina :!:
Foi isso que se sucedeu no MAIS ALTO: um golpe...
« Última modificação: 21 de Março de 2019, 07:02:10 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #327 Online: 20 de Março de 2019, 18:48:24 »
Peço aos espíritas que leiam com desprendimento e seriedade os textos constantes no "link" postado abaixo:

http://www.criticandokardec.com.br/kardec1.htm
Pelo o que vi, vale a pena a leitura principalmente agregando-se a atualização preconizada, de 2014. Este texto é de 2003.
De grande interesse para os não espíritas, também.
É bom notar que, embora não tenha lido tudo pois deixei para maiores análises alguma coisas interessantes, o autor não considera as atualizações feitas pelas obras subsidiárias e essas enriquecem e dão sentido mais claro a algumas passagens.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #328 Online: 20 de Março de 2019, 19:05:27 »
Pelo o que vi, vale a pena a leitura principalmente agregando-se a atualização preconizada, de 2014. Este texto é de 2003.
:ok:
Exceto o fato de que ele admitia a hipótese da existência de fatos alegados pelos espíritas  — não sei se nesses 16 anos já caiu a ficha pra ele... :?: — o que ele explica é excelente. Não me lembro de haver erros no texto básico  — a APARENTE Credulidade dele não influi no que é informado na sua essência :ok:
o autor não considera as atualizações feitas pelas obras subsidiárias e essas enriquecem e dão sentido mais claro a algumas passagens.
:susto:
 :?: :?: :?:
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 19:18:05 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #329 Online: 20 de Março de 2019, 19:11:13 »
Montalvão, com a pena solta, incorre em erros básicos de julgamento sobre a DE, sobre o FCXavier... Precisa ler TODOS os depoimentos da ABL sobre a obra Parnaso Além Túmulo, com pouco mais de 20 anos de idade (desconhecido, e então pergunto: onde estariam o que lhe emprestavam montes de livros, os que afirmavam ser ele muito culto por isto, bolas!) até mesmo as contrárias, como a de Agripino Grieco, que submete o Chico a critérios de controle sobre sua psicografia e termina pela tal perplexidade, que surpreende aos céticos que saem a campo para a investigação.

Evidências de que a obra "Parnaso Além Túmulo" não é fruto de espíritos.
Leia aqui: http://obraspsicografadas.org/2007/parnaso-de-alm-tmulo-1932-de-chico-xavier/

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #330 Online: 20 de Março de 2019, 19:13:12 »
.
Certamente se refere ao Marco Arduin, que também usa o “pisilônimo” de Botânico...

O Botânico é inscrito aqui no CC.

Certa vez estávamos discutindo o caso Crookes quando ele deu detalhes:

As testemunhas não podiam realmente testemunhar nada, porque tudo acontecia em um gabinete por trás de uma cortina. Mas o fantasma materializado pela médium realizava proezas como escolher o livro do autor preferido de um dos presentes e jogar pela cortina.

E como se sabe que não era a própria médium que fazia isso? Bem, no gabinete havia um aparato onde a médium tinha que segurar duas manivelas por onde passava uma corrente elétrica. Se ela soltasse uma das manivelas a leitura de um galvanômetro que era atentamente observado por Crookes acusaria.

Então essa era a prova de Crookes de que não poderia ser ela a estar manipulando os objetos no gabinete. Porque muito estranhamente, para algo que se propõe a ser um experimento científico, ninguém podia ver nada. Tudo acontecia de forma oculta por uma cortina, exatamente como nas apresentações de mágicos.

Mas o Botânico, já se empolgando, me relatou que um dos presentes, cético inveterado e não se conformando com o que estava vendo, desobedeceu as orientações e espiou pela cortina.

O que você acha que ele viu?

Segundo Botânico algo muito surpreendente. ERA O PRÓPRIO FANTASMA QUEM SEGURAVA AS  MANOPLAS, enquanto a Eva Fay passeava pelo escritório fazendo as estripulias. Ao que ele acrescentou: "Diferentemente do que seria o NORMAL. Diferentemente do que seria de se esperar."

Claro. Muito diferentemente. Afinal Eva Fay seria apenas a médium que agarrada nas manoplas entrou em transe e materializou o espírito. E então o fantasma estava ali para provar que fantasmas existem, jogando objetos para fora do gabinete e até escolhendo livros como que conhecendo as preferências literárias de alguns dos presentes.

Mas não foi isso que ele viu. A julgar por este relato oficial do "experimento" esse foi um caso único e jamais repetido na história dos fenômenos ectoplasmáticos.

Já deu para perceber o que aconteceu? O fantasma chegou lá e em vez de começar a fazer aquelas
artes típicas de fantasmas, se aproximou da médium e disse: "Olha, eu fico aqui segurando as
manivelas e você vai lá e faz a brincadeira, tá ok?"

Mas, ainda segundo o Botânico, o que a pessoa viu foi a médium se movimentando em uma espécie
de transe, como que controlada pelo fantasma que permanecia firmemente segurando as manoplas.

Nesse ponto eu fiquei muito admirado com a ingenuidade do Botânico. Porque até aquele momento ele jamais tinha percebido que esse próprio relato desmascara toda a farsa e ainda mostra como fizeram o truque.

Simplesmente Eva Fay tinha um ajudante que provavelmente já estava escondido no gabinete.

Este era o fantasma!

Porque, primeiramente, se o fantasma se materializou só para jogar objetos para fora da cortina, então era muito mais simples que tivesse apenas feito isso. Mas inexplicavelmente resolveu fazer algo simples do jeito difícil, e ficou segurando as manivelas enquanto usando poderes fantasmagóricos de controle da mente passou a marionetar Eva Fay em transe, de alguma forma controlando todos os seus movimentos.

Em segundo lugar, que eu saiba, nunca se ouviu falar que espíritos tenham esse tipo de poder.

Este é um exemplo espantoso de como pessoas inteligentes, como o Arduín, podem emburrecer sem limites quando querem acreditar em alguma coisa.

Se você contar isso a qualquer pessoa o que ela vai entender é que o intruso inesperado pegou a picareta no flagra, e esta imediatamente ao se deparar com o sujeito, fingiu estar em transe. Qualquer um questionaria porque o fantasma foi segurar as manoplas quando o mais fácil seria deixar ali a médium em transe. Qualquer um estranharia tudo se passar por trás de cortinas, já que supostamente era um experimento científico, e via de regra em um experimento deseja-se investigar o fenômeno tanto quanto possível. E Crookes era um cientista competente! Além disso qualquer pessoa perguntaria por que, em vez do espetáculo burlesco típico dos shows de mentalismo da época, o espírito simplesmente não saiu do gabinete e se apresentou aos presentes, tendo com estes uma conversa agradável.

Eu ainda fiz uma pergunta ao Botânico: como essa testemunha descreveu o fantasma? Como ele
era? Mas Arduin não soube responder... parece que ele não viu nada demais, que chamasse atenção,
naquela figura de um homem que muitos ainda imaginam ter sido um fantasma.

Porém se o fantasma estivesse nu, ou tivesse uma cabeça de rinoceronte, ou estivesse vestido
de centurião romano, ou fosse um índio apache, ou estivesse flutuando... bom, se algo extraordinário
na aparência do homem tivesse chamando atenção da testemunha certamente ele teria relatado.

Portanto podemos supor que o que ele viu foi um homem comum vestido de maneira comum. Ou seja,
com as roupas comuns de um inglês vitoriano. Ora, isso é hilário! Então o fantasma foi lá só
para não ser visto por ninguém, nem pela médium que estaria em transe, mas ainda se deu ao
trabalho de se materializar com as roupas da moda!

Mas o óbvio, de que se tratava de um comparsa, isso não passa pela cabeça de nenhum espírita.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #331 Online: 20 de Março de 2019, 19:36:30 »
Quanto às poesias tem aquele caderno de colagens dele (eu tenho o livro da Magali Oliveira Fernandes). E EVIDENTEMENTE ele tinha talento pra poesia.
Quanto aos demais escritos, vê-se que ele era o autor pelo vocabulário inusitado so to say... e o excesso de adjetivos. Essas características se mantém mesmo mudando os "espíritos" que ditavam os textos.
Até mesmo nas "cartinhas consoladoras" o vocabulário se mantém independente do background do missivista.
Qq. um que conheça o conjunto da obra vê que o autor era o mesmo: CX.
O suprassumo do plot hole foi a (comovente, excelente :!:) poesia do EmmÂnuel pra Livia, noiva dele, escrita em... português :chorao:
Alma gêmea da minhalma,
Flor de luz da minha vida,
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão!...

[segue... excelente poema que encantaria qq. namorada :ok:]
Tratava-se de uma composição dele, na mocidade, tão ao gosto da juventude romana, dedicada a ela própria, e que o seu talento musical guardava sempre, para circunstâncias especiais do seu sentimento.
« Última modificação: 21 de Março de 2019, 08:17:10 por Gorducho »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #332 Online: 20 de Março de 2019, 20:13:29 »
.
Certamente se refere ao Marco Arduin, que também usa o “pisilônimo” de Botânico...

O Botânico é inscrito aqui no CC.

Certa vez estávamos discutindo o caso Crookes quando ele deu detalhes:

....
....
Portanto podemos supor que o que ele viu foi um homem comum vestido de maneira comum. Ou seja,
com as roupas comuns de um inglês vitoriano. Ora, isso é hilário! Então o fantasma foi lá só
para não ser visto por ninguém, nem pela médium que estaria em transe, mas ainda se deu ao

Mas o óbvio, de que se tratava de um comparsa, isso não passa pela cabeça de nenhum espírita.

E o Crookes, hem? Cortina ocultando a médium está mais para truque de mágica
que experimento científico, como disse o Pedro.
Crookes did a very crooked experiment. I feel vergonha alheia for him.

Eles veem o que querem ver.
Mas eles certamente vão pensar o mesmo de nós, céticos e incréus.
Sendo assim, eu diria que eles só querem ver sombras na parede da caverna,
enquanto nós só queremos ver o que tem fora dela (a não ser que o
cético tambem seja espeleólogo).

Perguntas que não querem calar:
Tinha crookies de chocolate na época do Crookes?
E o Arduin manja de Arduíno?

Essa eu achei na net:
P: Sabem porque o pinheiro não se perde na floresta?
R: Porque ele tem uma pinha
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #333 Online: 20 de Março de 2019, 20:15:54 »

Adiantaria postar mil links em que o caso Crookes foi analisado e se demonstrou que a comprovação ocorreu? Não! Porque poderia se postar outro tanto afirmando o contrário. Conclusão, a Internet não é confiável inteiramente embora, se isenção houver, dá para perceber para onde aponta a verdade.
É por isso que para suposições, conjecturas e especulações serem consideradas fato(ciência), precisam confirmação de terceiros, geralmente os pares de estudiosos e especializados nas respectivas áreas consideradas, e isto não foi isso que sucedeu com o Crookes.
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 20:39:26 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #334 Online: 20 de Março de 2019, 20:33:28 »
Citação de: Fenrir

Essa eu achei na net:
Sério? Não terá sido no programa da Maísa, oiada contada pelo Mateus Ceará?
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 20:36:24 por Sergiomgbr »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #335 Online: 20 de Março de 2019, 20:35:05 »
...
Eu ainda fiz uma pergunta ao Botânico: como essa testemunha descreveu o fantasma? Como ele
era? Mas Arduin não soube responder... parece que ele não viu nada demais, que chamasse atenção,

Porém se o fantasma estivesse nu, ou tivesse uma cabeça de rinoceronte, ou estivesse vestido
de centurião romano, ou fosse um índio apache, ou estivesse flutuando... bom, se algo extraordinário
na aparência do homem tivesse chamando atenção da testemunha certamente ele teria relatado.

Acho bom enfatizar o ponto ai acima:
O cético, se era mesmo cético deveria ter suas dúvidas sobre haver um espírito ou fantasma
por tras da cortina, ou em qualquer outro lugar. Tanto é que resolveu ver o que tinha lá.

Assim, se ele abrisse e visse um fanstasma/espírito genuíno, certamente se espantaria,
pois teria visto algo fantástico e extraordinário e suas duvidas cairiam por terra.
Mas... nem testemundo tem!

O que ele viu?
Meu voto vai para o cara com roupas vitorianas e com um extra: um lençol branco por cima
e furos na altura dos olhos para enxergar. Bem parecido com certas fotos famigeradas que já
foram postadas aqui no CC.

Numa situação dessas, uma criança mais crescida perceberia fácil que tinha um
adulto fingindo ser um fantasma ali. Já espíritas preferem achar que o pano branco é
um ectoplasma que imita ou se parece muito com um tecido. A fé, dentre outras coisas,
tem a capacidade de fazer pessoas crescidas pensarem que nem crianças pequenas.
Façam uma experiência: mostrem aquelas fotos famigeradas da cruzeiro a uma criança
e perguntem a ela o que é.
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 21:01:13 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #336 Online: 20 de Março de 2019, 20:36:24 »
Citação de: Fenrir

Essa eu achei na net:
Sério? Não terá sido no programa da Maísa?

Busquei por "trocadilhos infames" no google e
achei aqui: https://www.buzzfeed.com/br/rafaelcapanema/as-piadas-horriveis-mais-engracadas-do-brasil

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #337 Online: 20 de Março de 2019, 20:48:37 »
Embora Valdo Vieira tivesse dado a maior demonstração de avidez e ganância, quando abandona a esposa e se une a uma fazendeira, atitude que o Espiritismo desaconselha por muitas razões, ele precisava uma desculpa para tal. Renega o Espiritismo. Depois funda um instituto que lhe deu o que o Espiritismo não daria: dinheiro, fama, poder e "cositas mas".
.
Não lhe soa muito teiosa essa sua análise? Então o renegamento do espiritismo por Waldo se deu para que ele pudesse levar a termo a troca de mulheres que pretendia, mas não podia porque ofenderia a confraria? Isso parece codidoido...
.
Para se falar, eu diria até, com perdão do arroubo, para injuriar Kardec seria necessário conhecer seu método de trabalho, sua personalidade, sua dedicação ao ensino em França, etc.
.
“Boa orientação”, mas prefiro a sabedoria do testamento: “pelos seus frutos os conhecereis”, não se faz preciso conhecer Kardec às minúcias para concluir que seu ensino é furado e que mortos não falam com vivos... Por outro lado, não me parece que se pretenda questionar as lucubrações kardecistas por meio de ofensas ao elaborador, os apontamentos focam fragilidades do material que dizia ter recebido dos mortos. Você está nos ensinando qual o correto caminho para se injuriar Kardec, claro, no seu modo de ver a coisa, entretanto, das diversas críticas aqui apresentadas, pelo que pude ver, não refutou nenhuma!
.
Claro, como disse o Fenrir em outra ocasião... "não vale a pena o esforço".
Surpreende-me o Pedro Reis:  Reconhece que pouco sabe a respeito, mas se dá o direito de conjecturas pouco airosas sobre o Kardec.
.
O problema, meu caro, seu problema, é que dessas “conjecturas pouco airosas” não rebateu umazinha... visto entender que “não vale o esforço” ficamos nós, pobres mortais, sem saber onde nossas ponderações naufragam em erro... teremos que levar para o túmulo essa angústia?
.
Montalvão, com a pena solta, incorre em erros básicos de julgamento sobre a DE, sobre o FCXavier...
.
Eu imaginava mesmo que tivesse dados algumas escorregadelas e fiquei ansioso por vê-lo apontá-las, infelizmente optou por um juízo tão resumido que nem dá para imaginar “onde foi que eu errei”...
.
Precisa ler TODOS os depoimentos da ABL sobre a obra Parnaso Além Túmulo, com pouco mais de 20 anos de idade (desconhecido, e então pergunto: onde estariam o que lhe emprestavam montes de livros, os que afirmavam ser ele muito culto por isto, bolas!) até mesmo as contrárias, como a de Agripino Grieco, que submete o Chico a critérios de controle sobre sua psicografia e termina pela tal perplexidade, que surpreende aos céticos que saem a campo para a investigação.
.
Uai, agora os depoimentos da ABL sobre o Parnaso vão provar a mediunidade de Chico? Não saber quem emprestava livros a Chico ou onde ele obtinha material para leitura não implica em não poder avaliar se havia no “médium” real capacidade de contatar mortos!
.
É bobagem minha tentar demover a teimosia.

.
Sua afirmação mostra o intento de fugir à discussão produtiva, visto que sequer empenhou-se em “demover teimosias” (certamente com argumentos bem nutridos). Portanto,  não deveria alegar trabalho infrutífero sem tê-lo encetado! Ou está antecipando derrota? Faça a experiência e depois dê o relatório de resultados. Declarar-se falido antes de iniciar a empresa é meio esquisito, pra lá de estranho...

Não posso provar a existência dos Espíritos, então tudo é furado!!!!
.
Pois é, aí é que está o busílis: se defende que espíritos atuam na natureza como não consegue provar isso? Será essa atuação do tipo “dragão na garagem”?
.

Prova-se com a Razão, a Lógica, o Sentimento e a Humildade... se faltar uma destas virtudes, tentem o microscópio de corrente de tunelamento; quem sabe?
.
Bem, com sentimento e humildade parece-me um tanto difícil comprovar alguma coisa no campo da mediunidade. Já a lógica e a razão têm melhores chances... por que não as usa e nos brinda com comprovações insofismáveis? Lembre-se que o ônus da prova cabe a quem afirma. Fico no aguardo...
.
.
Desnecessário citar mil links, nem um é preciso, nem meio: basta elaborar um arrazoado de sua própria autoria, explicando embasadamente porque a experiência de Crookes é probante e esclarecendo porque não se consegue repetir o feito na atualidade. Fazendo isso terá dado precioso passo no sentido de dobrar esses corações duros que resistem à verdade, sua verdade!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 20 de Março de 2019, 21:13:32 »
O cidadão quer acreditar, pois então, acredite e seja feliz. Só não venha de conversa mole.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 20 de Março de 2019, 21:31:04 »
O inacreditável não são as colônias espirituais, é saber que tem gente que acredita nisso.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #340 Online: 20 de Março de 2019, 21:31:40 »
...

Acho bom enfatizar o ponto ai acima:
O cético, se era mesmo cético deveria ter suas dúvidas sobre haver um espírito ou fantasma

Muitas outras suposições e conjecturas sobre tais fenomenologias inclusive não relacionadas a eapiritos ou fantasmas poderiam ser consideradas, entre as quais, projeções mentais, coisa obra de alienigenas, alguma anomalia do espaco tempo, algum delirio em massa... Enfim, a lista é infinita.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #341 Online: 20 de Março de 2019, 21:36:55 »
Biography
Fay was born Ann Eliza Heathman in Southington, Ohio. She married Henry Melville Cummings, a medium, who went by the name Henry Melville Fay. She adopted the stage name of Annie Fay and began to perform as a stage medium. She became famous for her stage performances in the 1880s and 1890s.[1]

Through her career, Fay was exposed as a fraudulent medium.[2] Fay was known for employing assistants including several who would dig up information about séance sitters in the towns that she visited.[3]

In the early 1870s the American stage mentalist Washington Irving Bishop was the manager of Fay's spiritualist acts, but in 1876 exposed her trick methods to the media.[4] In 1883 the ex-medium John W. Truesdell revealed her method of freeing her hands from cotton bandages.[5]

Her first husband died in 1908. Her second husband was stage manager David H. Pingree, who died in 1932.[6] Her son John Fay also a magician, married to Anna Norman committed suicide in 1908.[7][8] Fay applied for a membership to The Magic Circle and in 1913 during a tour in Britain, she was elected the first Honorary Lady Associate of The Magic Circle in London.[9] Fay died on May 20, 1927. She is buried at Wyoming Cemetery in Melrose Massachusetts.

In 1942, Harry Price of the National Laboratory of Psychical Research exposed the 'mechanical stool' trick of Fay.[10][11]

A gente tem até que rir depois de ver a biografia da Eva Fay.

A mulher era uma profissional. Se apresentava fazendo espetáculos semelhantes ao que o Crookes "testou". Meu Oxossi, ela tinha até empresário! Foi membro de associações de mágicos, o filho também foi mágico...

E ainda querem trazer esse caso pra debate.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #342 Online: 20 de Março de 2019, 21:55:06 »
Eva Fay disse que contou para Houdini como enganou Crookes e seu galvanômetro.

Fay told Houdini the trick she had used on the Crookes galvanometer test, she gripped one handle of the battery beneath her knee joint, keeping the circuit unbroken, leaving one hand free. Magic historian Barry Wiley suggested that Fay had beaten the galvanometer tests by working with a secret accomplice Charles Henry Gimingham (1853–90), an assistant of Crookes who had built the experimental apparatus.

https://wikivisually.com/wiki/Anna_Eva_Fay
« Última modificação: 20 de Março de 2019, 21:58:21 por Gigaview »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #343 Online: 20 de Março de 2019, 22:11:00 »

Era uma mulher bonita. Provavelmente estonteante para os padrões da época.

O Crookes, safado, deve ter ficado ligadão.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 21 de Março de 2019, 07:50:05 »
O inacreditável não são as colônias espirituais, é saber que tem gente que acredita nisso.

O limite superior da escala de 'asneira e idiotice' foi ultrapassado.
Foto USGS

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #345 Online: 21 de Março de 2019, 13:11:51 »
Morro de rir com vocês; penso que têm consciência de que os argumentos que usam contra o Espiritismo são tão hipotéticos, quase sem sentido algum.
Montalvão repetiu várias vezes de que em nenhum momento tentei desfazer os apontamentos "ofensivos " a respeito de Kardec.
Tão óbbio: quando algém diz que fulano é mau caráter, adianta dizer, não, ele é bom caráter?.
Pois tudo o que dizem somente se rebate negando; não há argumentos para se contra argumentar.
Foi apresentado o caso da médium Eva Fay, propositalmente, pois era notável nos espetáculos de magia e Crookes embora impressionado não deu grande repercussão. Posteriormente no entanto, atendendo à solicitação da Real Society, ele trabalhou com a médium Florence Cook e o espírito de Katie King. A história foi bem outra... controle rigoroso e assistência não cooptada. Veja o link para conversarmos : 
 http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/mediuns/Florence%20Cook/Florence%20Cook.htm

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #346 Online: 21 de Março de 2019, 13:52:35 »
Quanto ao sempre alegado discurso de que antes havia fenômenos pois não se tinha tecnologia adequada para verificações e hoje nada mais acontece... acho a ponderação muito razoável.
Contudo a explicação envolve aspetos da própria DE não do conhecimento de todos e por isto, não satisfatório para alguns; vamos lá:
O Espiritismo passa por um momento, em seu início, crítico por muitas razões não desconhecidas dos participantes, aqui.
Trazer algo tão inovador e polêmico, principalmente ante as hegemonias religiosas e preconceitos naturais da época exigia prudência, método e estratégia por parte das entidades responsáveis pelo movimento que se iniciava.
Os fenômenos, inicialmente com as irmãs Fox que se desdobraram nas Mesas Girantes, e posteriormente se tornaram vulgares por toda a Europa, atendiam à estratégia de chamar a atenção. Nada melhor que algo tão susceptível de debates quanto à mediunidade fenomênica.
Kardec, ele mesmo que custou a ser convencido, atende ao chamado Superior e compila as obras que hoje conhecemos. A divulgação foi rápida e surpreendente.
Mas note-se, sempre haveria oposição, ferrenha e obstinada; por parte de quem?
Das religiões que perdiam importância ante a nova revelação, seus fanáticos seguidores e os eternos céticos/ateus.
Ultrapassada a fase de divulgação pelos livros, discussões, testemunhos, cessam os fenômenos que somente tinham importância digamos, como marketing. Na ocasião dos tais fenômenos mais se acirravam os ânimos dos contraditores que, ou forjavam fraudes ou que se aproveitavam da ganância irresponsável dos charlatães para atacarem a nova crença.
Sabem os Espíritos e os adeptos sensatos da nova doutrina que os fenômenos não são convincentes e nunca foram, haja a vista o acervo destes tais, ao longo da história e não produziram qualquer efeito destacável no convencimento. No entanto a Filosofia, as pregações no púlpito, as procissões e via-sacras até hoje comovem e arrastam.
Fenômenos, ainda que esporádicos, apenas sustentam a própria convicção espírita intra-muros, mas os fatos espíritas constantes na vida de cada um, analisados sob esta ótica, são atestados sem palavras, da crença que abraçam.
Podem dizer que não passam de Bullshit, mas até esta contradita, vazia de contra argumentos, não passa de bullshit.

Mas vamos ser justos: quais poderiam ser os contra-argumentos, além de se dizer que tudo não passa de tolice, fantasia, fraude, etc?

Fiz um repto noutro tópico: - dos sete bilhões de viventes deste mundo, três são crentes, outros três são céticos e um bilhão de indiferentes.
Na verdade o número de crentes é maior, mas fiquemos assim. A pergunta é: o que diferencia um grupo do outro?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #347 Online: 21 de Março de 2019, 14:28:27 »
O mesmo que diferencia um analfabeto de um letrado, de um medico e um paciente, de um nu e um vestido.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #348 Online: 21 de Março de 2019, 15:45:31 »
Os aflitos procuram qualquer coisa....até cachaça.

:hihi: Rsrs... Boa!

Mas eu diria: "Os fracos procuram qualquer coisa... até cachaça."

:wink:

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #349 Online: 21 de Março de 2019, 15:52:38 »
Curiosamente (ou espertamente) Kardec “pulou” de consultar espíritos ingleses (tão pertinho da França), os quais, dentre outras, repudiavam a reencarnação;  também deixou de lado espíritos asiáticos (que, provavelmente, falariam bem da metempsicose, coisa que ele abominava). Assim, seletivamente, selecionou os mortos que concordavam com ele e elaborou sua “revelação”...

Ingleses e franceses nunca se deram muito, né? rsrs...

Asiáticos, acho que a barreira da linguagem deveria ser um tanto intransponível, eu suponho.

Mas é verdade que ele selecionou dentre muitas, apenas as melhores, ou menos estapafúrdias. Ele não "revelou", ele apenas codificou.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!