Galera, não se deixem emburrecer pelo anti-petismo.
Durante 14 anos fomos espoliados por uma quadrilha que se intitulava partido de esquerda, e este é um fato. Antes disso éramos espoliados por príncipes regentes, imperadores, ditadores populistas, generais, presidentes eleitos, caçadores de marajás e rotulados neo liberais.
Mas agora uma nova quadrilha está se formando, e se auto-intitulam de direita e paladinos do liberalismo econômico. Se valem da decepção profunda e da ressaca pós-pileque de esquerda para criar uma mentalidade de histeria e caça às bruxas. Um clima de radicalismo que como fenômeno histórico é bastante conhecido assim como suas tristes consequências, uma mentalidade obtusa que é propícia a disseminação de crenças conspiratórias quase delirantes que invariavelmente fantasiam um inimigo onipresente e onipotente, que de muitas maneiras mirabolantes estaria por trás de quase todos os males.
Então o paraíso seria só uma questão de eliminar este monstro e a atual quadrilha se apresenta como a única capaz de ter a coragem e a energia para extermina-lo. O monstro é terrível, extremamente engenhoso, está em toda parte, dissimulado, já contamina todo o tecido social e portanto medidas extremas se fazem aceitáveis e necessárias.
Este tipo de monstro já tomou muitas formas e nomes: foi o judeu dos nazistas, o comunista dos macartistas e das ditaduras latino americanas, a sabotagem imperialista supostamente responsável pelo caos econômico em Cuba, na Venezuela e na Coreia, e agora, no Brasil, o monstro toma a forma de lulo-petismo.
O radicalismo histérico é inimigo do senso crítico e do ceticismo razoável, e se por um lado a atenuação do senso crítico leva o cidadão comum a achar que o esquema de corrupção federal contava com gente como Chico Buarque para esconder o dinheiro da pilhagem SÓ PORQUE alguém disse tal coisa em um programa de rádio, na base do "eu ouvi falar por aí", por outro lado esta mesma ausência de senso crítico conduz a uma cegueira seletiva que não deixa o indivíduo enxergar os mais graves defeitos dos quadrilheiros disfarçados de heróis matadores de monstros.
Desde quando Rosemary Noronha é intelectual ou artista? Ora bolas!, o que uma coisa tem a ver com outra? Rose Noronha é uma pessoa com perfil típico de laranja. Então como este fato se associa com uma hipótese mirabolante para funcionar como evidência ou indício? Nada faz sentido e parece que nestes tempos não precisa fazer.
"Os artistas e intelectuais apoiavam o PT por milhõe$$$$ de motivos".
Essa é uma crença razoável?
"O governo pagava comissão a milhares de artistas para lavar dinheiro".
Nossa!, que plano inteligente! Só o PT pra pensar nisso: contactar milhares de personalidades muito conhecidas e influentes e abrir o jogo sobre toda a roubalheira que estava ocorrendo, confiando que todos iriam aderir ao esquema e que nenhuma destas pessoas com amplo acesso à mídia, ao contrário de anônimos como Rose Noronha, iria abrir o bico.
Poxa vida, com um plano tão brilhante assim eu nem sei porque ainda precisavam do esquema do Bruno Farina...
Eu fico pensando: quais foram os milhõe$$$$$ de motivos que levaram 90% da intelectualidade e da classe artística, não só no Brasil mas na A.L. em geral, se posicionar contra as ditaduras locais e serem presos, torturados, exilados, serem impedidos de trabalhar, terem suas obras censuradas...
No Brasil, muitas eras geológicas antes do PT e até da Lei Rouanet ( que por sinal é do Sarney e semelhante a outras que existem em quase todos os países ), a classe artística e intelectual já era predominantemente de esquerda.
Quanto ganhavam o Graciliano Ramos e o Jorge Amado para serem comunistas? E o João Cabral de Melo Neto, quem pagava? Érico Veríssimo era patrocinado pelo PT? Ah, mas agora seu filho esquerdista Luís Fernando Veríssimo com certeza é. Vai ver o Juscelino era comunista e por isso contratou os esquerdistas Oscar Niemayer e Lúcio Costa para projetarem Brasília.
Se fosse só uma questão de pagar os militares poderiam ter comprado todo mundo. Não precisariam ter torturado o Geraldo Vandré, exilado gente como Betinho, Glauber Rocha, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Gilberto Gil... Imagine que até Amado Batista foi preso pelos militares!
Quer dizer, antes as pessoas enfrentavam a prisão por seus ideais, agora não: é o PT que está gastando trilhões com essa gente. Que até escondem o dinheiro roubado por políticos embaixo do colchão.