Se eu não for mais mencionado NESTE POST, prometo que não digo mais nada aqui.
Só respondo. Se não for mencionado, não terei o que responder.
Vou esperar o Eliphas Levi consertar seu computador e vou ficar por lá. Talvez ele também me convença que ocultismo também não tem nada a ver com superstição e com o sobrenatural e eu me converta. Vou ser ocultista e social democrata.
Mas eu vou ter que menciona-lo. Se nós evitarmos discussões em um fórum de discussões a coisa toda perdeu o sentido.
Todos os tópicos estão agrupados sob a aba "discussões" porque é pra isso que servem: pra gente discutir.
O que não dá certo é o clima de animosidade que faz cada um se fechar ainda mais em seu próprio casulo ideológico, rejeitando automaticamente os argumentos do outro. Acontece com frequência porque os humanos possuem esta propriedade estranha de se identificarem com suas próprias ideias e valores, como se estas coisas não fossem simplesmente ideias e valores, mas o próprio EU. Quando questionam minhas ideias e valores eu me sinto insultado, parece que estão falando mal de mim e então, é claro, preciso me defender! Nesse ponto a realidade, a verdade, se tornam bem menos importantes que "vencer" a discussão (ou ter a sensação que venceu) e tudo se constitui em uma perda de tempo.
Não estou te acusando deste vício, Marciano. Estou reconhecendo que deste mal todos sofremos.
Mas o problema especificamente aqui me parece que é causado por você ser uma pessoa profundamente "anti-esquerdista", que nutre uma visceral antipatia por qualquer coisa relacionada a esta ideia um tanto vaga, um tanto difusa, denominada "esquerda" ou mais pejorativamente esquerdismos. Muitas vezes começa com uma rejeição ao comunismo/marxismo e depois, inconscientemente, acaba se estendendo a tudo que de alguma forma se associe, direta ou indiretamente. Mas raramente encontramos a razão no maniqueísmo, e qualquer classificação que implique em dicotomias fatalmente deverá ser uma distorção por simplificação da realidade.
E esta talvez tenha sido a simplificação que seu cérebro tenha feito: "Comunismo é coisa do diabo" - > "Esquerda é comunismo" - > "PT é comunismo" - > "PT é do diabo" - > "Bolsonaro é anti-PT" - > "Bolsonaro é do Bem" - > "Esses caras do CC tão falando mal do Bolsonaro" - > "O CC é do diabo"
O Clube Cético é do diabo, isso é fato! Mas veja só, é infestado de direitistas capitalistas darwinistas sociais e econômicos sem um pingo de poesia, amor e compaixão no coração. Ou qualquer outra destas doenças capaz de fazer um homem de bem degenerar em esquerdista. Porém quando sua mente maniqueísta viu os darwinistas sociais apaixonados pelo liberalismo econômico falando mal do grande herói desta nação na luta contra o marxismo gramsciano, tudo que você pôde pensar é que os malditos não passavam de uns comunistas do diabo!
No meu último post apenas mostrei que nós já sabemos que o Lula ( assim como o PT associado a outros partidos como PMDB, DEM, PP, etc ) esteve envolvido com grossa corrupção, mas que isso não faz sentido se usado como argumento para defender Bolsonaro. O Bozo não é obrigado e ser bizarro e burro só porque o Lula é ladrão. Mas veja o que você "respondeu":
Os petistas são os mais corruptos, os "socialistas" mais cara de pau, mas tem os dissidentes do PT, como o pessoal da REDE, do PSOL (um de seus apoiadores, fotografado com camiseta do PSOL, tentou matar o Bolsonaro com uma facada).
Pus RESPONDEU entre aspas porque isso nem concorda nem discorda do que eu falei. Simplesmente não se relaciona. E você tá fazendo assim direto nessa discussão, mas talvez não perceba...
Mas o que eu percebi foi o
SOCIALISTAS entre aspas, a sugerir que na verdade o PT é comunista do diabo. Comunistas corruptos do diabo! É, se a Suécia é socialismo o PT só pode ser comunista. O problema com essa taxonomia olavista é não sobrar nenhum lugar no espectro ideológico para coisas como Cuba e a ex-União Soviética. E ainda sugere que os comunistas do diabo são corruptos que não querem outra coisa senão enriquecer com o dinheiro de subornos e propinas extorquidos das grandes empresas. Você não protestaria se alguém disser que estes malditos comuno-petistas só querem roubar... mas há uma contradição implícita aí: ou são idealistas perseguindo meios equivocados para construir uma sociedade mais justa, ou são calhordas cínicos usando a política para enriquecer indecentemente às custas do sistema capitalista, e então desfrutar em seus sítios e triplexes da boa vida que só o capitalismo pode proporcionar aos mais abastados.
Ou você teme o PT porque os marxistas do diabo querem acabar com a propriedade privada e coletivizar a posse da terra; ou você teme o PT porque estes corruptos vão subtrair do erário público para adquirir sítios e grandes fazendas... Afinal, o sonho do Lula é ter um sítio em Atibaia ou abolir a propriedade privada da terra? São questões que o anti-petismo precisa decidir.
Refletir sobre estas coisa talvez ajude a compreender melhor a política brasileira, para além destas caricaturas criadas pela propaganda ideológica.
O PT é um balaio de gatos. Lá tem comunista, tem socialista, tem social democrata... tem de tudo. Mas se examinarmos como este partido sempre se comporta como quando governo, o que se constata é que os que realmente mandam lá dentro não têm nada de socialistas e apenas se esforçam para manter uma aparência de esquerda na medida em que for conveniente. E esta foi justamente a razão para o surgimento destes dissidentes que você citou. Estes que odeiam o PT ainda mais até que você ou eu. Portanto veja que nem faz sentido jogar todos na mesma vala comum, como essa propaganda que elegeu o Bozo faz, porque são antagônicos: uns tão mais pra corruptos parasitas do capitalismo, enquanto outros estão mais pra comunistas do diabo mesmo; sonhando por utopias equivocadas com uma sociedade melhor e mais justa para os fracos e os oprimidos.
Posto isso, o que eu gostaria de comentar mesmo são estes textos que fazem críticas a
SOCIAL DEMOCRACIA. Especificamente à Suécia.
Social democracia não é socialismo. Socialismo é o estágio social e político que deveria anteceder a utopia do comunismo. Socialismo é aquilo que existiu na Polônia ou na Alemanha Oriental. Qualquer social democracia é um sistema capitalista por definição, e só a insistência destes textos em classificar a Suécia como socialista já mostra que o autor está mais interessado em panfletagem ideológica enviesada do que em qualquer análise honesta. Um autor que faz um monte de afirmações gratuitas sem quase nunca citar fontes para que o leitor possa conferir as informações.
O curioso é que, de uns tempos pra cá, os sistemas escandinavos têm sido muito criticados... mas nunca pelos próprios escandinavos! Que ao contrário dos povos de países realmente socialistas, dizem que está tudo muito bem, obrigado, e querem continuar com o modelo de sociedade com o qual estão tão satisfeitos. Basicamente o que este texto está dizendo é que os suecos são infelizes e não sabem. A Suécia é um fracasso, a social democracia é uma desgraça, só que os escandinavos ainda não perceberam isso...
O verdadeira questão é que os modelos de estados de bem estar social são uma pedra no sapato para o tipo de plutocracia que cada vez mais se instala no Estados Unidos da América. O país mais rico do Primeiro Mundo e ao mesmo tempo cheio de problemas de terceiro mundo. O que pode às vezes levar àqueles poucos norte-americanos raciocinantes a se perguntarem o porquê do país ser tão rico e ainda ter gente morando na rua, gente sem pode pagar por um tratamento de saúde, altas taxas de criminalidade e a segunda maior população carcerária do mundo. Entre outras coisas. Ao passo que, comparado com a sociedade americana, países como a Suíça e Japão parecem uma Disneylândia.
E sem ter as mesmas riquezas territoriais, os abundantes recursos naturais, imensidões de terras férteis, extenso litoral, as maiores empresas do mundo, e, talvez o mais importante de tudo: o dólar! Dólar, a moeda mundial que o Tarzequistão precisa para comerciar com o Burundi. Todos precisam adquirir dólar e para conseguir dólar é preciso trocar por bens ou serviços, mas os EUA podem simplesmente "fabricar" dólar. Do nada! E por conta da demanda externa não há o risco de super inflação: o déficit americano já está chegando perto de 1 trilhão de dólares ao ano, e isso já vem de longa data. Ora, se o Brasil pudesse manter um déficit como esse, mesmo com o governo mais corrupto, todos os brasileiros estariam vivendo no Paraíso. Nadando em rios de leite e mel.
Logo, a pergunta que não quer calar é: por que os suecos puderam ter uma vida tão confortável nas últimas décadas mas os americanos, mesmo com o governo mantendo esse déficit astronômico, não tiveram acesso às mesmas mordomias?
Fica óbvio que é preciso mesmo encontrar muitos defeitos no "socialismo" sueco.