Autor Tópico: Governo Bolsonaro  (Lida 112659 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Governo Bolsonaro
« Resposta #6525 Online: 25 de Setembro de 2019, 10:07:11 »
Bolsonaro faz declaração de amor a Trump: "I love you"

Bolsonaro fez uma quase inacreditável declaraçao de amor a Trump nesta terça. "I love you" disse o brasileiro num encontro de alguns segundos na ONU. O arroubo não foi correspondido
25 de setembro de 2019, 07:10 h Atualizado em 25 de setembro de 2019, 07:14

Bolsonaro e Trump na ONU (Foto: Alan Santos - PR)

247 - Jair Bolsonaro e Donald Trump, encontraram-se por alguns segundos nesta terça-feira (24), logo após o discurso do primeiro na Assembleia Geral da ONU e antes da fala do segundo, agora ameaçado de impeachment.

O local, de acordo com a coluna de Lauro Jardim, foi a chamada “sala GA-200” da ONU, para onde Bolsonaro foi conduzido após o seu pronunciamento. Lá, Trump aguardava para fazer o seu discurso.

Segundo diplomatas que testemunharam a cena, Bolsonaro disse a Trump:

— I love you.

E, como resposta, ouviu:

— Que bom te ver de novo.

O diálogo ficou nisso. Amor não correspondido, pelo visto.

https://www.brasil247.com/brasil/bolsonaro-faz-declaracao-de-amor-a-trump-i-love-you

Bolsonaro diz “I love you” pra Trump, mas não recebe “te amo” de volta

Por iG Último Segundo | 25/09/2019 07:45

Jair Bolsonaro e Donald Trump se cumprimentaram brevemente após o discurso do presidente brasileiro e antes do discurso do norte-americano na Assembleia Geral da ONU, realizado na manhã da terça-feira (25) em Nova York.

Segundo o blog do jornalista Lauro Jardim, diplomatas presentes na “sala GA-200”, que abrigava presidentes antes e depois dos discursos presenciaram o momento em que o presidente disparou um “I love you” (eu te amo, em inglês), e recebeu um “nice to see you again” (“bom te ver de novo”, também em inglês) de Trump.

Segundo assessores do presidente , porém, depois do discurso de Trump os dois se encontraram por cerca de três minutos e o norte-americano elogiou o discurso de Bolsonaro. Pelas redes sociais, o brasileiro agradeceu pela consideração.

Fonte: Último Segundo - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2019-09-25/bolsonaro-diz-i-love-you-pra-trump-mas-nao-recebe-te-amo-de-volta.html

-----------------------------------

Que fofo      :coracao:        :borboleta: 

Certamente é o primeiro caso em que um Presidente da República  brasileiro  faz uma declaração de amor para um Presidente da República americano. 

:hihi:

Não é por nada não, mas acho que o Trump já deve estar ficando constrangido com tais comportamentos do B.

:hein:
« Última modificação: 25 de Setembro de 2019, 10:31:15 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6526 Online: 25 de Setembro de 2019, 10:21:16 »
O Bolso naro já tinha declarado no Brasil que estava cada vez mais apaixonado pelo Trump. Mas, eu não imaginava que ele chegaria ao ponto de declarar amor pessoalmente. Estou surpreso com tal comportamento.

Bolsonaro diz que está cada vez mais apaixonado por Trump

Presidentes têm trocado elogios públicos nos últimos dias e prometem aproximação entre os dois países

Marcelo Ernesto

postado em 31/07/2019 18:11 / atualizado em 31/07/2019 18:25

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que seu sentimento pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cada vez mais intenso. “Depois daquele elogio do Trump de ontem, estou cada vez mais apaixonado por ele”, afirmou. A declaração foi dada após a troca da guarda presidencial na tarde de hoje.

[...]

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2019/07/31/interna_politica,1073842/bolsonaro-diz-que-esta-cada-vez-mais-apaixonado-por-trump.shtml

« Última modificação: 25 de Setembro de 2019, 10:24:16 por JJ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6527 Online: 25 de Setembro de 2019, 11:13:07 »
Comportamento de ultra macho!!!!!

Do tipo Alfa.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6528 Online: 25 de Setembro de 2019, 12:00:16 »
Bom mesmo era quando a louca fazia discursos falando coisas sem nexo enquanto segurava uma bola feita com folhas de bananeira.

Enchia o rabo dos petistas de orgulho.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #6529 Online: 25 de Setembro de 2019, 12:49:13 »

Consequências no Brasil dos ataques na Arábia Saudita

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #6530 Online: 25 de Setembro de 2019, 12:51:25 »
Bom mesmo era quando a louca fazia discursos falando coisas sem nexo enquanto segurava uma bola feita com folhas de bananeira.

É disso que eu falo, Arcanjo. De onde você tirou que era uma boa ideia levantar o PT nesse post?

Você está agindo de forma mais cega que os Danieis Vermelhos que passaram pelo CC. Lembra do Daniel Vermelho?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6531 Online: 25 de Setembro de 2019, 15:21:29 »
"Discurso mais desastroso de todos", diz ex-embaixador

Para embaixador, presidente visa consolidar apoio de segmento que lhe deu vitória e ignora ótica internacional

Tulio Kruse
25 set 2019 05h11 - atualizado às 08h22

Embaixador aposentado com mais de quatro décadas de carreira no Itamaraty, o diplomata Rubens Ricupero acredita que o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da Nações Unidas (ONU) pode ter reflexos negativos em acordos comerciais e na relação com investidores estrangeiros.

Subsecretário da ONU entre 1995 e 2004, quando comandou a Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad), ele diz que a negação do desmatamento na Amazônia desperdiça o que, para ele, foi o "único trunfo" do Brasil na cena internacional: o prestígio pela condução de sua diplomacia do meio ambiente. Ricupero classificou o discurso como "desastroso" e disse que não há paralelo com a participação de outros representantes do País na Assembleia-Geral.

Abaixo, os principais trechos da entrevista:

Qual a impressão do senhor do discurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro?

Antes do discurso, eu já achava que o presidente iria a Nova York sobretudo em função do público interno, e não do público internacional. Ele fez exatamente isso, tanto que não sou só eu que estou dizendo. Se você tiver o cuidado de ler o tuíte do Flávio Bolsonaro, senador e filho dele, vai ver que ele diz exatamente a mesma coisa que eu digo: que o presidente fez, na ONU, o discurso vitorioso nas eleições aqui no Brasil, e por isso os derrotados estão protestando.

Ele mostra claramente que esse é um episódio que não se compreende pela ótica internacional, como seria natural. A chave para a compreensão do discurso dele é a política doméstica brasileira. Bolsonaro é um presidente obcecado pela perda de popularidade, que já está se lançando candidato à reeleição, e já está disputando com rivais como (o governador de São Paulo, João) Doria e outros. Ele radicaliza o discurso para consolidar o seu apoio naquele segmento que deu a vitória a ele.

Nenhum presidente brasileiro jamais fez um discurso desse tipo fora do Brasil. É como lavar a roupa suja fora de casa, de maneira escancarada. O discurso, às vezes, parece mais se dirigir contra os opositores internos do que externos. Mas sobrou para todo mundo: Cuba, Venezuela, França, Alemanha, ONU. Ele atacou todos.

Qual a consequência de ele fazer um discurso desses na principal tribuna do mundo?

Eu considero que é o discurso mais desastroso de todos os discursos feitos pelo Brasil desde que existe o debate da Assembleia-Geral. Conheço bem os discursos feitos por todos os antecessores porque escrevi um livro sobre a história da diplomacia brasileira (A diplomacia na construção do Brasil: 1750-2016, Versa Editores). É um discurso agressivo e belicoso no fundo, na forma e no tom. Bolsonaro estava claramente desconfortável naquele ambiente, sentia que era um auditório hostil. Não teve amenidades. Em diplomacia, às vezes a forma é mais importante do que o conteúdo. Nesse caso, tanto o conteúdo quanto a forma são muito duros. Ele confirma o que há de pior.

E como isso se reflete nas relações do Brasil com os países?

Os acordos que o Mercosul tinha assinado com a União Europeia e a Área de Livre Comércio Europeu já estavam praticamente mortos. Agora, ele coloca vários pregos no caixão. Ele inviabiliza, no futuro previsível, qualquer esforço de boa vontade para apresentar esses acordos à aprovação dos diversos parlamentos europeus. Isso vai afetar muito as perspectivas do agronegócio brasileiro, da exportação do Brasil em geral.

Aquilo que o Brasil tinha, uma imagem positiva em meio ambiente, ele jogou fora, no lixo. Ele desperdiçou o único trunfo que o Brasil tinha. Nós não temos poder militar, não temos bomba atômica, nem poder econômico. Mas tinha aquele prestígio da sua diplomacia proativa em matéria ambiental. Agora, nós perdemos isso. Acho que isso vai alimentar essa onda contra nós. Antes de ir a Nova York, eu achava que era difícil piorar a situação. Eu me enganei. Ele conseguiu piorar.

O Brasil já tinha protagonizado embates com outros países. É uma oportunidade perdida? Era possível usar esse discurso como uma tentativa de reiniciar essas relações?

Se ele fosse uma pessoa diferente, acho que sim. Você se lembra que, pouco antes de ele sair daqui, houve aquele documento assinado por 230 fundos de investimento (em defesa da Amazônia). Eram fundos de mais de 30 países que manejam trilhões de dólares. Utilizando isso, ele poderia ter feito um discurso muito mais conciliador. Poderia dizer que tinha sido malcompreendido, que o Brasil quer atrair investimentos, que o País quer ter uma política de desenvolvimento sustentável. Ele poderia ter feito algo muito mais construtivo, como seria do interesse até do agronegócio, por exemplo. É uma oportunidade perdida e não sei se haverá outra.

Há muitos apoiadores do presidente que esperavam que o tom fosse justamente esse, e concordam com essa posição. Ainda existe espaço para essa retórica na comunidade internacional, uma vez que ele está alinhado a líderes como Donald Trump, Boris Johnson e Viktor Orbán?

Não, não existe. Esses exemplos mesmo que você mencionou mostram claramente que isso é antidiplomacia. É querer desafiar aquilo que antigamente se chamava de "a opinião honesta da humanidade". Esses homens são indivíduos criticados, despreparados. Quem é que admira Boris Johnson, à exceção daqueles poucos partidários dele? Ninguém. O Trump tem aquele núcleo de apoiadores fiéis, mas agora ele está lutando pela própria sobrevivência. Se você levar em conta que o Matteo Salvini (ex-ministro da Itália) já saiu de cena, que Binyamin Netanyahu já não tem mais nenhuma posição proeminente em Israel, e que Trump está salvando a própria pele, você vê que esse, aparentemente, não é o caminho do sucesso.

« Última modificação: 25 de Setembro de 2019, 15:25:26 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6532 Online: 25 de Setembro de 2019, 19:19:05 »
Reafirmo o que disse antes: Votei em Bolsonaro, apesar de não desconhecer que ele apenas era o menos ruim, mas, sobretudo pela certeza de que seu papel seria o de desbravador. Ou seja, aquele que comete atrocidades em nome de uma causa maior.
Sua missão, para a qual foi eleito, era erradicar do cenário político brasileiro o "petismo/lulista", projeto de poder com base em todo o tipo de baixeza que a mente humana pode conceber.
Os equívocos que inconscientemente comete, a par das ações de governo corretas e louváveis, prenunciam sua derrota nas urnas em 22. Mas terá aplainado os caminhos para uma nova era de real progresso e democracia, que a outros caberá percorrer e preservar.

Desde quando você votou no Bolsonaro?

Quando aqui faziam campanha você vinha falar mal do Bozomico.

Toma vergonha nessa sua cara, Alquimista!   :biglol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6533 Online: 26 de Setembro de 2019, 08:43:16 »

É disso que eu falo, Arcanjo. De onde você tirou que era uma boa ideia levantar o PT nesse post?

Você está agindo de forma mais cega que os Danieis Vermelhos que passaram pelo CC. Lembra do Daniel Vermelho?

Parece que ele recentemente deixou de ser "vermelho," criando outra conta até. Esperança no mundo. Talvez o mesmo aconteça com os anti-vermelhos olavetóides.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6534 Online: 26 de Setembro de 2019, 10:48:00 »

Extra, extra!

Bolsonaro declarou guerra à China. Mísseis nucleares então vindo em nossa direção!

Comentário de um forista qualquer: "É um idiota, meu deus! Agora vamos todos morrer por causa deste imbecil."

Comentário de Arcanjo Lúcifer: "Ah, é. Bom mesmo era Dilmão saudando a mandioca..."

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6535 Online: 26 de Setembro de 2019, 11:38:08 »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6536 Online: 26 de Setembro de 2019, 11:43:11 »
Estritamente dentro do contexto

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #6537 Online: 26 de Setembro de 2019, 11:43:49 »
Como é que eu vou trollar o CC hoje??? Ah, já sei vou colocar aquele vídeo do senhorzinho falando aquele monte de abobrinha sem noção... o povo lá do fórum vai ficar louco...

Hahaha, como estou me divertindo...

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #6538 Online: 26 de Setembro de 2019, 20:52:03 »

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1177039211121303552

Eduardo Bolsonaro🇧🇷 Verified Account
@BolsonaroSP

"Vocês roubaram minha infância..." disse a garota financiada pela Open Society de George Soros. pic.twitter.com/5CzPDMd38O
6:56 PM - 25 Sep 2019

Twitter
By: Eduardo Bolsonaro🇧🇷 @BolsonaroSP
Reply   Retweet   Like   More
Juanito ✭   Juanito ✭
@_ManoJota
22h
Replying to @BolsonaroSP
Não gosto dela, mas a primeira imagem é falsa ein... pic.twitter.com/fOVZ6WdRcE
View conversation · Reply Retweet Like
Eduardo Bolsonaro🇧🇷   Eduardo Bolsonaro🇧🇷
@BolsonaroSP
21h
Replying to @_ManoJota
E alguém não percebeu isso?
Thaís Tremamente Pistolah   Thaís Tremamente Pistolah
@mollytrocinho
14h
Replying to @BolsonaroSP
Seus eleitores são burros , logo, não percebem
Thaís Tremamente Pistolah   Thaís Tremamente Pistolah
@mollytrocinho
14h
Replying to @BolsonaroSP
Mas vc sabe disso, embaixapeiro
Mateus Valladão   Mateus Valladão
@MateusValladao
22h
Replying to @BolsonaroSP
Você sabe que a foto é montagem e ela não é neta, muito menos financiada pelo Soros. Isso é puro mal caratismo.
Eduardo Bolsonaro🇧🇷   Eduardo Bolsonaro🇧🇷
@BolsonaroSP
21h
Replying to @MateusValladao
O que você está usando? Onde escrevi que ela era neta? Já sobre a ajuda da Open Society: estudosnacionais.com/noticias/mundo…
flower girl   flower girl
@lorenabsousa
4h
Replying to @BolsonaroSP @MateusValladao
Esse site que referência outro site, que referência um site dos EUA que é conhecido por postar teorias da conspiração sem nenhum fundamento ou investigação jornalística ?! É ESSA A PROVA É ESSA MESMO? Reveja suas referencias, antes de postar ASNEIRAS
flower girl   flower girl
@lorenabsousa
4h
Replying to @BolsonaroSP @MateusValladao
Mas se bem que, isso bem da família fake news, e quando desmentem as mentiras laranjão ops amarelam , para corrigir sua própria mensagem
Ana Paula Renault   Ana Paula Renault
@anapaularenault
8h
Replying to @BolsonaroSP @GretaThunberg @georgesoros
. @GretaThunberg Sue him!!! Fake news and fake photo, about you and @georgesoros
Ana Paula Renault   Ana Paula Renault
@anapaularenault
8h
Replying to @BolsonaroSP @GretaThunberg @georgesoros
Será que o candidato a embaixador vai entender a mensagem?! I hope so. Get well, 03. pic.twitter.com/6XQl7ScYiv
Suh. #FightforWynonna🏳️‍🌈   Suh. #FightforWynonna🏳️‍🌈
@SuhGayScrofano
7h
Replying to @anapaularenault @BolsonaroSP and 2 others
Coloca dublado que ele pode fazer uma força pra entender. Agora com o inglês dele é impossível.
Patty   Patty
@je_suis_patty
5h
Replying to @SuhGayScrofano @anapaularenault and 3 others
Se fizer força pode acabar cagando na calça que nem o irmão
Pedro Certezas   Pedro Certezas
@pedrocertezas
8h
Replying to @BolsonaroSP
Vamos ser sinceros? Geral já sabe que tu é complexado com o tamanho do seu pau.
wake me up when september ends   wake me up when september ends
@allicedimello
6h
Replying to @pedrocertezas @BolsonaroSP
pic.twitter.com/eyxPKwmDfl
Gabriel Lima Costa   Gabriel Lima Costa
@GabLiCosta
22h
Replying to @BolsonaroSP
Quase-embaixador, a primeira imagem parece ser uma montagem bem tosca. Quanto a notícia publicada, deve ser daquele site governista que emprega membros do PSL.
Fedal (conta reserva)   Fedal (conta reserva)
@Fedal35514023
21h
Replying to @GabLiCosta @BolsonaroSP
Sabe o que é metáfora jegue?
Gabriel, o Faza   Gabriel, o Faza
@GabrielFaza
21h
Replying to @Fedal35514023 @GabLiCosta @BolsonaroSP
bit.ly/2mINZnQ Segue a postagem com a imagem original.
Fedal (conta reserva)   Fedal (conta reserva)
@Fedal35514023
21h
Replying to @GabrielFaza @GabLiCosta @BolsonaroSP
Metáfora e ironia é difícil para mentes pequenas alcançarem.

A Menininha da ONU

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #6539 Online: 26 de Setembro de 2019, 21:12:39 »
Ei, psiu, você aí. Você mesmo!

Você viu o que o STF acabou de fazer? Basicamente enterrou a lava-jato. Espere num futuro próximo vários corruptos sendo soltos.

Parabéns STF!!!!!!! O poder judiciário legislativo executivo!!!!

Maos limpas 2 - versão brasil, com a mesma morte.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2019, 21:39:21 por Entropia »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6540 Online: 27 de Setembro de 2019, 00:09:29 »
Entendi que não é o processo que será anulado, é a sentença. Isso significa que os processos continuam desde o ponto em que o delatado deve ser novamente ouvido (nos processos em que isso não aconteceu) e uma nova sentença deve ser proferida. Há também a discussão por acontecer se a decisão afetará os processos até essa data ou se só valerá para daqui para frente. Sem dúvida é um retrocesso mas não é o fim da lava-jato. Pode ser que as novas sentenças sejam ainda mais duras agora.

Será que entendi errado?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #6541 Online: 27 de Setembro de 2019, 01:13:14 »
Entendi que não é o processo que será anulado, é a sentença. Isso significa que os processos continuam desde o ponto em que o delatado deve ser novamente ouvido (nos processos em que isso não aconteceu) e uma nova sentença deve ser proferida. Há também a discussão por acontecer se a decisão afetará os processos até essa data ou se só valerá para daqui para frente. Sem dúvida é um retrocesso mas não é o fim da lava-jato. Pode ser que as novas sentenças sejam ainda mais duras agora.

Será que entendi errado?

Bom, os processos (que não prescreverem) serão revisados sob a nova lei de abuso de autoridade - podendo irem parar novamente no STF.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6542 Online: 27 de Setembro de 2019, 07:37:34 »
Demorou bastante mas a nossa corte mais alta, finalmente, começou a liquidar com a Lava Jato.

"Inovaram" juridicamente, sem a menor preocupação com a ética.

"Parabéns" para todos os bandidos, canalhas e corruptos que já estão presos ou que foram recém condenados, por que serão soltos e poderão aguardar em liberdade até que os seus casos prescrevam, 'perdidos nos corredores' da corte mais elevada do país.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2019, 07:39:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6543 Online: 27 de Setembro de 2019, 09:17:08 »

“Uns 20 anos” de bolsonarismo

Brasil 27.09.19 09:10

Marco Feliciano, em entrevista à Crusoé, disse que o projeto de poder de Jair Bolsonaro é para “uns 20 anos”.

Ele descartou uma candidatura de Sergio Moro em 2022:

“Não basta você ser um ícone da população se você não sabe conversar com ela. O ministro Moro é técnico, mas não é povão. Ele não é de rua. O político é de rua. O Bolsonaro é um político. Sai carregado nos braços.”

https://www.oantagonista.com/brasil/uns-20-anos-de-bolsonarismo/?utm_source=OA&utm_medium=leiamais&utm_campaign=interna&utm_content=1

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6544 Online: 27 de Setembro de 2019, 10:16:14 »

Bolsonaro tomou bolo de Trump e agora espera pelo menos um aperto de mão.

Por Fernando Brito Publicado por Diario do Centro do Mundo - 24 de setembro de 2019

POR FERNANDO BRITO

A comitiva presidencial de Bolsonaro desdobra-se para conseguir ao menos um shakehand, antes da hora de partir, entre o ex-capitão e Donald Trump, para atenuar o “bolo” que o presidente ganhou ontem no tal “jantar privado” que se havia anunciado entre os dois.

Mal ajambrado como sempre, pela exclusão dos diplomatas de carreira da organização das viagens, estruturadas pelo “núcleo ideológico” de Eduardo Bolsonaro, o episódio já virou chacota por lá, com gente dizendo que o presidente norte-americano foi ao barbeiro, em lugar de encontrar com Jair, ironizando o que este fez com o chanceler francês, dias atrás.

O máximo que conseguiram, até agora, foi uma declaração anódina do colega dos EUA, dizendo que Bolsonaro “is a good man“.

And so?

O filhote, mais preocupado com os movimentos conspiratórios à direita até de Trump foi se reunir com Steve Bannon, extremista detonado da equipe trumpista na Casa Branca. É a “diplomacia sem ideologia”, vê-se.

A verdade é que Bolsonaro está isolado e maldito mundo afora e ninguém quer se queimar com as cinzas de sua imagem.

A marquetagem restante foi só atravessar o saguão do hotel, com cara de poucos amigos e um colar dado pela índia – no devido traje rosa recomendado por Damares Silva – que levou a tiracolo, mesmo desautorizada pelos chefes tribais do Xingu, inclusive os do povo Kalapalo, ao qual pertence.

O jantar de gala terminou em pizza. Literalmente, numa pizzaria.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bolsonaro-tomou-bolo-de-trump-e-agora-espera-pelo-menos-um-aperto-de-mao-por-fernando-brito/

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6545 Online: 27 de Setembro de 2019, 10:21:56 »

“Vocês vão morrer”: força tarefa autorizada por Moro no PA obriga presas a sentar seminuas em formigueiro

Publicado por Diario do Centro do Mundo - 26 de setembro de 2019

A força tarefa foi solicitada ao ministro da Justiça pelo governador Helder Barbalho (MDB)

DO BRASIL DE FATO
POR CATARINA BARBOSA

As detentas do Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua, região metropolitana de Belém (PA), foram acordadas às 4 horas da manhã do dia 4 de setembro por homens da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), em sua primeira intervenção no presídio.

Os agentes atiraram bombas dentro dos cárceres e aplicaram spray de pimenta nas detentas. Em seguida, as mulheres foram obrigadas a ficar de roupa íntima, algumas tiveram que ficar completamente nuas. Depois, em procedimento, foram obrigadas a sentar no chão com as mãos na cabeça e receberam golpes de cassetete nas pernas e braços. Algumas foram arrastadas. Durante o tempo em que ficaram nessa posição, as mulheres foram privadas de água e receberam apenas uma alimentação por volta das 17h, após 13 horas.

A FTIP – convocada após o massacre ocorrido no Centro de Recuperação de Altamira, no sudeste do Pará, onde 58 pessoas morreram – também foi responsável por manter 80 detentas em uma única cela. Devido aos maus tratos, há relatos de presas que chegaram a desmaiar e elas contam que quem desmaiava era acordada com spray de pimenta nos olhos.

“Vocês vão morrer”, ameaçavam os agentes. Nas semanas seguintes, as mulheres usaram, somente, roupas íntimas por dois dias da mesma forma a que foram submetidos os homens do Centro de Recuperação de Altamira, que passaram uma semana usando, apenas, cueca.

Foram sete dias, sem fazer higiene pessoal. A comida ofertada vinha estava azeda ou crua ou malcozida e elas bebiam água da torneira. Há relatos de presas que menstruaram no próprio uniforme, porque não havia absorvente.

As violações de direitos humanos descritas acima constam no Relatório de Inspeção Carcerária do Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua.

O documento elaborado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará foi divulgado na última sexta-feira (20).

Humilhação, espancamento com cassetetes e socos são práticas descritas pelas presas como comuns por parte dos homens da FTIP. As presas entrevistadas apresentavam, em sua maioria, hematomas nos braços e pernas, algumas com marcas que sugerem que elas haviam sido arrastadas no chão.

Tortura “sinistra”

A força-tarefa, composta por agentes prisionais federais, foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a pedido do governador Helder Barbalho (MDB). Inicialmente, seria mantida por 30 dias, mas teve seu prazo prorrogado até o dia 27 de outubro.

A ideia era que os homens atuassem em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos. Mas no presídio de Ananindeua, os relatos são de tortura e violação de direitos humanos.

O relatório da OAB foi feito com base em uma inspeção realizada nos dias 11 e 12 de setembro. As mulheres tinham hematomas, além de irritações na pele provocadas pelas cargas excessivas de spray de pimenta a que foram submetidas.

A maior parte dos hematomas foram provocados nos braços e pernas, partes que ficaram expostas enquanto as mulheres estavam sentadas no chão com as mãos atrás da cabeça. De acordo com o documento, as presas ficaram nessa posição por aproximadamente cinco horas e receberam golpes de cacete pelo corpo sem poder reagir.

A pedido da CDH, 64 mulheres foram levadas até o Instituto Médico Legal Renato Chaves (IML) para exame de corpo de delito.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) afirmou em nota que os laudos periciais não constataram sinais de tortura ou qualquer tipo de violência.

O representante da CDH José Maria Vieira afirma que não há dúvidas de que as mulheres foram submetidas a agressões sucessivas e que a mecânica com a qual o exame é realizado é ineficiente. Ele acrescenta o fato de que o exame foi realizado mais de uma semana depois das agressões.

“Vamos cobrar as responsabilidades individuais pelas agressões. Conseguimos encaminhar 30 detentas para o exame de corpo delito no primeiro dia e 34 no segundo. Mas o que acontece? Aqui no estado do Pará há um quesito obrigatório no IML para que o perito diga se houve ou não tortura. Então, os laudos dizem que tem lesão, mas não tem tortura. Entretanto, eles não têm treinamento para dizer isso e algumas lesões foram feitas mais de oito dias antes, algumas lesões já tinham diminuído de tamanho, mas eram bem evidentes e a tortura não é apenas física ela é também psicológica. Mas elas ocorreram e foram sinistras e complicadas e elas foram documentadas”, afirma.

Uma análise dos laudos – especificamente do item “ofensa à integridade corporal ou saúde da periciada relacionada ao fato em apuração” – constata que o médico legista, Roberto Soares Hage, aponta que sim, houve ofensa à integridade corporal ou a saúde de diversas detentas.

As informações disponibilizadas pela Susipe trazem dados de apenas 55 das 64 detentas que foram encaminhadas pela OAB para perícia. Em 23 mulheres foram constatados algum tipo de agressão resultando em hematomas derivados de espancamento por cassetete, socos e há também relato de escoriações de uma presa que possivelmente foi arrastada.

Em oito detentas, o laudo aponta “não temos elementos suficientes para negar ou afirmar a ofensa”, mas nestes o médico descreve a presença de escoriações arroxeadas, azuladas ou ainda dor relatada pela detenta durante o exame.

Em 24 mulheres, não foram identificados lesões aparentes. Oito delas não tiveram o laudo divulgado.

Pimenta no olhos e apanhar de cassetete é tortura?

Segundo o artigo 1 da lei nº 9.455, de 1997, tortura é “constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental”. A Susipe e o Departamento Penitenciário Nacional (DPEN) dizem que não, que não houve tortura. As detentas dizem o contrário e as lesões confirmam agressões.

O advogado da OAB-Pará, José Vieira, explica que a vistoria só foi permitida com base em um decisão do juiz da quinta Vara Federal a partir de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

“Podemos apurar que ocorreram várias agressões, várias violências, uma sistematização da violência contra essas detentas, por meio de torturas psicológicas, torturas físicas, onde há um padrão de lesões físicas em função de uma tomada de procedimento de segurança em que as detentas têm que ficar imobilizadas e sentadas no chão”, relata.

Devido ao que foram submetidas, há mulheres com coceiras no corpo, corrimento, inflamações e infecções. Nenhum caso foi atendido pela equipe médica do presídio. Da série de violações, José Maria conta que os agentes chegaram até a obrigar as presas a sentar em cima de um formigueiro que existe no meio do pavilhão.

“Detentas que são colocadas em formigueiros para sentar em formigueira de calcinha e sutiã. Elas ficaram com as nádegas todas avermelhadas com marcas de formigas, um absurdo, um verdadeiro terror. As condições sanitárias são terríveis. Eu já participei de várias inspeções em presídios masculinos, enfim, já vi muita condição, mas dessa vez eu realmente fiquei impressionado negativamente. Realmente é uma situação assustadora”, lamenta.

O advogado conta ainda que a inspeção foi feita sem a presença de homens da FTIP a pedido dos advogados. “Nós tivemos até um problema com isso, porque alguns de nós fomos ameaçados pelo agentes no cumprimento da ordem judicial. Eu mesmo fui ameaçado por um agente da FTIP, mas isso não impediu a gente de realizar o trabalho”, garante.

Susipe

Em nota, a Susipe afirmou que, após as denúncias de tortura, 64 presas, “escolhidas pela equipe de inspeção técnica do Conselho Penitenciário, foram levadas para perícia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e todos os laudos apontaram que não houve tortura”. Já o Departamento Penitenciário Nacional, disse que “caso haja a identificação de pessoas, eventualmente, vítimas de tortura haverá o encaminhamento para exame pericial de lesão corporal junto ao Instituto Médico Legal – IML, para a verificação de vestígios de práticas que correspondam à tortura”.

A Suispe informa, ainda, que as visitas no presídio estão suspensas por 30 dias, mas há atendimento aos familiares por assistentes sociais e psicólogos. Os profissionais, ainda de acordo com a Superintendência, dão esclarecimentos e solicitam que familiares tragam calcinha e sutiã sem bojo nas cores estabelecidas portaria 513/2019, além de toalha branca e lençol sem elástico branco. A Susipe disse também que está disponibilizando calcinhas, kits de higiene e toalhas.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/voces-vao-morrer-forca-tarefa-autorizada-por-moro-no-pa-obriga-presas-a-sentar-seminuas-em-formigueiro/

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6546 Online: 30 de Setembro de 2019, 08:54:30 »

Especialista chileno desmente Paulo Guedes e exibe o fracasso da “capitalização”

Posted on 12 de abril de 2019, 13:10 by Tribuna da Internet

Uthoff, da Universidade do Chile demonstra o fracasso do sistema

Felipe Bianchi e Leonardo Wexell Severo

Portal Barão de Itararé

“Apesar dos subsídios estatais, 80% das aposentadorias pagas no Chile estão abaixo do salário mínimo e 44% estão abaixo da linha da pobreza. O sistema fracassou e seria uma completa loucura implementá-lo no Brasil”, afirma Andras Uthoff, professor da Universidade do Chile e consultor do Instituto Igualdad.

Doutor em Economia pela Universidade de Berkeley, ex-assessor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Uthoff avalia que “o sistema de capitalização tem levado multidões às ruas, pois empobrece idosos e nega direitos, enquanto é extremamente rentável às Administradoras de Fundos de Pensão (AFPs)”.

Diz o especialista que, devido à falta de transparência e à desinformação ditada pelos conglomerados da midia, somente aos se aposentarem é que as pessoas constatam quão negativo é este sistema. “A realidade está se impondo, demonstrando que a capitalização é um desastre. A realidade é nossa melhor aliada”, sintetiza Uthoff.

O sistema de Previdência chileno está em colapso?

É, sem dúvida, uma crise muito forte. O sistema das AFP não cumpriu a sua promessa. A promessa era simples: o participante desse modelo poderia aposentar-se com 70% do seu último salário. A média do que o sistema paga, hoje, é de 35%. Muito abaixo do prometido. Especialistas em fundos de pensão dizem que, com a atual estrutura, o sistema não tem como melhorar, pois não superará esses números. Estamos no meio de uma ampla discussão, no Chile, sobre qual será o futuro desse modelo. Há uma ofensiva ideológica que quer colocar ainda mais dinheiro nas Administradoras de Fundos de Pensão (AFPs), para consolidá-las e aprofundá-las. Por outro lado, estamos dizendo que é necessário dar fim a este modelo e apostarmos em alternativas. É um momento crucial para falarmos sobre o assunto.

No Brasil, diríamos que isso é “privatizar os lucros e socializar os prejuízos”.

Exato. É precisamente isso o que ocorre no Chile. E uma das questões que considero muito importante para o Brasil é algo que discutimos muito aqui nos anos 1990: fazer uma transição para um modelo como o chileno é extremamente caro. Você precisa se encarregar de resolver a questão das contribuições feitas no sistema antigo, o que tem um valor altíssimo. É dívida certa. No Chile, esse passivo custou três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do país – e o cidadão é quem paga por isso.

O que você tem a dizer sobre a prática de especulação por parte dessas empresas estrangeiras?

Não acho apropriado falarmos em especulação, pois o sistema é bem regulado em relação a investimentos por parte desses instrumentos financeiros. O que preocupa é que classificadores de risco orientam: as AFPs não podem fazer exatamente o que querem. O que questionamos é que o impacto real da contribuição no Chile é nulo e 40% dos fundos de pensão estão investidos no exterior, e não no Chile. Os outros 60% não são investimentos reais, mas meros instrumentos financeiros que não causam nenhum impacto na economia real do país.

O próprio ministro do Trabalho, Nicolás Monckeberg, reconhece publicamente a insustentabilidade deste sistema, apesar de sugerir remédios amargos para curar a doença. Se no Chile há uma ideia de que este modelo fracassou, o que te parece o Brasil, em 2019, propor a sua implementação?

O que tenho a dizer é que é uma completa loucura implementar um sistema nos moldes da Previdência chilena. É um sistema que vai na contramão do que significa a Seguridade Social. Você transforma um sistema baseado nos direitos do cidadão em um mercado obrigatório de contribuição. Ou seja, para quem não conseguir contribuir, o direito é negado. A grande maioria dos chilenos, hoje, não possui condições de contribuir regularmente. Apesar dos subsídios estatais, 80% das aposentadorias pagas no Chile estão abaixo do salário mínimo, e 44% estão abaixo da linha da pobreza. É um sistema que empobrece os idosos.

No Brasil, está na moda falar em “fake news”. É manipulação o superministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, classificar o modelo chileno como um sonho, uma fábula a ser copiada?
Em primeiro lugar, o modelo de Previdência do Chile é difícil de copiar, pois é um modelo que se implementa em ditaduras. Se não está numa ditadura, é muito difícil impor algo desse tipo. E eu, sinceramente, não quero e nem recomendo ao Brasil o retorno à ditadura. Em segundo lugar, também venderam muitas promessas ao povo chileno. O trabalhador receberia 70% de seu salário, algo que nunca aconteceu. É um sistema que se baseia em ilusões. Guedes pode dizer o que quiser e terá 30 anos, pelo menos, para que não seja desmentido. Mas eu posso te assegurar que não será como ele disse.

Recentemente, houve um bate-boca, na Câmara dos Deputados do Brasil, porque um parlamentar da oposição mencionou o aumento da taxa de suicídio entre idosos no Chile. Paulo Guedes foi à loucura, dizendo que era “fake news”. Guedes é íntimo da BTG Pactual, uma das intermediadoras financeiras que lucram com as AFP. Que interesses há por trás dessa reforma que Guedes defende, afinal?

Claramente, a intenção é poder administrar uma bela fatia do PIB do país, que é a contribuição dos trabalhadores. Fazê-lo através de uma intermediadora financeira como a BTG Pactual é um ótimo negócio. Não só porque você favorece seu grupo dentro da regulação estabelecida, mas também porque é um modelo puramente rentista. O trabalhador paga a sua parte independente se o sistema vai ou bem ou mal. Ele paga e, em consequência, a administradora sempre tem ingresso e ganha dinheiro. O investimento cai, mas a rentabilidade das AFPs segue em alta. Aqui no Chile, as AFPs recuperavam seu patrimônio em quase quatro anos. Uma taxa de retorno de quase 25% ao ano. Isso, agora, está diminuindo um pouco com a concorrência. Mas esse é o grande problema: ao invés de estarmos falando sobre direitos fundamentais do cidadão, estamos discutindo como você administra uma indústria de pensões. Deixamos de falar sobre Seguridade Social há muito tempo.

Como a administradora BTG Pactual, de Paulo Guedes, está envolvida na questão das AFPs chilenas?

A BTG Pactual pertence a um dos grupos financeiros vinculados às AFP. Fazem um trabalho financeiro que é bem regulado no Chile. A questão é: qual a utilidade disso para garantir boas aposentadorias para os cidadãos chilenos? Qualquer um pode falar bem ou falar mal do papel jogado pela BTG Pactual ou qualquer outra intermediadora financeira. A questão é: o que isso colabora com a Previdência? No Chile, a resposta está longe de ser boa. A boa rentabilidade das AFPs é inversamente proporcional às péssimas aposentadorias obtidas pelo cidadão chileno.

Quais os caminhos para superar este problema no Chile?

Há muita gente pensando alternativas para este modelo. Eu tenho uma proposta, mas há várias outras na mesa. Sou partidário do conceito de sistemas multipilares, mistos, típicos da social-democracia europeia. Eu creio que o Brasil tem um pouco disso. Eu não transformaria o sistema do Brasil, talvez apenas o melhoraria. Não o reestruturaria para um sistema de capitalização exclusivo, como o governo brasileiro deseja fazer. Por outro lado, há outras propostas, como a da organização No+AFP, que vem mobilizando muita gente. Eles advogam por um modelo de repartição tripartite. As mobilizações no Chile respondem a um profundo descontentamento com o sistema, não a uma solução. Ainda não há acordo sobre qual caminho é melhor, mas há pleno consenso de que estamos empobrecendo. É um grande debate. Por ora, o desafio é responder, com argumentos técnicos, a proposta de reforma apresentada pelo governo de Sebastian Piñera.

Qual a sua visão sobre o alto índice de suicídios entre os idosos no Chile?

Para ser sincero, passei a dar mais atenção para este tema recentemente. As pesquisas mostram, de fato, que há um crescimento no índice de suicídios de idosos no Chile. As razões são bem claras. Você soma a aposentadoria ínfima paga pelo sistema chileno ao fato de se tornar dependente de alguém, isso resulta em uma pessoa pobre e vulnerável. Apesar de não ser especialista no tema, me parece óbvio que isso favorece quadros de depressão.

Os oligopólios midiáticos de nosso continente são muito íntimos dos banqueiros. Há uma campanha midiática muito forte, no Brasil, em defesa da reforma da Previdência. Qual a sua avaliação sobre o papel que os meios de comunicação tiveram e ainda têm no Chile sobre este tema?

Lamentavelmente, o Chile se encontra totalmente fragmentado – socialmente, fisicamente e intelectualmente. Se você for a um seminário sobre sistema de pensões em um lugar chamado Casa Piedra, onde só se reúnem empresários, certamente só escutaremos maravilhas sobre esse sistema, que ele deve manter-se intocado, coisas assim. No mundo do trabalho e no movimento sindical, que são os donos dos fundos de pensão, que são os trabalhadores, há um profundo descontentamento. São dois mundos que não se comunicam. Por um lado, há um bom negócio. Por outro lado, temos um problema de economia política. Há duas avaliações do sistema completamente destoantes. Estamos neste debate ideológico de seguir implementando um modelo que pode ser muito bom para um grupo ou voltar a um sistema de Seguridade Social.

O tema ganha espaço no debate público à medida em que se aprofunda o drama. A própria realidade impõe o tema na agenda.
O fato é que ao sairmos de 17 anos de uma ditadura brutal, as pessoas têm medo. E hoje as pessoas têm medo de perder emprego. Então as formas de protesto são cuidadosas, para não se expor contrárias aos empresários. Porque isso está muito segmentado, ideologicamente segmentado, quase uma luta de classes, em que os empresários apoiam o modelo e os trabalhadores se opõem. É isso o que acontece e as pessoas têm medo.

E o papel dos meios de comunicação na manipulação e na invisibilização das informações?

Veja, este é um tema essencial. Quando existem poderes fáticos que se tornaram poderes econômicos e financeiros, percebe-se que vão pouco a pouco cooptando as pessoas. Porque falar como as coisas realmente são terá um custo, porque as pessoas têm medo de perder seu emprego, pois trabalham em um BTG Pactual ou numa instituição destas e não vão poder falar. Não se atrevem a dizer as coisas como são. Tenho colegas que em momento de eleições têm apoiado candidaturas e posteriormente em seus negócios perderam clientes.

Pensa que esta lógica consegue ser mantida por muito tempo?

Acredito que estamos começando a romper o cerco com as mobilizações, que começam a nos dar palanque, a abrir espaço para que sejamos ouvidos e não identificados como loucos. A realidade está se impondo, demonstrando que este sistema é um desastre. A realidade é nossa melhor aliada. A maioria da classe média no Chile sente-se vitoriosa se consegue comprar uma moradia. Se vive num edifício, é preciso pagar o condomínio. Atualmente as pessoas estão tendo que sair dos seus apartamentos, ir viver com familiares ou voltar para o campo porque não conseguem pagar sequer o condomínio. Mas a imprensa não informa sobre estes fatos. Se não há mobilizações e se não há denúncias, isso passaria despercebido.

A mídia atua para desinformar.
Por esta falta de transparências as pessoas não se dão conta do quão prejudicial é este sistema até que se aposentem. Quando chegas aos 65 anos podem dizer que você juntou 150 mil dólares. Fantástico, pensa o trabalhador, que nunca viu tanto dinheiro acumulado. Então diz: me deem, vou comprar um apartamento. Não pode, não é teu para fazer qualquer coisa. É teu somente para passar à seguradora ou à AFP para que te deem uma pensão. Te dá a sensação de que eles compram o apartamento, te alugam e te baixam a pensão. E são eles que ficam com o apartamento. Então até o momento de que você se aposenta, não se dá conta da situação em que se encontra. Chegam com um montão de assessores e não há um Estado para dizer se estão te assessorando bem ou assessorando mal e que com esses 150 mil dólares vais ter uma aposentadoria que é 30% do seu salário. Com sorte. É o cúmulo.

Na última mobilização havia uma jovem com um cartaz dizendo “Não quero que o meu futuro seja como o presente de minha avó”.
Tenho acompanhado muitos debates com o Partido Socialista nas comunidades e uma jovem me disse: veja, isso não nos ensinam nas escolas nem nas universidades, a gravidade deste sistema em que nos meteram. É exatamente isso, tens que ver a forma como seus avós estão vivendo para poder se dar conta do que está passando. Pela lógica deste sistema, toda a culpa é da pessoa. Se não tem um bom emprego, a culpa é tua; se o salário é baixo, a culpa é tua; se a Bolsa caiu, a culpa é tua; se aumentou a expectativa de vida, a culpa é tua; se não há um sistema de proteção, a culpa é tua. Isso precisa mudar.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Enviada pelo comentarista Carlos Frederico Alverga, essa matéria do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé demonstra claramente a gravidade da situação. A meu ver, a solução é reformar o atual sistema e extinguir as brechas da lei para sonegação, que existem aqui no Brasil e serão motivo de outros artigos aqui na TI. (C.N.)

http://www.tribunadainternet.com.br/especialista-chileno-desmente-paulo-guedes-e-exibe-o-fracasso-da-capitalizacao/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6547 Online: 30 de Setembro de 2019, 09:09:52 »

“Uns 20 anos” de bolsonarismo

Brasil 27.09.19 09:10

Marco Feliciano, em entrevista à Crusoé, disse que o projeto de poder de Jair Bolsonaro é para “uns 20 anos”.

Ele descartou uma candidatura de Sergio Moro em 2022:

“Não basta você ser um ícone da população se você não sabe conversar com ela. O ministro Moro é técnico, mas não é povão. Ele não é de rua. O político é de rua. O Bolsonaro é um político. Sai carregado nos braços.”

https://www.oantagonista.com/brasil/uns-20-anos-de-bolsonarismo/?utm_source=OA&utm_medium=leiamais&utm_campaign=interna&utm_content=1

Ironia:

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pt-pede-investigacao-de-blog-que-ataca-igreja,626987

O Diretório Estadual do PT fez hoje representações à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público - além de registrar boletim de ocorrência na polícia - para que seja investigado o blog "Onda Vermelha - PT +20 Anos no Poder", o qual faz ataques à Igreja Católica em nome do partido. Em uma nota divulgada hoje, o presidente do PT paulista, deputado estadual eleito Edinho Silva, afirma que o blog é falso, não representa a posição do partido e informa que a assessoria jurídica da campanha de Dilma Rousseff (PT) foi acionada para tomar medidas judiciais.

[...]

Ainda está no ar:

https://pt20anos.wordpress.com/2010/10/18/a-igreja-e-contra-pt-vamos-combatela/

Citação de: JJ
Especialista chileno desmente Paulo Guedes e exibe o fracasso da “capitalização”

https://www.mercer.com.br/newsroom/indice-global-mercer-melbourne-de-sistemas-previdenciarios-2018-ranking.html

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6548 Online: 30 de Setembro de 2019, 09:18:33 »

O Marco Feliciano foi apenas um pouco sincero ao revelar o projeto de poder do Messias. 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6549 Online: 30 de Setembro de 2019, 11:09:34 »

Para Aldo Rebelo, ‘Bolsonaro acertou ao falar da Amazônia desconhecida’ na ONU

Publicado em 30 setembro, 2019 7:09 am

Aldo Rebelo
Do Correio Braziliense:

O presidente Jair Bolsonaro abordou corretamente em seu discurso na ONU, na semana passada, a existência de uma Amazônia desconhecida, tratada pelas ONGs como um paraíso intocável. A opinião não é de nenhum seguidor do presidente ou de um líder declarado de direita. É de Aldo Rebelo, ex-militante histórico do PCdoB que foi presidente da Câmara e ocupou os ministérios de Defesa, Esporte, Ciência e Tecnologia e articulação política nos governos do PT. Fora da vida política, ele é filiado hoje ao Solidariedade, que faz parte do Centrão no Congresso. Segundo Aldo, o ambientalismo pode carregar interesses legítimos, mas também pode ser o vetor para a interferência de países fortes sobre nações frágeis.

O sr. viu algum ponto positivo no discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU?

Sim. A abordagem da questão da Amazônia a partir de uma perspectiva que não é a das ONGs, que tratam a floresta como um santuário desantropizado. Ou seja, para essas pessoas, parece que não mora ninguém na Amazônia. E lá vive a população mais abandonada no Brasil, que são os índios e ribeirinhos, com a mais alta taxa de mortalidade e analfabetismo. Eu vi municípios sem médicos e que dependem da única instituição que esta lá presente: as Forças Armadas. O presidente abordou corretamente essa outra Amazônia praticamente desconhecida. Mas Bolsonaro assumiu uma posição muito defensiva no caso da Amazônia. Podia ser mais explicativa. Basta recorrer aos grandes intelectuais que abordaram a questão da Amazônia. Os ensaios do Euclydes da Cunha, o Josué de Castro com o livro Geografia da Fome e outros.

(…)

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/para-aldo-rebelo-bolsonaro-acertou-ao-falar-da-amazonia-desconhecida-na-onu/

--------------------------------------

Um  comunista  falando bem do Bolsonaro  :susto:  ,  os bolso minions  vão entrar em parafuso  :hihi:

Ponto para a teoria que diz que na verdade o bolso  naro   é um agente comunista disfarçado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!