Autor Tópico: Homem × Mulher: O tópico  (Lida 64838 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Mulheres céticas
« Resposta #375 Online: 11 de Junho de 2006, 23:18:45 »
Por aqui se chega ao Teste. E é o das 5 casas mesmo. Desses de palavras-cruzadas.
Se foi mesmo o Einstein quem fez, e a IstoÉ afirma que sim, ele estava era muito à toa. :biglol:

http://istoe.terra.com.br/istoedinamica/testes/einstein/einstein_01.asp
« Última modificação: 11 de Junho de 2006, 23:22:42 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #376 Online: 11 de Junho de 2006, 23:49:23 »
:tintin:

Hahaha, vc que me baniu?? Que absurdo.. Que comunidade cetica é essa que banem sem mais nem menos, ainda mais por alguem chegar aqui e falar a verdade?

Postei 100 vezes no mesmo topico pra falar a mesma coisa 100 vezes. No começo foi apedrejado pela panelinha no seu medo de saber a verdade.

Depois a panelinha nao resistiu as provas postadas por mim e caiu na realidade.

Depois digo outra verdade, a menina ai, moderadora, mentiu. Só para desqualificar uma revista que no final nao se mostrou necessaria para defender meu ponto de vista.

Internet é uma coisa complicada mesmo, nunca tem menina mesmo, quando tem, ganha as coisas nao por competencia mas sim por ser menina.

Bom, não vou prolongar a pendenga, até porque o membro foi banido por trollismo (e não por ad hominem - ou ad meninam :P), depois de receber merecidamente um cartão amarelo (que não obstrui a conta, apenas alerta conduta). O fato é que apenas hoje retornei a acessar o fórum, e me espantei com o rumo das coisas... será que isso era necessário?

:amarelo:

Se nosso colega Venow tivesse lido as regras do fórum não teria tido problemas, primeiramente porque não teria usado de falácias, e depois porque saberia que o cartão amarelo é justamente o que o nome indica. Saberia, portanto, que sua conta não estava desativada, e que poderia continuar acessando o fórum sem problemas desde que se mantivesse nas regras de conduta que reduzidamente pedem apenas por respeito aos demais usuários do fórum. Desta forma, não teria sido bloqueado por trollismo, e não teria novamente reforçado suas ofensas (bem típico de criança contestada). Como ele suspeitou que eu o tivesse banido, também não leu sobre a regra de não-envolvimento, e não está familiarizado com o funcionamento da administração do CC.

...O que nos leva à conclusão de que talvez nossos membros não estejam lendo as regras do fórum. :contrato2:

O ponto principal é que o colega se contradiz na sua "postagem de desabafo", uma vez que narra que postou mais de cem mensagens e diz foi apedrejado... se tivesse sido recebido e tratato de forma tão austera, não teria ficado no fórum a ponto de postar tanto. Se o banimento dependesse de vontade da panelinha, teria sido banido nas primeiras mensagens.

Mas acho que o desfecho desta história reflete bem um dos problemas enfrentados pelas mulheres. É muito comum que homens, ao sentirem-se superados em alguma situação, ou quando vêem podadas suas possibilidades e há uma mulher envolvida, afirmarem que o fato ocorreu por "proteção à fêmea indefesa". Isso pra mim tem outro nome: dor de cotovelo.  :pisca:

Se fosse o contrário, um homem chamando outro homem de mentiroso e sem caráter, será que dele seriam exigidas provas? Será que o agressor não teria errado, da mesma forma?

:triste:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 11 de Junho de 2006, 23:55:12 »
...O que nos leva à conclusão de que talvez nossos membros não estejam lendo as regras do fórum.

Logo que li as primeiras postagens do fulano, alertei para isso. No entanto, a opinião corrente à época é que valia a pena dar corda, a despeito disso.
Sendo assim, ele não pode reclamar disso, pois atitude geral foi de permissividade.

Se fosse o contrário, um homem chamando outro homem de mentiroso e sem caráter, será que dele seriam exigidas provas?

Eu de minha parte, teria sim, com certeza.

E de quebra, ainda chamava para um duelo, armas à escolha. :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #378 Online: 12 de Junho de 2006, 00:24:31 »
Por aqui se chega ao Teste. E é o das 5 casas mesmo. Desses de palavras-cruzadas.
Se foi mesmo o Einstein quem fez, e a IstoÉ afirma que sim, ele estava era muito à toa. :biglol:

http://istoe.terra.com.br/istoedinamica/testes/einstein/einstein_01.asp

Ah, se fosse mais claro quando coloca a relação do cigarro Charme com o bebedor de água e criador de gato, ficaria mais fácil... como dá pra encaixar de duas formas, quebra uma vez....

:P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #379 Online: 12 de Junho de 2006, 00:26:40 »
...O que nos leva à conclusão de que talvez nossos membros não estejam lendo as regras do fórum.

Logo que li as primeiras postagens do fulano, alertei para isso. No entanto, a opinião corrente à época é que valia a pena dar corda, a despeito disso.
Sendo assim, ele não pode reclamar disso, pois atitude geral foi de permissividade.

Se fosse o contrário, um homem chamando outro homem de mentiroso e sem caráter, será que dele seriam exigidas provas?

Eu de minha parte, teria sim, com certeza.

E de quebra, ainda chamava para um duelo, armas à escolha. :histeria:

:starwars:

Luz

• Visitante
« Resposta #380 Online: 12 de Junho de 2006, 09:11:24 »
Nina e HSette, é o teste das 5 casas mesmo. Eu fui naquele endereço que coloquei. E existem outros testes lá. Tentem, se interssar, apenas rachacuca.com.br; É apenas diversão, para quem acha divertido fazer testes. Sobre a autoria dos testes nunca encontrei nada que a questionasse, ao contrário, quase tudo que fala a respeito desse teste o delega a Einsten, por isso nunca questionei. Agora, que isso foi levantado é que pensei a respeito.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 12 de Junho de 2006, 09:18:32 »
Pelo que li em outros sites, parece que é mesmo de autoria do Einstein.
Ele era chegado neste tipo de entretenimentos.

Mas eu também acho que não serve como indicador de QI. Isso deve ter sido inventado depois. A questão ali é mais de paciência e método.
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #382 Online: 12 de Junho de 2006, 14:22:31 »
O problema é que estes sites geralmente repetem outras fontes sem questionar. É parecido com aqueles textos atribuídos ao Luís Fernando Veríssimo. Alguém cria a lenda urbana e os outros repetem, depois de um tempo está todo mundo repetindo e acreditando.

Nunca vi esse teste ser atribuído a Einstein em nenhuma biografia séria, como as escritas por Abraham Pais. Portanto, na minha opinião, não passa de lenda urbana até prova em contrário.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Luz

• Visitante
« Resposta #383 Online: 12 de Junho de 2006, 16:52:23 »
Tenho uma amigo que faz história, ele aprendeu no curso que a Internet em sua grande parte não é confiável, mas uma boa tática que podemos utilizar é ver se o material apresentado apresenta também as biografias utilizadas em seu estudo. Não é cem por cento seguro, mas é uma indicador.

O problema é que estes sites geralmente repetem outras fontes sem questionar. É parecido com aqueles textos atribuídos ao Luís Fernando Veríssimo. Alguém cria a lenda urbana e os outros repetem, depois de um tempo está todo mundo repetindo e acreditando.

Nunca vi esse teste ser atribuído a Einstein em nenhuma biografia séria, como as escritas por Abraham Pais. Portanto, na minha opinião, não passa de lenda urbana até prova em contrário.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #384 Online: 12 de Junho de 2006, 18:58:48 »
O teste de Einstein ou de qualquer desocupado, é até legalzinho! Eu sempre via naquelas revistas de palavras cruzadas. A questão do teste é paciência e falta do que fazer mesmo! (na falta do que fazer, acabei fazendo)! O resultado enviarei pro e-mail do banido V3now!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #385 Online: 12 de Junho de 2006, 19:30:08 »
 :histeria: :histeria: :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Offline Messiah

• Nível 08
  • *
« Resposta #386 Online: 12 de Junho de 2006, 20:46:39 »
Há uma falta de mulheres não somente nesse fórum, mas também em diversos outros fóruns de assuntos mais "inteligentes", por assim dizer. E não somente nisso, mas há também poucas mulheres em diversos tipos de atividades. Bem como a música. Por mais que o número de mulheres em bandas (ou bandas apenas de mulheres) venha crescendo, ainda há uma enorme predominância masculina no meio.
Não estou dizendo que as mulheres sejam inferiores nem nada assim. Muito pelo contrário, esse aparente desinteresse feminino me desagrada muito. Mas me pergunto qual seria a causa disso. Será que as mulheres recebem uma educação tão diferente em nossa sociedade, de forma que acabam se voltando a outros tipos de pensamentos e atividades?

Por outro lado, veja que o número de homens idiotas comparado ao número de mulheres idiotas é proporcional.

Luz

• Visitante
« Resposta #387 Online: 13 de Junho de 2006, 08:41:54 »
Você tem razão e ninguém em sã consciência pode negar isso, talvez sejam várioas fatores reunidos ou apenas uma questão física ou mesmo genética. Mas entre todos há uma fator que acho importante observar. Faz apenas algumas décadas que a mulher está realmente atuando na história, antes disso ocorreram apenas fatos isolados e mesmo assim, nesse momento, em diversas culturas, as mulheres continuam subjulgadas. A mudança propriamente dita ainda não aconteceu, o processo está em andamento. O que levou séculos sendo construído exige tempo para ser descontruído, principalmente, na mente humana.

Há uma falta de mulheres não somente nesse fórum, mas também em diversos outros fóruns de assuntos mais "inteligentes", por assim dizer. E não somente nisso, mas há também poucas mulheres em diversos tipos de atividades. Bem como a música. Por mais que o número de mulheres em bandas (ou bandas apenas de mulheres) venha crescendo, ainda há uma enorme predominância masculina no meio.
Não estou dizendo que as mulheres sejam inferiores nem nada assim. Muito pelo contrário, esse aparente desinteresse feminino me desagrada muito. Mas me pergunto qual seria a causa disso. Será que as mulheres recebem uma educação tão diferente em nossa sociedade, de forma que acabam se voltando a outros tipos de pensamentos e atividades?

Por outro lado, veja que o número de homens idiotas comparado ao número de mulheres idiotas é proporcional.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #388 Online: 13 de Junho de 2006, 09:56:01 »
Bem, concordo em termos! Mas as coisas estão mudando bastante. Na área que atuo a maioria esmagadora são mulheres!

Na música, é um tanto relativo, pra mim, por exemplo, no Brasil as mulheres são imbatíveis, já em outros países a maioria segue a linha gostosa, sem comprometimento musical! Quanto às bandas, realmente poucas com vocal feminino me agradam, principalmente porque algumas criam arremedos de homem. Prefiro autenticidade e feminilidade, sem sexismo e apelo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #389 Online: 13 de Junho de 2006, 13:04:18 »
há duas outras possibilidades para explicar-se isso, além de fatores históricos e culturais (além, mas não excludentemente).

Uma é que homens, pela teoria da evolução da mente humana por seleção sexual, seriam naturalmente mais "exibidos", consciente ou inconscientemente. As mulheres usariam as capacidades mais para avaliação necessária para seleção de verdade, do que para exibição. Isso nem precisa ser algo biologicamente determinado. Acho que tendências mínimas poderiam servir de molde para a cultura, ou mesmo se dar de forma totalmente cultural, e ser reprodutivamente vantajoso da mesma forma.

Outra idéia é que o cromossomo Y tendo partes não homólogas no X, eventualmente teria genes que dariam diferenças (tanto para boas quanto para ruins, mais provavelmente para ruins, pela natureza das mutações) em diversas capacidades, e não estariam presentes nas mulheres. Mas acho que essa restringe bastante onde procurar, ainda mais porque, teoricamente, o filho de um gênio também herdaria esse gene, então deveriam ser muito mais evidentes linhagens inteiras com homens notáveis, e seria relativamente pequena a área a ser analisada para encontrar o gene responsável. A menos é claro, que se postulasse coisas meio ad-hoc como que, apesar da herança desse gene, outros genes de outros cromossomos eventualmente anulam esse efeito...

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #390 Online: 13 de Junho de 2006, 19:26:36 »
Eu não associaria o "ser cético" a ser "inteligente" com muita pressa... Apesar da curiosidade e da contestação de verdades absolutas levarem ao conhecimento. Aqui no fórum 50% das discussões são do tipo "vamos malhar a crença dos outros" do que qualquer outra.

Talvez seja esse tipo de discussão que deixe as mulheres de fora.
Fanática contra o fanatismo. (Bertrand Russel)

Luz

• Visitante
« Resposta #391 Online: 14 de Junho de 2006, 09:07:49 »
Eu recomendaria aos visitantes desse forum a ler, ao menos, o cápitulo 23 "Maxwell e os nerds" do livro "O mundo assombrado pelos demônios - a ciência vista como uma vela no escuro" de Carl Sagan, acredito, um dos nomes respeitados pelos céticos.
Ele demonstra claramente a ineficiência da análise simplista das esteriotipações tipo "mulheres céticas" atuando como uma espécie de desintoxicação de pre-conceitos. Tudo que levamos em conta para fazer análises de gênero é muito pouco perto do que deixamos de analisar.

Atheist

• Visitante
« Resposta #392 Online: 14 de Junho de 2006, 12:48:08 »
Outra idéia é que o cromossomo Y tendo partes não homólogas no X, eventualmente teria genes que dariam diferenças (tanto para boas quanto para ruins, mais provavelmente para ruins, pela natureza das mutações) em diversas capacidades, e não estariam presentes nas mulheres. Mas acho que essa restringe bastante onde procurar, ainda mais porque, teoricamente, o filho de um gênio também herdaria esse gene, então deveriam ser muito mais evidentes linhagens inteiras com homens notáveis, e seria relativamente pequena a área a ser analisada para encontrar o gene responsável.

Algo ligado ao Y excluiria completamente a característica de mulheres, o que não é real para nada discutido até aqui. Embora possa haver mais homens em várias áreas, sempre há mulheres tão boas quanto ou até melhores, mesmo que em menor número.

Em muitos casos, algumas características parecem ser ligadas ao X por estarem presentes principalmente em homens, mas quando se analisa mais profundamente se percebe que as características em si são autossômicas, mas os hormônios masculinos as influenciam. Um dos casos é a cardiomiopatia hipertrófica, que é causa de morte súbita em atletas.

O fato é que não dá pra negar as diferenças neurológicas entre homens e mulheres. Usar isso como meio de segregação ou preconceito é que não está correto, pois é impossível determinar se uma maneira de pensar pode ser mais correta que outra quando se chega ao mesmo ponto.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #393 Online: 14 de Junho de 2006, 13:07:40 »
Tem características neurológicas que eu não faço idéia como explicar. Já que o amigo pseudo saiu do tópico, podemos discutir de forma mais científica!

Como explicar as diferenças no tamanho de algumas áreas do cérebro...se não me engano, o corpo caloso é maior na mulher, hipófise, e outras...

Fico imaginando se essas diferenças não seriam ocasionadas por receptores que são mais sensíveis à ação de algum tipo de hormônio, e numa determinada quantidade, já que, testosterona não é exclusive de homens, assim como progesteronas não são restritas às mulheres.

Diferenças existem, mas explicar como..não faço idéia, sei que a possibilidade de um gene pra tal função no diminuto Y é praticamente nula. Quem sabe a expressão do gene SRY seja a resposta (deve ter algum ou vários trabalhos sobre isso)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #394 Online: 30 de Julho de 2006, 21:54:14 »
acho que pode ser interessante quanto a essas coisas de QI, estereótipos raciais e sexuais por imposições culturais, e etc: Pygmalion effect.

Basicamente, um cientista fez um experimento em que professores eram levados a crer que dariam aulas para alunos melhores que a média, quando esses alunos eram perfeitamente normais, e foram simplesmente sorteados. Mas mesmo assim, obtiveram desempenho melhor e maior aumento de QI do que a média dos alunos que os professores acreditavam ser alunos medianos.

Fico imaginando se esse tipo de coisa, de umas correntes que vêem e promovem a correlação de QIs baixos com grupos raciais como algo biologicamente determinado, não acaba tendo um efeito parecido, talvez criando, ou no mínimo funcionando paralelamente com culturas de pessimismo, "ninguém vai dar emprego para mim porque eu sou negro", e coisas do tipo (bem como as contrárias, como "japoneses e indianos se dão bem, são inteligentes, vou me dar bem porque sou japonês).

Offline Frâncio Almeida

• Nível 04
  • *
« Resposta #395 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:48:40 »
Mulheres são minoria em áreas céticas ou científicas da net, mas ela não dão a mínima pra isso, talvez seja interesses diferente mesmo.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #396 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:08:17 »
Elas ficam visitando o site da ana maria praga pra pegar a receita do bóbó de camarão para fazer pro maridão.

Não deseje.

Atheist

• Visitante
« Resposta #397 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:41:50 »
acho que pode ser interessante quanto a essas coisas de QI, estereótipos raciais e sexuais por imposições culturais, e etc: Pygmalion effect.

Basicamente, um cientista fez um experimento em que professores eram levados a crer que dariam aulas para alunos melhores que a média, quando esses alunos eram perfeitamente normais, e foram simplesmente sorteados. Mas mesmo assim, obtiveram desempenho melhor e maior aumento de QI do que a média dos alunos que os professores acreditavam ser alunos medianos.

Fico imaginando se esse tipo de coisa, de umas correntes que vêem e promovem a correlação de QIs baixos com grupos raciais como algo biologicamente determinado, não acaba tendo um efeito parecido, talvez criando, ou no mínimo funcionando paralelamente com culturas de pessimismo, "ninguém vai dar emprego para mim porque eu sou negro", e coisas do tipo (bem como as contrárias, como "japoneses e indianos se dão bem, são inteligentes, vou me dar bem porque sou japonês).

Caramba... isso pode dar combustível para livros e sistemas de auto-ajuda...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #398 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:57:53 »
Elas ficam visitando o site da ana maria praga pra pegar a receita do bóbó de camarão para fazer pro maridão.

Talvez na mesma proporção  dos cuecas que acessam a net para ver pornografia ou o bolão de futebol no site da ESPN (embora ache que estes superam as cozinheiras em número)....

Ah, caiam na real... tem muito mais homem à toa pela net do que mulheres. Isso certamente define também quem acessa mais o site do tempo ou do CC.

:P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #399 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:59:07 »
Mulheres são minoria em áreas céticas ou científicas da net, mas ela não dão a mínima pra isso, talvez seja interesses diferente mesmo.

Pois é... mas são maioria nas universidades... o que talvez indique que o meio virtual é mais atrativo para portadores de cromossomos Y.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!