Autor Tópico: Homem × Mulher: O tópico  (Lida 64837 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Mulheres céticas
« Resposta #350 Online: 06 de Junho de 2006, 08:19:26 »
Esse tópico ainda está aqui?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #351 Online: 06 de Junho de 2006, 09:26:43 »
O assuntou deu o que tinha que dar eu acho...:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #352 Online: 06 de Junho de 2006, 12:46:41 »
O assuntou deu o que tinha que dar eu acho...:lol:
De fato hehehe... cabo a graça :(

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #353 Online: 06 de Junho de 2006, 13:07:51 »
V3noW, como eu disse, pra eu fazer esse tipo de teste, só com remuneração, uma remuneração boa suficiente pra eu fazer uma cirurgia de miopia, depois deles. São bonitinhos, dá pra entender bem a lógica pelos padrões repetitivos ou alternados de cores e figuras. Se quiser, te dou as dicas pra tu te sair bem, mas eu, to fora!:D

É... oque vale ai é a velocidade que vc faz, a velocidade do seu raciocinio.... Com bastante tempo qualquer 1 acerta tudo...

Uai, não ia pagar? Paga quanto?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #354 Online: 06 de Junho de 2006, 13:30:52 »
Será que só eu lembro do frenesi daqueles livros de "quociente emocional" lançados nos anos 90?
Acho tão reducionista colocar QI como algo que ateste competência metal, quanto colocar o QE como algo que ateste desenpenho exemplar em equipes.

Nunca fiz pra valer, mas acho que um teste de QI não seria capaz de extrair todas as qualidades necesárias para fazer um bom biólogo. QI, então, é limitado, e não serve para avaliar quão bom é um profissional. Creio que mesmo em áreas onde o raciocínio lógico é o fator que mais pesa no sucesso do profissional, seria errado afirmar que apenas ele seria suficiente. A questão é multifatorial.

Quanto ao fato de mais homens preferirem cursos das exatas, e mulheres serem mais raras, acho que vai mais do tipo de aptidão requerida além do raciocínio lógico. Normalmente, quem trabalha com áreas moleculares na biologia precisa ter uma capacidade de abstração muito grande, tal qual o pessoal das exatas. Como geralmente mais mulheres fazem biologia e dominam inclusive esta área, creio que seria um tanto equivocado achar que estas não teriam aptidão para o raciocínio lógico. Vide áreas como biofísica, por exemplo. Eu não conheço nenhum biofísico... mas na essência, a biofísica não é tão distante da física. Ela apenas soma pressupostos de duas outras áreas. Talvez o mais importante seja a motivação na escolha do curso, e não necessariamente a aptidão para o raciocínio lógico.

Eu acho muito chata a área de tecnologia, tanto que não consigo nem assistir programas como "maravilhas modernas"... acho sacal. Entretanto, qualquer coisa que envolva bioquímica, astronomia, evolução, são o máximo pra mim. Tanto, que eu escolhi minha área quando estava no final do 1o. colegial. Agora, sabendo que o conhecimento não tem fronteiras, quem poderia dizer que uma ou outra forma de conhecimento está limitada a cada ciência? Por acaso, o próprio astrônomo, não depende enormemente do raciocínio lógico? E quando se pensa na integração das vias metabólicas, a abstração não é importante para o bioquímico? Ou para o biólogo evolutivo, será que a dinâmica populacional, escrita em números, mas abstraída, não é fundamental para entender-se os processos evolutivos?

Acho que a motivação é quem determina a escolha das áreas de atuação, tanto que a maioria dos acadêmicos não tem muitos conhecimentos sobre o curso que está cursando até deparar-se com a experiência profissional. Apenas dentro da universidade é que todas as opções são conhecidas (normalmente).

v3nOw, ainda estou esperando você provar minha "falta de caráter", conforme sua afirmação na página 9.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 06 de Junho de 2006, 13:34:24 »
Será que só eu lembro do frenesi daqueles livros de "quociente emocional" lançados nos anos 90?
Você faria um favor a humanidade se também conseguisse, como eu, nunca mais lembrar! (até voce ter mencionado) :D

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #356 Online: 06 de Junho de 2006, 13:53:16 »
Você faria um favor a humanidade se também conseguisse, como eu, nunca mais lembrar! (até voce ter mencionado) :D

:histeria:

Acho que na casa dos meus pais ainda tem um.... meu tio me emprestou e eu nunca li... antes de entrar na universidade, ainda...

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #357 Online: 06 de Junho de 2006, 17:18:27 »
Acho tão reducionista colocar QI como algo que ateste competência metal, quanto colocar o QE como algo que ateste desenpenho exemplar em equipes.

Nunca fiz pra valer, mas acho que um teste de QI não seria capaz de extrair todas as qualidades necesárias para fazer um bom biólogo. QI, então, é limitado, e não serve para avaliar quão bom é um profissional. Creio que mesmo em áreas onde o raciocínio lógico é o fator que mais pesa no sucesso do profissional, seria errado afirmar que apenas ele seria suficiente. A questão é multifatorial.

Quanto ao fato de mais homens preferirem cursos das exatas, e mulheres serem mais raras, acho que vai mais do tipo de aptidão requerida além do raciocínio lógico. Normalmente, quem trabalha com áreas moleculares na biologia precisa ter uma capacidade de abstração muito grande, tal qual o pessoal das exatas. Como geralmente mais mulheres fazem biologia e dominam inclusive esta área, creio que seria um tanto equivocado achar que estas não teriam aptidão para o raciocínio lógico. Vide áreas como biofísica, por exemplo. Eu não conheço nenhum biofísico... mas na essência, a biofísica não é tão distante da física. Ela apenas soma pressupostos de duas outras áreas. Talvez o mais importante seja a motivação na escolha do curso, e não necessariamente a aptidão para o raciocínio lógico.

Eu acho muito chata a área de tecnologia, tanto que não consigo nem assistir programas como "maravilhas modernas"... acho sacal. Entretanto, qualquer coisa que envolva bioquímica, astronomia, evolução, são o máximo pra mim. Tanto, que eu escolhi minha área quando estava no final do 1o. colegial. Agora, sabendo que o conhecimento não tem fronteiras, quem poderia dizer que uma ou outra forma de conhecimento está limitada a cada ciência? Por acaso, o próprio astrônomo, não depende enormemente do raciocínio lógico? E quando se pensa na integração das vias metabólicas, a abstração não é importante para o bioquímico? Ou para o biólogo evolutivo, será que a dinâmica populacional, escrita em números, mas abstraída, não é fundamental para entender-se os processos evolutivos?

Acho que a motivação é quem determina a escolha das áreas de atuação, tanto que a maioria dos acadêmicos não tem muitos conhecimentos sobre o curso que está cursando até deparar-se com a experiência profissional. Apenas dentro da universidade é que todas as opções são conhecidas (normalmente).

v3nOw, ainda estou esperando você provar minha "falta de caráter", conforme sua afirmação na página 9.

Se ela fizer o teste na minha frente e tirar 180, eu do oque ela quiser... Agora por aqui fica bemm dificil né.

Quanto a voce, voce disse que teve artigo na super de pessoa que tava no colegial.... Todo mundo sabe que as coisas nao sao assim, entao nem queira discutir, vc mentiu.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #358 Online: 06 de Junho de 2006, 17:38:12 »
Quanto a voce, voce disse que teve artigo na super de pessoa que tava no colegial.... Todo mundo sabe que as coisas nao sao assim, entao nem queira discutir, vc mentiu.

Prove.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #359 Online: 06 de Junho de 2006, 17:40:53 »
Acho que me enganei...:hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #360 Online: 06 de Junho de 2006, 17:41:49 »
Acho que me enganei...:hein:

Era só um coffee break! :P

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #361 Online: 06 de Junho de 2006, 21:58:53 »

Prove.

Ué, voce quem falou primeiro.  Voce que tem que provar... Coisa impossivel de fazer né...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #362 Online: 07 de Junho de 2006, 00:45:52 »
Se você tivesse ficado quieto... mas você disse que eu menti, falou que me faltava caráter. Você chamou a responsabilidade de provar para si.

Agora aguenta e pára de chorar.

Prova logo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #363 Online: 07 de Junho de 2006, 00:55:51 »
Não preciso nem dizer que isso é ad hominem, né? Eu também poderia pedir à moderação que agora explicasse pra você que não é educado ficar chamando os debatedores de desonestos (consta nas regras com as quais você concordou quando do seu cadastro no fórum)... você abusou no tópico todo, mas foi levado em consideração seu nível iniciante no fórum. Certos hábitos são desenvolvidos com o tempo, e este é particularmente importante.

E como você disse várias vezes que quem publica artigos na Superinteressante é "pelo menos professor de federal", então você ainda está nos devendo os currículos destes professores.

E ainda, para dizer que eu menti, você precisa saber também por quem são escritas as reportagens não assinadas, curtas e "curiosidades" que recheiam a revista.

rizk

• Visitante
« Resposta #364 Online: 07 de Junho de 2006, 11:20:35 »
O menino se meteu numa encrenca, agora.

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #365 Online: 07 de Junho de 2006, 14:28:13 »
Se você tivesse ficado quieto... mas você disse que eu menti, falou que me faltava caráter. Você chamou a responsabilidade de provar para si.

Agora aguenta e pára de chorar.

Prova logo.

Voce queria que eu ficasse queto?

Quer dizer que as regras do forum me proibem de dizer que alguem esta mentido? Assim ficaria impossivel discutir com alguem que mentiu para desqualificar meus argumentos.

Bom, primeira coisa que eu estava falando de uma reportagem de capa. Como todas,  era devidamente assinada. E as curiosidades maiores sao todas assinadas. As pequena curiosidade que ficam em cima da pagina nao sao, mas sao coisas do livros do recordes... Ou ainda coisas do tipo "uma abelha bate as asas 100 vezes por segundo".

Bom, voce pode chamar ou se fazer da moderaçao que for, mas voce sabe que voce mentiu.

Posso até nao ser muito paciente mesmo, mas sei voltar atraz. E desde que eu me lembre nunca faltei com a verdade.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #366 Online: 07 de Junho de 2006, 18:45:42 »
Prove que menti, ou peça desculpas publicamente por chamar-me de mentirosa.

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #367 Online: 07 de Junho de 2006, 21:45:00 »
hehe cansei.... desculpa nina  :hihi:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #368 Online: 07 de Junho de 2006, 23:15:33 »
 :tintin:

Offline Fidel Castro

• Nível 00
  • *
« Resposta #369 Online: 10 de Junho de 2006, 01:52:29 »
:tintin:

Hahaha, vc que me baniu?? Que absurdo.. Que comunidade cetica é essa que banem sem mais nem menos, ainda mais por alguem chegar aqui e falar a verdade?

Postei 100 vezes no mesmo topico pra falar a mesma coisa 100 vezes. No começo foi apedrejado pela panelinha no seu medo de saber a verdade.

Depois a panelinha nao resistiu as provas postadas por mim e caiu na realidade.

Depois digo outra verdade, a menina ai, moderadora, mentiu. Só para desqualificar uma revista que no final nao se mostrou necessaria para defender meu ponto de vista.

Internet é uma coisa complicada mesmo, nunca tem menina mesmo, quando tem, ganha as coisas nao por competencia mas sim por ser menina.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #370 Online: 10 de Junho de 2006, 02:13:04 »
Ninguém te baniu.

O cartão foi aplicado pelo Angelo Melo, e sua justificativa foi dada no mesmo tópico. Leia as regras do fórum como eu e o Dantas já pedimos. Cartão amarelo não expulsa ninguem.

Pelo simples fato do cartão amarelo do Angelo Melo poder ter ocorrido a partir de um mal entendido (já que as coisas estavam aparentemente resolvidas), vou bloquear apenas essa conta, já que a criação de uma segunda conta é proibida pelas regras do fórum e normalmente é punida com a expulsão do usuário. Vamos esperar o Angelo se pronunciar sobre o cartão dele.
« Última modificação: 10 de Junho de 2006, 04:08:52 por Oceanos »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #371 Online: 10 de Junho de 2006, 11:53:25 »
Acho que ele pensou que, ao ver a mensagem de conta suspensa nos últimos dias, se tratasse da conta dele do fórum. Na verdade foi a conta da hospedagem do fórum, que saiu do ar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #372 Online: 11 de Junho de 2006, 21:15:01 »
Somos cultralmente sugestionados desde que nascemos. Por exemplo: "isso é coisa de menina" ou "meninos não choram". Além do quê, durante séculos a mulher foi considerada uma "ser irracional" e por isso, menos cobrada no sentido "racional" da questão. O que se por um lado serviu para aprisioná-la fisicamente, por outro, deu a ela uma maior liberdade de raciocínio. Não foi obrigatóriamente enquadrada nos moldes de pensamento estipulados. Talvez por isso, a mulher precise menos de estímulos externos, indo buscar dentro, no própro raciocínio o que muitas vezes o homem sente necessidade de buscar fora, nos debates, por exemplo. O que não significa que também não busquem esses estímulos, mas numa proporção, como observado aqui, desproporcional.
Claro que toda essa idéia é apenas uma interpretação crua, resumida e muito subjetiva, principalmente por ser uma opinião feminina e que corre o risco de ser também tendenciosa. Espero que possa ser de alguma forma aproveitada!

Luz

• Visitante
« Resposta #373 Online: 11 de Junho de 2006, 21:53:43 »
Levar testes de QI a sério num mundo em que Albert Einsten foi considerado "intelectualmente" abaixo da média é algo intrigante. No entanto, sou "menina", mas  adoro fazer testes de QI. O próprio Einsten elaborou um teste e concluiu que apenas 2% da população mundial seria capaz de resolvê-lo. Adimirando Einsten como admiro e gostando de testes como gosto, é claro, eu fiz. O surpreendente é que resolvi, sem muita dificuldade, chegando a acreditar que Eisnten calculou mal essa média. Seja como for, na opinião de Einsten, faço parte de um seleto grupo de pessoas. Para quem se interessar o teste pode ser encontrado no endereço "rachacuca.com.br/teste-de-einsten/"

rizk

• Visitante
« Resposta #374 Online: 11 de Junho de 2006, 23:04:30 »
O url do "teste de einstein" está errado, mas se é aquele das 5 casas... PELO AMOR DE DEUS, ele exige que a pessoa saiba ler e tenha no máximo 30min disponíveis. Já vi resolverem de cabeça em 6 minutos. Duh.

Além do que não há nenhuma evidência de que tenha sido o próprio que o inventou, e muito menos que ele tenha dito isso dos 2%. Pode baixar a bola, Luz. Mesmo porque "numa proporção desporporcional" te colocaria nos tais 98% sem apelação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!