Quéisso… tem ao menos eu, o Lint e o Dantas, acho, com posições não-machistas…
Buckaroo, você está querendo fazer média com a meninas eu realmente acha que homens e mulheres são iguais ?
Para mim algumas diferenças biológicas são tão evidentes que nem deveriam ser mais objeto de questionamento. Tirando o lado caricato do machismo e do feminismo, sobram as diferenças cientificamente comprovadas que demonstarm aptidões distintas entre os sexos. E isto não significa que haja um sexo mais inteligente ou apto do que o outro. Apenas diferentes.
Os homens se dão melhor em algumas tarefas, as mulheres em outras. O mundo foi dominado pelos homens simplesmente porque somos mais fortes fisicamente. Nem mais nem menos espertos.
Bem, como eu disse antes, uma coisa é constatar que não são iguais, outra é defender que as diferenças, generalizadamente, tenham bases biológicas.
É fácil ver uma diferença, e dizer que deve/pode ser causado por algum hormônio ou gene, que pode ter sido selecionado por isso ou aquilo, ou vindo a existir dessa forma por acaso.
Igualmente poderia se dizer ser causado por algum vírus ou bactéria, mas daí a sustentar isso são outros 500.
Interessante notar que, também
há diferenças de QI entre pessoas diferenças raças, países, e classes sociais. E da mesma forma há os que comecem a cadeia causal a partir dos genes:
genes QI área de atividade classe social. E diferenças de países que históricamente se dão melhor num esporte ou outro, que também tenham os defensores das causas genéticas. Eu acho difícil tirar todos do mesmo saco, sendo a melhor argumentação em favor disso, a de que duas pessoas do mesmo sexo e diferentes raças ou nacionalidades são mais fenotípicamente similares do que duas pessoas mais proximamente aparentadas, até irmãos, mas de sexos diferentes. Ainda assim, tem muito em comum com todas essas argumentações, e muita falta de embasamento, muita constatação do tipo "é raro ver X fazendo Y, logo isso deve ser biologicamente determinado".
A humanidade de um modo geral difere muito mais em seus comportamentos e habilidades por questões culturais do que biológicas (com exceção de coisas bem específicas, do tipo engravidar ou ter uma ereção peniana), e ainda que não tenha um termo para isso, é como se homens e mulheres tivessem duas respectivas "sub-etnias sexuais" em cada cultura.
O que o Tarcício falou é a pura verdade. Parece brincadeira, mas não é. Se alguém tiver argumentos para refutar o que ele disse sem levar para a velha discussão sexista, estamos aqui para ouvir...
O que ele falou?