Autor Tópico: Homem × Mulher: O tópico  (Lida 64840 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Mulheres céticas
« Resposta #425 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 11:31:23 »
Pode ser.  Mas suspeito que o assunto em si é o de menos.  A mecânica e a estratégia do jogo são extremamente rígidas e artificiais e pedem um tipo bem específico de raciocínio.

Entendo, mais ou menos como "discutir relacionamento".  :lol:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #426 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 11:34:25 »
Mas bem, xadrez é um jogo de estratégia de "guerra" entre dois reinados. Podemos dizer que o "assunto" que envolve o jogo é de "maior interesse masculino que feminino"?

Creio que não. O que você chama de "estratégia de guerra entre dois reinados" nada mais é do que a "capa" do xadrez. O jogo em si é puro raciocínio lógico e exige uma memória absurda para calcular probabilidades de movimentos. Um enxadrista não daria um bom general necessariamente. Por isso não dá mais para um humano bater um computador no jogo. E nem um computador sozinho vence uma guerra.

Faça um teste. Apenas troque o nome das peças, mantendo-se todo o resto...torre por fogão...bispo por cabeleireiro...peão por empregada...cavalo por carrinho de bebê...e veja se alguma mulher conseguiria bater um homem no jogo.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Suyndara

• Visitante
« Resposta #427 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 12:21:54 »
Faça um teste. Apenas troque o nome das peças, mantendo-se todo o resto…torre por fogão…bispo por cabeleireiro…peão por empregada…cavalo por carrinho de bebê…e veja se alguma mulher conseguiria bater um homem no jogo.

Bah,

Já ganhei várias vezes do meu irmão, outras eu viarava o tabuleiro (tpm, claro!)

Mas já ganhei do meu cunhado, que é doutor em física e do meu orientador :histeria: (e olha que a gente batia foto do tabuleiro, pq levávamos dias numa partida só :stunned:)

A grande questão é que homens realmente são mais lógicos do que as mulheres, mas isso não significa que uma mulher não possa desenvolver bem esse atributo :wink:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #428 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 12:38:48 »
A grande questão é que homens realmente são mais lógicos do que as mulheres, mas isso não significa que uma mulher não possa desenvolver bem esse atributo :wink:

Concordo com isso. E quando assim é, são vistas com "maus olhos"...é engraçado....
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #429 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 12:44:00 »
Insegurança, uai.  Que bom que vocês acham engraçado, porque muitas vezes é um drama.  Ficar sem chão sob os pés não é divertido, e ser criticado por simplesmente ter alguma competência também não...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #430 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:09:57 »
Mas bem, xadrez é um jogo de estratégia de "guerra" entre dois reinados. Podemos dizer que o "assunto" que envolve o jogo é de "maior interesse masculino que feminino"?

Creio que não. O que você chama de "estratégia de guerra entre dois reinados" nada mais é do que a "capa" do xadrez. O jogo em si é puro raciocínio lógico e exige uma memória absurda para calcular probabilidades de movimentos. Um enxadrista não daria um bom general necessariamente. Por isso não dá mais para um humano bater um computador no jogo. E nem um computador sozinho vence uma guerra.

Xadrez é um jogo de indução ao erro. Um jogo de armadilhas subseqüentes para “distrair” o oponente e uma das melhores “táticas” que existem é “conhecer o adversário”. Envolve tanta lógica e raciocínio quanto uma discussão em que dois lados defendem idéias diferentes.

Em quê exatamente enxadristas seriam necessariamente bons ou "melhores" que não enxadristas?

Faça um teste. Apenas troque o nome das peças, mantendo-se todo o resto…torre por fogão…bispo por cabeleireiro…peão por empregada…cavalo por carrinho de bebê…e veja se alguma mulher conseguiria bater um homem no jogo.

Faça você também o teste (mentalmente que seja) e me diga a “porcentagem” de homens que você acredita que se interessaria por essa “modalidade doméstica” de xadrez.

Como é que podemos saber se o xadrez não seria um jogo “feminino” se tivesse sido criado para distrair a rainha ociosa, com peças do seu quotidiano – jóias, sapatos, vestidos?

O fato é que o xadrez é um jogo de peões e não de empregadas. Além disso é dedução.  :)
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2007, 13:18:42 por Luz »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #431 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:28:31 »
Falando por mim, Luz, não acho que a terminologia faria diferença.  O jogo já é bastante abstrato.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #432 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:57:54 »

O que me parece é que há uma ampla aceitação à idéia de que assuntos de interesse "masculinos", em geral, requerem mais lógica, raciocínio e inteligência que os de interesse "femininos", não?  ::)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #433 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:02:46 »

O que me parece é que há uma ampla aceitação à idéia de que assuntos de interesse "masculinos", em geral, requerem mais lógica, raciocínio e inteligência que os de interesse "femininos", não?  ::)

Não, não. Nos assuntos futéis também somos nós os melhores.

Vocês cozinham, os melhores chefes são homens.
Vocês maquiam, os melhores maquiadores são homens.
Vocês cuidam de criança, os melhores pedagogos são homens.
Vocês adminstram a casa, os melhores administradores são homens.
Vocês mechem no cabelo, os melhores cabeleireiros são homens.
Vocês adoram moda, os melhores estilistas são homens.

e por ai vai :D

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #434 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:04:42 »

Xadrez é um jogo de indução ao erro. Um jogo de armadilhas subseqüentes para “distrair” o oponente e uma das melhores “táticas” que existem é “conhecer o adversário”. Envolve tanta lógica e raciocínio quanto uma discussão em que dois lados defendem idéias diferentes.

Se o xadrez fosse um jogo mais intuitivo do que estatístico, os humanos sempre venceriam o computador. E hoje em dia ninguém mais consegue vencer a máquina no xadrez.

Em quê exatamente enxadristas seriam necessariamente bons ou "melhores" que não enxadristas?

Em atividades que exijam um grau de concentração e memorização muito altos. Contabilidade, por exemplo.

Faça você também o teste (mentalmente que seja) e me diga a “porcentagem” de homens que você acredita que se interessaria por essa “modalidade doméstica” de xadrez.

Como é que podemos saber se o xadrez não seria um jogo “feminino” se tivesse sido criado para distrair a rainha ociosa, com peças do seu quotidiano – jóias, sapatos, vestidos?

Questão interessante. Nunca tinha pensado nesta hipótese. Provavelmente nenhum homem se interessaria por um jogo assim.
Mas provavelmente nenhuma mulher também se interessaria por ele. Com certeza ela preferiria experimetar os sapatos, as jóias e os vestidos ao invés de ficar simulando em um tabuleiro. Pode até parecer engraçado e machista, mas eu apostaria minhas fichas nesta teoria... :hihi:

O fato é que o xadrez é um jogo de peões e não de empregadas. Além disso é dedução.  :)

Dedução baseada em cálculos e probabilidades. Um matemático teria muito mais chances de vencer um investigador do CSI no xadrez.
Agora, se depois eles forem jogar "Detetive", a coisa poderia ser mais baseada em simples observação e dedução...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #435 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:07:42 »

Concordo com isso. E quando assim é, são vistas com "maus olhos"…é engraçado…

Para serem vistas com bons olhos, as mulheres apenas precisam trabalhar seu principal atributo...ou seja, os glúteos.  :tarado:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #436 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:13:22 »
Putzz...que absurdo esse tópico. Só homens machistas e com opiniões estereotipadas! Sem palavras, apenas lamento!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Luz

• Visitante
« Resposta #437 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:27:43 »
Não, não. Nos assuntos futéis também somos nós os melhores.

Vocês cozinham, os melhores chefes são homens.
Vocês maquiam, os melhores maquiadores são homens.
Vocês cuidam de criança, os melhores pedagogos são homens.
Vocês adminstram a casa, os melhores administradores são homens.
Vocês mechem no cabelo, os melhores cabeleireiros são homens.
Vocês adoram moda, os melhores estilistas são homens.

e por ai vai :D

E não há uma ampla aceitação à idéia de que matemáticos ou físicos (por exemplo) sejam mais inteligentes que cozinheiros, maquiadores, pedagogos, administradores, cabelereiros e estilistas?

Por que "motivo" você classifica as áreas de interesse citadas como "fúteis"?  ::)

Luz

• Visitante
« Resposta #438 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:30:22 »
Para serem vistas com bons olhos, as mulheres apenas precisam trabalhar seu principal atributo…ou seja, os glúteos.  :tarado:

Raciocínio lógico?  :lol:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #439 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:31:36 »
Dessa aceitação eu não sei, não sou de usar a palavra inteligência e derivados, mas lógica e raciocínio são muito mais requeridos em abstrações físicas que nas profissões que citei. O fútil foi só pra dar uma menosprezada nos interesses femininos.  :hihi:
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2007, 14:36:30 por Tarcísio »

Luz

• Visitante
« Resposta #440 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:42:54 »
Se o xadrez fosse um jogo mais intuitivo do que estatístico, os humanos sempre venceriam o computador. E hoje em dia ninguém mais consegue vencer a máquina no xadrez.

Nenhuma mulher tentou ainda…  :lol: Agora, sério: onde você cavou esse "intuitivo"?

Em atividades que exijam um grau de concentração e memorização muito altos. Contabilidade, por exemplo.

O que prova que contadores sejam mais lógicos que escritores, por exemplo? Que contabilidade exija mais lógica, raciocínio e inteligência que escrever uma obra de ficção?  :)

Questão interessante. Nunca tinha pensado nesta hipótese. Provavelmente nenhum homem se interessaria por um jogo assim.

Mas provavelmente nenhuma mulher também se interessaria por ele. Com certeza ela preferiria experimetar os sapatos, as jóias e os vestidos ao invés de ficar simulando em um tabuleiro. Pode até parecer engraçado e machista, mas eu apostaria minhas fichas nesta teoria… :hihi:

Pena que não se joga xadrez com "bola" também, né?  :hihi:  Também apostaria todas as minhas fichas que seria um jogo muito mais popular e o "campeonato" - um verdadeiro interclubes.  :lol:

Dedução baseada em cálculos e probabilidades. Um matemático teria muito mais chances de vencer um investigador do CSI no xadrez.
Agora, se depois eles forem jogar "Detetive", a coisa poderia ser mais baseada em simples observação e dedução…

Isso, se o investigador do CSI não tivesse mais paciência que o matemático.  ::)
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2007, 15:13:22 por Luz »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #441 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 17:34:53 »

Concordo com isso. E quando assim é, são vistas com "maus olhos"…é engraçado…

Insegurança, uai.  Que bom que vocês acham engraçado, porque muitas vezes é um drama.  Ficar sem chão sob os pés não é divertido, e ser criticado por simplesmente ter alguma competência também não…

Não entendi.....o que é insegurança? Os homens são mais lógicos por insegurança?  :umm:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #442 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 17:46:25 »

Para serem vistas com bons olhos, as mulheres apenas precisam trabalhar seu principal atributo…ou seja, os glúteos.  :tarado:

É isso mesmo....e enquanto vocês vão se deliciando com os glúteos nós mulheres vamos usando a cabeça sem vocês perceberem.....percebeu? Não, né? Eu sabia..... :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #443 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 17:58:48 »
Insegurança, uai.  Que bom que vocês acham engraçado, porque muitas vezes é um drama.  Ficar sem chão sob os pés não é divertido, e ser criticado por simplesmente ter alguma competência também não…

Não entendi…o que é insegurança? Os homens são mais lógicos por insegurança?  :umm:

Não, eles (nós) nos sentimos inseguros quando há dúvida sobre nossa adequação aos papéis tradicionais (inclusive o de "mais lógicos").  Isso surpreende?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 18:52:39 »
Putzz...que absurdo esse tópico. Só homens machistas e com opiniões estereotipadas! Sem palavras, apenas lamento!

Quéisso..... tem ao menos eu, o Lint e o Dantas, acho, com posições não-machistas....

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #445 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 18:56:04 »
Estatisticamente, no Xadrez pelo menos não há como negar uma tendência aos de melhor desempenho serem homens.
Estatisticamente, é? Há tantas mulheres quanto homens enxadristas? Ou fizeram algum estudo com as proporções certinhas e tudo mais?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #446 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 19:15:45 »

Não entendi…o que é insegurança? Os homens são mais lógicos por insegurança?  :umm:

Não, eles (nós) nos sentimos inseguros quando há dúvida sobre nossa adequação aos papéis tradicionais (inclusive o de "mais lógicos").  Isso surpreende?

Dúvidas da parte dos homens?
Não, não me surpreende. Há já um tempo que venho notando (eu e um monte de mulher...) que os homens estão meio perdidos...o que vale é que muitas mulheres são compreensivas...pero no mucho...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #447 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 19:16:55 »
Quéisso… tem ao menos eu, o Lint e o Dantas, acho, com posições não-machistas…

Buckaroo, você está querendo fazer média com a meninas eu realmente acha que homens e mulheres são iguais ?  :hein:

Para mim algumas diferenças biológicas são tão evidentes que nem deveriam ser mais objeto de questionamento. Tirando o lado caricato do machismo e do feminismo, sobram as diferenças cientificamente comprovadas que demonstarm aptidões distintas entre os sexos. E isto não significa que haja um sexo mais inteligente ou apto do que o outro. Apenas diferentes.

Os homens se dão melhor em algumas tarefas, as mulheres em outras. O mundo foi dominado pelos homens simplesmente porque somos mais fortes fisicamente. Nem mais nem menos espertos.

O que o Tarcício falou é a pura verdade. Parece brincadeira, mas não é. Se alguém tiver argumentos para refutar o que ele disse sem levar para a velha discussão sexista, estamos aqui para ouvir... :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #448 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 21:18:42 »
Quéisso… tem ao menos eu, o Lint e o Dantas, acho, com posições não-machistas…

Buckaroo, você está querendo fazer média com a meninas eu realmente acha que homens e mulheres são iguais ?  :hein:

Para mim algumas diferenças biológicas são tão evidentes que nem deveriam ser mais objeto de questionamento. Tirando o lado caricato do machismo e do feminismo, sobram as diferenças cientificamente comprovadas que demonstarm aptidões distintas entre os sexos. E isto não significa que haja um sexo mais inteligente ou apto do que o outro. Apenas diferentes.

Os homens se dão melhor em algumas tarefas, as mulheres em outras. O mundo foi dominado pelos homens simplesmente porque somos mais fortes fisicamente. Nem mais nem menos espertos.

Bem, como eu disse antes, uma coisa é constatar que não são iguais, outra é defender que as diferenças, generalizadamente, tenham bases biológicas.

É fácil ver uma diferença, e dizer que deve/pode ser causado por algum hormônio ou gene, que pode ter sido selecionado por isso ou aquilo, ou vindo a existir dessa forma por acaso.

Igualmente poderia se dizer ser causado por algum vírus ou bactéria, mas daí a sustentar isso são outros 500.

Interessante notar que, também diferenças de QI entre pessoas diferenças raças, países, e classes sociais. E da mesma forma há os que comecem a cadeia causal a partir dos genes: genes -> QI -> área de atividade -> classe social.

E diferenças de países que históricamente se dão melhor num esporte ou outro, que também tenham os defensores das causas genéticas. Eu acho difícil tirar todos do mesmo saco, sendo a melhor argumentação em favor disso, a de que duas pessoas do mesmo sexo e diferentes raças ou nacionalidades são mais fenotípicamente similares do que duas pessoas mais proximamente aparentadas, até irmãos, mas de sexos diferentes. Ainda assim, tem muito em comum com todas essas argumentações, e muita falta de embasamento, muita constatação do tipo "é raro ver X fazendo Y, logo isso deve ser biologicamente determinado".

A humanidade de um modo geral difere muito mais em seus comportamentos e habilidades por questões culturais do que biológicas (com exceção de coisas bem específicas, do tipo engravidar ou ter uma ereção peniana), e ainda que não tenha um termo para isso, é como se homens e mulheres tivessem duas respectivas "sub-etnias sexuais" em cada cultura.

O que o Tarcício falou é a pura verdade. Parece brincadeira, mas não é. Se alguém tiver argumentos para refutar o que ele disse sem levar para a velha discussão sexista, estamos aqui para ouvir... :lol:
O que ele falou?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #449 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 01:17:45 »
este tópico absrudo além de machista mostra que o povo não compreende a natureza do jogo de xadrez, hehehe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!