Bom cara, realmente... Por exemplo, nas humanas oque conta mais é o conhecimento... Ou seja ler livros e tal. Ou seja, vc pode ser um otimo medico tendo um QI baixo.
Mas acredito que um medico revolucionador, que atue no meio academico, com pesquisas, um QI alto se faz necessario.
Um idiota alfabetizado pode ler um livro qualquer, não quer dizer que entenda. Pode interpretá-lo de um modo totalmente errôneo, algo bastante comum e que gera muito problema, principalmente relacionado ao charlatanismo. A compreensão depende de conhecimento prévio sobre o assunto! Um dia, quem sabe, talvez, você tenha que escrever um TCC, um artigo, ou uma tese, e verá que conhecimento é tudo. De nada vale saber quanto é 2+2, se não sabe explicar os motivos. Os cérebros de alguns autistas jogam inúmeros números primos nunca descritos, ou cálculos complexos, mas esses não podem ser considerados gênios, porque não sabem como esses números foram obtidos, e nem conseguiriam escrever nada sobre suas fantásticas descobertas.
Vamos considerar que seu conceito de inteligência entre muitos que existem (que parece ignorar, talvez pra não alterar o seu Q.I inato), é o correto. Então, eu deixo de lado meu Q.I zero e inato e fico com meu conhecimento adquirido.
Outra coisa que está sendo pregada nesse tópico. Que homens são superiores em relação a cálculos...pode até ser, mas parece que essa superioridade não é tanta a ponto de livrar a maioria de levar pau nos cursos universitários. O índice de reprovações nos cursos de exatas é enorme. Parece que matemática e física não são triviais, mesmo pra gênios caucasóides abastados.
Uma coisa admito, homens são persistentes e agressivos profissionalmente, vejo esse como o maior diferencial entre homens e mulheres nessa área de atuação. Enquanto homens adoram desafios e incógnitas, mulheres preferem algo mais seguro, mas que saibamos fazer de fato!
Acho que depende da area, humanas é uma area que o QI nao vai importar muito, acho que a dedicaçao vale muito mais.
Digamos que alguem tenha um QI super alto, mas nao seja dedicado ao estudo, em uma graduacao do tipo, medicina, eu me daria mal. Alias em qualquer uma a pessoa se daria mal, mas um pouco de estudo já seria o bastante para exatas, já que as materias sao normalmente curtas, o dificil mesmo é entender o miolo. O QI alto ajudaria a entender esse miolo muito mais facilmente.
Digo que oque contaria mais na humanas seria a memoria.
Sobre as diversas inteligencias.. Eu conto mais a inteligencia logica mesmo... Mas nao ignoro as outras nao.
Sobre a matematica nao ser triviais para os genios, eu me forço a acreditar que é uma brincadeira sua.
Sobre homem e mulher, sempre achei que mulher fosse mais dedicada. Acredito que o indice de reprovaçao no colegial seja maior entre os homens.
Eu por exemplo passei o meu 3º com 0 em 2 bimistres em redaçao, que era uma materia de fazer em casa, dai eu nao fazia nada em casa.
Alias o 3º colegial foi o ano que eu mais aprendi, como nao podia conversar, e eu nao prestava atençao nas aulas, eu comecei a levar livros para ler nas aulas. Isso me ajudou muito.