Autor Tópico: Homem × Mulher: O tópico  (Lida 64836 vezes)

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
Re: Mulheres céticas
« Resposta #325 Online: 27 de Maio de 2006, 13:22:46 »
Eu acho que tão dando muito valor para o raciocínio lógico.Existem diversas áreas swe  estudos humanos onde ele nw vai fazer grande diferença.Dizer que pessoas com alto IQ vão obter sucesso me faz perguntar:Sucesso em quais áreas?Pq essas áreas deveriam receber mas importancia que outras?Será que as pessoas que realmente significaram alguma coisa na história mundial são as que tinham IQ alto?De que adianta ter grande inteligencia se nw falha em comunicação?Pelo meu ponto de vista, observando os livros dehistórias, as pessoas que realmente mudaram os rumos da história, tinham mais capacidade para comunicação do que para raciocinio lógico.

Bom cara, realmente... Por exemplo, nas humanas oque conta mais é o conhecimento... Ou seja ler livros e tal. Ou seja, vc pode ser um otimo medico tendo um QI baixo.

Mas acredito que um medico revolucionador, que atue no meio academico, com pesquisas, um QI alto se faz necessario.

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #326 Online: 27 de Maio de 2006, 13:24:35 »
Ou seja, queria voce ou nao, uma pessoa com 100 de QI nunca vai revolucionar em algo, falando-se em coisas que usem o raciocinio logico...

"I studied the most influential scientists and inventors to learn what made them different from ordinary people and discovered that the most creative people in the world scored lower than expected in SAT and IQ tests and most only earned high school diplomas."
Philip Emeagwali

(Emeagwali é o cara nigeriano que você citou anteriormente de QI bem elevado, cientista de computadores formado nos EUA, atualmente)

"Henri Poincare, considered one of the world's greatest mathematicians, had an extremely low IQ."
Philip Emeagwali

Poincaré é apontado como precursor de Einstein, acho que algumas vezes chegam até dizer que a coisa se qualificaria como plágio.

Esse seu Poincaré ou nao é tudo que voce fala, ou é o cumulo da exessao.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 27 de Maio de 2006, 15:32:29 »
ah, uma coisa interessante sobre Einstein, já que o tópico também tem bastante a ver com mulheres, mais até do que com QI (será que não dava pra moderação separar em algum ponto adequado?)... parece que ele recebia muitas de suas idéias da esposa.... será que a diferença principal é que no trabalho no escritório de patentes ele tinha apenas mais tempo ocioso para ficar desenvolvendo essas idéias embrionárias?

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #328 Online: 27 de Maio de 2006, 16:00:54 »
 ;P
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #329 Online: 27 de Maio de 2006, 19:50:21 »
Ou seja, acho que o QI faz um papel fundamental na coisa. Influencia extremamente no aprendizado. Voce nota diferenças de facilidade de aprender em todos.

Sim, mas no mundo real, o QI não é tão importante quanto a comunicação, a motivação e o esforço individual... Um funcionário motivado e esforçado de QI normal pode ser muito mais produtivo do que um gênio! E isso na maioria das profissões e das empresas... Esforço e envolvimento podem levar uma pessoa mais longe que QI.

Agora voce tem que ver, que eu to falando isso porque é verdade, mas eu nao levo isso muito a sério, alias nao levo nada muito a sério. Até porque ficar taxando as pessoas pelo QI é um erro, o carater com certeza, independe do QI. E pra mim oque importa em uma pessoa é o carater.

ufa!!!

E eu nao disse que meus amigos tem QI alto hehehe... mas nao sei se vc falou isso como exemplo ou nao...

Eu também não... eu estava usando o exemplo "sala de aula" pra argumentar que QI não faz muita diferença no dia-a-dia...
Fanática contra o fanatismo. (Bertrand Russel)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #330 Online: 28 de Maio de 2006, 20:16:57 »
Nutrição pesa mais que genética no crescimento

Acho que talvez tenha alguma relevância para essa questão de determinação genética da inteligência.

Pela inteligência ser presumivelmente, acho, bem mais poligênicamente determinada que o crescimento (segundo algumas teorias, o cérebro, ao ser selecionado sexualmente, "capturou" genes dos quais se tornou dependente), isso não aumentaria ainda mais também a sensibilidade à nutrição? Ou não tem relação? Não sei se meu raciocínio está incorreto, mas por exemplo, a determinação do tipo sangüíneo ABO, é dada por um gene; então a nutrição dificilmente vai afetar isso em alguma coisa... mas quantos mais genes, necessários para o desenvolvimento de algo, também mais necessária é a nutrição... acho que faz sentido... também tem o fato do cérebro humano ser um dos órgãos mais dispendiosos em nutrição...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 28 de Maio de 2006, 20:20:09 »
Sei que há umas tribos doidas em que criam um homem a esmo como mulher, desde a infância. Fico curioso para saber que efeitos isso tem sobre o cérebro. Será que por exemplo, teria um MRI tipicamente feminino?

Tenho dúvidas...

Também, a idéia me veio por causa novamente daquelas coisas com línguas... e isso dos padrôes de
MRI entre homens e mulheres diferirem, de usar-se áreas distintas to cérebro para as mesmas tarefas... mas ao mesmo tempo, parece que a primeira língua aprendida também ocupa um lugar diferente no cérebro em comparação com aquelas que se aprende mais tarde. Acho que tem alguma lógica...

seria interessante que fizessem esses MRIs comparativos desde o nascimento, acompanhando o desenvolvimento do cérebro, bem como dessas pessoas que mencionei

Atheist

• Visitante
« Resposta #332 Online: 28 de Maio de 2006, 21:49:02 »
Nutrição pesa mais que genética no crescimento

Acho que talvez tenha alguma relevância para essa questão de determinação genética da inteligência.

Pela inteligência ser presumivelmente, acho, bem mais poligênicamente determinada que o crescimento (segundo algumas teorias, o cérebro, ao ser selecionado sexualmente, "capturou" genes dos quais se tornou dependente), isso não aumentaria ainda mais também a sensibilidade à nutrição? Ou não tem relação? Não sei se meu raciocínio está incorreto, mas por exemplo, a determinação do tipo sangüíneo ABO, é dada por um gene; então a nutrição dificilmente vai afetar isso em alguma coisa... mas quantos mais genes, necessários para o desenvolvimento de algo, também mais necessária é a nutrição... acho que faz sentido... também tem o fato do cérebro humano ser um dos órgãos mais dispendiosos em nutrição...

Faz sentido, principalmente em se tratando da nutrição da mãe enquanto carrega o bebê e durante as primeiras fases da vida. Certamente há relação. Mas há muitas coisas mais, que apenas a possibilidade de se fazer testes adequados poderiam medir o exato valor da herdabilidade da inteligência. Muitos testes com gêmeos monozigóticos sendo criados em situações distintas (na verdade, com clones implantados em diferentes úteros seria ainda melhor), bem como seria interessante um estudo onde uma mulher gestasse duas crianças filhas de pais diferentes e que fossem dadas as mesmas condições, padronizando o ambiente... Enfim, seria necessário muitos testes que nenhum humanista permitiria fazer. Por isso é necessário correr para as correlações, em que uma parte das necessidades de testes eficientes são atendidos. E aí temos algumas respostas que sugerem limites herdados da inteligência, bem como de vários outros aspectos do comportamento humano. Na edição espeical da "viver mente e cérebro" que citei há algo sobre o assunto, e em outras edições também.

Danniel, não esqueci. Estou lhe devendo algo sobre as formas de aprendizagem...

De forma bem rápida: algumas pessoas aprendem ouvindo. Não adianta ler que não conseguem reter nada, precisam ouvir alguém explicando a matéria; outros são visuais, não importa o que o professor está falando, se não tiver ilustrações e métodos visuais a pessoa não consegue entender, melhor é ler o livro e "fotografar" a imagem do livro mesmo. Outras são cinestésicas, precisam de agito, discussão, estudam ouvindo música, etc... Certamente pode haver alguma variação nisso aí, mas é isso que os pedagogos comentam nas aulas de didática...

O detalhe é que estas capacidades são inatas. Quem tem facilidade com audição, não vai bem se estudar de outra forma. Pode até atingir a média, mas isso não é ir bem.

Agora a questão da inteligência, é complicada pois precisamos definir exatamente o que é inteligência, para depois tentar saber se esta "inteligência" que definimos é herdável ou não. E não há consenso entre os aplicadores de testes de QI quanto a isso.

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #333 Online: 29 de Maio de 2006, 00:07:19 »
De forma bem rápida: algumas pessoas aprendem ouvindo. Não adianta ler que não conseguem reter nada, precisam ouvir alguém explicando a matéria; outros são visuais, não importa o que o professor está falando, se não tiver ilustrações e métodos visuais a pessoa não consegue entender, melhor é ler o livro e "fotografar" a imagem do livro mesmo. Outras são cinestésicas, precisam de agito, discussão, estudam ouvindo música, etc... Certamente pode haver alguma variação nisso aí, mas é isso que os pedagogos comentam nas aulas de didática...

Seria muito interessante se você pudesse falar mais sobre. :)

Agora a questão da inteligência, é complicada pois precisamos definir exatamente o que é inteligência, para depois tentar saber se esta "inteligência" que definimos é herdável ou não. E não há consenso entre os aplicadores de testes de QI quanto a isso.

Valeu! Sinto-me menos idiota agora! :hihi: (Não sei o porquê, mas tive vontade de falar isso.  :?)
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Atheist

• Visitante
« Resposta #334 Online: 29 de Maio de 2006, 09:18:07 »

Seria muito interessante se você pudesse falar mais sobre. :)

Putz.. seria melhor que um pedagogo ou psicólogo o fizesse... Sou bacharel, não fiz licenciatura... :D

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #335 Online: 29 de Maio de 2006, 13:08:05 »
Bom cara, realmente... Por exemplo, nas humanas oque conta mais é o conhecimento... Ou seja ler livros e tal. Ou seja, vc pode ser um otimo medico tendo um QI baixo.

Mas acredito que um medico revolucionador, que atue no meio academico, com pesquisas, um QI alto se faz necessario.

Um idiota alfabetizado pode ler um livro qualquer, não quer dizer que entenda. Pode interpretá-lo de um modo totalmente errôneo, algo bastante comum e que gera muito problema, principalmente relacionado ao charlatanismo. A compreensão depende de conhecimento prévio sobre o assunto! Um dia, quem sabe, talvez, você tenha que escrever um TCC, um artigo, ou uma tese, e verá que conhecimento é tudo. De nada vale saber quanto é 2+2, se não sabe explicar os motivos. Os cérebros de alguns autistas jogam inúmeros números primos nunca descritos, ou cálculos complexos, mas esses não podem ser considerados gênios, porque não sabem como esses números foram obtidos, e nem conseguiriam escrever nada sobre suas fantásticas descobertas.

Vamos considerar que seu conceito de inteligência entre muitos que existem (que parece ignorar, talvez pra não alterar o seu Q.I inato), é o correto. Então, eu deixo de lado meu Q.I zero e inato e fico com meu conhecimento adquirido.

Outra coisa que está sendo pregada nesse tópico. Que homens são superiores em relação a cálculos...pode até ser, mas parece que essa superioridade não é tanta a ponto de livrar a maioria de levar pau nos cursos universitários. O índice de reprovações nos cursos de exatas é enorme. Parece que matemática e física não são triviais, mesmo pra gênios caucasóides abastados.

Uma coisa admito, homens são persistentes e agressivos profissionalmente, vejo esse como o maior diferencial entre homens e mulheres nessa área de atuação. Enquanto homens adoram desafios e incógnitas, mulheres preferem algo mais seguro, mas que saibamos fazer de fato!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #336 Online: 30 de Maio de 2006, 00:26:20 »

Um idiota alfabetizado pode ler um livro qualquer, não quer dizer que entenda. Pode interpretá-lo de um modo totalmente errôneo, algo bastante comum e que gera muito problema, principalmente relacionado ao charlatanismo. A compreensão depende de conhecimento prévio sobre o assunto! Um dia, quem sabe, talvez, você tenha que escrever um TCC, um artigo, ou uma tese, e verá que conhecimento é tudo. De nada vale saber quanto é 2+2, se não sabe explicar os motivos. Os cérebros de alguns autistas jogam inúmeros números primos nunca descritos, ou cálculos complexos, mas esses não podem ser considerados gênios, porque não sabem como esses números foram obtidos, e nem conseguiriam escrever nada sobre suas fantásticas descobertas.

Vamos considerar que seu conceito de inteligência entre muitos que existem (que parece ignorar, talvez pra não alterar o seu Q.I inato), é o correto. Então, eu deixo de lado meu Q.I zero e inato e fico com meu conhecimento adquirido.

Outra coisa que está sendo pregada nesse tópico. Que homens são superiores em relação a cálculos...pode até ser, mas parece que essa superioridade não é tanta a ponto de livrar a maioria de levar pau nos cursos universitários. O índice de reprovações nos cursos de exatas é enorme. Parece que matemática e física não são triviais, mesmo pra gênios caucasóides abastados.

Uma coisa admito, homens são persistentes e agressivos profissionalmente, vejo esse como o maior diferencial entre homens e mulheres nessa área de atuação. Enquanto homens adoram desafios e incógnitas, mulheres preferem algo mais seguro, mas que saibamos fazer de fato!

Acho que depende da area, humanas é uma area que o QI nao vai importar muito, acho que a dedicaçao vale muito mais.

Digamos que alguem tenha um QI super alto, mas nao seja dedicado ao estudo, em uma graduacao do tipo, medicina, eu me daria mal.  Alias em qualquer uma a pessoa se daria mal, mas um pouco de estudo já seria o bastante para exatas, já que as materias sao normalmente curtas, o dificil mesmo é entender o miolo. O QI alto ajudaria a entender esse miolo muito mais facilmente.

Digo que oque contaria mais na humanas seria a memoria.

Sobre as diversas inteligencias.. Eu conto mais a inteligencia logica mesmo... Mas nao ignoro as outras nao.

Sobre a matematica nao ser triviais para os genios, eu me forço a acreditar que é uma brincadeira sua.

Sobre homem e mulher, sempre achei que mulher fosse mais dedicada. Acredito que o indice de reprovaçao no colegial seja maior entre os homens.

Eu por exemplo passei o meu 3º com 0 em 2 bimistres em redaçao, que era uma materia de fazer em casa, dai eu nao fazia nada em casa.
Alias o 3º colegial foi o ano que eu mais aprendi, como nao podia conversar, e eu nao prestava atençao nas aulas, eu comecei a levar livros para ler nas aulas. Isso me ajudou muito.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #337 Online: 30 de Maio de 2006, 12:29:04 »
Matemática e física não são triviais pra Newtons da vida, mas pra pseudogênios que vivem levando pau em cálculo 1, 2..3..parecem não nada intuitivas!:D E quanto à memória, e minha é bastante boa, suficientemente boa pra lembrar das respostas dos testes de lógica que insistem em seguirem um mesmo padrão e até mesmo, usam perguntas idênticas e nada criativas. Em suma, mesmo que eu Q.I inato seja zero, minha capacidade de memória pode falseá-lo de zero a 180! Mas confesso, isso não é pra mim, eu deixo os cálculos pro computador, já meu poder criativo, nenhuma máquina copia!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #338 Online: 30 de Maio de 2006, 14:31:25 »
Matemática e física não são triviais pra Newtons da vida, mas pra pseudogênios que vivem levando pau em cálculo 1, 2..3..parecem não nada intuitivas!:D E quanto à memória, e minha é bastante boa, suficientemente boa pra lembrar das respostas dos testes de lógica que insistem em seguirem um mesmo padrão e até mesmo, usam perguntas idênticas e nada criativas. Em suma, mesmo que eu Q.I inato seja zero, minha capacidade de memória pode falseá-lo de zero a 180! Mas confesso, isso não é pra mim, eu deixo os cálculos pro computador, já meu poder criativo, nenhuma máquina copia!

Cada um com a sua inteligencia né hehehe

to pagando pra ver vc tirar 180 em um teste de qi da ibm... quer tentar?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #339 Online: 30 de Maio de 2006, 14:48:40 »
Paga quanto?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #340 Online: 30 de Maio de 2006, 14:49:24 »
Alguns não tem inteligência alguma, de qualquer tipo, né!:D

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #341 Online: 01 de Junho de 2006, 14:07:49 »
http://www.pjsoft.com.br/tg/qi2002.exe

tenta ae, mas nao sei se ta funcionando...

e só tenta uma vez hein.

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #342 Online: 04 de Junho de 2006, 17:27:54 »
link confiável?

rizk

• Visitante
« Resposta #343 Online: 04 de Junho de 2006, 18:18:12 »
*.exe nao eh confiavel. Gente com QI alto nao abre essas coisas assim. :lol:

Offline Sharon

• Nível 08
  • *
« Resposta #344 Online: 04 de Junho de 2006, 18:48:13 »
exatamente!!!

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #345 Online: 05 de Junho de 2006, 16:17:45 »
*.exe nao eh confiavel. Gente com QI alto nao abre essas coisas assim. :lol:

Quem nao abre .exe é lammer com medo de pegar virus.

De qualquer forma pode ser esses teste aqui que sao rapidinho... O primeiro deu igual do teste da ibm que é mto demorado, e o segundo deu mto acima mas acho q eu demorei mais que o permitido heheheh

http://www.cpsimoes.net/nic-elen/matrix_a.html

http://nicologic.free.fr/Classification.htm
« Última modificação: 05 de Junho de 2006, 16:30:40 por v3n0w »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #346 Online: 05 de Junho de 2006, 16:45:37 »
Essa é nova....

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #347 Online: 05 de Junho de 2006, 18:52:49 »
Essa é nova....

E se for mulher, chama do quê?

:P

:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #348 Online: 05 de Junho de 2006, 19:47:03 »
V3noW, como eu disse, pra eu fazer esse tipo de teste, só com remuneração, uma remuneração boa suficiente pra eu fazer uma cirurgia de miopia, depois deles. São bonitinhos, dá pra entender bem a lógica pelos padrões repetitivos ou alternados de cores e figuras. Se quiser, te dou as dicas pra tu te sair bem, mas eu, to fora!:D

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #349 Online: 05 de Junho de 2006, 23:21:31 »
V3noW, como eu disse, pra eu fazer esse tipo de teste, só com remuneração, uma remuneração boa suficiente pra eu fazer uma cirurgia de miopia, depois deles. São bonitinhos, dá pra entender bem a lógica pelos padrões repetitivos ou alternados de cores e figuras. Se quiser, te dou as dicas pra tu te sair bem, mas eu, to fora!:D

É... oque vale ai é a velocidade que vc faz, a velocidade do seu raciocinio....  Com bastante tempo qualquer 1 acerta tudo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!