É porque é difícil haver uma discussão prolongada onde todos os participantes concordam. "Eu acho que é A"; "Eu também acho". Fim da Discussão. Tópicos rendem onde grupos de debatedores assumem posições contrárias e as tentam manter. Tirando esses foristas que assumem uma posição monolítica que não admite contestação, somente nos tópicos sobre política há um maior movimento, justamente pela polarização direita (95%)/esquerda(5%) que existe no fCC.
Isso é verdade, mas não explica tudo...
Há muitos tópicos com assuntos "polêmicos" que rendem pouco. Quando deslancham, costumam contar com apenas uns gatos pingados discutindo entre si.
Já os tópicos em que foristas como esses citados participam invariavelmente deslancham em dezenas de páginas, e isso não apenas aqui no fCC.
Em minha opinião
pessoal, não basta apenas o assunto ser polêmico e haver discordâncias para as pessoas entrarem na discussão. É também necessário que a sua posição seja FÁCIL de ser defendida (ou exija relativamente pouco conhecimento/sofisticação argumentativa).
É por isso que os tópicos onde são discutidos picuinhas religiosas, crendices e alguns besteiróis (como negacionismo da Teoria da Relatividade) rendem bastante, pois chutar cachorro morto é fácil e qualquer um consegue. Foristas como Alano, Enio, Realidade e Erivelton são "iscas" perfeitas por se oferecerem como "carne de canhão" facílimos de serem detonados pela ateuzada.