O choque de civilizações começou e o que está parecendo é que nossos mundos são mesmo incompatíveis. Na verdade já sabíamos disso, mas agora essa rachadura já está grande demais para a ignorarmos. Não podemos abrir mão de nossos ideais democráticos e eles aparentemente também não podem abrir mão de Deus comandando cada miligrama da esfera pública e da privada.
Então para coexistirmos pacificamente, o trato é eles não se meterem na nossa democracia e nós não nos metemos na organização social deles, os migrantes, tanto do Oriente quanto do Ocidente tem que aceitar viver segundo as normas das sociedades que eles escolheram. Eles estão errados em querer legislar por nós dizendo o que os nossos jornais podem ou não podem publicar, mas nós (Civilização Ocidental) também já erramos muito com eles, e o erro mais recente foi a guerra ao Iraque apoiada por um pretexto mentiroso de punir Saddam por desenvolver armas que não existiam quando uma das razões era impor o nosso modelo democrático a quem não tinha pedido democracia. (O caso do Irã é diferente porque eles realmente parecem estar inclinados a desenvolver armas de destruição em massa para colocar em risco a vida dos cidadãos de Israel.)
Infelizmente me parece que somente o muro sugerido, metaforicamente é claro, pode manter a paz. Nós gostamos do petróleo deles, eles gostam do nosso dinheiro e todo mundo gosta de comércio, então vamos deixar algumas janelinhas aberta pelo menos e fora isso nos deixarmos uns aos outros em paz.