E?
Se não possui nada a acrescentar, porque responde?
Você não tem motivo algum para fazer uma escolha racional

Existe algo chamado "razão".
Se a crença do pesquisador é relevante ou não, isso só o resultado estatístico dirá
O pesquisador não possui crenças, ele se baseia em evidências. Antes de encontrar evidências, ele criou uma hipótese o qual ele quer verificar quais são as evidências, caso as encontre, poderá acreditar nela. A pesquisa é oposta a crença, pois busca a veracidade do que se acredita, logo não se pode acreditar em algo e pesquisar.
Claro, a não ser casos como os que buscam provas do monstro do lago, mas não estão buscando evidências, e sim justificativas. Eu chamaria de pseudo-pesquisadores.
Como você chegou a esse limiar?
Pesquisando pelo significado da palavra. Uma das minhas fontes para concluir o significado foi a Wikipédia.
Ao que vejo, "atribuir mais de 50% de chances de ser verdade" se encaixa com o termo acreditar, principalmente pelo fato de não se poder impor verdades absolutas.
Se não tivéssemos um pingo de fé
Ou impulsos, mas esses são impossíveis de oprimirmos os nossos por completo.
Como vocês classificam, por exemplo, torcer pela seleção durante a Copa do Mundo ? Por acaso isto não é fé ? Onde está a racionalidade de torcer por esta ou aquela seleção de futebol ? A não ser, é claro, que os céticos se tranquem no quarto para ler Bertrand Russell durante os jogos…rs…
Eu não torço para nenhuma seleção. Muito menos acredito que exista "brasileiros", para mim existem somente seres humanos que possuem uma crença (aí sim a fé) em que uma fronteira imaginária traçada por colonizadores séculos atrás possua valor.
Tanto que eu, que busco o máximo possível extinguir minhas crenças, me nego a cantar o hino brasileiro na minha escola, por mais que reclamem.
Lógico que jamais direi que tenho 0,00% de fé, mas tento me aproximar.
fé pode significar religião
Religião é uma categoria da fé. A religião não possui fundamentos, está baseada na superstição, logo é fé.
A ciência somente observa. Se alguém não gosta do que os cientistas dizem, eles não podem fazer nada, pois esta pessoa tem de reclamar com a natureza, se houver alguma maneira (para não declarar verdades absolutas).