Mas como se pode ter essa certeza?
Depende completamente de pontos de vista. Tudo é crença.
Ao ver uma maçã, você está crendo que ela existe. Ao ver um papel você está crendo que ele existe. E assim por diante.
Ainda não sabemos como a realidade existe, sabemos que ela existe e temos hipóteses pra explicar isso. A nossa mente é que trabalha, através da crença, pra compreender a realidade. A crença é uma ponte entre a realidade e a nossa consciência.
O fato é que a maçã é uma ponte muito boa, muito firme que liga a realidade a nossa consciência. Podemos acertar pessoas com uma maçã, nos alimentar com ela. Estudamos a maçã e fomos construíndo os alicerces dessa ponte.
De fato, a maçã pode ser uma ilusão, tudo pode ser uma ilusão.. e cabe a nossa consciência compreender o que é uma ilusão ou não.
Presumindo que a realidade não é contraditória, podemos identificar ilusões de várias maneiras, principalmente fazendo questionamentos e procurando respostas em nossas outras crenças, em pontes que já são firmes. É um grande quebra-cabeça pra tentarmos descobrir se nossa crença "se encaixa" nessa realidade.
Fé é uma crença que tem uma ponte fraca, não é uma ponte tão forte quanto a ponte da maçã. Talvez uma ponte que apenas queiramos que exista, para atravessar algo que pontes atuais não conseguem..