Autor Tópico: Continuaremos a comer vegetais? (era Re: Continuaremos a comer carne?)  (Lida 13791 vezes)

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Re: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #100 Online: 16 de Maio de 2006, 01:59:44 »
Este estudo mostra uma pequena diminuição na pressão sistólica de hipertensos que trocaram pequena fração de carboidratos de sua alimentação por carne (em igual proporção calórica). Embora tenha havido esta diminuição (sem explicação aparente), não houve diminuição na pressão diastólica, nem nos níveis de insulina e ácidos graxos do plasma. Note que nas conclusões os autores dizem "no contexto de nosso estudo"...

http://www.ajcn.org/cgi/content/abstract/83/4/780

É que existe um gatilho. Uma quantidade de carboidratos máxima para que o organismo se mantenha em cetose (por volta dos 120g, isso depende da pessoa), acima disso começam os efeitos "inexplicáveis"!

120g por dia? Isso é perto do consumo normal do cérebro...

A questão dos efeitos é saber o que isso está afetando. Li por aí algo relacionado com vasodilatação, mas nem vou procurar outra vez... :D

É que se for mais que isso a insulina fica muitas horas lá nas alturas e armazena mais gordura ainda, lógico que depende totalmente de cada caso, tem pessoas que têm que ficar abaixo dos 30g por dia pra ter resultado e emagrecer. Nas primeiras 2 semanas de Atkins tem q ficar com teto de 20g de carbs por dia pra poder avaliar a resistência metabólica e determinar qual o máximo de carbs que a pessoa vai poder comer o resto da vida pra perder peso e pra manter peso.
mUKA

Atheist

• Visitante
« Resposta #101 Online: 16 de Maio de 2006, 02:01:38 »

É que se for mais que isso a insulina fica muitas horas lá nas alturas e armazena mais gordura ainda, lógico que depende totalmente de cada caso, tem pessoas que têm que ficar abaixo dos 30g por dia pra ter resultado e emagrecer. Nas primeiras 2 semanas de Atkins tem q ficar com teto de 20g de carbs por dia pra poder avaliar a resistência metabólica e determinar qual o máximo de carbs que a pessoa vai poder comer o resto da vida pra perder peso e pra manter peso.

Entendo. Como certamente há pessoas cujo organismo tolera melhor as condições de cetose do que outras.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #102 Online: 16 de Maio de 2006, 02:14:55 »
Atheis, esse estudo que vc mandou o link

http://jcem.endojournals.org/cgi/content/abstract/88/4/1617

é bem legal, demonstra bem um dos pontos que tenho tentado defender. Que dieta baixo-carbs. perde peso mais rápido e não gera risco a saúde, cada vez mais isso está sendo comprovado por estudos sérios.

O outro ponto é justamente defendendo a alimentação muito rica em carne (não ser vegetariano) que é sinônimo de dieta baixo-carbs já que a maioria dos alimentos modernos que são de origem vegetal contém muitos carboidratos.

Pois é. Vi o resumo e achei interessante. E postei-o principalmente para mostrar que não estou sendo tendencioso na minha pesquisa... :D

hehehe boa!

O meu ponto de discussão maior é em relação à questão de "estarmos mais adaptados ao carnivorismo", que ainda não consigo engolir. Na verdade, o que vejo é a pressão seletiva atual está tendendo para selecionar este aspecto, mas ainda é cedo, ainda temos muitos resquícios metabólicos da reserva de lipídeos pela ingestão de glicose. Por isso não concordo em afirmar que estamos adaptados.

Certo, nesse ponto entra aquele estudo comparativo entre o sistema digestório de carnivoros, herbívoros e do homem, e pra mim parece estar bem claro que o nosso sistema digestório é não apenas muito semelhante ao de carnívoros como absurdamente diferente ao dos herbívoros ruminates.
mUKA

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #103 Online: 16 de Maio de 2006, 15:16:21 »
Ok, acho melhor mudar logo o nome do tópico para continuaremos a comer vegetais?

E muka, nós não somos ruminantes. Nós NÃO digerimos celulose. Teria que comparar com herbivoros não ruminantes.
"The patient refused an autopsy."

Atheist

• Visitante
« Resposta #104 Online: 16 de Maio de 2006, 16:35:31 »
É... acho que faz sentido dividir o tópico...

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #105 Online: 16 de Maio de 2006, 18:59:32 »
Ok, acho melhor mudar logo o nome do tópico para continuaremos a comer vegetais?

hehehe, bem por aí... se tivesse sido eu o criador dó tópico, o título teria sido algo desse gênero! Obviamente com a resposta, não! Pelo menos não a enorme quantidade que "comemos" hoje em dia.

E muka, nós não somos ruminantes. Nós NÃO digerimos celulose. Teria que comparar com herbivoros não ruminantes.

Certo, mas a comparação com herbívoros não ruminantes resulta em diferença grande tbm! É que quando se compara com ruminantes é absurda a diferença, não tem como confundir o sistema digestório de humanos com o de ruminantes nem estando bêbado! hic hic hic
mUKA

Atheist

• Visitante
« Resposta #106 Online: 16 de Maio de 2006, 22:48:59 »
Pois é. Mas comparando com outros herbívoros vemos que as diferenças estão principalmente no tamanho do intestino. Herbívoros têm intestinos longos enquanto carnívoros têm intestinos curtos. Nós temos intestinos de tamanho mediano, como qualquer outro animal onívoro.

hehehe, bem por aí... se tivesse sido eu o criador dó tópico, o título teria sido algo desse gênero! Obviamente com a resposta, não! Pelo menos não a enorme quantidade que "comemos" hoje em dia.

Certo, mas a comparação com herbívoros não ruminantes resulta em diferença grande tbm! É que quando se compara com ruminantes é absurda a diferença, não tem como confundir o sistema digestório de humanos com o de ruminantes nem estando bêbado! hic hic hic

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #107 Online: 18 de Maio de 2006, 16:40:23 »
Mas..., seria ótimo se todo mundo virasse vegetariano. meu nutricionista me disse que para substituir poderiamos comer soja cerca de 100g por dia.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 18 de Maio de 2006, 16:55:09 »
Mas..., seria ótimo se todo mundo virasse vegetariano. meu nutricionista me disse que para substituir poderiamos comer soja cerca de 100g por dia.
Seu nutricionista já leu estes textos?

http://correcotia.com/soja/soja01.html

http://correcotia.com/soja/soja02.htm

Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #109 Online: 18 de Maio de 2006, 19:12:09 »

Seria muito bom se fosse possível viver só de vegetais, infelizmente a carne é necessária e em grande quantidade, só carne tem vit. B12, além disso a maioria dos vegetais têm propriedades anti-nutritivas (reduzem a disponibilidade de substâncias) e/ou são tóxicos assim como a soja o é:

http://www.second-opinions.co.uk/no-joy.html

Além disso soja tem um gosto horrível!
mUKA

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #110 Online: 18 de Maio de 2006, 19:17:22 »

Seria muito bom se fosse possível viver só de vegetais, infelizmente a carne é necessária e em grande quantidade, só carne tem vit. B12, além disso a maioria dos vegetais têm propriedades anti-nutritivas (reduzem a disponibilidade de substâncias) e/ou são tóxicos assim como a soja o é:

Muka, como é que você explica a existência de pessoas que não comem carne há anos?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #111 Online: 18 de Maio de 2006, 19:21:20 »

Muka, como é que você explica a existência de pessoas que não comem carne há anos?

Não entendi muito bem a lógica da sua pergunta mas pelo que entendi a resposta é sobreviver (com doenças que poderiam ser evitadas) é uma coisa e viver bem (com saúde) é outra!
mUKA

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #112 Online: 18 de Maio de 2006, 19:26:01 »
Não entendi muito bem a lógica da sua pergunta mas pelo que entendi a resposta é sobreviver (com doenças que poderiam ser evitadas) é uma coisa e viver bem (com saúde) é outra!

É que você falou que a carne é necessária e em grandes quantidades.  Não sei para que seria necessária, já que conheço muita gente que inclusive melhorou de saúde ao parar com a carne.  Inclusive eu.  Aliás, vitamina B12 não é encontrada em vegetais, é bem verdade, mas pode ser obtida em outras fontes além da carne propriamente dita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #113 Online: 18 de Maio de 2006, 19:36:20 »

É que você falou que a carne é necessária e em grandes quantidades. Não sei para que seria necessária, já que conheço muita gente que inclusive melhorou de saúde ao parar com a carne. Inclusive eu. Aliás, vitamina B12 não é encontrada em vegetais, é bem verdade, mas pode ser obtida em outras fontes além da carne propriamente dita.

Sim, necessária em grande quantidade justamente pq supostamente a pessoa deveria reduzir bastante a quantidade de vegetais (substituir por carne).

Obter melhora na saúde após redução ou abstinência da ingestão de carne é um mito antigo que está aos poucos sendo demonstrado como mito.

PS. http://www.second-opinions.co.uk/cholesterol_myth_2.html  nesse texto tem dezenas de referências de estudos que demonstram algumas coisas a respeito dos assuntos que estamos tratando como por exemplo, propriedades nocivas e/ou anti-nutritivas de vários vegetais, mudança pra dieta vegetariana não resulta em cura para diversas doenças (apesar de controlar o problema temporariamente) mas o inverso (aderir a dieta rica em carnes e pobre em carboidratos) de fato tem resultado melhor que a dieta vegetariana e possível cura, gordura não é a causa das doenças cardiovasculares mas sim carboidratos, etc.
« Última modificação: 18 de Maio de 2006, 19:47:44 por mUKA »
mUKA

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #114 Online: 20 de Maio de 2006, 14:35:02 »
Eu não acho que soja tenha um gosto ruim. Embora que eu me acostumei ao seu gosto peculiar. Mas você também podew usar polivitaminicos, experimente comer soja torrada. Lembra amendoim. Uma dieta à base de vegetais, diminuem seu peso sim. Mas em lugar errado, pois sem proteína. o muscúlo diminui, muito eu faço levantamento de peso 5 vezes por semana.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #115 Online: 20 de Maio de 2006, 15:12:41 »
Eu não acho que soja tenha um gosto ruim. Embora que eu me acostumei ao seu gosto peculiar. Mas você também podew usar polivitaminicos, experimente comer soja torrada. Lembra amendoim. Uma dieta à base de vegetais, diminuem seu peso sim. Mas em lugar errado, pois sem proteína. o muscúlo diminui, muito eu faço levantamento de peso 5 vezes por semana.

Eu acho soja intragável, soja torrada, que supostamente lembra amendoim tbm não agrada meu paladar, apesar de lembrar amendoim pela aparência e por ser crocante o gosto é bem diferente de amendoim! Mas gosto é um assunto complicado de se discutir, cada um tem suas preferências.
mUKA

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #116 Online: 20 de Maio de 2006, 15:54:09 »
Concordo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #117 Online: 21 de Maio de 2006, 04:18:19 »
Alguem lebra de um suquinho que vinha num saquinho....... chamava-se Muppy acho...... era leite de soja com frutas...... Era gostoso....... nem sei se fabricam ainda...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #118 Online: 21 de Maio de 2006, 04:39:29 »
Alguem lebra de um suquinho que vinha num saquinho....... chamava-se Muppy acho...... era leite de soja com frutas...... Era gostoso....... nem sei se fabricam ainda...

hahaha eu lembro, era gostoso sim, viciante, especialmente se é a única coisa gelada pra beber quando vc tá doente de sede! quando eu fazia academia fiquei viciado nesse troço, mal sabia o lixo q tava bebendo!
mUKA

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 21 de Maio de 2006, 10:31:07 »
O problema da soja não é o gosto ruim. É que ela faz mal mesmo. Você leu os artigos do link que passei?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 21 de Maio de 2006, 10:32:38 »
Ainda fabricam. Os otaku aqui do Brasil adoram esse negócio.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #121 Online: 22 de Maio de 2006, 09:26:21 »
  :enjoo: Eu não como carne há cerca de 3anos estou com anemia, e me trato com polivitaminica do tamanho de supositorio. duas vezes ao dia. :olheira:

Eu não como carne nem derivados desde 1994 (doze anos!) e NÃO estou com anemia e NEM me trato com polivitamínica de qualquer tamanho.

:hein:
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #122 Online: 22 de Maio de 2006, 09:34:04 »
Existem 4 motivos para não se comer carne, pobreza, alergia, ignorância ou burrice.

Existe mais um ítem que você esqueceu (talvez propositadamente), mas que parece ser absolutamente irrelevante para alguns: a ÉTICA.

Ética esta que diz: Não proporcionar sofrimento desnecessário aos outros.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #123 Online: 22 de Maio de 2006, 09:41:28 »
Citação de: mUKA
Na verdade devem ser 3 pq nunca vi caso de alergia só coloquei a alergia pois caso existisse seria um bom motivo,

Que tal o mal colesterol, aquele que entope as artérias?

se pensar em toda dinâmica da produção dos alimentos vai descobrir que muitos animais são mortos cruelmente nas lavouras, enquanto que na pecuária o custo benefício é maior, existem muitas áreas, muitas mesmo, de solo no planeta onde não é possível cultivo de vegetais para nosso consumo mas é possível o cultivo de vegetais para consumo animal,

A quantidade de grãos cultivados para alimentar o "boi gordo" e as aves de abate seria suficiente para acabar com a fome no mundo.

e se não comer carne vai ter q tomar leite e/ou derivados, ovos, etc, e tudo isso tbm implica em nascimento e morte de animais, dentre outros motivos

Consumir leite e ovos não implica no morticídio dos animais.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #124 Online: 22 de Maio de 2006, 12:32:32 »
  :enjoo: Eu não como carne há cerca de 3anos estou com anemia, e me trato com polivitaminica do tamanho de supositorio. duas vezes ao dia. :olheira:

Eu não como carne nem derivados desde 1994 (doze anos!) e NÃO estou com anemia e NEM me trato com polivitamínica de qualquer tamanho.

:hein:

Entre mulheres há mais casos de anemia, principalmente entre as que não fazem tratamento para não menstruar!

Há pouco tempo fiquei sabendo que tem um nível de vegetariano que não consome leite, derivados ou ovos. Devem passar parte de suas vidas comendo, feito coalas e pandas!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!