Autor Tópico: sobre o espiritismo  (Lida 55431 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #225 Online: 29 de Abril de 2007, 10:24:26 »
Citação de: Tash
Todos sabemos que o ceticismo científico não trabalha com fé, portanto pra um cético acreditar nas manifestações deveria haver comprovação científica.
Responda sinceramente, Tash. Você viu uma sessão e presenciou um fato legítimo. Mas não pode repeti-lo. Você deixaria de crer no que os seus próprios olhos viram por causa disso? Tenha santa paciência. Só se você fosse incoerente e irresponsável com relação a fatos.

Citação de: Angelo Melo
Leafar, esse caso já foi discutido aqui diversas vezes e você sempre insiste nele.
É porque os seus argumentos não convenceram naquela época e não convencem agora, Ângelo. Como as caras são novas, estamos repetindo. Florence Cook se tornou uma charlatã depois, não há dúvidas. Mas Willian Crookes não era. Sempre que os médiuns comercializam os seus dons em shows baratos, a tendência é o dom desaparecer, porque os espíritos não se prestam. Quando foi investigada por Crookes, Cook não comercializava ainda o seu dom.

Citação de: Ângelo Melo
Afinal, o que é mais provável, que todo o caso tenha sido mais uma das fraudes de Florence Cook ou que no breve período em que ela trabalhou com Crookes tenha deixado de ser uma charlatã para se tornar uma médium com poderes legítimos?
Não, Ângelo. Quando investigada por Crookes ela tinha somente 15 anos. O mais provável é que ela tenha perdido o dom mais tarde e tornado-se uma charlatã. A credibilidade repousa sobre William Crookes, e não sobre Florence Cook.

Citação de: Ângelo Melo
Aliás, é interessante que todo espírita sempre fala que há "centenas" de provas e fatos que corroboram a DE, mas quando são solicitados a mostrá-las sempre vêm com o manjado caso do Crookes, que na melhor das hipóteses só prova que ele era ingênuo o suficiente para cair na lábia da Florence Cook. Cadê o resto?
Dematerializações existem poucos casos documentados. O que temos são as fotos de Crookes e algumas produzidas pelo Chico, por Peixotinho e outros que não me lembro o nome. Mas quanto às aparições espontâneas, temos relatos provavelmente às centenas. A tradição de Igreja relata vários, que trata de milagres, Se você assitir o programa "Assombrações" do Discovery e outros canais, vai ver também que existem vários relatos similares. Assista a Investigadores Psíquicos e você verá espíritos ajudando a encontrar corpos e identificar assassinos. Isso sem falar na literatura: Chico Xavier mais de 400 livros, o Divaldo está com uns duzentos, Raul de Teixeira com outros 100. E temos vários outros autores e fatos, até mesmo em nossas relações familiares. É difícil conhecer uma pessoa que não tenha um "causo" com algum conhecido ou membro da família.

Não, Ângelo. Não temos só William Crookes. A propósito, você já viu esses vídeos no YouTube?

mode=related&search=
mode=related&search=

Eu sei, eu sei. Não há nenhuma possibilidade de haver um fundo de verdade nisso tudo. Todos mentem o tempo todo. Relembrando que apenas um único caso legítimo comprova o fenômeno.

Citação de: Ângelo Melo
Ou seja, pouco importam os fatos, os espíritas aceitam aquilo como evidência por pura fé e porque pessoas tão boas e dignas de fé como Chico Xavier e William Crookes jamais mentiriam…
Um psicólogo aceita como evidência os relatos de seus pacientes, por exemplo. E a psicologia não é menos ciência que as outras áreas do conhecimento.

E você está enganado se pensa que depositamos fé cega em quem quer que seja. Assim como um psicólogo tem meios de controle para tentar saber se seu paciente mente, nós também temos os nossos. Não são infalíveis, é verdade. Etambém não somos infalíveis. Mas ajudam a separar bem a charlatanice dos casos sérios.

E já disse, nós não confiamos em uma única fonte. Nós confiamos em várias fontes que fizeram experiências e obtiveram resustados semelhantes. Mas as experiências são difíceis de repetir. Imagine se eu agora começasse a duvidar que o homem foi a Marte porque tudo o que temos são fotografias e filmagens que poderiam ter sido montadas por um prestidigitador habilidoso? Eu tenho que confiar na credibilidade da NASA? Só por que são várias pessoas dignas de fé envolvidas e elas não mentiriam? É a mesma situação nossa com relação ao Espiritismo. Nós temos que levar em consideração os estudos e conclusões de alguém, ainda que seja só hipoteticamente.

Mas dizer: "Ih... não posso repetir. Então não existe, não aconteceu..." Não é coerente para quem vem aqui levantar as bandeiras da ciência.

Citação de: Ângelo Melo
Você acabou de afirmar no parágrafo acima que os espíritas aceitam as supostas provas só pelo simples fato de X ou Y afirmarem que são verdadeiras, independente de comprovação científica, e vem pedir que os céticos levem a ciência mais a sério???

Levar a ciência a sério significa respeitar o método científico e não aceitar qualquer explicação só porque vai ao encontro de nossas crenças ou porque quem falou é "bonzinho" ou digno de fé.
Os espíritas aceitam as evidências. E não é o fato de X ou Y afirmarem que são verdadeiras. É pelo fato de X e Y e Z e W e A e..., todos dignos de fé, afirmarem que são verdadeiras. As opiniões individuais tomadas isoladamente nenhum peso tem, qualquer que seja o nome. Mas elas todas juntas, principalmente quando não têm vínculos pessoais entre si, são evidências muito fortes.

continua...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #226 Online: 29 de Abril de 2007, 10:54:18 »
Citação de: Fabi
Olha a maldade que alguns espíritas fazem quando dizem fazer psicografia de alguém que morreu. Abaixo é a mensagem que algum "psicografou" e disse que foi aquele João Hélio que morreu arrastado por um carro:
Estava demorando. O debate começa a ficar difícil, então saímos da discussão dos fatos e partimos para o lado emocional. Daqui a pouco aparecerão aqui aqueles textos do suposto racismo de Kardec, afirmando que são imorais, nojentos, etc..., como já aconteceu no passado.

Quanto ao caso João, leiam o seguinte comunicado no link: http://www.celd.org.br/mensagens/comunicado.pdf

Citar
À Comunidade de Internautas

A Direção do Centro Espírita Léon Denis, diante dos fatos que apontam para uma relação do menino João Hélio e seus familiares com a Instituição aqui referida, vem esclarecer o que se segue:

1) O menino e seus familiares foram efetivamente atendidos pelo CELD, dentro do processo dos passes de cura a ele prescritos, objetivando atender à criança em seu quadro emocional por, aproximadamente dois anos;

2) Após o infausto desenlace do mesmo, seus pais vêm mantendo distância física de nossa Casa buscando naturalmente seu equilíbrio emocional, até que possam dedicar-se a uma prática religiosa, em qualquer templo, segundo suas convicções;

3) Em momento algum, nenhum membro do corpo mediúnico, do CELD, recebeu e fez veicular qualquer mensagem que fale sobre o espírito João Hélio ou a ele mesmo atribuída a autoria, direcionando a seus familiares ou a quem quer que seja.

A disciplina mediúnica existente em nossa Casa Espírita e o respeito que temos pelos ensinamentos da Doutrina Espírita impedem que se tenha atitudes levianas explorando a dor de uma família e a emoção ferida de uma sociedade.

Assim solicitamos:
• SEJAM CONSIDERADAS INVERÍDICAS as mensagens veiculadas pela Internet, no que tange ao acontecimento “João Hélio” e atribuída a origem das mesmas ao C.E. Léon Denis.

• Outrossim, caso isso venha algum dia a acontecer, SOMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DE SEUS FAMILIARES SERÁ TRAZIDA A PÚBLICO QUALQUER NOTÍCIA SOBRE ESSE ESPÍRITO, para quem rogamos a todos envolver em preces de apoio e paz.

Buscando ter trazido à sociedade os esclarecimentos precisos, solicitamos a todos de bom coração envolverem os sofredores em suas orações, trazendo às almas o clima de paz de que tanto necessitamos.

Pela Direção do CELD,

Iara Cordeiro
Não somos responsáveis por todas as comunicações prematuras e levianas provenientes de alguns adeptos da doutrina espírita.

Citação de: Fabi
Olhem como Chico Xavier era bondoso transformando vítimas inocentes em assassinos cruéis, sanguinários e frios:
Em primeiro lugar, não cremos na existência de "vítimas inocentes" neste mundo. As "vítimas inocentes potenciais" não estão neste mundo. Podemos não saber as causas, mas todo o sofrimento tem uma razão no passado. Isso é considerado um fato para nós. Enxergar isso não é deixar deser bondoso. É semplesmente ser realista, e ninguém pode ser considerado imoral por não ser cego.

Mas daí a ficar especulando o que cada um teria feito ou não, eu acho que não é uma boa política, especialmente em casos recentes. O autor espiritual do citado livro é um autor polêmico, que eu particularmente discordo em muitos pontos e, cujas obras, em minha opinião, causaram grandes prejuízos à doutrina espírita no Brasil. Isso por si só já é uma evidência a ser levada em conta.

Se as obras do Chico saíram todas de sua cabeça, por que só as obras assinadas por Humberto de Campos têm problemas? Eu não conhecia o caso acima que você citou, mas quando li tive a impressão que era dele. Fui consultar e não deu outra.

Não é nem questão de se saber se é ou não verdade o que ele disse. Mesmo que fosse, teria que ser publicado em respeito às famílias, pois diz respeito às suas dores. Neste ponto eu concordo com a sua crítica.

Se amanhã surgisse uma comunicação do João Hélio e a família consentisse em publicar, eu não veria nenhum problema.

Citação de: Quasar
Calma, o método científico funciona diferente, não é baseado na crença de outra pessoa.

Uma prova é algo que pode ser examinado, diversas vezes por pessoas diferentes em lugares diferentes, deve possibilitar uma compreensão matemática e lógica, ser repetido para ser melhor estudado ou pelo menos pode ser verificado...
Eu já conheço o "método científico" que você explicou. Mas, como já disse, ele é insuficiente para explicar toda a realidade, principalmente aquela que depende da vontade de indivíduos. Ou o método científico é ampliado para abarcar esses estudos, ou o método científico e por conseqüência toda a ciência é e será sempre incapaz de explicar toda a realidade. Ficará limitada somente a uma parte dela.

Um abraço a todos.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #227 Online: 29 de Abril de 2007, 11:19:07 »
Estava demorando. O debate começa a ficar difícil, então saímos da discussão dos fatos e partimos para o lado emocional.

Já estamos acostumados.  Sempre acontece isso quando se fala do Espiritismo. 

Nada mais natural, já que o lado emocional é o que de fato sustenta a Doutrina Espírita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #228 Online: 29 de Abril de 2007, 11:31:37 »
Citar
Citação de: Quasar
Calma, o método científico funciona diferente, não é baseado na crença de outra pessoa.

Citar
Uma prova é algo que pode ser examinado, diversas vezes por pessoas diferentes em lugares diferentes, deve possibilitar uma compreensão matemática e lógica, ser repetido para ser melhor estudado ou pelo menos pode ser verificado…
Eu já conheço o "método científico" que você explicou. Mas, como já disse, ele é insuficiente para explicar toda a realidade, principalmente aquela que depende da vontade de indivíduos. Ou o método científico é ampliado para abarcar esses estudos, ou o método científico e por conseqüência toda a ciência é e será sempre incapaz de explicar toda a realidade. Ficará limitada somente a uma parte dela.

Um abraço a todos.

Note que o método científico foi organizado justamente para evitar que especulações virassem fato científico, o método científico não é constante, ele foi aprimorado ao longo do tempo justamente para que a ciência pudesse evoluir melhor, e tem funcionado muito bem, tanto que a ciência produz cada vez mais e melhor.

Para "ampliar" o método científico é necessário que esta ampliação respeite o resto do método.

No mesmo post v/ citou a psicanálise que se baseia no que os pacientes dizem para fornecer tratamento, embora seja um ramo bastante controvesso, mas existe uma característica nesta atividade que v/ desconsiderou, os psicanalistas procuram em sua maioria desenvolver sua técnicas com base no método científico, isso lhes confere algum respaldo científico.

Os espíritas precisam disso para obterem algum reconhecimento, fazer pesquisas, não simplesmente partir do ponto de vista arrogante "a ciência é atrasada demais para nos compreender", se o espiritismo quer causar alguma revolução no entendimento humano tem que começar de baixo, fazendo isso de dentro com pesquisa séria, feita por gente séria e muito bem documentada e disponibilizar isso para o resto da comunidade científica.

Se a ciência é limitada demais para compreender a toda a realidade, comecem demonstrando pelo menos de forma verificável esta parte da realidade que falta ser compreendida.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #229 Online: 29 de Abril de 2007, 11:49:11 »
Note que o método científico foi organizado justamente para evitar que especulações virassem fato científico, o método científico não é constante, ele foi aprimorado ao longo do tempo justamente para que a ciência pudesse evoluir melhor, e tem funcionado muito bem, tanto que a ciência produz cada vez mais e melhor.
Concordo.

Para "ampliar" o método científico é necessário que esta ampliação respeite o resto do método.
Depende. E se houver um erro na proposição do método?

No mesmo post v/ citou a psicanálise que se baseia no que os pacientes dizem para fornecer tratamento, embora seja um ramo bastante controvesso, mas existe uma característica nesta atividade que v/ desconsiderou, os psicanalistas procuram em sua maioria desenvolver sua técnicas com base no método científico, isso lhes confere algum respaldo científico.
Concordo mais uma vez. Usamos preferencialmente, sempre que possível, o critério da repetitibilidade. Mas repito que, em alguns casos, é impossível repetir um mesmo experimento, nas mesmas condições, e obter os mesmos resultados. Os casos em que isso ocorre sempre se referem a experimentos que incluem inteligência e vontade.

Os espíritas precisam disso para obterem algum reconhecimento, fazer pesquisas, não simplesmente partir do ponto de vista arrogante "a ciência é atrasada demais para nos compreender", se o espiritismo quer causar alguma revolução no entendimento humano tem que começar de baixo, fazendo isso de dentro com pesquisa séria, feita por gente séria e muito bem documentada e disponibilizar isso para o resto da comunidade científica.
Não dizemos isso. Respeitamos o ponto de vista da ciência, mas, por causa das próprias limitações do método científico, Kardec chegou a dizer que a ciência não era competente para se manifestar pró ou contra às teorias espíritas, e qualquer que fosse a sua opinião, favorável ou contra, pouco peso teria.

Já eu digo o seguinte: se houver uma maneira de ampliar o método científico (não digo que haja), a ciência poderá se manifestar acerca dos fenômenos espirituais e poderá explicar um dia toda a realidade. Mas se o método científico for inflexível, a ciência não é e nem será capaz de explicar toda a realidade. Precisará ser complementada.

Quanto à documentação, vocês ainda precisam de mais? Por que não começam analisando as já existentes, que vou lhe dizer que no espaço de uma vida não seria possível averiguar todas? Todo dia aparece um evento ou um relato novo, inclusive documentados, como os que postei nos vídeos anteriores.

Se a ciência é limitada demais para compreender a toda a realidade, comecem demonstrando pelo menos de forma verificável esta parte da realidade que falta ser compreendida.
Não consideramos a ciência limitada. Nos consideramos parte dela, lembra-se. E temos do nosso lado vários cientistas e vários intelectuais de muito valor, que estudam os fenômenos e obtém resultados bastante interessantes. O que podemos fazer se uma parcela da comunidade científica os ignora?

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #230 Online: 29 de Abril de 2007, 11:59:46 »
Citar
Depende. E se houver um erro na proposição do método?

Nesse caso cabe a quem aponta o erro demosntrar onde está o erro e apontar uma solução, naturalmente esta solução não pode ser baseada em crença ou especulações.

Citar
Não dizemos isso. Respeitamos o ponto de vista da ciência, mas, por causa das próprias limitações do método científico, Kardec chegou a dizer que a ciência não era competente para se manifestar pró ou contra às teorias espíritas, e qualquer que fosse a sua opinião, favorável ou contra, pouco peso teria.

Note que Kardeck já saiu se defendendo pois sabia naquela época que o espiritismo não ia colar frente ao método científico, a saída nesses casos é sempre sair pela tangente para continuar na base da crença. Para quem acredita no espiritismo o método científico é inválido e o próprio espiritismo acaba sendo visto pelo crente como "científico dentro de uma visão mais ampla da realidade".

Isso soa bonito e convincente para o crente mas não passa de uma desculpa para escapara a verificação das alegações.

Citar
Concordo mais uma vez. Usamos preferencialmente, sempre que possível, o critério da repetitibilidade. Mas repito que, em alguns casos, é impossível repetir um mesmo experimento, nas mesmas condições, e obter os mesmos resultados. Os casos em que isso ocorre sempre se referem a experimentos que incluem inteligência e vontade.

Se o experimento gera sempre resultados diversos o próprio método científico tem ferramentas para chegar a uma resposta como a matemática. E antes que v/ diga que a matemática "não é ampla o suficiente para demonstrar toda a realidade" vou lembra-lo que a última moda entre os espíritas é ficar arrotando a "mecânica quântica" que é essencialmente explicada matematicamente.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #231 Online: 29 de Abril de 2007, 12:57:00 »
Quasar,

Eu detesto ser repetitivo mas eu vou dizer mais uma vez, concorde você ou não. A matemática ou as ciências exatas são suficientes para explicar tudo o que não tem vontade própria. Mas são incapazes de explicar a vontade, sentimentos, raiva, ódio, amor, ou seja, tudo aquilo que dependa do livre-arbítrio. O método científico não é capaz de tratar isso, mas nem por isso deixa de ser menos realidade que as ciências exatas.

Entendeu ou precisa desenhar?

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #232 Online: 29 de Abril de 2007, 14:33:27 »
Quasar,

Eu detesto ser repetitivo mas eu vou dizer mais uma vez, concorde você ou não. A matemática ou as ciências exatas são suficientes para explicar tudo o que não tem vontade própria. Mas são incapazes de explicar a vontade, sentimentos, raiva, ódio, amor, ou seja, tudo aquilo que dependa do livre-arbítrio. O método científico não é capaz de tratar isso, mas nem por isso deixa de ser menos realidade que as ciências exatas.

Entendeu ou precisa desenhar?

Um abraço.

Na verdade desenhar é um bom começo na tentativa de v/ embasar o espiritismo numa base racional, o desenho pode ser compreendido matematicamente, é o que eu estava tentando lhe dizer desde o começo, se os pespíritas começarem a produzir alguma material passível de refutação a coisa começa a andar pois o negócio pode começar a ser tratado seriamente.

Fazendo um desenho v/ certamente vai contribuir para o melhor entendimento do espiritismo, inclusive o seu entendimento, pois no desenho teremos algo sobre o que discutir.

Quanto aos sentimentos como raiva, amor etc, etc eles podem ser satisfatoriamente explicados pela ciência convencional, não só pela matemática, mas também pela quimica, biologia, medicina etc . . .  não compreendi como isso pode ser determinado pelo livre-arbitrio (seria bom que v/ desenhasse isso também para facilitar o entendimento)
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #233 Online: 29 de Abril de 2007, 14:55:29 »
Ok, Quasar.

Se você acha que comportamento pode ser explicado pelas ciências exatas, não há mais o que discutir.

Eu não posso provar que nunca poderá, embora eu saiba que ainda não é possível e na minha opinião nunca será. E nem você pode provar que algum dia a ciência usará as ciências exatas para modelar e prever comportamentos, como se fôssemos máquinas.

Então chegamos a um impasse, no qual nenhum dos lados cede, e eu não vou entrar numa discussão do tipo "pode" ou "não pode". Seja feliz com suas crenças que eu vou conviver com as minhas.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #234 Online: 29 de Abril de 2007, 15:02:40 »
Ok, Quasar.

Se você acha que comportamento pode ser explicado pelas ciências exatas, não há mais o que discutir.

Eu não posso provar que nunca poderá, embora eu saiba que ainda não é possível e na minha opinião nunca será. E nem você pode provar que algum dia a ciência usará as ciências exatas para modelar e prever comportamentos, como se fôssemos máquinas.

Então chegamos a um impasse, no qual nenhum dos lados cede, e eu não vou entrar numa discussão do tipo "pode" ou "não pode". Seja feliz com suas crenças que eu vou conviver com as minhas.

Um abraço.

Calmae, eu não disse isso

Só disse que a ciência convencional pode explicar o comportamento humano de forma satisfatória, não completa, mas certamente bem melhor que os delírios espíritas, tanto é assim que a ciência de verdade avança caba vez mais neste campo  em busca de uma compreensão cada vez melhor.

Citar
E nem você pode provar que algum dia a ciência usará as ciências exatas para modelar e prever comportamentos, como se fôssemos máquinas.

Não lembro de ter sugerido isso.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #235 Online: 29 de Abril de 2007, 15:30:51 »
A única ciência que pode oferecer repetibilidade em 100% das experiências é a ciência exata. Quando você disse que a repetitibilidade era um pré-requisito para uma ciência qualquer, você disse que inclusive as ciências comportamentais poderiam ser estudadas pelas ciências exatas.

Você não disse explicitamente, mas disse implicitamente. Se eu estiver errado, aponte o erro no meu raciocínio.

Só que com isso você está banindo a psicologia, a economia, a psiquiatria, etc. do campo das ciências, junto com o Espiritismo.

A ciência espírita é uma ciência que além de se preocupar com a natureza do mundo invisível, também estuda a psicologia dos Espíritos, que têm vontade prórpria, tornando-se, portanto, uma subdivisão da ciência psicológica. Por isso Kardec chamava a sua Revista Espírita de Jornal de Estudos Psicológicos.

Pode me definir melhor o que entende por "Ciência convencional"?

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #236 Online: 29 de Abril de 2007, 16:05:33 »
A única ciência que pode oferecer repetibilidade em 100% das experiências é a ciência exata. Quando você disse que a repetitibilidade era um pré-requisito para uma ciência qualquer, você disse que inclusive as ciências comportamentais poderiam ser estudadas pelas ciências exatas.

Você não disse explicitamente, mas disse implicitamente. Se eu estiver errado, aponte o erro no meu raciocínio.

Só que com isso você está banindo a psicologia, a economia, a psiquiatria, etc. do campo das ciências, junto com o Espiritismo.

A ciência espírita é uma ciência que além de se preocupar com a natureza do mundo invisível, também estuda a psicologia dos Espíritos, que têm vontade prórpria, tornando-se, portanto, uma subdivisão da ciência psicológica. Por isso Kardec chamava a sua Revista Espírita de Jornal de Estudos Psicológicos.

Pode me definir melhor o que entende por "Ciência convencional"?

Um abraço.

Ciência Convencional ou Ciência é o que segue o método cientifico, o resto é pseudociência.

O seu conceito de "ciências exatas" está equivocado, ciência exata não significa que é a ciência que "vai acertar sempre" ou que sempre vai obter os mesmos resultados, a física é uma ciência exata e muda sempre, nem sempre apresenta os mesmos resultados, pela definição são ciências que usam como base a matemática, que abrange város campos da ciência até mesmo a biologia.

Nem sempre a matemática é uma ferramenta utilizável, citei como exemplo de uma ferramenta para os espíritas poderem argumentar, pois se eu fosse espírita estudaria matemática para tentar argumentar, por exemplo, os espíritas sempre falam que o "plano espiritual" seria uma espécie de dimensão, logo, se eu quero demosntrar a existência de outra dimensão a melhor ferramenta é a matemática.

Da mesma forma os espíritas, caso não queiram estudar matemática, podem partir para o experimento prático, dentro do método científico isso seria possível embora bastante trabalhoso, mas o método científico requer que os resultados e o método usado sejam minuciosos, justamente para poderem ser analisados.

Note que os espiritismo não pode ser considerado ciência pois não basta botar um nome pomposo como "Psicologia dos Espíritos", para a ciência de verdade, primeiro temos que saber se os espíritos existem para depois sentar eles do divã, uma coisa de cada vez.

Depois de provada a existência de tais entidades e do local onde existem aí é que se vai pensar em como eles se comportam, podemos fazer um estudo sobre a psicologia dos cachorros e gatos pois de fato eles existem, podemos interagir livremente com eles, observar seu comportamento e documentar isso para outros pesquisadores participarem do desenvolvimento das pesquisas.

Uma estudo da "Psicologia dos Espíritos", é tão válido quanto um estudo sobre a "Psicologia dos Unicórnios" ou "Psicologia do Coelho da Páscoa".
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #237 Online: 29 de Abril de 2007, 16:25:42 »
Bem Quasar,

Eu sou Engenheiro e estudei bastante matemática. O teorema de Pitágoras para duas dimensões é a2 + b2 = c2. Para três fica a2 + b2 + c2 = d2. Para quatro dimensões é a2 + b2 + c2 + d2 = e2. Imagine dez, vinte dimensões e vá acrescentando termos e a equação funciona perfeitamente.

Os sistemas matriciais também podem ser concebidos em "n" dimensões.

Estranho podermos fazer cálculos baseados em coisas que não existem. Mas acontece...

Quanto à psicologia dos espíritos, acho que já temos bastante dados para poder afirmar que eles existem. E não, infelizmente eu não posso convidar um a aparecer na sua frente. Kardec já estudava a sua psicologia já no século XIX. Estamos atrasados?

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #238 Online: 29 de Abril de 2007, 16:35:39 »
Citação de: Tash
Todos sabemos que o ceticismo científico não trabalha com fé, portanto pra um cético acreditar nas manifestações deveria haver comprovação científica.
Responda sinceramente, Tash. Você viu uma sessão e presenciou um fato legítimo. Mas não pode repeti-lo. Você deixaria de crer no que os seus próprios olhos viram por causa disso? Tenha santa paciência. Só se você fosse incoerente e irresponsável com relação a fatos.


Supondo que eu veja uma sessão e acredite, o fato será legítimo pra mim apenas e não para a ciência.

Vou tentar ser mais claro: se você convence um cético de verdade com provas, convenceria todos.

Vou tentar ser mais claro 2: se você faz somente uma pessoa acreditar, não são provas, é fé.

Opinião pessoal sincera: Se o bendito fato nunca mais vai se repetir pra mim, pra que vou me preocupar em acreditar nele? Não há lógica nisso.

Agente aqui fala de ciência, não de revelações pessoais. Ceticismo é ciência, não uma pessoa.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #239 Online: 29 de Abril de 2007, 16:44:59 »
Tash,

As conseqüências sobre a existência ou não dos espíritos é grave para a humanidade. Uma vez adquirida essa convicção, a nossa postura perante a existência e o futuro muda radicalmente.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #240 Online: 29 de Abril de 2007, 16:48:11 »
A única ciência que pode oferecer repetibilidade em 100% das experiências é a ciência exata. Quando você disse que a repetitibilidade era um pré-requisito para uma ciência qualquer, você disse que inclusive as ciências comportamentais poderiam ser estudadas pelas ciências exatas.

Você não disse explicitamente, mas disse implicitamente. Se eu estiver errado, aponte o erro no meu raciocínio.

Só que com isso você está banindo a psicologia, a economia, a psiquiatria, etc. do campo das ciências, junto com o Espiritismo.


Você está confundindo as coisas.

Nas ciências exatas você pode repetir os testes para as afirmações várias vezes e deve encontrar resultados sempre iguais.

Nas ciências humanas você pode repetir os testes para as afirmações várias vezes e deve encontrar um padrão para os resultados que confirme sua hipótese.

A DE não apresenta sequer condições para que os testes sejam repetidos, quem dirá padrões nos resultados.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #241 Online: 29 de Abril de 2007, 16:49:43 »
Citar
Responda sinceramente, Tash. Você viu uma sessão e presenciou um fato legítimo. Mas não pode repeti-lo. Você deixaria de crer no que os seus próprios olhos viram por causa disso? Tenha santa paciência. Só se você fosse incoerente e irresponsável com relação a fatos.
Começando pela parte em negrito…
Hoje em dia podemos explicar as coisas, não basta ilusionismo ou charlatanismo como cuspir fogo, tem que estar em uma situação controla em laboratório, senão fica somente como sendo um truque.
Se você sabe o que é um ilusionista, você sabe porque só o teste em laboratório prova algo. Curiosamente os seus paranormais só liberam seus poderes quando não estão em um laboratório.
Citar
Tash,

As conseqüências sobre a existência ou não dos espíritos é grave para a humanidade. Uma vez adquirida essa convicção, a nossa postura perante a existência e o futuro muda radicalmente.

Um abraço.
Então vá a uma Igreja arranjar alguma fé de "Jesus vai te salvar", nenhum cético vai estar interessado em "mentiras mas podem ser úteis".

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #242 Online: 29 de Abril de 2007, 16:50:14 »
Bem Quasar,

Eu sou Engenheiro e estudei bastante matemática. O teorema de Pitágoras para duas dimensões é a2 + b2 = c2. Para três fica a2 + b2 + c2 = d2. Para quatro dimensões é a2 + b2 + c2 + d2 = e2. Imagine dez, vinte dimensões e vá acrescentando termos e a equação funciona perfeitamente.

Os sistemas matriciais também podem ser concebidos em "n" dimensões.

Estranho podermos fazer cálculos baseados em coisas que não existem. Mas acontece…

Quanto à psicologia dos espíritos, acho que já temos bastante dados para poder afirmar que eles existem. E não, infelizmente eu não posso convidar um a aparecer na sua frente. Kardec já estudava a sua psicologia já no século XIX. Estamos atrasados?

Um abraço.

Que dados?

Um monte de casos de frau de e engano?

As fotos postadas aqui neste tópico?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #243 Online: 29 de Abril de 2007, 16:54:06 »
Citação de: Ilovefoxes
Então vá a uma Igreja arranjar alguma fé de "Jesus vai te salvar", nenhum cético vai estar interessado em "mentiras mas podem ser úteis".
Mas quem é que está interessado nisso? Eu estou interessado em "verdades, mas podem ser úteis".

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #244 Online: 29 de Abril de 2007, 17:04:40 »
Tash,

As conseqüências sobre a existência ou não dos espíritos é grave para a humanidade. Uma vez adquirida essa convicção, a nossa postura perante a existência e o futuro muda radicalmente.

Um abraço.

Além da sua afirmação ser completamente vaga (que consequências? por que? que provas temos disso?) ela está completamente fora de contexto. Adoraria discutir isso com você e tenho muito pra falar, mas se quiser falar sobre isso mesmo abra outro tópico "Consequências sobre a existência ou não de espíritos" e não desvie o rumo dessa conversa.

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #245 Online: 29 de Abril de 2007, 17:10:49 »
Bem Quasar,

Eu sou Engenheiro e estudei bastante matemática. O teorema de Pitágoras para duas dimensões é a2 + b2 = c2. Para três fica a2 + b2 + c2 = d2. Para quatro dimensões é a2 + b2 + c2 + d2 = e2. Imagine dez, vinte dimensões e vá acrescentando termos e a equação funciona perfeitamente.

Os sistemas matriciais também podem ser concebidos em "n" dimensões.

Estranho podermos fazer cálculos baseados em coisas que não existem. Mas acontece…

Quanto à psicologia dos espíritos, acho que já temos bastante dados para poder afirmar que eles existem. E não, infelizmente eu não posso convidar um a aparecer na sua frente. Kardec já estudava a sua psicologia já no século XIX. Estamos atrasados?

Um abraço.

Primeiro você diz que ciências exatas são diferentes das humanas, depois faz uma comparação do teorema de pitágoras com ciência espírita?

Note que o número dois não existe, ele é apenas uma representação. Você não pode encontrar o número dois, ou o número dez. Você não vai ver nem experimentar sessões nas quais pode confirmar a presença dos números complexos (imaginários) e números surreais. Mas eles existem! Existem cálculos que pedem por tais números, eles são conceitos e não matéria. É ridículo comparar dimensões matemáticas com espíritos, chega a ser ofensivo.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #246 Online: 29 de Abril de 2007, 17:36:55 »
Tash,

As conseqüências sobre a existência ou não dos espíritos é grave para a humanidade. Uma vez adquirida essa convicção, a nossa postura perante a existência e o futuro muda radicalmente.

Um abraço.

Além da sua afirmação ser completamente vaga (que consequências? por que? que provas temos disso?) ela está completamente fora de contexto. Adoraria discutir isso com você e tenho muito pra falar, mas se quiser falar sobre isso mesmo abra outro tópico "Consequências sobre a existência ou não de espíritos" e não desvie o rumo dessa conversa.
Às ordens...

Siga o link:

../forum//topic,11276.new.html#new
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #247 Online: 29 de Abril de 2007, 17:46:06 »
Bem Quasar,

Eu sou Engenheiro e estudei bastante matemática. O teorema de Pitágoras para duas dimensões é a2 + b2 = c2. Para três fica a2 + b2 + c2 = d2. Para quatro dimensões é a2 + b2 + c2 + d2 = e2. Imagine dez, vinte dimensões e vá acrescentando termos e a equação funciona perfeitamente.

Os sistemas matriciais também podem ser concebidos em "n" dimensões.

Estranho podermos fazer cálculos baseados em coisas que não existem. Mas acontece…

Quanto à psicologia dos espíritos, acho que já temos bastante dados para poder afirmar que eles existem. E não, infelizmente eu não posso convidar um a aparecer na sua frente. Kardec já estudava a sua psicologia já no século XIX. Estamos atrasados?

Um abraço.

Primeiro você diz que ciências exatas são diferentes das humanas, depois faz uma comparação do teorema de pitágoras com ciência espírita?

Note que o número dois não existe, ele é apenas uma representação. Você não pode encontrar o número dois, ou o número dez. Você não vai ver nem experimentar sessões nas quais pode confirmar a presença dos números complexos (imaginários) e números surreais. Mas eles existem! Existem cálculos que pedem por tais números, eles são conceitos e não matéria. É ridículo comparar dimensões matemáticas com espíritos, chega a ser ofensivo.
Só quis demonstrar que o conceito multidimensional existe, embora não consigamos concebê-lo. O Espiritismo não desenvolve muito esse tema. Só respondi a uma pergunta do Quasar mostrando que pelo menos a matemática já tem um sistema completo de cálculo para o caso de alguém descobrir uma quarta dimensão.

E calma lá. Não precisa ficar ofendido...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #248 Online: 29 de Abril de 2007, 19:12:28 »
caso de alguém descobrir uma quarta dimensão.

O tempo é a quarta dimensão.

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #249 Online: 29 de Abril de 2007, 20:49:19 »
Ok. A quinta dimensão então...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!