Todos sabemos que o ceticismo científico não trabalha com fé, portanto pra um cético acreditar nas manifestações deveria haver comprovação científica.
Responda sinceramente, Tash. Você viu uma sessão e presenciou um fato legítimo. Mas não pode repeti-lo. Você deixaria de crer no que os seus próprios olhos viram por causa disso? Tenha santa paciência. Só se você fosse incoerente e irresponsável com relação a fatos.
Leafar, esse caso já foi discutido aqui diversas vezes e você sempre insiste nele.
É porque os seus argumentos não convenceram naquela época e não convencem agora, Ângelo. Como as caras são novas, estamos repetindo. Florence Cook se tornou uma charlatã depois, não há dúvidas. Mas Willian Crookes não era. Sempre que os médiuns comercializam os seus dons em shows baratos, a tendência é o dom desaparecer, porque os espíritos não se prestam. Quando foi investigada por Crookes, Cook não comercializava ainda o seu dom.
Afinal, o que é mais provável, que todo o caso tenha sido mais uma das fraudes de Florence Cook ou que no breve período em que ela trabalhou com Crookes tenha deixado de ser uma charlatã para se tornar uma médium com poderes legítimos?
Não, Ângelo. Quando investigada por Crookes ela tinha somente 15 anos. O mais provável é que ela tenha perdido o dom mais tarde e tornado-se uma charlatã. A credibilidade repousa sobre William Crookes, e não sobre Florence Cook.
Aliás, é interessante que todo espírita sempre fala que há "centenas" de provas e fatos que corroboram a DE, mas quando são solicitados a mostrá-las sempre vêm com o manjado caso do Crookes, que na melhor das hipóteses só prova que ele era ingênuo o suficiente para cair na lábia da Florence Cook. Cadê o resto?
Dematerializações existem poucos casos documentados. O que temos são as fotos de Crookes e algumas produzidas pelo Chico, por Peixotinho e outros que não me lembro o nome. Mas quanto às aparições espontâneas, temos relatos provavelmente às centenas. A tradição de Igreja relata vários, que trata de milagres, Se você assitir o programa "Assombrações" do Discovery e outros canais, vai ver também que existem vários relatos similares. Assista a Investigadores Psíquicos e você verá espíritos ajudando a encontrar corpos e identificar assassinos. Isso sem falar na literatura: Chico Xavier mais de 400 livros, o Divaldo está com uns duzentos, Raul de Teixeira com outros 100. E temos vários outros autores e fatos, até mesmo em nossas relações familiares. É difícil conhecer uma pessoa que não tenha um "causo" com algum conhecido ou membro da família.
Não, Ângelo. Não temos só William Crookes. A propósito, você já viu esses vídeos no YouTube?
mode=related&search=
mode=related&search=
Eu sei, eu sei. Não há nenhuma possibilidade de haver um fundo de verdade nisso tudo. Todos mentem o tempo todo. Relembrando que apenas um único caso legítimo comprova o fenômeno.
Ou seja, pouco importam os fatos, os espíritas aceitam aquilo como evidência por pura fé e porque pessoas tão boas e dignas de fé como Chico Xavier e William Crookes jamais mentiriam…
Um psicólogo aceita como evidência os relatos de seus pacientes, por exemplo. E a psicologia não é menos ciência que as outras áreas do conhecimento.
E você está enganado se pensa que depositamos fé cega em quem quer que seja. Assim como um psicólogo tem meios de controle para tentar saber se seu paciente mente, nós também temos os nossos. Não são infalíveis, é verdade. Etambém não somos infalíveis. Mas ajudam a separar bem a charlatanice dos casos sérios.
E já disse, nós não confiamos em uma única fonte. Nós confiamos em várias fontes que fizeram experiências e obtiveram resustados semelhantes. Mas as experiências são difíceis de repetir. Imagine se eu agora começasse a duvidar que o homem foi a Marte porque tudo o que temos são fotografias e filmagens que poderiam ter sido montadas por um prestidigitador habilidoso? Eu tenho que confiar na credibilidade da NASA? Só por que são várias pessoas dignas de fé envolvidas e elas não mentiriam? É a mesma situação nossa com relação ao Espiritismo. Nós temos que levar em consideração os estudos e conclusões de alguém, ainda que seja só hipoteticamente.
Mas dizer: "Ih... não posso repetir. Então não existe, não aconteceu..." Não é coerente para quem vem aqui levantar as bandeiras da ciência.
Você acabou de afirmar no parágrafo acima que os espíritas aceitam as supostas provas só pelo simples fato de X ou Y afirmarem que são verdadeiras, independente de comprovação científica, e vem pedir que os céticos levem a ciência mais a sério???
Levar a ciência a sério significa respeitar o método científico e não aceitar qualquer explicação só porque vai ao encontro de nossas crenças ou porque quem falou é "bonzinho" ou digno de fé.
Os espíritas aceitam as evidências. E não é o fato de X
ou Y afirmarem que são verdadeiras. É pelo fato de X
e Y
e Z
e W
e A
e..., todos dignos de fé, afirmarem que são verdadeiras. As opiniões individuais tomadas isoladamente nenhum peso tem, qualquer que seja o nome. Mas elas todas juntas, principalmente quando não têm vínculos pessoais entre si, são evidências muito fortes.
continua...