Como não possui evidência na literatura psiquiátrica? Você já leu todos os artigos de literatura psiquiátrica?
Stevenson é psiquiatra e naturalmente familiarizado com a literatura. E ele mesmo informa ter perguntado a outros psiquiatras, que não conheciam nenhum caso também. Os pais podem influenciar um comportamento ou outro, mas não uma identificação completa com outra pessoa, é isso que não se conhece.
Eu até já ouvi falar desses asos, mas não com as crianças desses casos. Nos raros casos em que isso ocorre, as crianças tem idade muito mais elevada, 8 anos (as crianças desses casos possuem entre 3 e 5, e geralmente perdem as memórias aos 7), e ocorre identificação com pessoas famosas, onde as informações estão mais acessíveis, pessoas como Abraham Lincon. Ou seja, diferenças brutais.
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Qual a porcentagem de casos semelhantes?
Sei lá qual é a pocentagem, mas não me parece baixa. O importante é saber que tais casos existem e oferecem evidência empírica de que tal hipótese - que já não tinha evidências - não é a resposta.
Qual o percentual de casos em que não foi encontrado nenhuma evidência de reencarnação? Há algum ou só se publica os casos que "provam"?
Há os casos não resolvidos. Para esse eu tenho dados:
Cook et al. (1983a) descrevem uma série de casos não resolvidos e (1983b) informam uma
comparação de 576 casos resolvidos e 280 não resolvidos em seis culturas sobre várias
variáveis. Eles (Cook et al., 1983b) não dizem como sua amostragem foi feita, mas o
número de casos envolvido faz parecer que usaram todo os casos da coleção de Stevenson
para os quais dados suficientes estavam disponíveis. Estatísticas multivariadas (modelos
loglinear e testes de relação de probabilidade) foram empregados para investigar o
relacionamento entre os pares de variáveis entre as culturas.
As proporções de casos resolvidos e não resolvidos nas seis culturas foram comparadas
calculando o coeficiente lambda para o modelo loglinear para a apropriada tabela 2x6. As
estimativas então foram divididas por seus erros normais respectivos para produzir uma
contagem de z para cada cultura, indicando até onde a relação de casos resolvidos a não
resolvidos nessa cultura era da relação média ente as culturas. (A mesma técnica foi usada
para comparar as seis culturas em outras variáveis.) Encontrou-se que a amostra incluía
significativamente mais casos resolvidos que casos não resolvidos em Burma (N = 230, z =
3,83, p <. 0001), Tailândia (N = 38, z = 3.46,p <001), Índia (N = 266, z = 2.82,p<.01), e
Líbano (N = 126, z = 2,74, <.01 de p), e significativamente mais casos não resolvidos no
Sri Lanka (N = 117, z = -7.17, p <. 0001) e nos Estados Unidos (N = 79, =-7.94 de z, p <.
0001) (casos não tribais).
Os leitores interessados podem consultar o artigo publicado para os resultados de outras
comparações interculturais. Cook et al. (1983b) comparou casos resolvidos e não resolvidos
como um todo usando chi-quadrado ou análise de variância, e isso será suficiente para
indicar os resultados disto aqui. Uma diferença não significativa foi achada com respeito à
idade em que os indivíduos dos casos não resolvidos e resolvidos começaram a falar da
vida prévia, mas a diferença nas idades em que indivíduos dos dois grupos cessaram de
falar da vida prévia foi significativa (p <. 00001).
Os indivíduos de casos não resolvidos mencionaram o nome da pessoa prévia menos
freqüentemente (p <. 00001) como um todo e (p <. 005) entre as culturas do que indivíduos
de casos resolvidos. A incidência de morte violenta entre as alegadas pessoas prévias em
casos não resolvidos foi significativamente mais alta que entre as pessoas prévias de casos
resolvidos (p <. 00001) no todo mas não significante entre as culturas. Os indivíduos de
ambos os grupos mencionaram o modo de morte da pessoa prévia, uma fobia relacionada à
morte prévia, e se referiram a uma morte prévia que foi violenta com aproximadamente a
mesma freqüência.
Edge (1986, p. 347) supõe que casos não resolvidos são fantasias, e interpreta as
semelhanças entre casos resolvidos e não resolvidos como colocando os casos resolvidos
em dúvida, mas seu raciocínio não é claro. Um caso pode permanecer não resolvido por
muitas razões, apenas uma das quais é que seja uma fantasia. Os indivíduos de casos não
resolvidos mencionaram o nome da pessoa prévia significativamente menos
freqüentemente que os indivíduos de casos resolvidos (ver acima). Porque nomes
normalmente são exigidos para resolver um caso (Cook et al., 1983a,p.47), este fato
certamente contribuiu para que ficassem não resolvido. Alguns casos não resolvidos, além
do mais, incluem declarações verificadas (Cook et al., 1983b, pp. 132-133).
Por outro lado, alguns casos não resolvidos são demonstravelmente misturas de fantasia e
fato (Cook et al., 1983b, pp. 133-134). A incidência significativamente mais alta de
alegadas memórias de mortes violentas em casos não resolvidos (ver acima) pode derivar
de fantasias em que a morte violenta surge frequentemente, mas deve ser lembrado de que
casos resolvidos também têm uma incidência incomumente alta de morte violenta (Seção
3.4.7). Casos não resolvidos bem podem consistir em fantasias em parte ou em sua
totalidade, mas não temos nenhum direito de supor que isto é tudo que eles são. Entretanto,
as semelhanças fortes entre casos resolvidos e não resolvidos justificam colocarmo-os
juntos para a maioria das análises.
Mais uma vez: há experimento controlado, com análise morfométrica das marcas (no caso das marcas que são feitas de propósito)?
Há marcas experimentais com registros médicos, que permitem a comparação.
"Depois que Ma Lai Lai Way morreu durante uma cirurgia de coração, três de suas amigas do colégio prepararam o corpo para o enterro (pp.79f ). Sem contar à família, elas marcaram as costas do pescoço da amiga com batom para ver se isto apareceria como uma marca de nascimento num novo bebê. Aproximadamente 13 meses mais tarde, a irmã de Ma Lai Lai Way deu à luz uma menina, Ma Choe Hnin Htet, que teve uma marca de nascimento vermelha proeminente nas costas do pescoço no local onde Ma Lai Lai Way foi marcada por suas amigas. Stevenson entrevistou todas as três e considera o testemunho delas como entre seus melhores. A nova criança também teve uma marca de nascimento na forma de uma linha fina de pigmentação diminuída de seu peito mais baixo até o abdome superior que correspondia à incisão cirúrgica em Ma Lai Lai Way. Além do mais, Ma Choe Hnin Htet lembrou acontecimentos da vida do morto e em outros meios se identificou com ela. "Note que além da marca feitas para reconhecê-la, ocorreu a marca cirúrgica. Muita "coincidência", hein?