Autor Tópico: sobre o espiritismo  (Lida 55443 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #525 Online: 30 de Maio de 2007, 02:20:38 »
Luís,

busque não pular os posts para entender o contexto das minhas afirmações, sim?

Vitor, na boa: CAI NA REAL.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #526 Online: 30 de Maio de 2007, 02:30:52 »
(Respondendo ao Atheist)

O problema é que vc não disse até agora o que seria uma evidênca para vc.

Meu caro, ninguém aqui é sua babá.  Se precisa de ajuda para entender os fundamentos do método científico e da comprovação experimental, peça-a de uma forma condigna.  Ou seja, BEM mais humilde.

Mas porque eu falo uma coisa e vc fala outra totalmente diferente? Eu fiz uma simples pergunta: o que para vc comprovaria a reencarnaçaõ? Será que é tão difícil responder?

O primeiro passo é admitir com serenidade que você não entende hoje o que são esses conceitos e para que servem.  E, creia-me, você deixa bastante claro que de fato não entende.  Ou possivelmente que entende, mas está atuando com uma má-fé bastante descarada.Por que você espera que lhe dêem atenção quando insiste em trapacear a cada turno, eu não entendo.

Luis, vc atua na área científica? Tem algum artigo publicado?

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #527 Online: 30 de Maio de 2007, 02:34:32 »
Paranormalidade é fato acima da dúvida razoável desde quando?  Segundo qual fonte?  Onde estão os trabalhos comprobatórios e as tentativas de refutação correspondentes?

Para mim é desde que testam Piper, e aí vc tem até Nobel afirmando isso. Recentemente, vc encontra Stephen Braude afirmando isso, e revistas indexadas publicando artigos que comprovam telepatia através dos testes Ganzfeld. Pode consultar a fonte que citei pro IloveFox

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #528 Online: 30 de Maio de 2007, 02:50:26 »
(Respondendo ao Atheist)

O problema é que vc não disse até agora o que seria uma evidênca para vc.

Meu caro, ninguém aqui é sua babá.  Se precisa de ajuda para entender os fundamentos do método científico e da comprovação experimental, peça-a de uma forma condigna.  Ou seja, BEM mais humilde.

Mas porque eu falo uma coisa e vc fala outra totalmente diferente? Eu fiz uma simples pergunta: o que para vc comprovaria a reencarnação? Será que é tão difícil responder?

Na ordem em que você fez as perguntas: 1) porque a sua confusão remonta a bem antes do assunto que está abordando no momento, e não vou perder meu tempo se puder evitar; 2) realisticamente, nada.  Você leu meu texto sobre o assunto e sabe que essa não é uma questão em aberto para mim; 3) na verdade é até divertido, de uma forma um tanto sádica.

Não, mas como não sabe respeitar quem tem essas credenciais, você vai ter de se contentar comigo.  Pelo que tenho visto tenho plena condição de te entreter por um BOM tempo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #529 Online: 30 de Maio de 2007, 02:52:07 »
Paranormalidade é fato acima da dúvida razoável desde quando?  Segundo qual fonte?  Onde estão os trabalhos comprobatórios e as tentativas de refutação correspondentes?

Para mim é desde que testam Piper, e aí vc tem até Nobel afirmando isso. Recentemente, vc encontra Stephen Braude afirmando isso, e revistas indexadas publicando artigos que comprovam telepatia através dos testes Ganzfeld. Pode consultar a fonte que citei pro IloveFox

"Tem até Nobel afirmando isso"?

Sinceramente...

Atheist

• Visitante
« Resposta #530 Online: 30 de Maio de 2007, 07:51:27 »
Aqui vai uma pequena lista das falácias utilizadas por Vitor Moura nesta discussão:

Citação de: Vitor Moura

“Ad hominen”. Está desqualificando um argumento através de ataque ao debatedor. Para constar, quando você reclamou que fiz isso eu não fiz. Não desqualifiquei argumento algum baseado no seu currículo. Apenas comentei que suspeito de má fé, que é quando se tem informação e as nega ou distorce para comprovar o que pretende. Coisa que foi feita aqui, como você próprio admitiu:

Citação de: Atheist
Você deliberadamente distorceu um artigo para que ele provasse o que você quer dizer quando não prova. Por isso não descarto a má fé. Custo a acreditar que tamanha distorção seja puramente ignorância.

Mas mostrei que vc que distorceu minhas palavras!

Quem faz este tipo de comentário não pode reclamar de ser acusado de fazer má ciência. Isso é o mínimo. Espero que não tenha verbas públicas para isso. Me enoja imaginar que meu dinheiro está indo patrocinar atrocidades intelectuais como estas.

“Ad hoc” – a insistência em que se tenta provar que histórias de reencarnação por correlação espúria com marcas de nascimento (que têm explicações naturais) são provas da existência de espíritos, uma premissa falsa, não passa de “ad hoc”.

“ad ignorantium” – você insiste em dizer que se não há explicação natural (na verdade você as elimina à revelia), por conseguinte, a sua explicação está correta, sem necessidade de comprovação.

“ad verecundiam” – o currículo de uma pessoa não pode embasar sua opinião pessoal:

Dei INCLUSIVE o parecer de vários cientistas!!!

Eu solicito fontes, não opiniões. O parecer deles foi opinativo, especulativo.

“circulus in demonstrando” – popular argumento circular... Este é repetido “ad nauseum”.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #531 Online: 30 de Maio de 2007, 09:53:52 »

Na ordem em que você fez as perguntas: 1) porque a sua confusão remonta a bem antes do assunto que está abordando no momento, e não vou perder meu tempo se puder evitar;

Na verdade, como vc mesmo não atua na área científica, o que eu digo lhe parece confuso. É fruto de sua péssima noção do que é ciência.

2) realisticamente, nada.  Você leu meu texto sobre o assunto e sabe que essa não é uma questão em aberto para mim;

Então vc tem uma visão enviesada. Depois o trapaceiro sou eu...

3) na verdade é até divertido, de uma forma um tanto sádica.

Hum, indícios de problemas mentais...

Não, mas como não sabe respeitar quem tem essas credenciais, você vai ter de se contentar comigo. 

Desculpe, não me contento com pouco.

Pelo que tenho visto tenho plena condição de te entreter por um BOM tempo.

Nõ, não tem. Vc não entende NADA de ciência, não atua na área científica, não tem artigos publicados, e possui uma visão enviesada, como vc mesmo admitiu. E ainda quer se passar por autoridade no assunto. Vc é uma piada infeliz.

Atheist

• Visitante
« Resposta #532 Online: 30 de Maio de 2007, 10:01:40 »
Muito interessante este artigo:

http://www.scientificexploration.org/jse/articles/pdf/13.2_stevenson.pdf

Ou seja, se os cientistas não aceitam alegações que não podem ser comprovadas, vamos mudar o que é ciência!!! Ciência não é método, é atitude!

Karl Popper se revira no túmulo...

Atheist

• Visitante
« Resposta #533 Online: 30 de Maio de 2007, 10:05:14 »
Antonia Mills. 2003. Are Children with Imaginary Playmates and Children Said to Remember Previous Lives Cross-Culturally Comparable Categories? Transcultural Psychiatry 40 (1): 62-90.

Some 15-66% of children in western countries talk about imaginary playmates; in India only 0.2% of children are said to remember a previous life. Both phenomena occur from the age of 30 months to 60-90 months. This article explores whether the two phenomena are cross-culturally comparable categories. The article describes a study of the psychological characteristics of a sample of 15 children said to remember a previous life in India, compared with a matched sample; and compares it with a sample of 15 children with imaginary playmates and a matched sample from Charlottesville, Virginia. No significant differences between the target group and the comparison group were found in either culture, suggesting that both phenomena are normal. One case of an American child with an imaginary playmate and one case of a child in India who is said to remember a previous life are described, using a video-recording of the child's dialogue.

Interessante.

Atheist

• Visitante
« Resposta #534 Online: 30 de Maio de 2007, 10:06:23 »

Nõ, não tem. Vc não entende NADA de ciência, não atua na área científica, não tem artigos publicados, e possui uma visão enviesada, como vc mesmo admitiu. E ainda quer se passar por autoridade no assunto. Vc é uma piada infeliz.

Desculpe, não encontrei seu Curriculo Lattes...

Esta mensagem está sendo encaminhada à moderação.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #535 Online: 30 de Maio de 2007, 10:09:35 »

“Ad hominen”. Está desqualificando um argumento através de ataque ao debatedor.

Só querendo saber se ele era uma autoridade no assunto, como ele queria se fazer passar. ELE é uma fraude nesse sentido. E depois, porque vc diz que isso é ad-hominem, e não reclama dele quando me diz;

"O primeiro passo é admitir com serenidade que você não entende hoje o que são esses conceitos e para que servem.  E, creia-me, você deixa bastante claro que de fato não entende.  Ou possivelmente que entende, mas está atuando com uma má-fé bastante descarada.Por que você espera que lhe dêem atenção quando insiste em trapacear a cada turno, eu não entendo."

Viés seletivo?

Para constar, quando você reclamou que fiz isso eu não fiz. Não desqualifiquei argumento algum baseado no seu currículo.

Lógico que não, pois eu mesmo já disse que atuava na área científica. Vc não tinha como me desqualificar.

Apenas comentei que suspeito de má fé, que é quando se tem informação e as nega ou distorce para comprovar o que pretende. Coisa que foi feita aqui, como você próprio admitiu:

Citação de: Atheist
Você deliberadamente distorceu um artigo para que ele provasse o que você quer dizer quando não prova. Por isso não descarto a má fé. Custo a acreditar que tamanha distorção seja puramente ignorância.

Mas mostrei que vc que distorceu minhas palavras!

Está imitando o espasmo catatônico da Nina? Não admiti coisíssima nenhuma! Pelo contrário, VC que distorceu minhas palavras, foi isso que eu disse!

Quem faz este tipo de comentário não pode reclamar de ser acusado de fazer má ciência.

Putz, alucinação mental total...

Isso é o mínimo. Espero que não tenha verbas públicas para isso. Me enoja imaginar que meu dinheiro está indo patrocinar atrocidades intelectuais como estas.

Não se preocupe, não tenho verba pública. Mesmo assim consigo fazer pesquisa de qualidade suficiente para detonar os céticos. Um dos meus artigos foi justamente sobre isso.

“Ad hoc” – a insistência em que se tenta provar que histórias de reencarnação por correlação espúria com marcas de nascimento (que têm explicações naturais) são provas da existência de espíritos, uma premissa falsa, não passa de “ad hoc”.

Distorção do que eu disse. Não são as marcas de nascimento sozinhas que comprovam espírito. É o conjunto de evidências marcas+memórias+comportamentos+testes controlados+ não contato entre as famílias etc.

“ad ignorantium” – você insiste em dizer que se não há explicação natural (na verdade você as elimina à revelia), por conseguinte, a sua explicação está correta, sem necessidade de comprovação.

Outra distorção. Eu mesmo disse que conheço como refutar a reencarnação, como poderia dizer que não há necessidade de comprovação? Não há explicação natural porque a criança não tinha como saber por vias normais as informações sobre o falecido.

“ad verecundiam” – o currículo de uma pessoa não pode embasar sua opinião pessoal:

Mas a falta dele pode "desembasar" a opiniçao pessoal.

Eu solicito fontes, não opiniões. O parecer deles foi opinativo, especulativo.

Eu citei as fontes que traziam suas opinões. E citei vários artigos indexadas como pediu que comprovavam a paranormalidade. Citeri de reencarnação, citei de mediunidade, citei de telepatia pro Ilovefox.

“circulus in demonstrando” – popular argumento circular… Este é repetido “ad nauseum”.

Mais delírios...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #536 Online: 30 de Maio de 2007, 10:11:13 »

Desculpe, não encontrei seu Curriculo Lattes…

Quem, à Nina? Tô morrendo de medo…passa a do luís, que ele me ofendeu me acusando injustamente de trapacear…passa a sua,insinuando injustamente má fé.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #537 Online: 30 de Maio de 2007, 10:13:23 »
Antonia Mills. 2003. Are Children with Imaginary Playmates and Children Said to Remember Previous Lives Cross-Culturally Comparable Categories? Transcultural Psychiatry 40 (1): 62-90.

Some 15-66% of children in western countries talk about imaginary playmates; in India only 0.2% of children are said to remember a previous life. Both phenomena occur from the age of 30 months to 60-90 months. This article explores whether the two phenomena are cross-culturally comparable categories. The article describes a study of the psychological characteristics of a sample of 15 children said to remember a previous life in India, compared with a matched sample; and compares it with a sample of 15 children with imaginary playmates and a matched sample from Charlottesville, Virginia. No significant differences between the target group and the comparison group were found in either culture, suggesting that both phenomena are normal. One case of an American child with an imaginary playmate and one case of a child in India who is said to remember a previous life are described, using a video-recording of the child's dialogue.

Interessante.

Exatamente. Reencarnação seria um fenômeno natural.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #538 Online: 30 de Maio de 2007, 10:15:01 »

Não preciso de Lattes para atuar na área científica. Basta fazer pesquisa de qualidade. Aliás, nem isso, visto a quantidade de pesquisas ruins publicadas...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #539 Online: 30 de Maio de 2007, 10:19:14 »
Muito interessante este artigo:

http://www.scientificexploration.org/jse/articles/pdf/13.2_stevenson.pdf

Ou seja, se os cientistas não aceitam alegações que não podem ser comprovadas, vamos mudar o que é ciência!!! Ciência não é método, é atitude!

Karl Popper se revira no túmulo…

O próprio Stevenson é meio contraditório nesse texto. Ele defende o ponto 6:

"Repeated testing of theory against new observations and alternative theories"

Ora, isso é justamente o Popper.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #540 Online: 30 de Maio de 2007, 10:20:25 »

Não preciso de Lattes para atuar na área científica. Basta fazer pesquisa de qualidade. Aliás, nem isso, visto a quantidade de pesquisas ruins publicadas…
E quem determina se a sua pesquisa é de qualidade ou não? Quais são os critérios? Veja que a parcialidade pode aparecer por cientistas independentes de mesma opinião (paranormalidade).
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #541 Online: 30 de Maio de 2007, 10:26:04 »

Não preciso de Lattes para atuar na área científica. Basta fazer pesquisa de qualidade. Aliás, nem isso, visto a quantidade de pesquisas ruins publicadas…
E quem determina se a sua pesquisa é de qualidade ou não? Quais são os critérios? Veja que a parcialidade pode aparecer por cientistas independentes de mesma opinião (paranormalidade).

A função seria basicamente do sistema de peer-review, porém como vc mesmo disse, há falhas, como a parcialidade. Isso não ocorre só na paranormalidade, como em todas as ciências. Vejo muito disso nos artigos céticos também. Por isso disse que havia artigos ruins publicados também.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #542 Online: 30 de Maio de 2007, 10:42:22 »
Entre os maiores mistérios da ciência, contam-se:

CORPO

Qual é a base biológica da consciência?

Da filosofia, a questão tem tomado a mente dos médicos e dos cientistas à medida que os estudos sobre o cérebro avançam: o que significa consciência, como e por que ela surge e quando surge o sentido do "eu sou".

Como a memória é armazenada e recuperada?

Sabe-se que há vários tipos de memória e que são divididas em diferentes partes do cérebro. Mas há perguntas sobre seu processamento, por que é tão instável e como é registrada.

Fonte: http://www.mmais.com.br/revista2/materia.cfm/tb/r_geral/id/10

É o que eu sempre digo: não há prova alguma de que a consciência é originada no cérebro, ao contrário do que os céticos daqui querem fazer parecer...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #543 Online: 30 de Maio de 2007, 11:04:53 »

Só querendo saber se ele era uma autoridade no assunto, como ele queria se fazer passar. ELE é uma fraude nesse sentido.

Isso é calúnia e vou tratar como tal.  Eu nunca aleguei mais autoridade do que realmente tenho.

E depois, porque vc diz que isso é ad-hominem, e não reclama dele quando me diz;

"O primeiro passo é admitir com serenidade que você não entende hoje o que são esses conceitos e para que servem.  E, creia-me, você deixa bastante claro que de fato não entende.  Ou possivelmente que entende, mas está atuando com uma má-fé bastante descarada.Por que você espera que lhe dêem atenção quando insiste em trapacear a cada turno, eu não entendo."

Viés seletivo?

Não, é a verdade mesmo.  Não te agrada, mas é a verdade.

Para constar, quando você reclamou que fiz isso eu não fiz. Não desqualifiquei argumento algum baseado no seu currículo.

Lógico que não, pois eu mesmo já disse que atuava na área científica. Vc não tinha como me desqualificar.

Você atua na área científica?  Não parece.  De um cientista se espera que entenda o que é ciência, o que é método científico, o que é confiabilidade de resultados.

E, claro, que tenha um certo grau de ética profissional.
« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 11:30:05 por Luis Dantas »

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #544 Online: 30 de Maio de 2007, 11:54:50 »

Só querendo saber se ele era uma autoridade no assunto, como ele queria se fazer passar. ELE é uma fraude nesse sentido.

Isso é calúnia e vou tratar como tal.  Eu nunca aleguei mais autoridade do que realmente tenho.

E depois, porque vc diz que isso é ad-hominem, e não reclama dele quando me diz;

Viés seletivo?

Não, é a verdade mesmo.  Não te agrada, mas é a verdade.

Você atua na área científica?  Não parece.  De um cientista se espera que entenda o que é ciência, o que é método científico, o que é confiabilidade de resultados.

E, claro, que tenha um certo grau de ética profissional.

:zzz:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #545 Online: 30 de Maio de 2007, 12:26:03 »
Entre os maiores mistérios da ciência, contam-se:
Mistérios?
Você mesmo tem as suas explicações, podemos dizer que sejam correntes de pensamento diferentes.

CORPO

Qual é a base biológica da consciência?
O cérebro. As pesquisas estão bem avançadas nesse sentido.

Da filosofia, a questão tem tomado a mente dos médicos e dos cientistas à medida que os estudos sobre o cérebro avançam: o que significa consciência, como e por que ela surge e quando surge o sentido do "eu sou".
Existem duas linhas de pensamento, uma que acredita que exista uma conciência além dos processos cerebrais e outra que considera a consciencia o processo cerebral, ou seja a consciencia não é , ela se dá.

Como a memória é armazenada e recuperada?
Já estão sendo determinadas áreas no cérebro para o armazenamento de informação, além de existir uma flexibilidade cerebral em que pacientes com problemas em determinadas áreas do cérebro podem retomar as funções em outras áreas. Atualmente os modernos tratamentos contam até com a realidade virtual para ajudar a reabilitação, mas que não é total apesar dos grandes avanços.

Sabe-se que há vários tipos de memória e que são divididas em diferentes partes do cérebro. Mas há perguntas sobre seu processamento, por que é tão instável e como é registrada.

Fonte: http://www.mmais.com.br/revista2/materia.cfm/tb/r_geral/id/10

É o que eu sempre digo: não há prova alguma de que a consciência é originada no cérebro, ao contrário do que os céticos daqui querem fazer parecer…
E o que você me diz de pacientes que tem comprometimentos cerebrais, como ocorridos por conta de derrame, e que perdem por assim dizer a "consciência", pois alguns não reconhecem parentes, tem a memória prejudicada, dificuldade de raciocínio lógico e entre outras mais.
Além também dos pacientes psiquiatricos que reestabelecem a consciência após tratamentos que tem como base a farmacologia.

O que não se sabe ainda é o detalhamento dos processos cognitivos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #546 Online: 30 de Maio de 2007, 12:27:30 »
Não respondeu minha pergunta, Vitor.  Você atua ou não na área científica?  E se atua, por que não tem currículo Lattes?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #547 Online: 30 de Maio de 2007, 13:13:48 »

Quem, à Nina? Tô morrendo de medo…passa a do luís, que ele me ofendeu me acusando injustamente de trapacear…passa a sua,insinuando injustamente má fé.

Como eu imaginei, uma vez que você diz que faz ciência mas não conhece nem o método científico, você também fez o cadastro no fórum e não se deu ao trabalho de ler suas regras. Ou a lista de falácias, que adora reproduzir... E depois nós somos os preguiçosos... ::)

Demagogia pouca é bobagem...

Outro moderador virá opinar sobre a questão, Vitor.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #548 Online: 30 de Maio de 2007, 13:20:33 »

:histeria:

Gentes, Ciência para o Vitor é algo que foge da normalidade!!!! Isso sim (a ciência de "qualidade" que ele diz que faz) é que é prova da existência de paranormallidade!!!

:magica:

Vitor, eu tentei discutir contigo e estava disposta a fazê-lo como se estive discutindo qualquer assunto relativo à ciência... aceitei até encarar suas elucubrações como dignas, mas você nos mostrou que era dar crédito demais a quem não merece. Obrigada pelo aviso.

Para alguém que quer ser levado a sério, você se mostrou baixo, por deturpar e por xingar o interlocutor... Louca? Posso ser louca por exigir ética na Ciência e se a moderação achar que lhe ofendi, que me dêem um cartão amarelo... eu não retiro uma palavra do que disse.

Pra mim, ser honesto na ciência não está sob discussão. E você provou que não respeita isso.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #549 Online: 30 de Maio de 2007, 13:56:10 »
Não está descartada a hipótese da própria evolução ter criado espíritos. Ou mesmo de espíritos evoluirem por um darwinismo de um possível mundo espiritual, e não material. Nada que contrarie a evolução.
Espíritos não fazem parte da evolução. Na evolução o complexo morre para que o mais complexo sobreviva. Se espíritos estivessem submissos ao DNA, seriam mortais como o próprio corpo...
Mas vc tá falando de mover objetos com a mente porque, se estamos discutindo a possibilidade da mente sobreviver à morte cerebral?
Era um exemplo.
Ninguém desconsidera isso. Mas casos com registros escritos antes da verificação fornecem boa garantia contra isso.
Não, não fornece. Foi testado na vila, não em laboratório. Pode muito bem o papai que está dizendo "meu filho não sabia" estar mentindo.
E sim, você disse, você afirmou que não existem outras explicações.
busca por relatórios médicos, registros de hospitais, análise estatística,  há os casos de previsões dessas marcas, há marcas experimentais
É, tipo de testes científicos feitos no banheiro... se houvesse fraude, erro na datilografia, etc, desbancaria o caso...
atuar na área científica. Basta fazer pesquisa de qualidade
Wow...!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!