Autor Tópico: Um espírito pode suicidar-se?  (Lida 21922 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Um espírito pode suicidar-se?
« Resposta #175 Online: 24 de Julho de 2006, 00:39:40 »
Respondida a questão: espíritos não podem deixar de existir, então não existe livre arbítrio mesmo.

Ah, espera aí! Primeiro vamos definir o que é o Livre-arbítrio, para depois verificar se se encaixa no fato de o Espírito poder ou não se suicidar...

Segundo o dicionário Aurélio:

Liberdade de ação; poder ou faculdade que é exercida ou passível de ser exercida sem qualquer motivo que não seja o próprio poder ou a vontade individual; vontade livre; liberdade de indiferença. (Refere-se principalmente às ações e à vontade humana, e pretende significar que o homem é dotado do poder de, em determinadas circunstâncias, agir sem motivos ou finalidades diferentes da própria ação)

Como a própria definição já demonstra, o homem (ou espírito) tem uma relativa liberdade de escolha, não sendo assim totalmente livre para decidir, nem tampouco totalmente isento desta mesma liberdade.

:)

Como a definição não delimita as circunstâncias, não se pode afirmar que a questão de suicídio espiritual não deveria estar coberta... Logo, continuo afirmando que isso só demostra que não há livre arbítrio.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #176 Online: 24 de Julho de 2006, 13:27:21 »
Citação de: wladimir
A definição do Dicionário Aurélio está correta, mas incompleta!

Pô, Wlad! Acho que devíamos processar o Aurélio por esta falha!...

:no:

Segundo o dicionário, egoísmo é amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.

Essa é a definição de egoísmo individual, agora imagine o que seria o egoísmo coletivo:

egoísmo coletivo é o amor próprio excessivo, que leva a humanidade a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios (a natureza, incluindo a geração presente e a futura); conjunto de propensões ou instintos coletivos que levam à conservação da humanidade - o que é isso se não o que consideramos como altruísmo ou mesmo bondade, podendo ser inclusive praticado por um só indivíduo, ou seja o indivíduo pratica sob o máscara do altruísmo quando na verdade só existe egoísmo, seja para ele, seja para seus descendentes.

Mas me explique! Como eu estarei sendo egoísta ao lhe dar uns trocados para matar a sua fome? Ou lhe doando cobertores para que você possa se abrigar do frio? Ou, sendo você cego, lhe estendendo o braço para te auxiliar na travessia de perigosa via pública? Ou auxiliando em campanhas do agasalho? Ou ligando para a Globo quando ela faz aquele show para as crianças pobres?

Como?...

:|
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #177 Online: 24 de Julho de 2006, 13:33:09 »
Citação de: Luis Dantas
A afirmação foi de que existe a repulsa pela idéia de um fim.

O que, em outras palavras, quer afirmar-se que existe um fim.

Você pode duvidar se quiser, mas pelo visto você mesmo tem essa repulsa...

Sim, esta e muitas outras! Eu repudio tudo aquilo que vai contra o meu próprio senso.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #178 Online: 24 de Julho de 2006, 13:43:01 »
Citação de: Nina
Como a definição não delimita as circunstâncias, não se pode afirmar que a questão de suicídio espiritual não deveria estar coberta... Logo, continuo afirmando que isso só demostra que não há livre arbítrio.

Não, muito pouco para demonstrar tamanha afirmação. Nossa liberdade é limitada, mas não deixa de existir. Obviamente o suicídio é um "privilégio" do espírito encarnado (o que ele mata é o próprio corpo - vida orgânica).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #179 Online: 24 de Julho de 2006, 14:39:11 »
A afirmação foi de que existe a repulsa pela idéia de um fim.

O que, em outras palavras, quer afirmar-se que existe um fim.

Não, Euzébio.  Não é a mesma coisa, longe disso.  Preste atenção.

A afirmação de que existe quem tenha ojeriza à idéia de um fim não é nem igual, nem semelhante, nem exatamente oposta à de que há quem afirme que existe um fim.

Você pode duvidar se quiser, mas pelo visto você mesmo tem essa repulsa...

Sim, esta e muitas outras! Eu repudio tudo aquilo que vai contra o meu próprio senso.

Com todo o respeito, nisso você não é melhor do que ninguém.  O seu próprio senso, por definição, aceita apenas as coisas que você não repudia.  Se são coisas que merecem ser repudiadas é uma questão completamente distinta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #180 Online: 26 de Julho de 2006, 01:40:56 »
Citação de: Nina

Não, muito pouco para demonstrar tamanha afirmação. Nossa liberdade é limitada, mas não deixa de existir. Obviamente o suicídio é um "privilégio" do espírito encarnado (o que ele mata é o próprio corpo - vida orgânica).

Mas não pode efetivamente deixar de existir... logo, segundo esta "filosofia", não existe livre-arbítrio.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #181 Online: 26 de Julho de 2006, 11:57:49 »
Você quer um bom exemplo de livre-arbítrio?

Se mate! (supostamente, uma decisão estritamente pessoal...)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #182 Online: 26 de Julho de 2006, 12:10:03 »
Você quer um bom exemplo de livre-arbítrio?

Se mate! (supostamente, uma decisão estritamente pessoal...)

Só que por você ter dado a ela a opinião, se ela realmente o fizer, você será acusado de instigar ela ao suícidio e poderá ser preso por até 12 anos... :lol:

Mas se a decisão vem de uma influência externa como a do Euzébio, ela ainda é ESTRITAMENTE pessoal?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Wladimir

• Nível 03
  • *
« Resposta #183 Online: 26 de Julho de 2006, 12:21:29 »
Realmente o livre-arbítrio é uma das maiores ilusões humanas, pois é interior. Muitos psicólogois afirmam, que nossos pensamentos, gostos, vontades, idéias são todos pré-determinados pelo inconsciente e temos a impressão que somos nós quem determinamos e ainda podemos racionalizar dizendo que deu vontade ou "foi eu quem quis", tudo no nosso cérebro é determinístico. Não temos livre-arbítrio nem para escolhermos se queremos tê-lo ou não!
Pensar é preciso, viver não.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #184 Online: 26 de Julho de 2006, 13:18:41 »
Concordo... nem nossos pensamentos são escolhas nossas.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #185 Online: 26 de Julho de 2006, 13:41:35 »
Eu acho que a última decisão é sempre a nossa. Somos nós que dizemos "sim" ou "não", não importa se estamos sendo condicionados ou influenciados.

A isto eu chamo "vontade própria".

Agora, se para uns a vontade é fraca, aí complica...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #186 Online: 28 de Julho de 2006, 18:17:01 »
Eu acho que a última decisão é sempre a nossa. Somos nós que dizemos "sim" ou "não", não importa se estamos sendo condicionados ou influenciados.

A isto eu chamo "vontade própria".

Agora, se para uns a vontade é fraca, aí complica...

Você já se perguntou se suas escolhas seriam diferentes se vc tivesse tido outro pai, outra mãe?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #187 Online: 28 de Julho de 2006, 19:16:51 »
Pois é.  Tanto do que nós "somos" é, de fato, aprendido... a começar pela língua.  Se até mesmo o paladar depende mais do ambiente do que da pessoa em si, acho difícil acreditar que nossas personalidades, interesses e pensamentos sejam realmente "nossos".

A propósito, Euzébio, suicídio passa longe de ser uma decisão estritamente pessoal.  Pelo contrário, é influenciada tanto pelo ambiente de relacionamentos que se tenha quanto pelas consequências que se espere encontrar se houver o ato.  Ninguém vive no vácuo, estamos sempre interagindo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Wladimir

• Nível 03
  • *
« Resposta #188 Online: 28 de Julho de 2006, 21:28:34 »
Vocês já leram O SUICÍDIO de Max Weber, pois ele demonstra que nem o suicídio seria um ato livre, e sim totalmente condicionado pelo nosso meio social!

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #189 Online: 28 de Julho de 2006, 21:54:06 »
Você já se perguntou se suas escolhas seriam diferentes se vc tivesse tido outro pai, outra mãe?

Meu pai adora uísque, eu nem sequer bebo!

Meu pai adora uma carne mal-passada, eu sou vegetariano!

Minha mãe é médium de umbanda, eu sequer tenho uma religião!

Que influência é esta?

:?:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #190 Online: 28 de Julho de 2006, 21:57:35 »
Pois é. Tanto do que nós "somos" é, de fato, aprendido... a começar pela língua. Se até mesmo o paladar depende mais do ambiente do que da pessoa em si, acho difícil acreditar que nossas personalidades, interesses e pensamentos sejam realmente "nossos".

A propósito, Euzébio, suicídio passa longe de ser uma decisão estritamente pessoal. Pelo contrário, é influenciada tanto pelo ambiente de relacionamentos que se tenha quanto pelas consequências que se espere encontrar se houver o ato. Ninguém vive no vácuo, estamos sempre interagindo.

Não nego que sofremos uma grande pressão social para que todos tenhamos o mesmo padrão de pensamento, o que pode ser traduzido como um mesmo padrão comportamental.

Mas cada um tem sua própria personalidade. Se assim não fosse, não existiriam ateus.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #191 Online: 28 de Julho de 2006, 22:18:25 »

Que influência é esta?

Influência do tipo "Não quero ser meu pai quando crescer..."

Muito comum nessa época do ano...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #192 Online: 29 de Julho de 2006, 00:22:55 »
Não nego que sofremos uma grande pressão social para que todos tenhamos o mesmo padrão de pensamento, o que pode ser traduzido como um mesmo padrão comportamental.

Mas cada um tem sua própria personalidade. Se assim não fosse, não existiriam ateus.

O Diego lembrou bem: nem toda influência leva à imitação.  Revolta também é um motivador poderoso.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #193 Online: 30 de Julho de 2006, 09:10:47 »
Apodman, se o que diz Emmanuel é racista, seria suposição-perspírito-aura-doidice de Chico Xavier, não de Kardec.

Afinal, Emmanuel é um dos alter-egos-Zelig-ghost-writers do Chico.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Wladimir

• Nível 03
  • *
« Resposta #194 Online: 30 de Julho de 2006, 10:31:33 »
A definição do Dicionário Aurélio está correta, mas incompleta!

Pô, Wlad! Acho que devíamos processar o Aurélio por esta falha!...

:no:

Segundo o dicionário, egoísmo é amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.

Essa é a definição de egoísmo individual, agora imagine o que seria o egoísmo coletivo:

egoísmo coletivo é o amor próprio excessivo, que leva a humanidade a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios (a natureza, incluindo a geração presente e a futura); conjunto de propensões ou instintos coletivos que levam à conservação da humanidade - o que é isso se não o que consideramos como altruísmo ou mesmo bondade, podendo ser inclusive praticado por um só indivíduo, ou seja o indivíduo pratica sob o máscara do altruísmo quando na verdade só existe egoísmo, seja para ele, seja para seus descendentes.

Mas me explique! Como eu estarei sendo egoísta ao lhe dar uns trocados para matar a sua fome? Ou lhe doando cobertores para que você possa se abrigar do frio? Ou, sendo você cego, lhe estendendo o braço para te auxiliar na travessia de perigosa via pública? Ou auxiliando em campanhas do agasalho? Ou ligando para a Globo quando ela faz aquele show para as crianças pobres?

Como?...

:|

Muito simples, nada do que o homem faz é de graça para os outros, sempre ele quer algo em troca, mesmo que seja um agradecimento como "fico te devendo essa", ou um simples reconhecimento social, com por exemplo,quando se doa sangue, agora muitas caridades só se fazem quando há uma promessa de recompensa pós-vida, como céu! "Deus te dê em dobro".

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #195 Online: 30 de Julho de 2006, 15:46:38 »

Que influência é esta?

Influência do tipo "Não quero ser meu pai quando crescer..."

Muito comum nessa época do ano...

Mas quando eu me tornei vegetariano (e decidi que "Não quero ser meu pai quando crescer...") eu já tinha 30 anos! Ou seja, já não tinha mais relação alguma com meu velho, além da amizade filial...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #196 Online: 30 de Julho de 2006, 15:52:08 »
O Diego lembrou bem: nem toda influência leva à imitação. Revolta também é um motivador poderoso.

Concluindo então, somos o que somos por imitarmos os outros ou pelos outros nos causarem revolta. Interessante...

De qualquer forma, ainda assim estaremos escolhendo ou um ou outro, né? (ou imitamos ou combatemos)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #197 Online: 30 de Julho de 2006, 15:59:52 »
Muito simples, nada do que o homem faz é de graça para os outros, sempre ele quer algo em troca, mesmo que seja um agradecimento como "fico te devendo essa", ou um simples reconhecimento social, com por exemplo,quando se doa sangue, agora muitas caridades só se fazem quando há uma promessa de recompensa pós-vida, como céu! "Deus te dê em dobro".

Ah, entendi! Do tipo "comprar um lugarzinho no Céu", né?

Mas isto não é ser caridoso! Isto é agir por interesse!

Pois a verdadeira caridade é desinteressada, não espera recompensas (nem nesta nem na outra vida)! É fazer aos outros o que gostaríamos que os outros fizessem a nós mesmo!

E é verdade: poucos (pouquíssimos!) agem assim, desinteressadamente.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #198 Online: 30 de Julho de 2006, 22:01:10 »

Ah, entendi! Do tipo "comprar um lugarzinho no Céu", né?

Mas isto não é ser caridoso! Isto é agir por interesse!

Pois a verdadeira caridade é desinteressada, não espera recompensas (nem nesta nem na outra vida)! É fazer aos outros o que gostaríamos que os outros fizessem a nós mesmo!

Quem age desta maneira, procura paz de espírito e isto também faz parte do mesmo conceito egoísta. Sacou?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #199 Online: 31 de Julho de 2006, 08:38:43 »
Citando Euzébio:

Concluindo então, somos o que somos por imitarmos os outros ou pelos outros nos causarem revolta. Interessante...

De qualquer forma, ainda assim estaremos escolhendo ou um ou outro, né? (ou imitamos ou combatemos)

Num primeiro momento, sim.  Mas também é possível (e até certo ponto necessário)  desenvolver uma visão dialética que transcende essas duas respostas limitadas e as substitui por algum repertório mais sofisticado.  Um bom autor para esse assunto é Piaget.

(...)

Pois a verdadeira caridade é desinteressada, não espera recompensas (nem nesta nem na outra vida)! É fazer aos outros o que gostaríamos que os outros fizessem a nós mesmos!

Isso não está mais para cooperação ou camaradagem do que para caridade?  Penso que sim, até porque o trecho que pus em itálico parece ilustrar pelo menos uma auto-imagem de quem quer merecer uma recompensa ou retorno.  Nada de errado com isso, mas um interesse altruísta não deixa de ser interesse por ser altruísta.

Acho mais exato dizer que esse tipo de atitude é muito pouco frequente na maioria de nós.  Não é como se só uns poucos virtuosos tivessem essa capacidade; a dificuldade está em mantê-las com regularidade e frequência (porque exige sacrifícios), não propriamente em tê-las.
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 08:45:17 por Luis Dantas »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!