Autor Tópico: Um espírito pode suicidar-se?  (Lida 21921 vezes)

APODman

• Visitante
Re: Um espírito pode suicidar-se?
« Resposta #150 Online: 01 de Julho de 2006, 19:27:36 »

Carlos,

Você já leu este texto refutando o Fedelli?

http://www.apologiaespirita.org/objecoes_refutadas/o_racismo_brutal_e_grosseiro_de_kardec.htm

Abraços,

Douglas

Sim, já conhecia o site e já tive a oportunidade de debater com alguns dos que contribuem com ele.

Novamente Douglas em nenhum momento fiz uso de algum dos argumentos do Fedeli e sequer os apoiei, a unica citação que fiz foi referente ao próprio texto de Kardec.

Quanto a refutação do site nada de novo, apenas é apontado que Kardec era produto de sua época e era carregado do eurocentrismo e outros conceitos hoje ultrapassados como a Fisiognomia, etc.

Nada diferente do que eu tenha afirmado até o momento ( basta ler meus posts anteriores ).

O grande problema, como eu tenho afirmado até agora   ( basta ler meus posts anteriores ), é que tais conceitos de época resistiram dentro da DE de forma direta ( o caso do livro de Emmanuel ) ou mesmo indiretamente

E o que é pior é que estas idéias da época de Kardec continuam a ser ensinadas nas escolas de educação mediunica sem nenhum tipo de ressalva bem como em outros curso complementares ( as cursos para Orientadores ensinam sobre aspectos fisicos - fisiognomia - que denotam o estado espiritual ou a personalidade do assistido, não confudir com postura corporal, etc, o que tb é ensinado para uma leitura fria mais eficiente ;)   ).

É interessante observar tb que não apenas a questão do sectarismo é um reflexo de sua época TODA a obra de Kardec é um reflexo de sua época, não existe ali uma idéia que possa se considerada original em especial nos capitulos que cobrem a primera parte da LE ( "As Causas Primárias" ) apesar de serem mostradas como "revelações científicas inéditas" atribuidas a espíritos.
Mesmo muitos dos conceitos referentes a espiritualidade (o funcionamento do mundo espiritual e as "leis" dos últimos capítulos )  tb não são novidade podendo ser encontradas em obras misticcas que o antecederam, notavelmente em Blavatsky.
De maneira geral nada existe ali que efetivamente possa excluir Kardec como autor de tudo aquilo que ele aponta como sendo de origem dos espíritos.

A obra de Kardec, é Kardec, não são necessários espíritos para explica-la.

[ ] ´s

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #151 Online: 01 de Julho de 2006, 19:57:54 »
A maioria que tenho contato afirma a doutrina como a Verdade, mas admite erros (“equívocos”), quando questionada sobre a validade desta “Verdade errônea” busca extirpar os erros para fora do âmbito/âmago doutrinário.

Se a validação da doutrina é dependente da fé, como classificar o válido e o inválido? A Verdade pode estar sujeita a revisões?
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Atheist

• Visitante
« Resposta #152 Online: 02 de Julho de 2006, 19:06:22 »
Pode não ser, no momento atual. Não creio que você possa definir caminhos futuros, para o que quer que seja. Além do mais, a excessiva preocupação com provas, advém do grupo ACS.

Pois é... O povo em geral não tem condições de pensar no assunto quando necessita de explicações para o que não entende. Neste caso, quem faz o melhor marketing ganha.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #153 Online: 06 de Julho de 2006, 01:12:55 »

Pois é... O povo em geral não tem condições de pensar no assunto quando necessita de explicações para o que não entende. Neste caso, quem faz o melhor marketing ganha.

Ganha muito mais quem não se incomoda com o tamanho da própria ignorância.   
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #154 Online: 17 de Julho de 2006, 23:37:42 »

Mas se o simples fato de acreditar ou não em espíritos _define_ se o experimento é ou não bem sucedido, não se pode mesmo pensar em teorias que validem o fenômeno, não acha? Isso não é assunto para teorias científicas, e sim para escolas de pensamento artístico, no máximo filosófico.

Esta é uma opinião sua. E deve ser compartilhada pelo grupo ACS. E confirma mesmo a sua tendência prá encerrar a ciência dentro de limites que atendem àquilo em que você (des) crê. A ciência não é, nunca foi e nunca será algo definitivo. 

É um pouco perigoso crentes de uma crença que usa a ciência (quando convém) para dar-lhe aspecto culto, afirmarem que ela não é difinitiva, pois isso torna a própria crença descartável.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #155 Online: 17 de Julho de 2006, 23:40:01 »

Ganha muito mais quem não se incomoda com o tamanho da própria ignorância.   

Só falta falar que o aproveitador da ignorância é um servo do ignorante... :histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

APODman

• Visitante
« Resposta #156 Online: 18 de Julho de 2006, 00:23:45 »
Mas afinal  um espírito pode suicidar-se? 

Ou seja, um sistema organizado consciente pode dar fim a sua organização ?

Hipoteticamente os espíritos poderiam sim se suicidar ( mesmo considerando a "alma" e não apenas o "perispírito" ).

[ ]´s

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #157 Online: 18 de Julho de 2006, 23:18:22 »
Carlos,

Aliás, um espírito pode suicidar-se ? Pode. Eu sou um espírito, não sou apenas um corpo. E posso atentar contra a minha vida, mas não o faço, porque não me convém. Posso, mas não quero.

Vou reformular a pergunta: "Um espírito "desencarnado" pode suicidar-se ?"

Se precisar posso desenhar.

[ ]´s

Não é necessário o desenho. :|

Este assunto é bem polêmico na DE. Existem alguns estudiosos que consideram a "segunda morte". Outros a rechaçam.
Não que o espirito possa se enforcar, ou meter uma bala na cabeça. O que acontece, segundo alguns relatos é que certos espiritos entram em um estado de inconsciência tão grande, que acaba degradando sua forma até os inimagináveis ovóides. Se continuar nesse processo alguns defendem a segunda morte...outros não sabem.

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

APODman

• Visitante
« Resposta #158 Online: 19 de Julho de 2006, 14:47:47 »
Não que o espirito possa se enforcar, ou meter uma bala na cabeça.

Hipoteticamente poderiam

"O que acontece, segundo alguns relatos é que certos espiritos entram em um estado de inconsciência tão grande, que acaba degradando sua forma até os inimagináveis ovóides. Se continuar nesse processo alguns defendem a segunda morte...outros não sabem.

O ovóide seria nada mais do que a deformação do perispirito.

O que seria muito diferente da auto aniquilação

Sendo um sistema organizado o espirito  ( e não apenas o perispirito ) deveria poder se destruir completamente.

E então o que sobraria ?

[ ]´s

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #159 Online: 21 de Julho de 2006, 13:41:25 »
Mas afinal um espírito pode suicidar-se?

Ou seja, um sistema organizado consciente pode dar fim a sua organização ?

Hipoteticamente os espíritos poderiam sim se suicidar ( mesmo considerando a "alma" e não apenas o "perispírito" ).

[ ]´s

Não, não podem! Somente a vida orgânica MORRE, e espírito não é orgânico!

(acho que já disse isso aqui, algumas páginas atrás...)

Me explique, como um espírito pode suicidar-se? Se atirando num penhasco? Parando de respirar - ou inalando um ar venenoso? Hehehe...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #160 Online: 21 de Julho de 2006, 13:48:12 »
Não que o espirito possa se enforcar, ou meter uma bala na cabeça.

Hipoteticamente poderiam

Ah, deixa disso!

O ovóide seria nada mais do que a deformação do perispirito.

O que seria muito diferente da auto aniquilação

Sendo um sistema organizado o espirito ( e não apenas o perispirito ) deveria poder se destruir completamente.

E então o que sobraria ?

[ ]´s

Que papo é esse de "sistema organizado"? Organizado segundo o entendimento humano? Válvulas e CI's? Neurônios e bílis?

Não nego que o espírito possa ser aniquilado (por quem o criou, decerto), mas quanto a AUTO-ANIQUILAÇÃO, me parece impossível!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #161 Online: 22 de Julho de 2006, 11:12:13 »
Respondida a questão: espíritos não podem deixar de existir, então não existe livre arbítrio mesmo.

Offline Wladimir

• Nível 03
  • *
« Resposta #162 Online: 22 de Julho de 2006, 11:39:18 »
espírito? Até quando o homem vai negar que pode ter um fim?
Todas as crenças religiosas e metafísicas tem um cerne, um núcleo egocêntrico que afirma que o homem (ou seu espírito, alma, ...) não tem fim, é imortal e que estamos aqui para evoluir, seja aceitando um salvador ou morlamente falando torna-nos bonzinhos (o que nada mais é que sermos egoístas em prol da humanidade, afinal o que é a bondade se não o egoísmo da própria humanidade?) :enjoo:
Pensar é preciso, viver não.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #163 Online: 22 de Julho de 2006, 17:36:21 »
Respondida a questão: espíritos não podem deixar de existir, então não existe livre arbítrio mesmo.

Ah, espera aí! Primeiro vamos definir o que é o Livre-arbítrio, para depois verificar se se encaixa no fato de o Espírito poder ou não se suicidar...

Segundo o dicionário Aurélio:

Liberdade de ação; poder ou faculdade que é exercida ou passível de ser exercida sem qualquer motivo que não seja o próprio poder ou a vontade individual; vontade livre; liberdade de indiferença. (Refere-se principalmente às ações e à vontade humana, e pretende significar que o homem é dotado do poder de, em determinadas circunstâncias, agir sem motivos ou finalidades diferentes da própria ação)

Como a própria definição já demonstra, o homem (ou espírito) tem uma relativa liberdade de escolha, não sendo assim totalmente livre para decidir, nem tampouco totalmente isento desta mesma liberdade.

:)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #164 Online: 22 de Julho de 2006, 17:50:15 »
Citação de: wladimir

Não é o homem quem nega que pode ter um fim, mas sim, é você quem afirma que ele pode tê-lo...

Todas as crenças religiosas e metafísicas tem um cerne, um núcleo egocêntrico que afirma que o homem (ou seu espírito, alma, ...) não tem fim, é imortal e que estamos aqui para evoluir, seja aceitando um salvador ou morlamente falando torna-nos bonzinhos (o que nada mais é que sermos egoístas em prol da humanidade, afinal o que é a bondade se não o egoísmo da própria humanidade?) :enjoo:

Por que uma pessoa que resolve auxiliar o seu próximo, seja através de doações, seja através de serviços voluntários, seja através de conselhos, é taxada de egoísta?

Segundo o dicionário, egoísmo é amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo - portanto, nada a ver com a bondade...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 22 de Julho de 2006, 18:17:11 »

Não é o homem quem nega que pode ter um fim, mas sim, é você quem afirma que ele pode tê-lo...
a cara do Euzébio  essa frase, total inversão de ônus de prova e tudo mais...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #166 Online: 22 de Julho de 2006, 18:22:18 »
a cara do Euzébio essa frase, total inversão de ônus de prova e tudo mais...

:D Hahahah, olá minha querida!

Eu não inverti o ônus, apenas coloquei no espelho o pensamento dele...

:P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #167 Online: 22 de Julho de 2006, 18:39:43 »
E ao fazê-lo ignorou a sua responsabilidade de demonstrar que o que você diz precisa ser apoiado por algum tipo de evidência, Euzébio.  Poesia não é tudo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #168 Online: 22 de Julho de 2006, 20:41:43 »
E ao fazê-lo ignorou a sua responsabilidade de demonstrar que o que você diz precisa ser apoiado por algum tipo de evidência, Euzébio. Poesia não é tudo.

:smartass: Ahn, responsabilidade, hmmm....

Acho que ambos dividimos a responsabilidade.

:hein:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #169 Online: 22 de Julho de 2006, 20:51:42 »
Não, Euzébio.  Responsabilidade pelo que se afirma NÃO é algo dividido igualmente por quem faz uma afirmação e por quem duvida dela.  É toda de quem faz a afirmação.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #170 Online: 22 de Julho de 2006, 21:58:53 »
Até agora não me mostraram nem um espírito. Como querem afirmar que ele foi criado e não pode ser destruído?

Evidências primeiro.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #171 Online: 23 de Julho de 2006, 08:31:48 »
Não, Euzébio. Responsabilidade pelo que se afirma NÃO é algo dividido igualmente por quem faz uma afirmação e por quem duvida dela. É toda de quem faz a afirmação.

Certo, certíssimo! Então a responsabilidade é toda de quem afirmou: "espírito? Até quando o homem vai negar que pode ter um fim?"

Ou isto não é uma afirmação???

Ele afirmou que o homem pode ter um fim e eu duvidei, heheheh...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #172 Online: 23 de Julho de 2006, 08:38:12 »
Até agora não me mostraram nem um espírito. Como querem afirmar que ele foi criado e não pode ser destruído?

Evidências primeiro.

VER Espíritos é algo raríssimo, poucas pessoas o fazem (eu mesmo NUNCA vi um, e nem o desejo). Mas às vezes os escuto (já ouvi desde uma única palavra até frases inteiras - mas também em raros momentos) e sinto a presença.

Espíritos já sopraram em meu ouvido, já escutei passos na escada e no quarto (ambos de madrugada), e já vi meu cobertor se mexer sozinho.

:stunned: Será que estou louco?! heheheh...

Offline Wladimir

• Nível 03
  • *
« Resposta #173 Online: 23 de Julho de 2006, 13:25:44 »
A definição do Dicionário Aurélio está correta, mas incompleta!

Segundo o dicionário, egoísmo é amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.

Essa é a definição de egoísmo individual, agora imagine o que seria o egoísmo coletivo:

egoísmo coletivo é o amor próprio excessivo, que leva a humanidade a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios (a natureza, incluindo a geração presente e a futura); conjunto de propensões ou instintos coletivos que levam à conservação da humanidade - o que é isso se não o que consideramos como altruísmo ou mesmo bondade, podendo ser inclusive praticado por um só indivíduo, ou seja o indivíduo pratica sob o máscara do altruísmo quando na verdade só existe egoísmo, seja para ele, seja para seus descendentes.
Pensar é preciso, viver não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #174 Online: 23 de Julho de 2006, 13:51:18 »
Não, Euzébio. Responsabilidade pelo que se afirma NÃO é algo dividido igualmente por quem faz uma afirmação e por quem duvida dela. É toda de quem faz a afirmação.

Certo, certíssimo! Então a responsabilidade é toda de quem afirmou: "espírito? Até quando o homem vai negar que pode ter um fim?"

Ou isto não é uma afirmação???

Ele afirmou que o homem pode ter um fim e eu duvidei, heheheh...

A afirmação foi de que existe a repulsa pela idéia de um fim.  Você pode duvidar se quiser, mas pelo visto você mesmo tem essa repulsa...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!