Carlos,
Você já leu este texto refutando o Fedelli?
http://www.apologiaespirita.org/objecoes_refutadas/o_racismo_brutal_e_grosseiro_de_kardec.htm
Abraços,
Douglas
Sim, já conhecia o site e já tive a oportunidade de debater com alguns dos que contribuem com ele.
Novamente Douglas em nenhum momento fiz uso de algum dos argumentos do Fedeli e sequer os apoiei, a unica citação que fiz foi referente ao próprio texto de Kardec.
Quanto a refutação do site nada de novo, apenas é apontado que Kardec era produto de sua época e era carregado do eurocentrismo e outros conceitos hoje ultrapassados como a Fisiognomia, etc.
Nada diferente do que eu tenha afirmado até o momento ( basta ler meus posts anteriores ).
O grande problema, como eu tenho afirmado até agora ( basta ler meus posts anteriores ), é que tais conceitos de época resistiram dentro da DE de forma direta ( o caso do livro de Emmanuel ) ou mesmo indiretamente
E o que é pior é que estas idéias da época de Kardec continuam a ser ensinadas nas escolas de educação mediunica sem nenhum tipo de ressalva bem como em outros curso complementares ( as cursos para Orientadores ensinam sobre aspectos fisicos - fisiognomia - que denotam o estado espiritual ou a personalidade do assistido, não confudir com postura corporal, etc, o que tb é ensinado para uma leitura fria mais eficiente

).
É interessante observar tb que não apenas a questão do sectarismo é um reflexo de sua época TODA a obra de Kardec é um reflexo de sua época, não existe ali uma idéia que possa se considerada original em especial nos capitulos que cobrem a primera parte da LE ( "As Causas Primárias" ) apesar de serem mostradas como "revelações científicas inéditas" atribuidas a espíritos.
Mesmo muitos dos conceitos referentes a espiritualidade (o funcionamento do mundo espiritual e as "leis" dos últimos capítulos ) tb não são novidade podendo ser encontradas em obras misticcas que o antecederam, notavelmente em Blavatsky.
De maneira geral nada existe ali que efetivamente possa excluir Kardec como autor de tudo aquilo que ele aponta como sendo de origem dos espíritos.
A obra de Kardec, é Kardec, não são necessários espíritos para explica-la.
[ ] ´s