Autor Tópico: Um espírito pode suicidar-se?  (Lida 21920 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Um espírito pode suicidar-se?
« Resposta #125 Online: 28 de Junho de 2006, 14:50:49 »
Já ouviu falar em mochila de prótons?

Pois!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 28 de Junho de 2006, 16:49:56 »
Já ouviu falar em mochila de prótons?

Pois!
Mas ela só serve para capturar os espíritos, não os mata.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 28 de Junho de 2006, 19:09:00 »
Não. Ela fere. O que captura é a armadilha, que serve de cache pra levar pro receptáculo principal.

Mas acho que se a dose for forte...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #128 Online: 28 de Junho de 2006, 21:33:49 »
Os espíritos, por serem as almas dos homens, não são infalíveis e podem estar imiscuídos das mesmas idéias terrenas.  Esse é um preceito básico da doutrina espírita.  E é justamente isso que a torna uma doutrina interessante.  Lembra daqueles joguinhos lógicos que dizem que Mariazinha só diz a verdade, Joãozinho diz uma verdade e uma mentira e Manoelzinho só fala mentiras, e temos que descobrir as informações verdadeiras dentro dessas verdades e mentiras?  A doutrina espírita funciona mais ou menos assim, resguardando-se as devidas proporções.  Aos poucos, através da discussão, vamos identificando quem fala a verdade e quem mente, e quando se faz um ou outro.

Nunca ouvi falar nesse joguinho. E, que eu saiba, uma doutrina que tenta passar a idéia de ser “científica” deveria ignorar esses joguetes e falar a verdade. O fato é que as idéias de Kardec e Emmanuel são passadas tal como o original e, se o original está errado, então deveria ser descartado.

A separação dos espíritos superiores e inferiores em planetas diferentes é um fato para nós.  Planetas onde reinam o bem não podem admitir em seu seio espíritos egoístas, orgulhosos, assassinos, etc...  Estes têm que ser segregados temporariamente até que se emendem para que possam se tornar aptos a habitar planetas superiores.  Não fazemos o mesmo em nossa sociedade?  Não segregamos aqueles que moralmente não se adaptam às leis e regras da sociedade.  Não existem as prisões que são feitas com esse objetivo?  Ou você acha injusto que hajam prisões?  O nosso planeta (Terra) é considerado pelos espíritas com um desses planetas de reclusão, onde os espíritos rebeldes e criminosos encarnam para expiar e se reformar.  E neste caso, todos somos criminosos, não importando a qual raça ou povo pertençamos.

Então você acredita em utopias? Acredita mesmo que todo o mundo, literalmente, é pecador? No que isso difere das religiões cristãs e islâmicas? E, o mais importante, como se sabe se isso é verdade mesmo?

Como uma boa parte da humanidade já se melhorou, o planeta entrou em fase de transição, e a Terra está aos poucos deixando de ser um planeta de provas e expiações.  Os avanços morais e tecnológicos do último século não deixam dúvidas de que isto está ocorrendo, segundo a comunicação espírita abaixo, de 1866:

...A Humanidade, entretanto, chegou a um dos períodos de sua transformação e o mundo terreno vai elevar-se na hierarquia dos mundos.

O que se prepara não é, pois, o fim do mundo material, mas o fim do mundo moral. É o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do orgulho, do egoísmo e do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva consigo alguns destroços. Tudo dele acabará com a geração que se vai e a geração nova erguerá o novo edifício, que as gerações seguintes consolidarão e completarão.
...
Revista Espírita de out. 1866.

Isso pra mim é bastante similar às pregações dos Testemunhas de Jeová ou dos Adventistas do Sétimo Dia. Mas não há nada que indique que o fato do mundo estar evoluíndo tecnologicamente seja um indício de outros mundos espirituais. Pra mim, é tudo fruto da globalização e do avanço escolar que antes estava entravado por causa das — adivinhe — religiões.

Se estamos hoje discutindo o racismo, podemos ver que essa transformação está bastante adiantada.  Há bem pouco tempo atrás estávamos discutindo se a escravidão era moralmente lícita ou não.

Isso não é evolução espiritual, é evolução social. Hoje as pessoas se importam mais com o bem estar dos outros e até mesmo dos animais. Sabem que cuidando de todos, todos ganham. Nâo é necessário uma religião para isso.

Entretanto, essa separação em planetas somente ocorre quando as distâncias morais são muito grandes.  Quando as distâncias são pequenas, estes espíritos habitam num mesmo globo para evoluirem juntos.  É o nosso caso aqui.  Embora fale-se em espíritos mais ou menos adiantados, fiquem certos que a distância que nos separa moralmente e intelectualmente é muito pequena, embora ela exista.  Não estamos tão longe assim daqueles que chamamos de ladrões, corruptos, assassinos (será!?).  Mas também não estamos tão longe moralmente de pessoas como Ghandi, Madre Tereza, etc...

Então dá para descrever como são as pessoas nos mundos melhores e piores que o nosso? Como é alguém que é pior do que Hitler, por exemplo, que matou centenas de milhares de pessoas no holocausto? Ou pior que a Madre Tereza de Calcutá, que desviava verbas da caridade e construía não hospitais, mas galpões onde as pessoas iam para morrer?

Um outra coisa importante é que só as diferenças morais é que fazem que os espíritos sejam segregados.  As diferenças intelectuais, não necessariamente.  É possível ser ignorante e bom, assim como ser instruído e mau.  No caso, a separação é necessariamente feita entre bons e maus (ou menos bons), e não entre sábios e ignorantes.  Embora seja também verdade que aquele que não passou pelo primeiro grau não esteja apto a frequentar a academia e, portanto, os mundos muito superiores lhe sejam vetados por este motivo e não por demérito moral.

(…)

Portanto, não entenda a palavra segregação somente no mau sentido.  Quando as diferenças morais são muito grandes, a segregação é uma necessidade.  Mas quando as diferenças se restringem ao campo intelectual, a segregação não é justificável.

Que voltona você deu para defender a segregação. Mas toda a explicação acima é um ad hoc gigante. Não passa de uma maneira de explicar a segregação social do seu ponto de vista religioso.

E se eu te dissesse que todo o tipo de segregação é meramente um conceito humano, provavelmente até embutido nos genes, que faz com que pessoas valorizassem mais seus similares? Veja que minha explicação não necessita de outros mundos ou qualquer tipo de evolução espiritual para explicar nada. Tudo não passa de uma psicologia humana.

Tentativas de se usar a religião para se explicar nada mais são do que o resultado da hipocrisia crescente das pessoas em querer se sentir melhores que as outras por ser simplismente uma verdade universal ou factual, ou sem carregar o peso da culpa por “apontar o dedo” para quem é diferente, ou ainda para não ser acusado de racista ou preconceituoso.

Não distorça o que eu disse.  Essa análise sobre superioridade ou inferioridade tecnológica tem que ser avaliada separando os critérios.  Pode-se prefeitamente ser melhor em uma coisa e pior em outra e eu deixei isso claro desde o início.

Mas no momento em que separa os espíritos em outros mundos, há uma linearidade das possibilidade de ser um espírito melhor ou pior. São vocês que falam em mundos para espíritos mais evoluídos ou menos evoluídos, nunca especificando em quê cada um é melhor.

Eu costumo dizer o seguinte: "a verdade, seja ela qual for, me edifica e me serve de oportunidade de crescimento" e "a mentira não nos atinge e só serve para provar a fraqueza adversária".  Nós não nos reservamos o direito de dizer, e não dizemos, que os negros constituem-se de espíritos inferiores.  O que Kardec disse é que a raça negra (a que ele conhecia em sua época) poderia não ser capaz de certos tipos de desenvolvimento intelectual.  A limitação poderia ser corporal e não espiritual.  Entretanto, os dados estatísticos são frios e cruéis, tornando esta uma hipótese válida e ninguém nos tira o direito de refletir sobre ela, embora possa ser proibido que se fale.  Kardec refletiu e expôs seu pensamento numa época em que não existiam melindres.  Se fosse hoje, penso que talvez ele não o fizesse por causa de problemas legais.

Você viu o que você acabou de dizer? Só por pirraça, agora eu quero esses dados estatísticos publicados aqui neste tópico.

O que vocês não estão entendendo é que essa hipótese pode ser verdadeira ou falsa.  E ela é tão factível que incomoda e enfurece.  É o mesmo que aconteceu com Galileu na inquisição.  Se fosse uma balela o que ele dizia, ninguém se importaria e todos ririam.  Se fosse uma hipótese absurda como a de dizer que a Lua é feita de queijo, ninguém estaria levando-a a sério e se ofendendo.  Se essas divagações de Kardec e Emmanuel forem verdadeiras, não adianta dizer que lhe repugna a razão.  Deus não pediu autorização para ninguém quando fez as suas leis.  Se for falsa, por que incomoda?  Seria antes uma ajuda à divulgação das idéias verdadeiras do que um mal.

Incomoda pois é ofensivo. Não se está falando sobre algo engraçado, mas sim taxando as pessoas como melhores ou piores espiritualmente usando unicamente o critério de possuírem cores diferentes.

Pois bem, para que Kardec esteja certo, é necessário provar e mostrar o porquê dos negros serem considerados inferiores, mesmo que sendo só uma possibilidade.

Eu, pessoalmente, considero esses preconceitos como uma maneira instintiva de determinar o parentesco genético das pessoas. Mesmo que essas pessoas se achem melhores do que as outras, é meramente um conceito relativo. Ou seja, mesmo que um branco se ache melhor que um negro, por exemplo, isso não caracteriza a realidade, mas sim seu ponto de vista.

O espiritismo tenta insinuar que os negros são factualmente e definitivamente piores do que os brancos, não importa em que lugar do universo se está. Esse conceito eu acho bem mais condenável.

Para escrever uma asneira dessas é porque você não tem o menor conhecimento da doutrina espírita.  Não temos verdades absolutas ou dogmas.  Kardec não é pregado como verdade absoluta.  Se fosse isso, Roustaing também teria que ser aceito, pois publicou uma obra espírita, na França, contemporânea a Kardec, chamada de Revelação da Revelação.  Essa obra é tida pela maioria dos espíritas como uma caricaturização do espiritismo e que quando aceita derrama o ridículo sobre a doutrina.  Kardec não é aceito porque alguém disse que lá estava a verdade.  Todos que o leram é que concluiram que lá poderia estar a verdade.  Kardec disse ainda na Gênese:

"Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará." A Gênese - cap. I.

Quase nenhum espírita hoje nega os erros científicos contidos na Gênese e já tardiamente "denunciados" pelo nosso amigo Angelo Melo.  A doutrina não é sequer arranhada com esses erros.  Quanto ao objeto do debate atual ocorre o mesmo.  Se estiver errado, será simplesmente abandonado algum dia sem prejuízo do restante.  Kardec nunca disse que a sua palavra era a verdade absoluta e se dava ao direito de formular hipóteses, como qualquer um, e dizia que poderiam estar certas ou erradas.

Então porque não adimitir que Kardec era racista? Já que ele não era dono da verdade, ele pode muito bem ter cometido esse erro, que continua sendo bastante comum até nos dias de hoje. Ou é porque você também é racista e se esforça em tentar não se passar por um?

Quanto aos espíritos, mais uma vez, confiar na sua infalibilidade é um erro doutrinário básico. A doutrina espírita foi codificada por espíritos superiores e não por espíritos perfeitos.  Isso subentende que também podem errar. Já disse que a doutrina espírita não é a doutrina do certo ou errado e sim a doutrina do estudo, da pesquisa, da reflexão, da responsabilidade.

Depois de dito isso, não entendo porquê de não se estudarem espíritos na área científica. Se é a doutrina do estudo, da pesquisa, da reflexão e da responsabilidade, por que então os médiuns não levam suas descobertas para dentro do laboratório científico?

Uma outra coisa que você está equivocado é que a obra de Kardec, Emmanuel ou seja lá de quem for, antes de serem obras espíritas são documentos históricos.  Daqui há alguns séculos podem ser utilizados para se determinar as características da população de sua época.  Certa ou errada, ela não pode ser alterada ou editada.  O que poderia ser feito é uma obra de adaptação, com outro nome.  Alterar documentos históricos na minha opinião é um crime.  Quanto a notas de rodapé, isto normalmente é feito através das "Notas do Tradutor".  Mas eles não mudam o texto original de nada.  Quanto aos erros contidos, você está subestimando a capacidade de discernimento das pessoas no futuro?

Estou.

E quando se diz que livros “históricos” são ensinados ás crianças, não se diz que são “históricos”. E por que não consolidar o ensinamento averiguado como realidade e distribuir no lugar dos livros “históricos”, deixando estes nas Bibliotecas para consultas?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

APODman

• Visitante
« Resposta #129 Online: 28 de Junho de 2006, 23:16:39 »
E é justamente isso que a torna uma doutrina interessante.

A DE é única pelo fato de possuir um Ad Hoc para quase tudo.

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #130 Online: 29 de Junho de 2006, 02:09:09 »
Sobre a questão de Allan Kardec ter sido ou não, um racista :

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/allan-kardec-um-racista.html
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

APODman

• Visitante
« Resposta #131 Online: 29 de Junho de 2006, 02:22:10 »
Detesto o Fedeli , ams tenho que agradecê-lo por apontar estas duas passagens do Genesis:

O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso (sic!). Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados". (Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187)

Gostaria que os caros espiritas demonstrassem a veracidade desta informação de Kardec

Esses Espíritos dos selvagens, entretanto, pertencem também à Humanidade; esperarão um dia o nível de seus primogênitos, mas não será isso certamente nos corpos da mesma raça física, impróprios a um certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não mais estiver em relação com o seu desenvolvimento, emigrarão desse meio para se encarnarem num grau superior, e assim por diante até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra, para passar a outros mundos, mais e mais avançados. (Revista Espírita, abril de 1862, página 97: Perfectibilidade da raça negra). (A Gênese, pág. 192).

Impressionante

[ ]´s

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #132 Online: 29 de Junho de 2006, 08:06:36 »
Espiritismo é uma crença tão ridicula, q eu me recuso a discutir, e depois de ler esse post, acho pior ainda.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 29 de Junho de 2006, 08:38:16 »
Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos,

Esses Espíritos dos selvagens, entretanto, pertencem também à Humanidade; esperarão um dia o nível de seus primogênitos, mas não será isso certamente nos corpos da mesma raça física, impróprios a um certo desenvolvimento intelectual e moral.

Não resisti e tive que destacar essas duas passagens.

Não conhecia isso.

Eu também desisito. Uma coisa dessas não merece o mínimo de consideração.
 :no: :( :no: :sleepy: :no: :sleepy:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #134 Online: 29 de Junho de 2006, 15:14:29 »
Citar uma frasezinha aqui, outra ali, considerar rídículos os escritores, artigos e livros espíritas, por extensão a própria Doutrina Espírita, à moda APODmanística, blá blá blá blá blá blá. Curioso. Quanta fúria !!!!!!!!!!
Dentro de uma concepção reencarnacionista, fica muito fácil entender o pensamento kardequiano, aliás, quem se incomoda, no Espiritismo, com os chiliques de ACS ? E agora, estão apelando para as argumentações de católicos. Vejam só.
Os católicos mais dogmáticos e menos esclarecidos, teriam, sim, um bom motivo, para refutar Allan Kardec, naquilo que entendem ser uma incômoda interferência, ou mesmo uma ameaça à sua filosofia, particularmente sobre a questão da pré-existência e da sobrevivência da alma ao corpo físico. Mas, ACS ? Francamente. Não têm nada o que apresentar sobre nada, não contribuem em nadíssima para a cultura, é só negação após negação. Quem necessita de algo assim, a não ser os próprios acs ?
E o que tem a ver o "racismo" de Kardec com o tema proposto ? Aliás, um espírito pode suicidar-se ? Pode. Eu sou um espírito, não sou apenas um corpo. E posso atentar contra a minha vida, mas não o faço, porque não me convém. Posso, mas não quero.   

APODman

• Visitante
« Resposta #135 Online: 29 de Junho de 2006, 15:40:29 »
Dentro de uma concepção reencarnacionista, fica muito fácil entender o pensamento kardequiano, aliás, quem se incomoda, no Espiritismo, com os chiliques de ACS ?

Sim: Vc reencarna como um espírito puro, ignorante e simples ( leia-se um negro, um hotentonte, ou ainda um chinês, "descendentes diretos dos macacos"  ) então ao longo de diversas reencarnações evolui para um espírto moralmente superior, de inteligência e consciência mais avançadas ( leia-se um caucasiano, ariano, cujo corpo alvo foi criado em algum momento da historia apenas para abrigar espiritos capelinos superiores ).

Plenamente justificado.

E agora, estão apelando para as argumentações de católicos.

Poderia me apontar quais argumentos do Fedeli eu utilizei em meu último post ? Se não me engano os únicos trechos que citei são do livro de Kardec.

Assustou-se ? Os considerou falaciosos tanto quanto eu ?  ;)

Além do mais certos aspectos da DE realmente são completamente absurdos a qualquer observador, seja ele um religioso ou não. Basta um minimo de bom senso e imparcialidade.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #136 Online: 29 de Junho de 2006, 15:42:23 »
Aliás, um espírito pode suicidar-se ? Pode. Eu sou um espírito, não sou apenas um corpo. E posso atentar contra a minha vida, mas não o faço, porque não me convém. Posso, mas não quero.

Vou reformular a pergunta: "Um espírito "desencarnado" pode suicidar-se ?"

Se precisar posso desenhar.

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #137 Online: 29 de Junho de 2006, 16:57:25 »
Dentro de uma concepção reencarnacionista, fica muito fácil entender o pensamento kardequiano, aliás, quem se incomoda, no Espiritismo, com os chiliques de ACS ?
Sim: Vc reencarna como um espírito puro, ignorante e simples ( leia-se um negro, um hotentonte, ou ainda um chinês, "descendentes diretos dos macacos"  ) então ao longo de diversas reencarnações evolui para um espírto moralmente superior, de inteligência e consciência mais avançadas ( leia-se um caucasiano, ariano, cujo corpo alvo foi criado em algum momento da historia apenas para abrigar espiritos capelinos superiores ).
Plenamente justificado.
A "defesa" de Kardec existe em várias versões. Escolha uma, ou nenhuma, dá no mesmo.
E agora, estão apelando para as argumentações de católicos.
Além do mais certos aspectos da DE realmente são completamente absurdos a qualquer observador, seja ele um religioso ou não. Basta um minimo de bom senso e imparcialidade.
E você demorou décadas prá perceber algo tão simples. Onde estavam o seu "bom senso e imparcialidade" ?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #138 Online: 29 de Junho de 2006, 17:01:40 »

[ ]´s

Pode. Quando suicida, ele reencarna.  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #139 Online: 29 de Junho de 2006, 17:25:41 »
Aliás, um espírito pode suicidar-se ? Pode. Eu sou um espírito, não sou apenas um corpo. E posso atentar contra a minha vida, mas não o faço, porque não me convém. Posso, mas não quero.

[ ]´s

Não é necessário o desenho. :|

Este assunto é bem polêmico na DE. Existem alguns estudiosos que consideram a "segunda morte". Outros a rechaçam.
Não que o espirito possa se enforcar, ou meter uma bala na cabeça. O que acontece, segundo alguns relatos é que certos espiritos entram em um estado de inconsciência tão grande, que acaba degradando sua forma até os inimagináveis ovóides. Se continuar nesse processo alguns defendem a segunda morte...outros não sabem.

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Atheist

• Visitante
« Resposta #140 Online: 30 de Junho de 2006, 00:11:56 »
Citar uma frasezinha aqui, outra ali, considerar rídículos os escritores, artigos e livros espíritas, por extensão a própria Doutrina Espírita, à moda APODmanística, blá blá blá blá blá blá. Curioso. Quanta fúria !!!!!!!!!!
Dentro de uma concepção reencarnacionista, fica muito fácil entender o pensamento kardequiano, aliás, quem se incomoda, no Espiritismo, com os chiliques de ACS ? E agora, estão apelando para as argumentações de católicos. Vejam só.
Os católicos mais dogmáticos e menos esclarecidos, teriam, sim, um bom motivo, para refutar Allan Kardec, naquilo que entendem ser uma incômoda interferência, ou mesmo uma ameaça à sua filosofia, particularmente sobre a questão da pré-existência e da sobrevivência da alma ao corpo físico. Mas, ACS ? Francamente. Não têm nada o que apresentar sobre nada, não contribuem em nadíssima para a cultura, é só negação após negação. Quem necessita de algo assim, a não ser os próprios acs ?
E o que tem a ver o "racismo" de Kardec com o tema proposto ? Aliás, um espírito pode suicidar-se ? Pode. Eu sou um espírito, não sou apenas um corpo. E posso atentar contra a minha vida, mas não o faço, porque não me convém. Posso, mas não quero.   

Só podemos avaliar o que vocês apresentam. Os livros são as melhores fontes até o momento... Mas é claro, só é preciso considerar correto o que convém... Se não convém, sempre há desculpas.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #141 Online: 30 de Junho de 2006, 00:43:29 »
Uma frasezinha?

:o
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

• Visitante
« Resposta #142 Online: 30 de Junho de 2006, 01:08:36 »
Uma frasezinha... um livrozinho, uma idéiazinha à toa... nem dá nada...

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #143 Online: 30 de Junho de 2006, 16:18:49 »

Só podemos avaliar o que vocês apresentam. Os livros são as melhores fontes até o momento... Mas é claro, só é preciso considerar correto o que convém... Se não convém, sempre há desculpas.

Eu respondí à indagação. Se não atende a seus interesses meramente especulativos, paciência.
E a Doutrina Espírita não existe para satisfazer a curiosidade de quem quer que seja. O objetivo é muito, mas muito mais produtivo.
Os espíritas se consideram, individualmente, um espírito vivendo uma experiência corporal. E não adianta conduzir experiências em laboratório. Caso um espírito desencarnado se materialize diante de um físico ACS, ele afirmará que tal fenômeno tem um caráter psicopatológico. Não existem, ainda, dentro das ciências, teorias que possam explicar o espírito. Não perca o sono. 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #144 Online: 30 de Junho de 2006, 16:23:44 »

Eu respondí à indagação. Se não atende a seus interesses meramente especulativos, paciência.
E a Doutrina Espírita não existe para satisfazer a curiosidade de quem quer que seja. O objetivo é muito, mas muito mais produtivo.
Os espíritas se consideram, individualmente, um espírito vivendo uma experiência corporal. E não adianta conduzir experiências em laboratório. Caso um espírito desencarnado se materialize diante de um físico ACS, ele afirmará que tal fenômeno tem um caráter psicopatológico. Não existem, ainda, dentro das ciências, teorias que possam explicar o espírito. Não perca o sono. 

Mas se o simples fato de acreditar ou não em espíritos _define_ se o experimento é ou não bem sucedido, não se pode mesmo pensar em teorias que validem o fenômeno, não acha?  Pois nesse caso não é um fenômeno concreto, e sim uma opinião, uma preferência estética que pode ou não ser considerada válida de acordo com o gosto do freguês.

Isso não é assunto para teorias científicas, e sim para escolas de pensamento artístico, no máximo filosófico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #145 Online: 30 de Junho de 2006, 17:09:20 »
Pode não ser, no momento atual. Não creio que você possa definir caminhos futuros, para o que quer que seja. Além do mais, a excessiva preocupação com provas, advém do grupo ACS.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #146 Online: 30 de Junho de 2006, 17:36:22 »
Sinceramente, Onaiab, isso está me parecendo pura glorificação da fantasia... "excessiva preocupação com provas"?  Excessiva por qual critério?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #147 Online: 30 de Junho de 2006, 22:04:48 »
Sinceramente, Onaiab, isso está me parecendo pura glorificação da fantasia... "excessiva preocupação com provas"?  Excessiva por qual critério?
Excessiva para o critério de que ele não quer que o questionemos.

Mas como pode ver, ele diz que não tem provas, que não adianta procurar e que tem raiva de quem procura. Isso é uma evidência de que espiritismo é fé e nada mais.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #148 Online: 01 de Julho de 2006, 00:51:03 »
Detesto o Fedeli , ams tenho que agradecê-lo por apontar estas duas passagens do Genesis:

O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso (sic!). Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados". (Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187)

Gostaria que os caros espiritas demonstrassem a veracidade desta informação de Kardec

Esses Espíritos dos selvagens, entretanto, pertencem também à Humanidade; esperarão um dia o nível de seus primogênitos, mas não será isso certamente nos corpos da mesma raça física, impróprios a um certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não mais estiver em relação com o seu desenvolvimento, emigrarão desse meio para se encarnarem num grau superior, e assim por diante até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra, para passar a outros mundos, mais e mais avançados. (Revista Espírita, abril de 1862, página 97: Perfectibilidade da raça negra). (A Gênese, pág. 192).

Impressionante

[ ]´s

Carlos,

Você já leu este texto refutando o Fedelli?

http://www.apologiaespirita.org/objecoes_refutadas/o_racismo_brutal_e_grosseiro_de_kardec.htm

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #149 Online: 01 de Julho de 2006, 10:13:29 »

Mas se o simples fato de acreditar ou não em espíritos _define_ se o experimento é ou não bem sucedido, não se pode mesmo pensar em teorias que validem o fenômeno, não acha? Isso não é assunto para teorias científicas, e sim para escolas de pensamento artístico, no máximo filosófico.

Esta é uma opinião sua. E deve ser compartilhada pelo grupo ACS. E confirma mesmo a sua tendência prá encerrar a ciência dentro de limites que atendem àquilo em que você (des) crê. A ciência não é, nunca foi e nunca será algo definitivo. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!