Eu adoraria saber qual a régua para se definir que esta e aquela ofensa são mais pesadas do que aquela uma e aquela outra. Com que régua vocês calculam que um negro chamado de macaco tenha mais direito de se sentir ofendido que um gordo chamado de baleia? Ou que chamar um GLTBS de viado é mais grave que xingar a vadia da mãe do juiz de puta?
[...](Para mim o mesmo é válido para homofobia e qualquer outra minoria, aliás.)[...]
O problema é este, só é valido para minorias.
Sentir-se ofendido, e a intensidade e gravidade que se da à esta ofensa, são ambos subjetivos e relativos. Nada garante que uma determinada pessoa gorda, ao ser chamada de balofa e rolha de poço, sofra menos com esta ofensa, do que um negro que tenha sido chamado de macaco. Na maioria das vezes é somente um juízo de valor que determina isso, e pior, com base numa lei generalista que é incapaz de ser justa em todos os casos.
Nem todo negro se sente ofendido por ser chamado de macaco, assim como nem todo branco fica de boa por ter sido chamado de branquelo azedo. O que garante que SEMPRE que um um negro for chamado de preto imundo, estará sendo ofendido, e ainda por cima, mais gravemente do que qualquer branco que já tenha na história da humanidade sofrido racismo por causa de sua cor, como ter sido chamado de branquelo azedo, ou coisas do tipo?
Não existe nada que garanta isso, por isso a lei vigente será falível e injusta em muitos os casos, primeiro, por ser discriminatória, depois, por ser generalista.